A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MBA em Análise de Projeots e Sistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MBA em Análise de Projeots e Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 MBA em Análise de Projeots e Sistemas
Gerência de Projetos. Clecio Silva Nascimento Novembro

2 Agenda 08h00 - Início 09h00 – Quiz1 10h00 – 10h20 – Coffee Break
Revisão 09h00 – Quiz1 Gerência de Escopo 10h00 – 10h20 – Coffee Break 10h20 – Quiz2 Gerência de Tempo 12h00 – 13h00 – Almoço 13h05 – Quiz3 Grerência de Custo 15h00 – 15h15 - Coffee Break 15h20 – Quiz4 Exercícios (Quiz) 17h00 - Encerramento

3 Do’s e Don’ts Do’s Dont’s Interroper a qualquer momento para perguntas
Sair da sala Dont’s Celular modo silencioso ou desligado Reuniões paralelas Atrasar o retorno após o interválo

4 Informações Importantes
Os conceitos são baseados no PMI Project Management Body of Knowledge O intuito não é preparar para passar no exame Presença em pelo menos 75% das aulas Participação efetiva nos debates Disciplinas da Gerência de Projetos Quiz (regras e pontuação).

5 O que é um Projeto? Projeto
É um esforço temporário empreendido para criar um produto ou userviço único. A project is a temporary endeavor undertaken to create a unique product or service.

6 Diferenças entre projeto e operações

7 Gerência de Projetos Projeto
É um esforço temporário empreendido para criar um produto ou userviço único. É a utilização de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas para atingir os requerimentos do projeto. Gerência de Projetos Programa É um grupo de projetos gerenciados de uma forma coordenada para obter os benefícios não alcançados se gerenciados de forma individual.

8 Gerência de Escopo Project Scope Management, describes the processes required to ensure that the project includes all the work required, and only the work required, to complete the project successfully.

9 Quiz 1 (9h)

10 Quiz 1 (Grupo 1) Cite um dos 5 processos de gerenciamento do escopo do projeto.

11 Quiz 1 (Grupo 2) Cite um dos 5 processos de gerenciamento do escopo do projeto. Diferente do citado pelo grupo anterior.

12 Quiz 1 (Grupo 3) Cite um dos 5 processos de gerenciamento do escopo do projeto. Diferente dos citados pelos grupos anteriores.

13 Quiz 1 (Grupo 4) Cite um dos 5 processos de gerenciamento do escopo do projeto. Diferente dos citados pelos grupos anteriores

14 Respostas Quiz

15 Disciplinas da gerência de Projetos
Gerência de Integração Gerência de Comunicação Gerência de Escopo Gerência de Qualidade Gerência de Custos Gerência de Risco Gerência de Tempo Gerência de RH Gerência de Aquisições

16 Gerência de Escopo Project Scope Management, describes the processes required to ensure that the project includes all the work required, and only the work required, to complete the project successfully.

17 Gerência de Escopo Início do Projeto Formaliza a autorização para o Início do Projeto Técnicas de seleção de Projeto

18 Gerência de Escopo Planejamento do escopo do Projeto Processo de progressivamente elaborar e documentar o trabalho do projeto (escopo) que produz o produto do Projeto. Project Charter (carta do projeto)

19 Gerência de Escopo Definição do Escopo do Projeto Subdivisão dos maiores entregáveis em componentes menores e mais gerenciáveis. Work Breakdown Structure (WBS)

20 Gerência de Escopo Verificação do Escopo do Projeto Aceitação formal do escopo do projeto pelos stakeholders.

21 Gerência de Escopo Controle mudanças Escopo do Projeto Influenciar os fatores que criam mudanças no escopo para garantir que as mudanças estão acordadas. Determinar que houve mudança no escopo do projeto. Gerenciar as mudanças, quando/se ela ocorrer.

22 Disciplinas da gerência de Projetos
Gerência de Integração Gerência de Comunicação Gerência de Escopo Gerência de Qualidade Gerência de Custos Gerência de Risco Gerência de Tempo Gerência de RH Gerência de Aquisições

23 Gerência de Tempo Project Time Management, includes the processes required to ensure timely completion of the project.

24 15 minutos de intervalo

25 Quiz 2

26 Quiz 2 (grupo 2) Cite uma técnica de seleção de projeto.

27 Quiz 2 (grupo 3) Cite uma técnica de seleção de projeto que seja diferente da respondida pelo grupo anterior..

28 Quiz 2 (grupo 4) Cite uma técnica de seleção de projeto que seja diferente da respondida pelo grupo anterior..

29 Quiz 2 (grupo 1) Cite uma técnica de seleção de projeto que seja diferente da respondida pelo grupo anterior..

30 60 minutos Almoço

31 Quiz 3

32 Quiz 1 (Grupo 1) Cite um dos 5 processos de gerenciamento de tempo do projeto.

33 Quiz 1 (Grupo 2) Cite um dos 5 processos de gerenciamento de tempo do projeto. Diferente do citado pelo grupo anterior.

34 Quiz 1 (Grupo 3) Cite um dos 5 processos de gerenciamento de tempo do projeto. Diferente dos citados pelos grupos anteriores.

35 Quiz 1 (Grupo 4) Cite um dos 5 processos de gerenciamento de tempo do projeto. Diferente dos citados pelos grupos anteriores

36 Gerência de Tempo Project Time Management, describes the processes required to ensure timely completion of the project.

37 Gerência de Tempo Definição das Atividades Identifica as atividades específicas que devem ser executadas para produzir os entregáveis.

38 Gerência de Tempo Sequenciamento das Atividades Identifica e documenta as dependências entre as atividades. Dependências entre atividades ADM – Arrow Diagram Method PDM – Precedence Diagram Method

39 Gerência de Tempo Estimativa da duração da Atividade Estima a quantidade de unidade de trabalho necessário para completar uma atividade individual. Cálculo Duração Atividade por PERT

40 Gerência de Tempo Desenvolvimento do Cronograma Analisa a sequência e duração das atividades e os recursos necessários para criar o cronograma do projeto. Lead & Lag Cronograma

41 Gerência de Tempo Conrole do Cronograma Influenciar os fatores que criam mudanças no cronograma para garantir que as mudanças estão acordadas. Determinar que houve mudança no cronograma do projeto. Gerenciar as mudanças, quando/se ela ocorrer.

42 Quiz 3

43 Quiz 3 (todos os grupos) Uma atividade (A) tem uma estimativa pessimista de duração de 36 dias, Uma mais provável duração de 21 dias e uma duração otimista de 6 dias. Usando PERT calcule a duração da atividade A.

44 Quiz 4 (todos os grupos) Solução: DURAÇÃO = {P + 4 X MP + O} / 6
DURAÇÃO = { x } / 6 DURAÇÃO = 21 dias Uma atividade (A) tem uma estimativa pessimista de duração de 36 dias, Uma mais provável duração de 21 dias e uma duração otimista de 6 dias. Usando PERT calcule a duração da atividade A.

45 Quiz 4 (todos os grupos) Um gerente de projetos estima que um trabalho será mais provável que Seja executado em 50 semanas, mas poderá ser completado em 40 semanas Se tudo correr bem, mas pode demorar 180 semanas no pior caso. Qual é a Estimativa PERT para a duração desse trabalho?

46 Quiz 4 (todos os grupos) Solução: DURAÇÃO = {P + 4 X MP + O} / 6
DURAÇÃO = { x } / 6 DURAÇÃO = 70 semanas Um gerente de projetos estima que um trabalho será mais provável que Seja executado em 50 semanas, mas poderá ser completado em 40 semanas Se tudo correr bem, mas pode demorar 180 semanas no pior caso. Qual é a Estimativa PERT para a duração desse trabalho?

47 Quiz 4 (todos os grupos) Solução: PERT = 30 O = 6 P = 36 MP ?
DURAÇÃO = {P + 4 X MP + O} / 6 30 = { x MP + 6} / 6 180 = MP MP = (180 – 42) / 4 MP = 138 / 4 MP = 34,5 dias

48 Quiz 4 (todos os grupos) Qual o caminho crítico no cronograma de atividades abaixo?

49 Gerência de Custos Project Cost Management, includes the processes required to ensure that the project is complete within the appoved budget.

50 Dúvidas?

51 Mensagem Final

52 Bibliografia PMBOK Guide
Project management a systems approach to planning, scheduling and controlling – Harold Kerzner, Ph.D. Project Management a managerial approach – Jack R. Meredith, Jr. Wikipédia, a enciclopédia livre ESI International PMP Challenge! J Leroy Ward, PMP and Ginger Levin, D.P.A. ESI International PMP Exam Practice Test and Study Guide – J. Leroy Ward, PMP

53 QUIZ – Regras Perguntas sobre qualquer tema
Tempo limite para resposta (normalmente 1 min) Cada questão tem um peso atribuído O grupo tem que está completo para competir O membro que faltar 2 aulas não terá direito ao brinde. A pontuação é cumulativa Vencerá o grupo que tiver maior pontuação após o último quiz Em caso de empate novas perguntas serão realizadas entre os grupos empatados Será realizado no início da aula e após os interválos. Em caso de impasse o professor decidirá.

54 Técnicas de Seleção de Projeto
Custo Benefício Custo de Oportunidade Valor presente Taxa Interna de Retorno Período de Payback Sunk cost

55 Técnicas de Seleção de Projeto
ROI = Retorno do Investimento NPV = Valor Presente Líquido IRR = Taxa Interna de Retorno

56 Técnicas de Seleção de Projetos
Juros: Rendimento obtido (aplicação) ou pago (empréstimo) sob determinadas condições. Taxa de Juros: Razão entre os juros recebidos ou pagos ao final do período e o valor original. Fluxo de Caixa: É o conjunto de entrada e saída de dinheiro, ao longo do tempo.

57 Project Charte (carta do projeto)
Documento que formaliza oficialmente o início do proojeto. Necessidade do Negócio Descrição do produto do projeto

58 WBS

59 WBS

60 WBS

61 WBS

62 Scope Statment Documentação básica para decisões futuras, para confirmar ou desenvolver o entendimento comum entre os stakholders. No Scope Statment contém: A justificativa do projeto O produto do projeto Os entregáveis do projeto Os objetivos do projeto

63 Scope Statment Documentação básica para decisões futuras, para confirmar ou desenvolver o entendimento comum entre os stakholders. No Scope Statment contém: A justificativa do projeto O produto do projeto Os entregáveis do projeto Os objetivos do projeto

64 Dependências entre atividades

65 Dependências entre atividades
Start-to-Finish Dependencies Task1 must finish to Task2 starts.

66 PDM Precedence Diagram Method (PDM)
A network diagramming technique in which activities are represented by nodes. Activities are linked by precedence relationships to show the sequence in which the activities are to be performed.

67 Arrow Diagram Method (ADM)
A network diagramming technique in which activities are represented by arrows. The tail of the arrow represents the start and the head of the arrow represents the end of the activity. Activities are connected at points called nodes to illustrate the sequence in which activities are expected to be performed. Also called Activity-On-Arrow (AOA).

68

69 Lead e Lag são usados para acelerar ou atrasar o início da atividade
sucessora.

70

71 Exemplo: Uma atividade tem um tempo estimado: Otimista de 10 dias Mais provável de 12 dias Pessimista de 18 dias A duração da atividade é igual a: {10 + (4 x 12) + 17} / 6 Logo a duração da atividade é igual a 12,5 dias

72

73 Maneiras de representar um cronograma

74 Forward Pass Backward Pass

75 Forward Pass

76 Backward Pass

77 Critical Path (Caminho Crítico)


Carregar ppt "MBA em Análise de Projeots e Sistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google