A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa Bibliográfica e comunicação científica Professor coordenador

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa Bibliográfica e comunicação científica Professor coordenador"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Bibliográfica e comunicação científica Professor coordenador
(PPG558) Professor coordenador Wilson Magela Gonçalves

2 A DISCIPLINA 15 horas aula; Avaliação; 08 teóricas; 04 práticas;
03 atividades de orientação; Avaliação; Roteiro do trabalho; Estado da arte;

3 A DISCIPLINA O PROBLEMA A solução Artigos defasados;
Pouca literatura internacional; Possibilidades de realizar um trabalho repetido; A solução Realizar a melhor pesquisa bibliográfica possível; O que o pós graduando tem à sua disposição ?

4 A DISCIPLINA Em 2009, a Capes investiu na expansão do acervo do Portal de Periódicos, que passou de para “ NÃO ACHEI NADA SOBRE O ASSUNTO”

5 Conteúdo Conceitos básicos; Portal de Periódicos CAPES;
Exercícios sobre pesquisa no portal CAPES; EndNote Web; Pesquisando o acervo da BC-UFLA; Google Acadêmico; Portal de Acessolivre; Portal Domínio Público; Portal do IBICT; Exercícios sobre as diversas fontes de pesquisas.

6 O cotidiano do aluno de pós-graduação envolve...
Relatórios , apresentações; Elaboração de projetos de pesquisa; Elaboração de projetos de TCC, iniciação cientifica, mestrado e doutorado; Elaboração de artigos; “ exige então... estilo da escrita adequado...” Tarefa solitária ... princípios e técnicas

7 O que é Ciência? O que é Pesquisa ?
Ciência é uma das formas de abordar o universo (filosofia, religião, arte e loucura); Pesquisa cientifica utiliza a metodologia e os pressupostos científicos; Base empírica; Controle de variáveis; Critica para aceitação da idéias; Todo cientista é um pesquisador, mas nem todo pesquisador é um cientista; Criar ou sistematizar ??????????????????

8 Qual o objetivo da pesquisa?
Contribuir de forma inovadora para a ciência; Qual a maior dificuldade? Fazer a pergunta certa... Qual a característica desta pergunta? Não respondida anteriormente; De interesse e relevância social (Tecnologia); De interesse para a comunidade cientifica.

9 O que é pesquisa? Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema; “Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente” (Minayo, 1994); “...é um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico” (Gil, 2008).

10 A pergunta... Estado da arte Pergunta Cientifica
Inquietações do pesquisador ( )

11 Qual o objetivo da pesquisa?
O CASO ILIZAROV Qual a taxa de crescimento do ser humano em mm?

12 Ciência Pesquisa Comunicação Cientifica

13 O quadrante de Pasteur

14 O quadrante de Pasteur

15 O quadrante de Pasteur

16 Processo de busca ao ponto central da pesquisa
DELIMITAÇÃO Processo de busca ao ponto central da pesquisa • Aspectos (parte a ser focalizada) • Espaço (geográfico, institucional, público) • Tempo (atual, período determinado, histórico)

17 EXEMPLO: Entorpecentes • Aspecto - Análise da incidência • Espaço - Jovens - Lavras • Tempo a 2008 Incidência de Jovens presos na cidade de Lavras no período de 2003 a 2008 por uso de entorpecentes

18 DEFINIÇÃO DO TEMA DE PESQUISA
CONCEITUAÇÃO DO TEMA ESCOLHIDO Literatura da área - Fundamental

19 Estabelecimento da terminologia
Português Inglês Povoamento florestal Afforestation Estrutura organizacional Organizational structure Comunidades vegetais Plant communities Conservação do solo Soil conservation Adubos e fertilizantes Fertilizers Confiança Trust

20 Pesquisa Bibliográfica:
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SE CONSTITUI NO PRIMEIRO PASSO PARA TODAS AS ATIVIDADES ACADÊMICAS. Ela é obrigatória: nas pesquisas exploratórias; na delimitação do tema; no desenvolvimento do assunto; nas citações; na apresentação das referências e; na conclusão

21 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Catálogos de bibliotecas; Bases de dados bibliográficos (Internet) Pesquisa básica ou booleana: livros; teses; periódicos; hemeroteca; multimídia, etc; Índices e sumários de periódicos científicos; Referências; Outros documentos.

22 Acervo físico da Biblioteca Central da UFLA
FONTES DE INFORMAÇÃO Acervo físico da Biblioteca Central da UFLA Comut - Programa de Comutação Base de Dados (Periódicos Capes)

23 Base de dados Bancos de dados (ou bases de dados) são arquivos ou sistemas com uma estrutura regular que organizam informações. Informações utilizadas para um mesmo fim e agrupadas em ambiente específico. Informação recolhida, organizada e memorizada em computador, de modo a poder vir a ser consultada pelo utilizador.

24 Operadores Booleanos de Busca
PESQUISAS ONLINE Operadores Booleanos de Busca NOT AND OR

25 Operadores Booleanos de Busca
Operador Exemplo Ação and adolescent and drug recupera os documentos que contenham as duas palavras: adolescent e drug. or Adolescent or drug recupera os documentos que contenham a palavra adolescent ou a palavra drug ou documentos que contenham as duas palavras. not adolescent not drug recupera os documentos que contenham apenas a palavra adolescent e não contenham a palavra drug.

26 FICHAMENTO TIPOS DE FICHAS • CITAÇÕES: reproduzir o conteúdo da obra
FUNÇÃO : Registrar os fatos marcantes de uma obra. TIPOS DE FICHAS • CITAÇÕES: reproduzir o conteúdo da obra • RESUMO: captar a idéia maior do texto • BIBLIOGRÁFICA: identificar os objetivos do autor e da obra • ESBOÇO: apresentar uma síntese das idéias do autor • CRÍTICA OU ANALÍTICA: armazenar determinadas informações, cujo teor exigem uma avaliação crítica do autor

27 ESTRUTURA DA FICHA 1. Título 2. Referência bibliográfica 3. Texto
4. Indicação da obra 5. Local 6. Nome do autor do fichamento e elementos que o identifiquem

28 Referências MINAYO, M.C.S. Pesquisa social teoria, metodo e criatividade . 4. ed. Petropolis: Vozes, 1994. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008. MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006


Carregar ppt "Pesquisa Bibliográfica e comunicação científica Professor coordenador"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google