A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nossos objetivos INTEGRAÇÃO ENTRE TREINAMENTO TÉCNICO E COMPORTAMENTAL VISANDO UM COMPETIDOR DE ALTO DESEMPENHO ELABORAÇÃO DE PLANO DE TREINAMENTO DURANTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nossos objetivos INTEGRAÇÃO ENTRE TREINAMENTO TÉCNICO E COMPORTAMENTAL VISANDO UM COMPETIDOR DE ALTO DESEMPENHO ELABORAÇÃO DE PLANO DE TREINAMENTO DURANTE."— Transcrição da apresentação:

1 nossos objetivos INTEGRAÇÃO ENTRE TREINAMENTO TÉCNICO E COMPORTAMENTAL VISANDO UM COMPETIDOR DE ALTO DESEMPENHO ELABORAÇÃO DE PLANO DE TREINAMENTO DURANTE O TREINAMENTO ENGLOBANDO A PARTE FÍSICA E COMPORTAMENTAL APRESENTAR TÉCNICAS (DICAS) PARA AUMENTAR O RENDIMENTO DO PROCESSO DE PREPARAÇÃO

2 Caso seu nome esteja na lista de presença, respondo consultas
enviadas por para . Firmo o compromisso de responder em até 48 horas do recebimento. As consultas podem ser sobre os assuntos tratados nas palestras ou em relação ao conteúdo do Manual.

3 conceitos Rápido – pessoa treinada para realizar uma atividade em um tempo muito pequeno mas com total controle da situação. Apressado – pessoa que realiza uma atividade tentando ser rápido mas correndo grande risco de perder o controle da situação. Deve-se, dentro de um planejamento, fazer exercícios de repetibilidade para obter rapidez e criar uma “memória muscular”. A memória muscular permite que uma pessoa, quando estiver fazendo uma atividade de forma inadequada, perceba e possa fazer a correção necessária e, se estiver fazendo de forma adequada, poderá até se superar.

4 conceitos Alto desempenho é quando uma pessoa consegue fazer uma atividade dentro de padrões elevados de qualidade (exigência) e de produtividade (tempo e recursos mínimos). Para se atingir o alto desempenho é preciso estar tecnicamente, fisicamente e emocionalmente preparado. A interação entre a técnica, o físico e o emocional determinam o desempenho de uma pessoa. Um competidor de um torneio e formação profissional precisa apresentar alto desempenho pois deverá ficar por vários dias realizando atividades sem errar e, se errar, não pode se abalar e, se se abalar, precisa se recuperar. A boa notícia é que se pode desenvolver a parte técnica, a parte física e a parte emocional mas, preferencialmente, deve-se fazer os três desenvolvimentos de forma concomitante. Para realizar um bom trabalho é preciso ter energia suficiente, por isso, é de vital importância que os Competidores se preocupem com o condicionamento físico, pois o corpo é a principal fonte de energia. Uma boa alimentação e a prática de exercício físico devem caminhar juntos. Quando uma pessoa precisa de treinamento, como os Competidores na preparação, os esforços nunca devem se concentrar apenas nas competências primárias (parte técnica), é importante desenvolver outras competências, como falar em público, negociar, ter flexibilidade, auto controle e aprender a manter o foco.

5 conceitos Planejamento – é uma ferramenta administrativa que possibilita, de forma lógica, definir as ações para se atingir um objetivo futuro. O planejamento deve indicar as atividades (ações) com metas, responsáveis e prazos (períodos de execução). Quando se relacionam as atividades, deve-se abrir uma atividade em tópicos e sub-tópicos. ATIVIDADE RESPONSÁVEL META PERÍODO SITUAÇÃO Aprender sobre meditação. Competidor Melhorar a concentração nas atividades diárias sendo avaliado pelo próprio Competidor. 10 a 20 de abril Estudar o Capítulo 4 do Manual Entregar resumo para o Tutor visando 100% de acerto. 10 de abril Exercitar a Meditação Auto-avaliação Diariamente entre 11 e 19 de Abril Avalição sobre a meditação. Treinador Fazer uma apresentação oral, sobre a técnica de meditação, com 100% de acerto, para o Tutor. 20 de abril

6 conceitos ZONA DE CONFORTO – todos possuem uma zona de conforto que não provoca ansiedade ou medo e garante um desempenho constante. Via de regra as pessoas estabelecem e tentam se manter em sua zona de conforto. Por vários motivos, as pessoas saem da sua zona de conforto e passam a sentir ansiedade e medo e o seu desempenho fica reduzido, caso ela não tente se superar. Ao se preparar para se superar, ela pode evoluir e estabelecer um outra zona de conforto. Curiosamente, as adversidades da vida ou a tentativa de melhorar o desempenho provocam ansiedade e medo que indicam que se saiu da zona de conforto. Por outro lado, encontrar soluções novas e melhorar o desempenho, que desperta tranquilidade e auto confiança, indicam que se estabeleceu outra zona de conforto. A boa notícia é que ao sairmos de uma zona de conforto para outra, evoluímos, nos aprimoramos. Enfrentar desafios como metas e prazos e sair vitorioso torna as pessoas mais fortes e seguras de si que faz com que o desempenho, de uma forma geral, melhore também.

7 conceitos Reunião de abertura dos trabalhos. Alto desempenho. Capítulos 8 e 9 do Manual. Vídeos sugeridos para reunião de abertura.

8 sucesso Vamos assistir a um vídeo do Richard St John
O QUE LEVA AO SUCESSO? Existem muitas pesquisas e propostas e a qual eu reconheço como válida é a elaborada por Richard St John. Em várias situações, como a nossa por exemplo (preparação para competição), além das 8 sugestões do Richard, precisamos incluir um planejamento. Richard St John 10 anos trabalhando na Equipe de P&D da NORTEL (Empresa Canadense de Redes de Telecomunicação). 10 anos pesquisando sobre o sucesso.

9 TAMBÉM PRECISA DE PLANEJAMENTO
sucesso O QUE LEVA AO SUCESSO SEGUNDO O LIVRO O SEGREDO? SEGREDO DO SUCESSO segredos Ter clareza de objetivos. Dedicar tempo e atenção. Demonstrar que quer de verdade. Acreditar Que consegue. verificação É demonstrado por intermédio do planejamento que quando mais detalhado, melhor. É demonstrado pela realização do planejamento. É demonstrado pelo aumento do desempenho técnico e comportamental no transcorrer da preparação para competição. É demonstrado pela não desistência frente as adversidades inerentes a qualquer processo de desenvolvimento pessoal. TAMBÉM PRECISA DE PLANEJAMENTO

10 CONHECER SUAS EXPECTATIVAS
abertura CONHECER SUAS EXPECTATIVAS

11 ENGLOBANDO A PARTE FÍSICA
Palestra 2 ELABORAÇÃO DE PLANO DE TREINAMENTO ENGLOBANDO A PARTE FÍSICA E COMPORTAMENTAL

12 recordação PLANEJAMENTO – é uma ferramenta administrativa que possibilita, de forma lógica, definir as ações para se atingir um objetivo futuro. NOSSO OBJETIVO FUTURO - formar um competidor de alto-desempenho que consiga competir 7 dias sem errar na parte técnica, física e comportamental. SEM ERRAR TECNICAMENTE significa não errar na hora da prova, na preparação diária e na hora de levar recursos para o local da competição. SEM ERRAR FISICAMENTE significa não cometer excessos, dormir, meditar, fazer uma alimentação adequada. SEM ERRAR COMPORTAMENTAL significa manter o foco, não se distrair com outras atividades, evitar contatos com outras pessoas sobre problemas diversos durante a competição e manter o autocontrole. VAMOS ADOTAR A EXPRESSÃO PREPARAÇÃO INTEGRAL COMO NOSSO OBJETIVO FUTURO.

13 conceito A Preparação Integral, por sua vez, precisa ser traçada (definida) primeiro a nível de estratégia e depois na forma de um plano ou de um planejamento. Devemos entender estratégia como sendo nossas escolhas de ações para conseguir formar um Competidor de alto desempenho. Devemos entender nosso plano (ou planejamento) como a definição das atividades, seus responsáveis, metas e prazos para realizar a estratégia. Desnecessário enfatizar que temos que ter uma estratégia e um plano (planejamento) para todo o período da preparação. O plano ou planejamento também existe a nível estratégico, tático e operacional. O plano (planejamento) estratégico e tático é de responsabilidade do Treinador e o operacional do Competidor.

14 Nosso objetivo futuro é formar um Competidor para ter alto desempenho.
Nossa estratégia (apoiada pela Alta Administração) é preparar o Competidor tecnicamente, fisicamente e na parte comportamental. Agora vamos para o Plano Estratégico ou Planejamento Estratégico (conjunto de ações genéricas para atingir nosso objetivo futuro) Trabalhar aos sábados para recuperar atrasos ou refazer atividades que não atingiram a meta. Fazer atividades práticas entre 09:30 e 15:30 horas de forma ininterrupta só parando para a refeição. Trabalhar de segunda a sexta entre 8 e 12 horas. A parte de teoria deveria ocorrer antes das 09:30 horas. No meio da semana, na parte da tarde, fazer atividades para o desenvolvimento da parte comportamental ou atividades complementares. Todo conteúdo deve ser apresentado considerando a nossa capacidade de aprender melhorar de forma associativa. Deve-se programar exercícios de fixação e de raciocínio. O Competidor precisa de tempo para fazer o seu planejamento (planejamento operacional). Deve-se programar momentos de avaliação geral e avaliar como o Competidor está fisicamente e quais seus sentimentos durante a realização das atividades de preparação. Deve-se programar as atividades com os outros profissionais (médico, nutricionista, professor educação física, psicólogo....)

15 Definidas nossas estratégias, passamos a fazer o Plano Tático (Planejamento Tático) que deve resultar em impressos como os indicados ao lado e no próximo slide. DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO Livre até as 20 horas. Meditação, planejar operacionalmente a semana e dormir TT teoria, aula, debate. TF TT teoria, aula, debate, TF RECUPERAÇÃO Demonstração Exercícios ALMOÇO (APRENDER A USAR BEM O HORÁRIO DE ALMOÇO, TIPO DE ALIMENTAÇÃO QUE FACILITE A DIGESTÃO) FILME, TC, PALESTRA debate. SIMULADO (mesmo cansado da semana) PEQUENOS DESAFIOS PARA DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO FILMES MOTIVACIONAIS, DANÇAR, ALTERNAR ATIVIDADES Avaliação verbal, reflexão sobre metas e prazos NOTA – VERIFICAR A APLICAÇÃO DO ALONGAMENTO Bem fácil, né?

16 Bem fácil, né? ATIVIDADE RESPONSÁVEL META PERÍODO SITUAÇÃO
Aprender sobre meditação. Competidor Melhorar a concentração nas atividades diárias sendo avaliado pelo próprio Competidor. 10 a 20 de abril Estudar o Capítulo 4 do Manual. Entregar resumo para o Tutor visando 100% de acerto. 10 de abril Exercitar a meditação. Auto-avaliação Diariamente entre 11 e 19 de Abril Avalição sobre a meditação. Treinador Fazer uma apresentação oral, sobre a técnica de meditação, com 100% de acerto, para o Tutor. 20 de abril Bem fácil, né?

17 vídeos AUTO CONHECIMENTO TOCANDO O CÉU SENNA MALABARISMOS
REGRAS PARA O SUCESSO

18 Pontos médios por ocupação
placar Brasil ano participantes média Pontos médios por ocupação Pontos medalhas Total de pontos 2005 16 10 1,125 7 509,88 15 18 17 8158 2007 20 4 1,6 2 519,6 6 32 10392 2009 3 1,85 519,2 37 14 10384 2011 25 1,88 523,08 47 13077 2013 1,41 * 8 513,62 ** 5 52 19004 Ouro 4 Prata 3 Bronze 2 Excelência 1 * ,41 ** ,03

19 (o comportamental engloba o físico e o emocional)
Palestra 1 INTEGRAÇÃO ENTRE OS TREINAMENTOS TÉCNICO E COMPORTAMENTAL (o comportamental engloba o físico e o emocional)

20 A COMPETIÇÃO EXIGE UM ALTO DESEMPENHO DO COMPETIDOR, OU SEJA, QUE ELE NÃO ERRE DURANTE TODO O PERÍODO DA COMPETIÇÃO. PARA CONSEGUIR TER ALTO DESEMPENHO A PARTE TÉCNICA, FÍSICA E EMOCIONAL DEVEM ESTAR EQUILIBRADAS. PRIMEIRO PLANEJAMENTO – PLANEJAMENTO DE AVALIAÇÕES, TÉCNICAS, FÍSICAS E EMOCIONAL. DEVE-SE AVALIAR COMO O COMPETIDOR ESTÁ EM RELAÇÃO A SUA PARTE TÉCNICA, FÍSICA E EMOCIONAL. A PARTE TÉCNICA SE AVALIA A PARTIR DE UM SIMULADO NOS MESMOS MOLDES QUE DA ÚLTIMA COMPETIÇÃO OFICIAL. A PARTE FÍSICA SE AVALIA COM AJUDA DE ESPECIALISTAS: MÉDICO, DENTISTA, NUTRICIONISTA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PARTE EMOCIONAL SE AVALIA COM A PARTICIPAÇÃODE UMA PSICÓLOGA. COMO NÃO É COMUM ALGUÉM ESTUDAR PARA DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, PODE-SE APLICAR O CONTEÚDO DO MANUAL COMO FORMA DE DESENVOLVER OU AVALIAR O AUTO CONTROLE DO COMPETIDOR.

21 EM FUNÇÃO DOS RESULTADOS ALCANÇADOS, DEFINE-SE O CONTEÚDO (ATIVIDADES) DA PREPARAÇÃO TÉCNICA, FÍSICA E EMOCIONAL. DEFINIDO O CONTEÚDO (ATIVIDADES), ELABORA-SE O PLANO DE TREINAMENTO INTEGRAL, QUE DEVE CONTEMPLAR O APRIMORAMENTO TÉCNICO, FÍSICO E EMOCIONAL DO COMPETIDOR. ENTENDEMOS QUE TODO O PROCESSO DE PREPARAÇÃO INTEGRAL DEVE SER PLANEJADO E COORDENADO PELO TREINADOR MESMO QUE ELE CONTE COM A PARTICIPAÇÃO DE OUTROS PROFISSIONAIS. ATIVIDADE RESPONSÁVEL META PERÍODO SITUAÇÃO Aprender sobre meditação. Competidor Melhorar a concentração nas atividades diárias sendo avaliado pelo próprio Competidor. 10 a 20 de abril Estudar o Capítulo 4 do Manual Entregar resumo para o Tutor visando 100% de acerto. 10 de abril Exercitar a Meditação Auto-avaliação Diariamente entre 11 e 19 de Abril Avalição sobre a meditação. Treinador Escutar uma apresentação oral, sobre a técnica de meditação, com 100% de acerto, para o Tutor. 20 de abril

22 A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DOS TREINAMENTOS TÉCNICOS E COMPORTAMENTAL
TRABALHANDO OS TRÊS ASPECTOS DE FORMA CONCOMITANTE, O APRIMORAMENTO FÍSICO E EMOCIONAL PERMITE QUE O COMPETIDOR APRESENTE UM BOM DESEMPENHO TAMBÉM NA PREPARAÇÃO TÉCNICA QUE É O OBJETIVO PRINCIPAL. TRABALHAR OS TRÊS ASPECTOS DE FORMA CONCOMITANTE REPRESENTA, NA NOSSA OPINIÃO, UMA POSTURA PRÓ-ATIVA ALTAMENTE RECOMENDADA PARA EVITAR TER QUE SE ADOTAR UMA POSTURA REATIVA E COMPLETAMENTE INFRUTÍFERA EM RELAÇÃO A PARTE FÍSICA E COMPORTAMENTAL QUE, DIGA-SE DE PASSAGEM, NÃO SE APRIMORA NA MESMA VELOCIDADE QUE A TÉCNICA. PERGUNTAS E/OU DEBATE

23 X PERGUNTAS E/OU DEBATE
Definido nosso plano (planejamento) tático, cabe ao Competidor elaborar o plano (planejamento) operacional pois uma aula prática ainda tem que ser dividida em preparação, execução e arrumação. ENTENDEMOS QUE COLOCANDO EM PRÁTICA AS SUGESTÕES DADAS HOJE, O RISCO DE TRAZER MEDALHA AUMENTA SIGNIFICATIVAMENTE. X Todo final de dia o Competidor precisa verificar o plano (planejamento) tático e fazer o operacional. probabilidade PERGUNTAS E/OU DEBATE

24 METODOLOGIA (ESTRATÉGIA) UTILIZADA NO MANUAL
PARA DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL São apresentados conceitos sobre como aprimorar a inteligência emocional visando preparar o leitor para ter alto desempenho. São propostas vivências (técnica da exposição) para o exercício da identificação e controle dos sentimentos e emoções. É pedido que o leitor assista filmes, a maioria baseados em casos reais, para passar a ter referências (conhecer casos) de pessoas se superando e conseguindo atingir objetivos desafiadores.

25 METODOLOGIA (ESTRATÉGIA) UTILIZADA NO MANUAL
PARA DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Em quatro meses o Competidor deve realizar todas as atividades propostas no Manual, obter 100% nas avaliações a critério de um Tutor Presencial sob a coordenação de um Tutor a Distância. PLANEJAMENTO TÁTICO Quartas, quintas e sextas, durante 1 hora por dia, o Competidor deve estudar, debater com seu Tutor e fazer a avaliação de um capítulo do Manual. Nos finais de semana o Competidor deve assistir um filme e fazer uma vivência, debater com o Tutor Presencial e fazer as respectivas avaliações. PLANEJAMENTO OPERACIONAL Definido pelo próprio Competidor (com a participação do seu Treinador) que define os horários, opta pela sequência de fazer as vivências e assistir os filmes.

26 COMO EU VEJO VOCÊS, TREINADOR E COMPETIDOR
abertura II COMO EU VEJO VOCÊS, TREINADOR E COMPETIDOR IRMÃOS RASPYNI – malabaristas com recordes mundiais em campeonatos e no livro dos recordes. Fazem shows de entretenimento e palestras empresariais. Eles são rápidos, não apressados e controlam a velocidade de acordo com a necessidade. O Treinador e o Competidor são os Irmãos Raspyni. Os malabares representa o processo de preparação que está na mão dos dois. O Richard representa as pessoas que colaboram e estão mais próximas. Outros que colaboram e não aparecem estão no som e nas luzes. Treinador e Competidor devem estabelecer um relacionamento igual ao dos Irmãos Raspyni que se complementam e mantém os malabares em movimento.

27 COMO EU VEJO VOCÊS E O DESAFIO DO ALTO DESEMPENHO
JOGO SUDOKU (súdôku) No jogo você tem que achar uma solução que atenda a 3 condições: não pode repetir nenhum número em uma linha, em uma coluna ou em um quadrado 3x3. O alto desempenho depende de 3 fatores: parte técnica, física e comportamental. A solução deve sempre contemplar as três abordagens. Achar a solução é um grande DESAFIO.

28 COMO EU VEJO VOCÊS E O PLANO (PLANEJAMENTO)
Traçar o caminho (plano, planejamento, passos) para aprimorar o Competidor Tecnicamente, Fisicamente e na parte Comportamental é outro GRANDE DESAFIO assim como achar a solução para o labirinto do jogo SOKOBAN. A regra é simples: o boneco só empurra um bloco de cada vez - está implícito que ele não puxa. Você sente a vontade de sair jogando e aprender pela tentativa e erro mas pode ser que não obtenha o resultado esperado pois você vai tentar, errar e ficar desmotivado. No nosso exercício, todos podem tentar mas recomendo estudar, planejar os movimentos primeiro.

29 conhecendo vocês fazendo planejamento
Vamos planejar os movimentos necessários para colocar os fardos nos seus respectivos lugares (lugares indicados com um losango). Por tentativa e erro podemos fazer muitos movimentos e até errar mas pensando podemos descobrir a solução e realizar com poucos passos e em um tempo pequeno. Mesmo com a solução, ainda temos que nos controlar para não errar.


Carregar ppt "Nossos objetivos INTEGRAÇÃO ENTRE TREINAMENTO TÉCNICO E COMPORTAMENTAL VISANDO UM COMPETIDOR DE ALTO DESEMPENHO ELABORAÇÃO DE PLANO DE TREINAMENTO DURANTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google