A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tens estado a prestar atenção…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tens estado a prestar atenção…"— Transcrição da apresentação:

1 Tens estado a prestar atenção…

2 a como os teus alunos aprendem?

3 Serão eles…

4 interpessoais,

5 lógicos,

6 espaciais,

7 intrapessoais,

8 musicais,

9 linguísticos,

10 naturalistas,

11 ou aprendentes cinestésico-corporais?

12 Sim! Gardner, H. (1983). Frames of Mind

13 Mas, maioritariamente, eles são…

14 Aprendizes Digitais!

15 Eis porquê…

16 Actualmente, um aluno que frequente o ensino secundário, gastou, em média:

17 Mais de 10.000 horas a jogar videojogos…
Interactive Videogames, Mediascope, Junho 1996

18 Mais de 10.000 horas a falar ao telemóvel…
Prensky, M. (2001), Digital Natives, Digital Imigrants.

19 E mais de 20.000 horas a ver televisão.
Prensky, M. (2001), Digital Natives, Digital Imigrants.

20 As crianças e adolescentes passam 2,75 horas por semana a usar os seus computadores em casa.
Prensky, M. (2001), Digital Natives, Digital Imigrants.

21 60% das nossas crianças entre os 4 e os 6 anos já usaram um computador.

22 Cerca de 68% das crianças com menos de dois anos usam um ecrã multimédia, numa média de cerca de duas horas por semana (2:05). Kaiser Family Foundation, 2003

23 Porquê?

24 “Riqueza.” Bill Gates, descrevendo um de muitos produtos da Microsoft

25 Quanta Riqueza oferece o currículo escolar?

26 Conseguirão os alunos…

27 Relembrar…

28 compreender…

29 aplicar…

30 analisar…

31 avaliar…

32 e criar? Anderson, L.W. & Krathwol, D. (Eds.) (2001). A Taxonomy for learning, teaching and assessing: A revision of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives

33 O que é que os teus alunos criam?

34 “Estes alunos que nasceram num mundo digital esperam ser capazes de criar, consumir, misturar e partilhar materiais com outros.” Lee Rainie, Director, Pew Internet and American Life Project

35 Estás a conseguir chegar aos teus alunos?

36 “Nós aprendemos a ‘brincar à escola’
“Nós aprendemos a ‘brincar à escola’. Estudamos na noite anterior aos testes para obter o resultado que nos faça ter o nível suficiente para sermos considerados alunos de sucesso.” Aluno do Secundário

37 “Não é Déficit de Atenção. Apenas não estou a ouvir!”
Frase inscrita numa T-Shirt

38 Estás a envolvê-los?

39 “Quando vou para a Escola, tenho de ‘desligar’.”
Aluno do Secundário

40 Um investigador refere que, em média, os alunos em sala de aula, têm oportunidade de perguntar apenas uma vez…

41 …a cada 10 horas! Graesser, A.C. & Pearson, N.K. American Educational Research Journal

42 Porque não paramos as próximas 10 horas, para ver como eles se sentem?

43 Algum dos teus alunos usa o Google?

44 Sabias que, por mês, há mais de 2
Sabias que, por mês, há mais de 2.7 mil milhões de pesquisas feitas no Google? ComScore Network. Resultados em Abril de 2006

45 Para quem eram estas questões dirigidas A.G.? (Antes do Google)

46 Porque não usar a Tecnologia de que os alunos gostam, para criar mais eficazmente?

47 Porque não usar a Tecnologia de que os alunos gostam, para aceder mais eficazmente?

48 Porque não usar a Tecnologia de que os alunos gostam para os envolver mais eficazmente?

49 Porque não usar a Tecnologia de que os alunos gostam para os ensinar mais eficazmente?

50 Sabias que os nossos Aprendizes Digitais enviam ou recebem mais de 200
Sabias que os nossos Aprendizes Digitais enviam ou recebem mais de mensagens de correio electrónico ou de texto…

51 até ao momento em que acabam o Secundário!
Prensky, M. (2001), Digital Natives, Digital Imigrants.

52 Nós acusamo-los de não lerem…

53 Mas 200.000 mensagens escritas de certeza que são muito tempo passado com os 3 R’s!

54 Rigor, Relevância e Relacionamento
Dagget, W. (2005). Successful Schools. From research to Action Plans

55 Como estás a usar o novo WWW para ensinar os teus alunos?

56 WWW: Whatever (O que quer que seja) Whenever (Quando quer que seja)
Wherever (Onde quer que seja)

57 Considera estas formas de usar a Internet no ensino…

58 Blog…

59 Wikis…

60 Podcasts…

61 Colaboração on-line…

62 Testes on-line…

63 Aprendizagem on-line…

64 Câmaras Web…

65 GPS…

66 GeoCatching…

67 GIS…

68 Google Earth…

69 Webquests…

70 E-Portfolios…

71 Viagens virtuais…

72 Escrita…

73 Leitura…

74 Reflexão…

75 E aqueles temíveis telemóveis?

76 Sabias que mais de 1.5 mil milhões de pessoas, em todo o mundo, carregam no bolso e nas malas, poderosos computadores? Prensky, M. (2004), What Can You Learn From A Cell Phone?.

77 “Quando perdes o teu telemóvel, perdes parte do teu cérebro!”
Aluno Japonês

78 “Os telemóveis tornaram-se umas hábeis e interessantes ferramentas
“Os telemóveis tornaram-se umas hábeis e interessantes ferramentas. Inventadas para nos ligarem uns aos outros, são agora muito mais do que isso…” Warlick, D. (2007). At Your Service.

79 Se os alunos já sabem como usar esta tecnologia, porque não estás a usá-la para ensinar?

80 Pensa nas formas em como poderás usar o telemóvel para ensinar…

81 Linguagem…

82 Literatura…

83 Oralidade…

84 História…

85 Conto…

86 Geografia…

87 Escrita…

88 As mensagens de texto (SMS) podem também ser usadas para…

89 Pop Quizes…

90 Sondagens…

91 Experiências matemáticas…

92 Experiências científicas…

93 Recensões literárias…

94 Tutorias…

95 Apresentações.

96 Imagina atribuir à turma a seguinte tarefa:

97 “Turma, têm 10 minutos para receber uma mensagem de texto de alguém que esteja fora da escola…”

98 “… e descubram: O que foi o seu (dele) pequeno-almoço;
Como está o clima onde ele está; A última coisa que comprou…”

99 “Haverá bónus para quem receber mensagens de outros países…”

100 “…e que usem outras línguas que não o português.”

101 Fala sobre “aquisição de dados/informação pertinente”…

102 que pode ser usada numa qualquer aula…

103 e para ensinar um vasto leque de competências…

104 Informação gráfica…

105 Nutrição…

106 Previsão económica…

107 Telemóveis para Ensinar?

108 Absolutamente!

109 Sabias que…

110 Apenas cerca de 20% dos alunos do 12º ano acreditam que o trabalho escolar é…

111 Significativo! American Center for Education Statistics, 2006

112 21% acredita que os seus cursos são interessantes…

113 e uns meros 39% acreditam que o trabalho escolar terá alguma importância na sua vida futura.
American Center for Education Statistics, 2006

114 E estas são as opiniões dos alunos que concluem o seu curso!

115 O que pensarão da escola os mais de 50% de alunos que não os concluem?

116 Não os enraiveças. Envolve-os!

117 Talvez eles não odiassem a escola se pudessem usar os seus iPod nas aulas…

118 Há mais de iPod por aí… (possivelmente já viste uns fios a cair dos ouvidos de alguns dos teus alunos…) Apple Press Release, Janeiro 2007

119 iPod + Podcast = Aprendizagem em qualquer momento!

120 Sabias que existem mais de 90
Sabias que existem mais de podcasts, vídeos e áudios exclusivos, disponíveis para mais de 1.2 milhões de subscritores?

121 Se não consegues chegar aos teus alunos falando directamente para eles…

122 Ensina-os via Podcast!

123 Porque não? Principalmente quando há centenas deles disponíveis para que os uses…
Vê no iTunes a lista interminável…

124 em cada conteúdo que imagines.

125 Até sobre “Cestaria”! Fashiontribes fashion podcast: Basketweaving 101

126 “Se não os podes vencer, junta-te a eles!”

127 Em conclusão, esperemos que estejas a chegar lá…

128 Prestando atenção às riquíssimas experiências dos alunos!”
“Como transformamos as nossas salas de aula em ‘motores de aprendizagem’? Prestando atenção às riquíssimas experiências dos alunos!” Warlick, D. (2006). Teaching and Learning on the Edge of Change

129 Se ainda não usas blogues para ensinar,

130 Se ainda não usas e-mail para ensinar,

131 Se ainda não usas GPS para ensinar,

132 Se ainda não usas wikis para ensinar,

133 Se ainda não usas webquests para ensinar,

134 Se ainda não usas a internet para ensinar,

135 Se ainda não usas telemóveis para ensinar,

136 Se ainda não usas podcasting para ensinar,

137 Se ainda não usas tecnologia para ensinar,

138 Devias!

139 Mas, mais uma vez, já sabias isso…

140 E os teus alunos também!

141 Para te tornares um melhor docente
Presta atenção a Para te tornares um melhor docente Adaptado para português por Henrique Santos, a partir do vídeo “Pay Attention” disponível em


Carregar ppt "Tens estado a prestar atenção…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google