A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTOCOMPATIBILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTOCOMPATIBILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 HISTOCOMPATIBILIDADE
Doação de Medula Óssea

2 O que é a medula óssea? Tecido de consistência mole que preenche o interior dos ossos longos e as cavidades esponjosas de ossos (ex. bacia). Contém células com capacidade para darem origem a qualquer célula do sangue periférico (células progenitoras / estaminais). Renova-se constantemente, mantendo um número constante em qualquer momento.

3 Doenças da medula óssea
podem ocorrer em adultos e em crianças. leucemias, aplasia (diminuição importante ou ausência de parte da medula óssea), imunodeficiências primárias manifestadas após o nascimento.

4 Porquê ser dador? muitas vezes a única esperança de vida é a transplantação de medula óssea. apenas 25% dos doentes têm um dador familiar compatível. 75% têm de recorrer a dadores não aparentados.

5 Porquê ser dador? Para a maioria dos pacientes que têm de recorrer à solidariedade de dadores voluntários não aparentados, a transplantação de medula óssea aumenta a taxa de sobrevivência de 30 para 80 por cento.

6 Como ser dador? entre 18 e 45 anos, saudável.
preencha uma ficha de inscrição e um pequeno questionário clínico (disponível online) e envie para o centro de histocompatibilidade da sua área de residência.

7 Como ser dador? depois da avaliação médica, será chamado para uma recolha de sangue (despistagem de HIV e hepatites; tipagem). Os seus dados serão guardados numa base informática nacional e internacional.

8 Processo de doação Caso seja identificado como potencial dador compatível, será informado e, caso aceite, pode prosseguir o processo. Irá fazer testes adicionais de compatibilidade, uma nova avaliação para doenças virais (activação do dador).

9 Processo de doação Se for o potencial dador mais indicado, vai ser submetido a um exame médico completo onde pode ainda esclarecer quaisquer dúvidas que tenha sobre o processo de dádiva. Nesta fase deve estar absolutamente certo da sua decisão de fazer a doação e só então lhe é pedido para assinar um impresso de consentimento informado.

10 Formas de recolha O sangue é retirado das veias do braço do dador e apenas as células necessárias para o transplante são filtradas, devolvendo novamente as restantes células e plasma ao dador. Neste caso, o dador faz um tratamento com injecções de factor de crescimento (substância fisiológica que todos produzimos diariamente).

11 Formas de recolha As células são colhidas por punção dos ossos da bacia, sob anestesia, passando por um internamento de 24 horas. Não tem riscos para além da anestesia, podendo eventualmente sentir alguns incómodos no local da picada durante um ou dois dias.

12 Formas de recolha O dador poderá sempre optar pela forma de colheita e a cada etapa deste processo ser-lhe-á dada informação sobre o que se vai passar e tem sempre a oportunidade a qualquer momento de continuar ou desistir.

13 Estatísticas Base internacional : 9.500.000 dadores
Em 2002, 5.5% dos inscritos nacionais foram chamados como potenciais dadores; Apenas 0.12% foram dadores.

14 CEDACE Centro do Porto:
Hospital de S. João


Carregar ppt "HISTOCOMPATIBILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google