A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Fórum Sobre Drogas do Vale do Paranhana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Fórum Sobre Drogas do Vale do Paranhana"— Transcrição da apresentação:

1 I Fórum Sobre Drogas do Vale do Paranhana
Isabel Cristina Storck Psicóloga com especialização em Dependência Química pela UNIFESP

2 Por que falar em Dependência de Drogas hoje?

3 Não temos como fugir

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19 Visão Geral O álcool é a substância química mais utilizada pela humanidade. Está presente na maioria das festas e rituais religiosos. Quase todos os países do mundo, onde o consumo é aceito, possuem uma bebida típica da qual se orgulham os seus habitantes. Alcoolismo é uma doença caracterizada por problemas associados à ingestão de etanol (álcool etílico). Esses problemas se referem a diferentes áreas: familiares, educacionais, legais, financeiras, médicas e operacionais. Em 1935 os Alcoólicos Anônimos - AA definiram como alcoolista "toda pessoa vencida pelo álcool e cuja vida começa a ser incontrolável".

20 Conceito de dependência:
A dependência do álcool (alcoolismo) é uma doença crônica e freqüentemente progressiva que é caracterizada por: Uma compulsão pelo álcool Uma dependência física do álcool (desenvolvimento de sintomas físicos quando uma pessoa deixa de beber) Uma necessidade continuada do álcool apesar dos problemas psicológicos, interpessoais e físicos relacionados ao álcool.

21 Foi em 1976 que Griffith Edwards e Milton Gross propuseram um conceito de “síndrome de dependência alcoólica”, que utilizamos até hoje.

22 O que realmente define a doença do alcoolismo é a dependência - o fato que o paciente venha a depender ou confiar psicológica e emocionalmente no álcool em sua vida cotidiana. Além disso, em um nível puramente físico, o corpo do paciente torna-se dependente da presença do álcool quando faz suas reações químicas normais, inclusive as reações químicas no cérebro. Isto significa que quando o uso do álcool é interrompido subitamente, o ambiente interno do corpo acostumado muda drasticamente, causando sintomas de abstinência como tremores, taquicardia, respiração rápida, febre, insônia, alucinações e ataques epiléticos.

23 Causas Na origem do alcoolismo se encontram fatores biológicos, psicológicos e sociais.

24 O alcoolismo é uma doença incurável, de determinação fatal e progressiva até mesmo em período de abstinência, entretanto, existem tratamentos para interromper o crescimento da doença.

25 É preciso saber que o álcool é a porta de entrada das drogas!

26 Situação do Álcool na Europa
A Organização Mundial de Saúde - OMS calcula que na Europa o consumo alcoólico per capita seja o dobro em relação à média mundial, assim como a ocorrência de doenças relacionadas ao álcool. As mulheres européias representam de 20% a 30% do consumo total de álcool na Europa, a taxa mais alta do mundo.jaiosjoisajsoisjoisjaoisjasoijsoijsoijsoisjasoijsoijsa Ainda de acordo com os dados da OMS, "os homens apresentam uma mortalidade e uma ocorrência de doenças ligadas ao álcool maiores do que as mulheres. Os jovens são particularmente atingidos, sendo que mais de um terço da ocorrência de doenças nos homens e cerca de 14% nas mulheres, entre os 15 e os 30 anos de idade, é resultado do consumo de álcool".

27 Segundo estimativas da Comissão Européia, até 195 mil pessoas morrem a cada ano vítimas do consumo de álcool. Com 11 milhões de litros, ou copos de cerveja por ano, o continente lidera a lista mundial de consumo per capita. Estima-se que haja cerca de 23 milhões de dependentes de álcool na UE e a idade com que se começa a beber não pára de cair, em alguns casos chegando aos 12 anos.

28 Influência Cultural: A Oktoberfest voltou a transformar Munique na capital mundial da cerveja. É hora de curtir a maior festa popular do mundo. E pouco importa se o preço da cerveja continua subindo... A Oktoberfest é também ponto de encontro de diversas nacionalidades. Cerca de 15% do total de turistas que passeiam pelo Theresienwiese são estrangeiros. Isto representa cerca de 1 milhão de pessoas. São elas que contribuem para dar um toque especial ao evento, que hoje já virou produto de exportação e conta com diversas "cópias" mundo afora.

29 "Existem cerca de 2 mil grandes Oktoberfest pelo mundo
"Existem cerca de 2 mil grandes Oktoberfest pelo mundo. A maior delas é a de Blumenau, no Brasil", afirmou Gabriele Weishäupl, da central de Turismo da Baviera.

30 Epidemiologia O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. Além disso, causa 350 doenças (físicas e psiquiátricas) e torna dependentes da droga um de cada dez usuários de álcool.

31 O Brasil detém o 1° lugar do mundo no consumo de destilados cachaça.
Os jovens estão começando a beber cada vez mais cedo. O álcool interfere no processo de concentração no trabalho e os alcoolistas estão justamente na faixa de maior produtividade do individuo - entre 25 e 45 anos. O alcoolismo é uma doença crônica, incurável e progressiva, que mina o organismo, atacando todos os órgãos.

32 O alcoolismo é 11 vezes mais freqüente em homens do que em mulheres.
O álcool é responsável pela maioria dos acidentes de trânsito, porque altera a percepção do espaço, do tempo e a capacidade de enxergar bem. O álcool tem contribuído intensamente para o aumento da violência doméstica, abusos e criminalidade. O índice de câncer entre os bebedores é alarmante, quer por ação tópica do próprio álcool sobre as mucosas, quer por conta dos aditivos químicos, de ação cancerígena,que entram no processo de fabricação das bebidas. O alcoolismo é 11 vezes mais freqüente em homens do que em mulheres.

33 Conseqüências Complicações físicas; Complicações psiquiátricas;
Complicações sociais;

34 Tratamento A chave para o tratamento da dependência do álcool é deixar de beber permanentemente. O primeiro passo neste processo é a desintoxicação (retirada imediata do álcool). Dependendo de seus sintomas e do grau de dependência, a desintoxicação pode ser feita de forma ambulatorial ou não. O segundo passo é o acompanhamento psicoterápico do paciente e de seus familiares (grupos multifamiliares), que serve de apoio para a manutenção da abstinência e compreensão da problemática envolvida no uso de drogas. Como rede de apoio, pode-se contar ainda com o auxílio dos vários grupos que se encontram disponíveis.

35 Frente a essa situação, o que fazer?

36 Organizar políticas públicas efetivas;
Prevenir; Organizar serviços; Organizar políticas públicas efetivas; Capacitar profissionais para atuar na abordagem preventiva;

37 OBRIGADA!


Carregar ppt "I Fórum Sobre Drogas do Vale do Paranhana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google