A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“VOZ: Conhecer para cuidar”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“VOZ: Conhecer para cuidar”"— Transcrição da apresentação:

1 “VOZ: Conhecer para cuidar”

2

3 Dia Mundial da Voz Comemora-se a 16 de Abril
Foi instituído com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância da voz e os cuidados para mantê-la saudável. O Dia Mundial da Voz comemorou-se, pela primeira vez, em 16 de Abril de 2003, por proposta da European Laryngological Society – sobre a presidência de Prof. Doutor Mário Andrea.

4 O que é a Voz? Voz é o som resultante da vibração das pregas vocais, provocada pela passagem do ar, através da laringe, no momento em que as duas cordas se aproximam. Este som será posteriormente modelado pelas cavidades de ressonância (faringe, cavidade bucal e fossas nasais).

5 Clica. Fábrica da Voz

6 A voz é o seu cartão de visita
A voz é emoção, é pessoal e instransmissivel! A voz fornece informações subjectivas Idade Sexo Estrutura física Raça Características da personalidade - Estado emocional A voz é algo característico do indivíduo. Diz-nos quem ele é, o seu estado de espírito e não só... Então, qualquer distúrbio de voz afeta a comunicação? Através da voz nós transmitimos a maior parte das nossas emoções, mais através da voz do que do olhar ou do sorriso. Diz-se que a voz é o espelho da alma! Todos estamos habituados a ouvir a voz de uma pessoa amiga e percebemos, de imediato, se está bem ou não, isto é, se algo de preocupante se passa. Já todos nós dissemos ou ouvimos dizer: “Não estás bem, hoje não gosto da tua voz!”

7 Quem é o utilizador profissional da voz?
Um utilizador profissional da voz é alguém cuja voz é essencial para o seu trabalho. São exemplos: Professores Jornalistas Atores Cantores Vendedores Rececionistas Entre outros A voz é o nosso mais importante instrumento de comunicação. Cerca de 70% da população economicamente ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho.

8 A causa mais frequente de um professor deixar de dar aulas, temporária ou definitivamente, está relacionada com problemas de comunicação, de voz, que podem, de repente, tornar-se gravíssimos. Desde 17 de julho de 2007 que, através do Decreto- Regulamentar n.º76/2007, passou a constar da lista das doenças profissionais.

9 Concurso: “Descobre as vozes”
Consulta a página do agrupamento e identifica as vozes dos professores.

10 O ato de falar envolve todo um mecanismo orgânico comandado pelo cérebro. Entretanto fatores externos como alteração brusca da temperatura, tabaco, álcool e poluição, contribuem para causar uma série de problemas às pregas vocais.

11 Disfonia Carateriza-se por ser uma perturbação vocal, que impede a produção da voz de forma harmoniosa e confortável.

12 Sintomas de mau uso da VOZ
. Rouquidão persistente por um período superior a 15 dias . Sensação de corpo estranho na garganta . Perda da Voz ou alteração . Cansaço ou esforço para falar . Secura na boca . Dor ou ardência na garganta . Dificuldade em engolir . Pigarro constante . Sensação de engasgos . Tosse persistente “Quando as cordas vocais estão doentes, elas não funcionam bem e a pessoa pode começar a sentir: rouquidão, dificuldade para engolir... Quem aqui já não teve ou não tem algum destes sintomas?...”

13 Doenças mais frequentes da voz
Laringites Lesões benignas das corda vocais (quistos, nódulos, pólipos ) Refluxo gastro-esofágico e faringo-laringe Disfonia ou rouquidão Paralisia das cordas vocais Cancro de laringe Hemorrogia Laringite “Vamos ver alguns exemplos do que pode acontecer com as cordas vocais, quando elas estão doentes… Por exemplo, quando estamos com gripe forte e ficamos com rouquidão o que pode estar a acontecer com as cordas vocais é algo assim… As cordas podem ficar inchadas e inflamadas… Isso prejudica a vibração das cordas vocais e impede que a voz saia normal. Mas essa inflamação geralmente é passageira, assim como a gripe. Desde que alguns cuidados sejam tomados, conforme a inflamação vai diminuindo, a voz também vai melhorando… ”Nódulos - “Os nódulos (ou “calos”) das cordas vocais geralmente acontecem nas pessoas que estão sempre a abusar da voz… Eles surgem por um mecanismo parecido com o que ocorre quando usamos um sapato apertado por muito tempo… O lugar que é pisado constantemente acaba desenvolvendo um “calo”. Naquelas pessoas que abusam da voz, as cordas vocais ao invés de apenas se encostarem suavemente durante a vibração, acabam batendo uma na outra. O resultado é a formação dos nódulos vocais... Os nódulos prejudicam a vibração das cordas vocais e deixam a voz rouca… Eles não costumam desaparecer sozinhos e devem ser tratados para que a voz melhore” “Um pólipo é como um pequeno caroço que fica pendurado na corda vocal. Ele também é mais comum em pessoas que não tomam cuidado e abusam da voz. Como ele não deixa as cordas vocais fecharem adequadamente, a voz tende a ficar rouca. O pólipo também não costuma desaparecer sozinho e precisa ser tratado para que a voz melhore.” (e é o que todo mundo tem medo quando tem alguma doença, é que ela seja um cancro…) O cancro de laringe pode estar localizado na corda vocal. Dessa forma, o tumor atrapalha a vibração da corda vocal e o primeiro sintoma da doença pode ser a rouquidão. Hemorragia - “Às vezes, um vaso sanguíneo da corda vocal pode se romper causando uma hemorragia dentro da corda… Felizmente, isso não é muito comum, mas pode acontecer em quem abusa da voz: P.e., depois de um grito violento ou em quem fala muito quando está com gripe, principalmente se a pessoa tiver facilidade de sangrar… Esses quadros também tendem a melhorar, desde que tratados devidamente e desde que a pessoa tome cuidado com as cordas vocais e deixe elas “descansarem”… Mas se isso não é feito, as cordas vocais podem ficar “duras” e a voz pode ficar alterada para sempre.”

14 Quem cuida da sua Voz Otorrinolaringologista
- especializado em diagnóstico e tratamento de patologia vocal. Terapeuta da Fala - especializado em prevenção, avaliação, tratamento e estudo da voz.

15 Como cuidar da sua Voz (Higiene Vocal)
Beba água - para hidratar Evite alimentos que causem azia ou má digestão Durma em média 6 a 8 h por dia Articule bem as palavras para amplificar os sons Evite falar: - enquanto faz exercício físico - durante quadros gripais e crises alérgicas - após a ingestão de grandes quantidades de aspirina, diuréticos ou calmantes

16 Evite ar-condicionado em excesso, pois resseca as vias respiratórias
Evite cantar inadequada ou abusivamente, sem realizar treino vocal prévio Mantenha uma postura relaxada e o corpo alinhado Vista roupas confortáveis Coma maçãs - para limpar o trato vocal Evite gritar O ar-condicionado prejudica a voz pelo fato de retirar a humidade do ambiente e, automaticamente, ressecar a pele como um todo, ressecar o corpo e a laringe. Geralmente, quem fica por muito tempo num ambiente com ar-condicionado está sempre tossindo, pigarreando... Atitudes que fazem com que as pregas vocais entrem em um brusco atrito. A única maneira de repor essa secura do ar é fazer a ingestão direta de água natural, a chamada hidratoterapia. Terapia que consiste em ingerir 2 litros de água por dia, uma média de 8 a 10 copos. Dicas preciosas... Segundo terapeuta da fala, outra coisa que deve ser evitada é a mudança brusca de temperatura, tanto do quente para frio, como do frio para o quente. "A prega vocal responde com uma reação de defesa. E qual é essa reação? Uma descarga da prega vocal de muco de secreção", explica. Comer uma maçã, limpa o trato vocal (caminho percorrido pela voz), ajuda a combater a secura, além de ser adstringente e facilitar a articulação. Alimentos cítricos, como laranja e limão são bons para eliminar secreções. Leite e derivados devem ser evitados antes de falar em público, pois eles aumentam a secreção. Chocolate é contra-indicado para quem usa muito a voz. Em vez de tossir ou pigarrear, prefira engolir e tomar bastante água. A tosse e o pigarro são hábitos vocais que podem prejudicar a voz, uma vez que o atrito brusco que ocorre nas cordas vocais, cada vez que tossimos, pode provocar a longo prazo os chamados popularmente de calos vocais.

17 Evite substâncias que causam irritação: Não fume Não consuma álcool
Fumar prejudica a voz? Basta dizer que o fumo é o principal causador do câncer de laringe. O fumo do cigarro é um irritante às mucosas do trato vocal e pode levar ao comprometimento do batimento ciliar do trato respiratório e ressecamento da prega vocal. E as bebidas alcoólicas? Fazem muito mal? O álcool é a questão da anestesia. Em função dessa anestesia, você passa a abusar mais da voz, a falar mais alto, mais forte, porque você perde a sensibilidade.

18 Fale lentamente, realizando pausas respiratórias frequentes
Não contenha a respiração antes de iniciar a fala Evite pigarrear e tossir Evite rir muito alto Evite falar em ambientes ruidosos

19 Mitos e Crendices Limão com mel Pastilhas para a voz Spray Halls
Vinagre com sal Água morna com sal Entre OUTROS Antes de vermos o que devemos fazer ou evitar para cuidarmos de nossa voz, vamos desfazer algumas crendices populares… Pastilhas, principalmente se conferem um efeito anestésico, podem ser prejudiciais pois podem mascarar os sintomas de uma inflamação, por exemplo. Se o paciente fala nessas condições, pode haver prejuízo para a voz. Você sabe cuidar da sua voz? Mitos e comprovações científicas - verdades e mentiras sobre os cuidados com a voz Colocar um balde de água no canto da sala. Essa prática não funciona. É indicada para quem fica em ambiente com ar-condicionado, mas é fora de propósito. Tomar uma dose de conhaque antes do discurso. Errado! O conhaque, bem como o gengibre e o própolis, tem a propriedade de anestesiar as pregas vocais. "Se você tomar uma dose de conhaque ou mastigar um pedaço de gengibre, terá, no momento, uma sensação de alívio. É por isso que as pessoas dizem que tomam um gole de conhaque e falam melhor; essa sensação é real, mas é, também, circunstâncial. Se você passar de uma dose para duas, três, quatro doses terá cada vez mais a sensação de alívio", explica Daniela Ruiz. Mas, segundo ela, durante essa sensação de alívio, você perde a sensibilidade e passa a falar de maneira abusiva. O mesmo procedimento acontece com as pastilhas e os sprays. Propólis e gengibre fazem bem à garganta? Se a pessoa está passando por um processo infecioso, o própolis é indicado, desde que ela não vá falar. O própolis e o gengibre têm um efeito antibatericida, isso é comprovado. Só que, por outro lado, eles anestesiam a prega vocal. Eles têm o mesmo efeito do conhaque. Chá e gargarejo de folha de romã fazem bem? A folha de romã não tem nenhuma comprovação científica, então não é indicada. E o mel, é bom? O mel proporciona uma sensação de alívio. No caso das infeções é bastante indicado. E não tem a propriedade de anestesia. Não há contra-indicação, com exceção daqueles misturados com o própolis. Gargarejo com limão e vinagre funciona? Tanto o limão, quanto o vinagre, se usados a longo prazo, destroem a mucosa do caminho percorrido pela voz. Portanto, não devem ser usados. Água e sal: único gargarejo indicado! O sal misturado à água se dilui e é a única substância que não destrói a mucosa do trato vocal (caminho percorrido pela voz), qualquer outra coisa destrói o trato vocal, a exemplo do vinagre e do limão. Ambos, se usados a longo prazo, são capazes de destruir a mucosa e o epitélio do trato vocal. "Quando eu falo trato vocal, estou a fazer referência ao caminho que vai da prega vocal até a boca", explica terapeuta da fala

20 Curiosidades “Cantarei até que a voz me doa” é o nome de um fado célebre, interpretado na década de 80, por Maria da Fé. A letra refere-se à entrega e ao amor devocional na interpretação vocal, que não conhecem limites. Que assim seja em todas as áreas profissionais e circunstâncias em que a palavra falada é rainha, mas sem prejuízo para a Voz, património humano que exige ser respeitado e preservado conscientemente.

21 Até Que a Voz Me Doa Cantarei até que a voz me doa Pra cantar, cantar sempre meu fado Como a ave que tão alto voa E é livre de cantar em qualquer lado Cantarei até que a voz me doa Ao meu país, à minha terra, à minha gente À saudade e à tristeza que magoa O amor de quem ama e morre ausente Cantarei até que a voz me doa Ao amor, à paz cheia de esperança Ao sorriso e à alegria da criança Cantarei até que a voz me doa Clica na imagem

22 Curiosidades Prémio Voz
E porque a voz é de facto um bem inestimável desde 2006 durante a comemoração do dia mundial da voz é atribuído o “Prémio Voz” a uma figura da nossa sociedade.

23 2009 – Artur Agostinho 2007 – Ruy de Carvalho (ator)
2006 – Cristina de Castro ( Professora de Canto) 2008 – Eunice Munõz (atriz) 2009 – Artur Agostinho

24 2013 – Descobre quem foi o Prémio Voz deste ano.
2010 – Nicolau Breyner (ator) 2011 – Professor Doutor Fernando de Pádua 2012 – António Sala (locutor) 2013 – Descobre quem foi o Prémio Voz deste ano.

25 A voz é o nosso cartão de visita
Para pensar A tua voz é o teu retrato sonoro. Chico Xavier A voz humana é o instrumento mais rico que há. António Carlos Jobim Diz-se que a voz é o espelho da alma! Já todos nós dissemos ou ouvimos dizer: “Não estás bem, hoje não gosto da tua voz!” Então… É isso… E não se esqueçam! O dia 16 de abril é o Dia Mundial da Voz: um dia para se lembrar que a voz é muito importante e devemos cuidar dela. Se isso for lembrado e cultivado, teremos cumprido o nosso objetivo. Parece uma tarefa fácil, mas nem todas as pessoas tem essa consciência. Ainda atendemos muitos pacientes com doenças das cordas vocais que demoram a procurar o médico, chegando num estágio da doença em que o tratamento é muito mais complicado e os resultados, piores… Finalizando, lembrem-se da grande Daniela Mercury e “Ouçam a voz da experiência. Cuidem de suas Vozes”

26 Prof. Doutor Mário Andrea
Oiça a sua voz! Cuide da sua voz! Goste da sua voz!

27 Comemoração do Dia Mundial da Voz
Trabalho realizado por Neusa Ferreira Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca 16 de Abril de 2013


Carregar ppt "“VOZ: Conhecer para cuidar”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google