A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

com temática Sócio- Ambiental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "com temática Sócio- Ambiental"— Transcrição da apresentação:

1 com temática Sócio- Ambiental
(-) Captação Edição e Divulgação de VIDEO Escolar com temática Sócio- Ambiental

2 Video em Projetos Educomunicativos de Pesquisa e Defesa do Meio Ambiente
O vídeo é um tipo de linguagem áudio-visual, que pode ser usada para desenvolver linguagem verbal, falada e ser excelente pretexto para a linguagem escrita, através da criação de roteiros. As Temáticas de pesquisa de história e geografia, conhecimento e defesa do meio ambiente podem ser desenvolvidas de diversas formas usando o recurso do video.

3 ? Que imagem fazemos de nós mesmos? Como os alunos, os professores, a comunidade e entrevistados querem aparecer numa filmagem? Este filme deve ser uma obra de ficção, ensaiada, deve ser um gravação espontânea improvisada ou um tipo de documentário que interpreta a realidade?

4 A linguagem do vídeo Nesta apresentação vamos pensar o uso e3 vídeos na produção de projetos de aprendizagem educomunicativa. Devido a meu percurso, envolvido com projetos de Rádio Escolar e Imprensa Jovem, vou dar maior enfoque para a produção de minidocumentários com trechos depoimentos.

5 Não requer prática nem tão pouco habilidade...
Mas vamos seguir algumas regras simples para alcançar a melhor qualidade possível.

6 1- Captação O ideal é usar a melhor câmera disponível,vamos ver alguns exemplos adiante, no entanto é possível conseguir resultados excelentes com cameras mais modestas, inclusive com celulares!

7 Luz, camera, ação... Dica: Filmar preferencialmente em local silencioso e bem iluminado. Se o local não for bem iluminado, utilizar uma fonte de luz auxiliar (algumas cameras já a possuem anexa, mas pode ser inclusive uma simples lanterna. Outro recurso básico é usar mesas brancas, panos, placa de isopor, folhas de papel ou cartolina brancas para reflefir a luz sobre o objeto ou pessoa filmada)

8 Silêncio, gravando! Dica 2: Se o local não for silêncioso e a câmera não possuir entrada para microfone, a alternativa é usar uma segunda fonte de áudio. Pode ser um simples rádio gravador, mas é mais fácil utilizar um gravador digital, que pode ser um mp3, ipod ou computador com microfone usando o programa Audacity ou celular que grave nos formatos mp3 ou wav. É preciso atenção para que a gravação de áudio seja paralela ao video, sem perder nenhum trecho. Deixe o microfone direcionado e bem perto do elocutor, com afastamento mínimo de 4 dedos.

9 Enquadramento Levando em conta as questões anteriores sobre ambiente da filmagem (iluminação e ruídos), caso seja possível tome cuidado com o cenário. Que imagens aparecem no fundo da cena? Alguém pode aparecer para atrapalhar a cena? Para entrevistas e depoimentos, filme o mais próximo possível do elocutor, o que costuma gerar imagens e sons melhores.

10 Narrativa com imagens

11 Expressividade

12 Imagens de Will Eisner

13

14 Ritmo

15 Ritmo – Timing Lembrar disso na Atividade com fotos do 1º dia

16 SOM bem pertinho do elocutor (quem fala)
Thiago filmando no Global Greens 2008.

17 Áudio paralelo... Repare no enquadramento do entrevistado na filmadora. O áudio captado pelo rádio pode ser digitalizado usando o programa Audacity.

18 Não ẗrema... Não trema nem mova a câmera bruscamente.
O filmador deve buscar apoio para evitar cansar-se rapidamente. Se a filmagem for longa, tentar usar um suporte para a câmera. Um Tripé, por exemplo, pode ser comprado por menos de R$ 50 e é compatível com todos os modelos de câmeras e filmadoras.

19 Firmeza para filmar JHOU na Campus Party 2010, filmando cineasta

20 Que Camera usar? As melhores filmadoras recomendáveis para uso amador (super facilitado) são aquelas que gravam em HD (igual computador) ou memória Flash. Alguns modelos que custam menos de R$ possuem lentes de ótima qualidade e zoom de até 60 vezes (use zoom para filmar paisagens, nunca para entrevistas!). Infelizmente modelos com entrada para microfone são raríssimos. A minha Canon FS200, por exemplo, só é vendida pela internet e importada por encomenda (custa $1.300 e entrega pode demorar 1 mês!)

21 Exemplo: Sony Dcr Sr88 Hd 120gb Zoom 60x custa menos de $1000 na Internet e vem com bolsa e Tripé.

22 Se a câmera grava em fita (ou minidv) ...
Uma opção é usar uma placa de captura de video USB. Com ela é possível transferir em tempo real a captação do câmera para o computador. Custa entre $30 e $100 Reais pela Internet ou na Santa Ifigênia.

23 Toda câmera fotográfica digital também filma!
A qualidade da filmagem com câmera fotográfica é tão boa quanto a de qualquer filmadora, mas alguns modelos possuem restrição de tamanho de cada filme (dependendo da configuração. Atenção para este detalhe). Como gravam em cartão de memória a transferência da filmagem para um computador usando cabo ou para um laptop com o próprio cartão é muito simples e rápida.

24 Horizontal ou vertical?
Filmar não é igual a tirar fotos. A máquina tem que ficar na posição horizontal para filmagens. Crisline tirando fotos

25 Horizontal ou vertical?
No entanto, já existem modelos de filmadora full hd, qualidade máxima atual equivalente a TV Digital ou Blue Ray, que são usados na vertical (não sei bem o porquê, mas parece ser uma tendência).

26 Alternativa Celular Mainara com celular no evento Global Greens 2008, Memorial da América Latina. Antigamente era difícil conectar celulares ao computador, por geralmente pedirem drivers ou programas de instalação, mas modelos recentes de celulares, MP4 e MP5 só precisam de um cabo de dados.

27 E quem deve captar as imagens?
Num contexto educativo, EDUCOMUNICATIVO e de Protagonismo Juvenil, todas as fotos e filmagens devem ser feitas pelos jovens, crianças, estudantes. Isto é possível mesmo na edução infantil, como mostra a Rádio Jacaré FM e TV Cedro Rosa.

28 Vamos filmar! Com orientação mínima é possível obter resultados máximos com os jovens. Consulte no youtube: “Ensaio Educom” (clique)

29 2. Edição Há vários programas gratuitos para editar videos. O conceito básico é o mesmo usado para editar sons, fotos, apresentações de slides ou mesmo textos: cortar, mudar ordem, combinar, alterar cor, colocar sons e efeitos de transição. Exemplos: Pinnacle Studio Plus Sony Vegas Movie Studio Ulead VideoStudio

30 Windows Live Movie Maker
Por ser muito simples e por padrão estar disponível em todas as versões do windows, vamos fazer um exemplo de edição com o Movie Maker (Fazedor de Filmes). Surge nosso primeiro problema: Sem a instalação de codecs auxiliares, o windows aceita para edição apenas os formatos (extensão de arquivo) wmv, mpg e alguns tipos de avi (apesar do mesmo nome, existem vários tipos.)

31 Convertendo formatos de video
Se a filmagem foi captada com câmeras fotográficas ou celulares é muito provável que seja num formato não compatível (mov, mp4, avi, amv e 3gp são os mais comuns). A dica em locais onde não é possível instalar programas é usar sites ou programas executáveis (portáteis ou portable) para converter videos antes de editá-los com o Movie Maker.

32 Media Converter Um dos sites para converter videos online é o:
Aceita converter e baixar videos do youtube, cujo formato original é flv; mas também podem ser upados (carregados) arquivos do computador para conversão. Veja a imagem seguinte:

33

34 Programas Portable Para economizar a banda de internet necessária para upar (subir) e fazer download (baixar) de novo o video, a melhor opção é usar um software executável, que pode ser usado mesmo a partir de um pen drive / memória flash. Exemplo: Total Video Converter, disponível em sites de downloads como o Baixaki ou em:

35 Usando o Total Video Converter
É só clicar em “New Task” para selecionar o arquivo.

36 Clicar “Video File” e escolher formato WMV ou MPG

37 Curiosidade O Total Video Converter também pode ser usado para o processo inverso, convertendo videos para serem executados em celulares. Os alunos podem querer guardar seus videos (já editados) no celular para mostrar a colegas. Saiba mais em: video-para-celular/

38 Usando o Movie Maker (versão disponível no XP e Vista
Com o video ou os videos já convertidos para um formato compatível, podemos usar o Windows Movie Maker. Vamos seguir a sequência.

39 O Movie Maker começa assim...

40 1ª opção no canto esquerdo: Capturar do dispositivo de video
Capturar do dispositivo de vídeo: captura video diretamente da webcam e grava o som diretamente do microfone. Antes de começar deve ajustar o audio do microfone e ter uma webcam instalada adequadamente, com o driver necessário. Na segunda parte você nomeia o filme e escolhe qual pasta deseja salvar (a pasta Meus Videos é padrão do WMM). Avançando você escolhe a qualidade do video, que pode ser o padrão (mais utilizado) ou então outra configuração especial clicando em "Outras Configurações". Após selecionar a opção, você já poderá começar a gravar um video diretamente de sua Webcam clicando em "Iniciar Captura", parar de gravar clicando em "Parar Captura" e gravar novamente seguindo esse processo quantas vezes quiser. Após concluir o video ele será salvo na pasta "Meus Videos".

41 Importar video (é para esta opção que aprendemos a converter formatos
Importar vídeo: aqui você seleciona do seu PC os videos que deseja trazer para a area de trabalho para serem editados. Para fazer isso, clique em "Importar vídeo" e selecione em seu PC o(s) video(s) que deseja editar e clique em "importar".

42 É possível combinar imagens com as filmagens, clicando na opção “Importar Imagens”
Importar imagens: aqui você seleciona do seu PC imagens que deseja colocar no video, muito util para adicionar fotos ou desenhos, como por exemplo o logo do Educom ou da Prefeitura. Para traze-lo para a area de trabalho clique em "Importar imagens" e selecione em seu PC a imagem que gostaria de colocar durante, no inicio ou no final do video (podem ser utilizadas quantas imagens quiser, não há limite). Após selecionar a imagem/foto, clique em "importar".

43 Colocando uma trilha de áudio auxiliar
Importar áudio ou música: aqui você seleciona do seu PC as musicas que deseja colocar em seu video enquanto passam as imagens. Em muitos videos é fundamental ter uma musica de fundo. Para trazer para a area de trabalho a(s) musica(s) que deseja ser usada, clique em "Importar áudio ou música" e selecione em seu PC a musica que gostaria de deixar como som para o seu video. Após selecionar a(s) musica(s) clique em "importar".

44 Ou um áudio substituto... É a mesma opção que usaremos para colocar um áudio alternativo, eventualmente gravado junto com o video, para termos uma melhor qualidade de som, como sugerido no slide 5. A música ou áudio deve estar no formato wma, mp3 ou wav para ser aceito pelo Movie Maker.

45 Depois é só cortar... Após seguir os primeiros passos citados acima, você já fez o básico para começar a edição de seu vídeo. Já trouxe para a área de trabalho todos os componentes necessários para a edição, então agora você deve arrastar para a linha de tempo as musicas, vídeos capturados e imagens que deseja para a edição.

46 Assim que começar a editar o video
Salve o projeto para não ter risco de perder o trabalho. Clique em Arquivo > Salvar Projeto como Um video pode ser editado em vários dias, mas é melhor que seja feito o mais rápido possível, pois caso algum arquivo seja apagado, trocado de lugar ou tenha o nome alterado o Movie Maker não irá mais reconhece-lo na linha de edição. Cuidado extra ao editar video em máquinas com menos de 1 giga de RAM! É comum que o programa trave.

47 Salvando Quando o vídeo estiver efetivamante terminado (ou até antes, caso queira fazer um teste de qualidade), clicar na coluna da esquerda em “Concluir Filme”. Você escolhe a qualidade do video, que pode ser o padrão ou então outra clicando em "Outras Configurações". Se a intenção é publicar no youtube um tamanho adequado é rede de 500 kb/s. Para gravar um DVD quanto maior o arquivo (em megabytes) melhor será a qualidade da imagem.

48 Instalando essa versão do MOVIE MAKER no Windows 7
As orientações anteriores foram feitas especificamente para uma versão ultrapassada do editor de video da Microsoft. Se gostou dela, pode ser instalada também no Windows 7: 068fc0f80cfc&displaylang=pt-br e

49 Podemos no entanto usar o Live Movie Maker, que é o programa padrão do Windows 7
No menu Iniciar digite ou clique em Windows Live Movie Maker, na aba “Página Inicial”, clique em “Adicionar vídeos e fotos”:  ou arraste os arquivos para o meio da tela o conteúdo que você desejar:

50

51 Se preferir, você pode “clicar” no meio da tela e procurar seu video ou “arrastar” os arquivos para o meio da tela, o conteúdo que você desejar. Você pode arrastar fotos, vídeos e músicas:

52 Adicionando Música: (Tarefa do nosso primeiro encontro em Americana)
Continuando na aba “Página Inicial”, clique em “Adicionar uma música” para que a trilha seja colocada no início do vídeo ou “Adicionar uma música ao ponto atual” para que ela apareça onde o cursor de pré-visualização está:

53

54 Você também pode arrastar a música para o local que você queira como início, clicando e mantendo pressionado sobre a trilha de audio, em seguida empurre até o ponto desejado:

55 Na aba “Editar” você pode regular a música a seu gosto, aumentando ou diminuindo o volume no inicio e fim do som, usando a opção “Fade In” e “Fade Out”:

56 Editando Cenas do Video:
Depois de adicionar seu video, para tirar o audio, vá na aba “Editar” e selecione no canto direito o “seu arquivo” (a suas cenas, clicando sobre elas apertando “Ctrl” e selecionar as cenas que você deseja tirar o audio ou clicar com o “botão direito” sobre os seus arquivos e escolher a opção “Selecionar tudo” ); Feito isso, no lado esquerdo acima do preview do video, clique em “Volume do vídeo”. Vai aparecer uma barra logo abaixo, é só “arrastar” com o mouse a “barrinha” até o ícone de som mudo:

57

58 Na aba “Editar”, escolha a cena que você deseja deixando o “marcador de vídeo” sobre a área que você quer cortar, depois clique em “Dividir”:

59 Escolhida a cena, o vídeo será dividido em duas partes
Escolhida a cena, o vídeo será dividido em duas partes. Você vai dividindo as cenas que desejar, podendo remover o que não quiser utilizar:

60 Há ainda mais dicas... Veja completo em:

61 Vamos passar direto para o Salvamento no Live Movie Maker
Para salvar, clique no menu principal    e selecione “Salvar Filme”. É só escolher entre várias configurações prontas para o salvamento. Depois salve o vídeo em um local de sua prefêrencia:

62

63 Quem usa LINUX Linux é um sistema operacional aberto e gratuíto. Há várias opções excelentes para edição de video neste sistema. Conheço e cito: Kdenlive E Kino

64 3. Divulgação Se o trabalho ficou ótimo, bom ou pelo menos interessante, é claro que precisa ser divulgado. Uma opção simples é fazer um DVD usando os vídeos já editados. Nas escolas da prefeitura uma opção já disponível para montar o DVD é o programa NERO, que é muito simples de ser usado. Para ter qualidade recomenda-se que o arquivo seja o maior possível. Mais informações:

65 Uma opção mais simples: VCD
Nos laboratórios de informática, é mais fácil e rápido gravar com o NERO um VCD (video cd), usando um cd gravável comum. Ideal para videos que tenham duração inferir a 80 minutos. Exemplo: Num único cd é possível colocar vários videos de 1 a 3 minutos (uma duração fácil de ser assistida) fazendo back up de todos os trabalhos da escola. O DVD ou VCD é ideal para divulgar os videos na própria escola ou, fazendo cópias, entre os alunos.

66 Internet Mas a opção mais atual, interessante e com chance de preservar o produto para a posteridade é publicar na internet. Obviamente a publicação não é o objetivo prioritário de um video e só deve ser feita mediante autorização dos envolvidos e, no caso das crianças, seus responsáveis Nossa opção mais fácil para publicar é usar o site Para publicar no youtube é preciso montar um CANAL (quase igual a um Canal de TV! Na verdade é um arquivo podcast de video ou VIDEOCAST).

67 Conta Google Quem tem um orkut, blogspot ou gmail consegue montar um CANAL de publicação no Youtube em poucos minutos. Clique em “Fazer Login” e coloque seu e senha para acessar. Caso não possua conta gmail é preciso clicar em “Criar conta”. Após preencher um cadastro rápido aparecerá na página do a opção “Enviar video”. Observação: O Nome do CANAL Youtube não precisa ser necessariamente igual ao login do . Exemplo: O CANAL da Rádio Graciosa se chama “Radiograciosadeperus”, pois RadioGraciosa já tinha dono.

68 Acesso Restrito Mas talvez a escola prefira publicar o video na internet sem deixá-lo visível para todos os usuários da rede; podendo selecionar quem irá acessá-lo. A melhor opção gratuita, com garantia de que o arquivo não será deletado e em português ainda é o portal Após montar sua conta neste sistema é possível publicar videos tão facilmente quanto no Youtube, mas com opções mais avançadas de controle de acesso.

69 Bibliografia Para montar esta apresentação consultei várias fontes.
Destaco: portable-exclusivo.html windows-movie-maker

70 Apresentação feita por:
professor Fábio Rogério Nepomuceno EMEF prof. Jairo de Almeida DRE Pirituba – SME / Cidade de São Paulo Contato: Blog escolar atual: Blog da minha escola anterior: 08 de outubro de 2011 – Modificado para uso em MiniCurso – Prática Educomunicativa na EMEF Paulo Freire, Cidade de Americana, parceria com a ong OCA.


Carregar ppt "com temática Sócio- Ambiental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google