A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I CONFERÊNCIA SOCIOAMBIENTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I CONFERÊNCIA SOCIOAMBIENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 I CONFERÊNCIA SOCIOAMBIENTAL
SUSTENTABILIDADE: UMA QUESTÃO MATEMÁTICA Feira Sociocultural e Ambiental 2013 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO COR JESU - OUTUBRO DE 2013 – ELEONORA CAVALCANTE

2 POR QUE A IDEIA DE UMA CONFERÊNCIA?
Desejo de valorizar o perfil do estudante do Ensino Médio. Parte de um processo de mudanças: - Avaliação baseada na verificação do domínio de habilidades e competências (Descritores); - Especial atenção à metodologia adotada pelo ENEM; - Análise da aprendizagem significativa por componente curricular. Percepção da capacidade intelectual dos estudantes, demonstrada por meio da criatividade em atividades da XV Gincana.

3 POR QUE A JUNÇÃO DA CONFERÊNCIA COM UMA FEIRA?
Em função do desejo da maioria dos estudantes de não deixar de realizar uma produção mais concreta, com base em ambientes e produtos materiais que socializem suas ideias. Com a junção, o ambiente da Feira deve possibilitar uma experiência mais concreta aos convidados da Conferência e a percepção de que a problemática apresentada no Teatro tem solução. Duas visões, uma possibilidade de garantir o sucesso de uma Iniciativa pedagógica.

4 A CONFERÊNCIA Todos os temas serão abordados, iniciando-se pelos 9º anos (que participarão conosco) cujo tema é “Mudanças Climáticas e Cidades”; depois pela 3º série, cujo tema é Recursos Enérgicos e Conferências Ambientais; depois com as 1ª séries, com o tema Modelos de Desenvolvimento e Legislação Socioambiental; por último, pelas 2ª séries, cujo tema é Diversidade Socioambiental. Será preparada no formato High School, ou seja, em sequência, com vários participantes entrando e saindo do palco, vindo preferencialmente do fundo do auditório, de forma dinâmica e provocante, com recursos visuais (como cartazes coloridos, fantasias, etc.) e sonoros. É possível mudar a sequência das apresentações.

5 A CONFERÊNCIA Cada turma participará com o número de estudantes palestrantes que quiser, porém o tempo é limitado a 12 minutos por turma, devendo ocorrer de forma integrada, sem intervalos e com sequência lógica de ideias. Por isso os palestrantes devem interagir antes do evento, trocando ideias e decidindo sobre a melhor forma de organizar a palestra.

6 É possível motivar o público
É possível motivar o público. Use a sua criatividade e todos se encantarão! O grupo de palestrantes formado por representantes de todas as turmas deve ter em mente que a sua problemática será apresentada para uma plateia que buscará compreender a mensagem que pretendem transmitir, mas que quer algo mais dinâmico, que atraia a sua atenção, gerando motivação.

7 CUIDADOS ESPECIAIS NA CONFERÊNCIA
Combatam a biopirataria, por favor! Após a apresentação da palestra coletiva, o público terá a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes de cada turma e/ou opinar sobre as soluções propostas para as problemáticas apresentadas. As respostas podem partir de outros membros da equipe questionada, evitando a exclusividade dos palestrantes. Cada equipe deverá ter o cuidado para que durante a palestra seja apresentada a problemática e as possíveis soluções para resolvê-la.  

8 QUEM PARTICIPA DO EVENTO?
Aplausos! Esses estudantes são ótimos! Os próprios estudantes do Ensino Médio e dos 9º anos. Convidados (2 por estudante).

9 ORGANIZAÇÃO: As turmas se organizarão delegando funções para todos os estudantes que a compõem, podendo ter um mesmo estudante com mais de uma função, conforme decidido coletivamente, sob a coordenação dos representantes de turmas, com o apoio do respectivo professor conselheiro e de dois coordenadores escolhidos. Cada um faz a sua parte, mas com vistas ao alcance do objetivo de todos

10 FUNÇÕES DA CONFERÊNCIA
CREDENCIAMENTO (1 ou 2 estudantes por turma): Lista de presença, convite personalizado para servir como crachá e certificado digital. CERIMONIAL (1 estudante por turma): Responsáveis pela cerimônia inteira, cuidando para que tudo corra bem e sem erros. Dois estudantes serão escolhidos para conduzirem o evento a partir de protocolo criado pela Coordenação.

11 FUNÇÕES DA CONFERÊNCIA
ORNAMENTAÇÃO DA CONFERÊNCIA (1 estudante por turma): A Equipe ficará responsável pela ornamentação, devendo fazer uma proposta por escrito para explicar o que será feito, além de elencar os recursos necessários. DIVULGAÇÃO DA CONFERÊNCIA (1 a 2 estudantes por turma): Responsável pela organização do perfil de facebook.

12 FUNÇÕES DA CONFERÊNCIA
COFFEE BREAK (2 a 4 estudantes por turma): Responsáveis em recolher alimentos e organizar ambiente para o lanche coletivo a ocorrer no Ginásio, sob a coordenação da Professora Morgana. COORDENADORES DA CONFERÊNCIA (2 a 4 estudantes por turma, envolvendo um ou dois representantes já eleitos: Responsáveis pela liderança da turma, orientando e chamando a atenção para que o processo de organização ocorra satisfatoriamente.

13 FUNÇÕES DA CONFERÊNCIA
ORGANIZADORES DO PÓS-EVENTO (5 estudantes por turma): Responsabilizam-se em organizar o Teatro após o evento, recolhendo materiais deixados e ajudando na limpeza. PALESTRANTES (decisão da turma): Farão a palestra em sequência, usando recursos criativos. Devem combinar com os demais palestrantes de todas as turmas.

14 PRÉVIA DA PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA
ATIVIDADE EXPLICAÇÕES DURAÇÃO Abertura Música com coreografia sobre o meio ambiente. 8h às 8h10 Explicações sobre a proposta do evento com tempo previsto de 20 minutos. 8h10 às 8h20 Palestra de Convidado Iniciativas Públicas de apoio às ações sustentáveis. 8h20 às 8h40 Ciclo de Palestras das Turmas 9º - Cidades e Mudanças Climáticas. 1ª A – Lixo – Problema ou Solução? 1ª B - ? 2ª A – Quilombolas e Indígenas – Duas Faces, um mesmo problema que precisa ser resolvido. 2ª B – Abaixo a Biopirataria. 3ª A – Energia mais acessível. Vamos inovar! 8h40 às 9h50 Debate O público participará por meio de perguntas aos palestrantes, com a possibilidade de outros representantes das turmas responderem. 9h50 às 10h20 Coffee Break No Ginásio do Colégio, com lanches preparados pelos estudantes. 10h20 às 10h40

15 APÓS O COFFEE BREAK, OS ESTUDANTES SE DIRIGEM AO PÁTIO, PARA A FEIRA.
O Ensino Médio ficará no pátio, ao redor das quadras. O 9º ano ficará na quadra do Ensino Fundamental. APÓS O COFFEE BREAK, OS ESTUDANTES SE DIRIGEM AO PÁTIO, PARA A FEIRA.

16 A PARTICIPAÇÃO NA FEIRA SOCIOCULTURAL E AMBIENTAL
Cada turma preparará um ambiente para apresentar o enredo da temática (problema) e proposta de solução, relacionada à palestra ocorrida no Teatro do Colégio. O ambiente poderá ser preparado por meio da utilização de recursos materiais e/ou outros recursos menos concretos, como apresentações teatrais, musicais, corporais, etc. Todo mundo trabalhando, inovando, criando e fazendo a diferença!

17 COMO ORGANIZAR A FEIRA? COM O APOIO DE TODA A TURMA, EXCETO PALESTRANTES DA CONFERÊNCIA E RESPONSÁVEIS PELAS FUNÇÕES DA CONFERÊNCIA, QUE PARTICIPARÃO DE ACORDO COM SUAS POSSIBILIDADES. Encontros no horário oposto devem ser agendados com a equipe de Coordenação: Eleonora, Silvana e Ana Cristina. Apoio durante as aulas com os professores conselheiros, Morgana e Cristiano. PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS NECESSÁRIOS. PARA ELABORAÇÃO DA IDEIA. PARA MONTAGEM DO AMBIENTE. PARA EXPLICAÇÕES, DE ACORDO COM ESCALA. CLIQUE

18 Não perca tempo, pois as horas andam!
RECURSOS Não perca tempo, pois as horas andam! Para que o ambiente seja viabilizado será necessário que cada equipe detalhe tudo o que precisará, inclusive do tamanho do espaço e dos recursos audiovisuais e de outra categoria, a fim de que a Coordenação possa verificar a viabilidade e confirmar o pedido ou solicitar adequação ao que é possível ocorrer no referido evento.

19 TODOS PARTICIPAM (PALESTRANTES E RESPONSÁVEIS PELAS DEMAIS FUNÇÕES).
2ª REUNIÃO – 28/10/2013 1º MOMENTO 2º MOMENTO TODOS PARTICIPAM (PALESTRANTES E RESPONSÁVEIS PELAS DEMAIS FUNÇÕES). POR FUNÇÃO Palestrantes na sala do 9º (conduzidos pela professora Ana Cristina). Responsáveis pelo coffee break e ornamentação (sala da 1ª A, com a professora Morgana). Responsáveis pela divulgação – facebook credenciamento, cerimonial, (sala da 1ª B, com o professor Cristiano). Fica um ou dois coordenadores em cada sala para registrar os debates e levar para a turma.

20 AVALIAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO
FACEBOOK CONFERÊNCIA E FEIRA  PERFIL DE FACEBOOK TEMÁTICO: A criação e a participação coletiva e individual da turma no perfil de facebook temático criado serão mensuradas como avaliação livre, correspondendo a 1,0 pontos em todos os componentes curriculares, seguindo os seguintes critérios: 1,0 ponto: Avaliação individual, considerando a qualidade das postagens e a coerência com o tema a ser apresentado pela turma. Para isso será necessário ler sobre o assunto, discutir opiniões com colegas e pensar sobre possíveis soluções para resolver o problema analisado. 1,0 pontos: Pela qualidade da participação do estudante durante a Conferência e a Feira Sociocultural e Ambiental. Nesse caso, os representantes da sala farão a avaliação prévia de cada estudante, preenchendo uma lista com a pontuação considerada adequada. O estudante avaliado poderá contestar a menção adquirida e a Coordenação se encarregará de analisar a solicitação a partir de interação com as partes envolvidas no processo avaliativo.

21 ACREDITAMOS EM SEU POTENCIAL. DÊ O MELHOR DE SI, SEMPRE...


Carregar ppt "I CONFERÊNCIA SOCIOAMBIENTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google