A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHOS ESCRITOS L.S..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHOS ESCRITOS L.S.."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHOS ESCRITOS L.S.

2 Trabalhos escritos

3 Como fazes os teus trabalhos escritos?
Há dois métodos para fazer trabalhos escritos: Método 1 Vais à Net, recolhes informação, copias o que lá encontras, colas num novo documento, imprimes e… já está!

4 Como fazes os teus trabalhos escritos?
Método 2 Pesquisas informação em fontes diversas, retiras dela as ideias principais, organizas o teu plano de trabalho de acordo com uma sequência lógica, rediges o trabalho por palavras próprias e apresentas o trabalho de acordo com as regras estabelecidas, indicando as fontes consultadas.

5 Como fazes os teus trabalhos escritos?
Qual dos métodos é aquele que utilizas? E qual deles é o método correcto?

6 Como fazes os teus trabalhos escritos?
Ao usares o método 1 produzes um trabalho unicamente em função do teu professor. Como se trata de um processo unicamente de recolha e transporte, muitas vezes o professor acaba por trabalhar na aula aquilo que pediu ao aluno para pesquisar. É uma pura perda de tempo! Ao usares o método 2 transformas a informação recolhida em conhecimento próprio. Este é o único método que te permite aprofundar os teus conhecimentos e que te garante uma efectiva aprendizagem.

7 Como fazes os teus trabalhos escritos?
O método 2 é vantajoso porque: permite a clarificação e a tomada de posição crítica sobre o tema que é objecto de pesquisa; opera uma real e duradoura transformação ao nível do conhecimento; garante a obtenção de bons resultados escolares; pode ser aplicado a todas as disciplinas e em todos os graus de ensino, ao longo da vida.

8 Adoptando o método 2, quais são as etapas de um trabalho escrito?
Escolha do tema Recolha de informação Plano do trabalho Redacção do trabalho Apresentação gráfica Impressão Encadernação

9 Etapas de um trabalho escrito 1ª - Escolha do tema
Para a escolha do tema deves ter em conta: o que já sabes sobre o tema, o interesse que o tema te desperta, a existência de documentação em número suficiente e acessível, o tempo que tens disponível.

10 Etapas de um trabalho escrito 1ª - Escolha do tema
Importante: O tema deve ser muito bem delimitado. Importante:

11 Quais as etapas de um trabalho escrito? 2ª - Recolha de informação
Podes recolher informação em: Internet - Google e Wikipédia; dicionários, enciclopédias e manuais; livros especializados; jornais e revistas; entrevistas e visitas de estudo .

12 Quais as etapas de um trabalho escrito? 2ª - Recolha de informação
Podes recolher informação utilizando várias técnicas: tomada de notas ☼; esquemas/mapas de palavras-chave ou ideias; resumos… ☼ Atenção: Anota apenas o que vais descobrindo: o que te intriga no tema, o que não sabias, as questões que te surgiram, aquilo com que discordas…

13 Quais as etapas de um trabalho escrito? 2ª - Recolha de informação

14 Quais as etapas de um trabalho escrito? 3ª Etapa: Plano de Trabalho
Ordena as principais ideias a desenvolver de acordo com uma determinada sequência lógica (cronológica, do particular para o geral…), recorrendo a uma lista de palavras/ideias-chave, a um índice esquemático… Divide o conteúdo do trabalho em capítulos e/ou subcapítulos. Escola Secundária de Leal da Câmara

15 Quais as etapas de um trabalho escrito? 3ª Etapa: Plano de Trabalho
Importante: Calendariza o teu trabalho.

16 Quais as etapas de um trabalho
Quais as etapas de um trabalho? 3ª - Plano de trabalho Exemplo de calendário Exemplo de calendário Actividades Nov. Dez. Jan. Fev. Mar. Abr. 1ª Etapa Qosdhnck 2ª Etapa Asodkfmc 3ª Etapa Apsdlehfkrn 4ª Etapa Boslkfjrtgje

17 Quais as etapas de um trabalho? 4ª - Redacção
Sugestões: Constrói frases curtas: a cada frase deve corresponder apenas uma ideia. Utiliza termos claros e directos. Não uses conceitos sem os definir. Sempre que achares que uma determinada palavra não é a mais correcta, procura um sinónimo.

18 Quais as etapas de um trabalho? 4ª - Redacção
Fundamenta as tuas ideias, evita a formulação de juízos de valor e o uso de generalidades ou de rodeios. Constrói frases afirmativas em vez de negativas. Presta atenção à concordância gramatical (tempo e modo dos verbos e pessoas). Importante: Um bom trabalho deve informar devidamente o leitor, mesmo aquele que nada percebe do assunto nele tratado. Não se deve pressupor que o leitor domina os conteúdos tratados no trabalho e que, por isso, preencherá lacunas que deixes.

19 Quais as etapas de um trabalho? 5ª - Apresentação gráfica
Introduz nas páginas do teu trabalho: Cabeçalho (nome da escola alinhado à esquerda e tema do trabalho alinhado à direita) e rodapé (nome do autor do trabalho alinhado à esquerda e nº da página alinhado à direita). Paginação – todas as páginas são contabilizadas, mas este número só aparece impresso (em números árabes) a partir da Introdução; geralmente coloca-se no canto inferior direito. Notas de rodapé – complementam o conteúdo do texto, são muito utilizadas para referências bibliográficas a citações feitas no texto e para associar Anexos ao texto; habitualmente colocam-se no fundo da página onde a anotação aparece.

20 Quais as etapas de um trabalho escrito? 5ª - Apresentação gráfica
Cabeçalho Rodapé

21 Quais as etapas de um trabalho escrito? 5ª - Apresentação gráfica
Utiliza um tipo de letra simples, como o Arial 11 ou o Times New Roman 12. Os títulos deverão ser do mesmo tipo de letra do texto e do tamanho imediatamente superior ou destacados (em maiúsculas e/ou a negrito) de acordo com a sua hierarquia.

22 Quais as etapas de um trabalho? 5ª - Apresentação gráfica
Medidas recomendadas: espaçamento entre linhas:1,5; margens: superior e esquerda – 3 cm; inferior e direita – 2,5 cm.

23 Quais as etapas de um trabalhoescrito?
6ª - Impressão 7ª - Encadernação

24 Trabalhos escritos Quais são os elementos fundamentais de um trabalho escrito? Capa Folha de rosto Índice Introdução Desenvolvimento Conclusão Bibliografia Anexos (facultativo)

25 Elementos de um trabalho escrito Capa
Deve conter: nome da escola, nome do curso/disciplina, título do trabalho, identificação do aluno (nome, ano, turma, nº), local e data. Deve conter:

26 Elementos de um trabalho escrito Índice/Sumário
Índice: listagem de todos os capítulos, subcapítulos e anexos que constam do trabalho, com indicação das páginas em que cada um deles se inicia. Ex.: I. Tribos 1. Góticos Se o teu trabalho incluir imagens, estas devem ser numeradas e legendadas por baixo das mesmas ao centro e devem constar de um outro Índice: o Índice de Gravuras. O Índice pode ser colocado no início ou no fim (a seguir à Bibliografia) do teu trabalho. Actualmente é mais habitual colocá-lo no início, antes da Introdução.

27 Elementos de um trabalho escrito Introdução
tema/problema a estudar; objectivos do teu trabalho, circunscrevendo-o; metodologia adoptada; enquadramento (histórico, geográfico, científico,…) do teu tema; estrutura do trabalho e conteúdo de cada um dos capítulos do corpo do trabalho. Na Introdução também podes referir: motivos da escolha do tema, vantagens de o estudar, dificuldades que te surgiram… Se for caso disso, também podes agradecer às pessoas que te ajudaram à realização do trabalho. É mais fácil elaborá-la no final do corpo do trabalho. Na Introdução deves apresentar:

28 Elementos de um trabalho escrito Desenvolvimento
O desenvolvimento/corpo do teu trabalho deve: Desenvolver as ideias referidas na Introdução, ilustrando-as com imagens, quadros, mapas...; conter informações sobre o tema que possas ter adquirido noutras disciplinas (pluridisciplinar); se for longo, deverá ser dividido em capítulos e subcapítulos, cada um com um título.

29 Elementos de um trabalho escrito Desenvolvimento Citação bibliográfica
No corpo do teu trabalho podes citar, de forma breve, os autores consultados. Ao fazê-lo, deverás colocar as citações entre aspas, indicando, a seguir à citação, o autor (Nome, apelido), a obra em itálico, a página. da citação. Esta indicação pode ser inserida no corpo do texto, em nota de rodapé ou de final de capítulo. Sempre que retirares uma parte do texto citado, deverás assinalar a mesma com “[…]”. Ex.: Segundo Russell “[…] a moral de tabu é característica de uma mentalidade primitiva.” (Bertrand Russell, A minha concepção do mundo, p. 65) Se o texto a citar for muito extenso, transcreve apenas o seu início e fim, assinalando a ausência da parte suprimida com “[…]”

30 Elementos de um trabalho escrito Desenvolvimento Citação bibliográfica
Sempre que a citação for retirada da mesma obra e da mesma página citada na nota anterior, utiliza-se “Ibidem” [significa “no mesmo lugar”]. Ex.: 1. Leonor Lencastre, Leitura. A compreensão de textos, p. 129. 2. Ibidem. Se a citação for retirada da mesma obra, mas de página diferente, utiliza-se “Idem” [significa “do mesmo”], seguido da página. Ex.: Idem, p. 215. Se a citação for retirada de uma obra que já foi citada em notas anteriores, utiliza-se “op. cit.” [em itálico, abreviatura de opere citato que significa “na obra citada”], seguido da página. Ex.: Leonor Lencastre, op.cit., p. 27.

31 Elementos de um trabalho escrito Conclusão
A conclusão/considerações finais deve conter: balanço da reflexão desenvolvida; questões, abrindo a possibilidade de investigações posteriores; tomada de posição pessoal e crítica; eventuais problemas surgidos e propostas de solução.

32 Elementos de um trabalho escrito Bibliografia
Bibliografia: lista de todos os documentos consultados (livros, artigos, filmes, sítios da Internet,...) e considerados relevantes para a fundamentação do trabalho. É elaborada segundo normas próprias e ordenada alfabeticamente com base no apelido do primeiro autor de cada documento.

33 Trabalhos escritos Referências bibliográficas
Quais as referências que devem constar da Bibliografia? Existem diferentes normas para as referências bibliográficas. A opção por uma norma depende mais do uso que cada instituição lhe confere do que do país em que ela é feita. Em Portugal a Norma Portuguesa (NP) 405 é aquela que foi aprovada pelo Instituto Português da Qualidade. As regras básicas que te indicamos são as definidas por esta norma. Na apresentação da Bibliografia do teu trabalho deverás seguir escrupulosamente a sequência, o formato e a pontuação indicadas a seguir:

34 Trabalhos escritos Referências bibliográficas
Livros APELIDO [em maiúsculas], Nome próprio, Título da obra [em itálico]. Nº da edição [se for a 1ª não mencionar], local da edição [se não for indicado escrever s.l.], nome da edição, data da publicação [se não for indicada, regista-se s.d. ou s/d], nº de páginas Ex.: YOURCENAR, Marguerite, Memórias de Adriano. 5ª ed., Lousã, Editora Ulisseia, 1986, 170 pp.

35 Referência Bibliográfica Livros
Caso um livro tenha dois ou três autores, deves indicá-los pela ordem com que aparecem na capa do livro. Os nomes são separados por ponto e vírgula. Caso um livro tenha mais de três autores, só deves escrever o primeiro ou aquele que a obra indica ser o responsável, seguido da expressão “et al.” (abreviatura de “et alii” que significa “e outros”). Ex.: GIL, Fernando, et al., Balanço do século. Ciclo de Conferências promovido pelo Presidente da República. Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1976, 266 pp. Nota: Podes usar o ponto final ou o hífen para separar o título (destacado no livro com letras maiores) do subtítulo (que aparece na capa com letras de tamanho menor).] , .

36 Referência Bibliográfica Publicações periódicas (jornais, revistas…)
Autor do artigo, “título do artigo” [entre aspas], título da publicação [a negrito], local, editor, mês, ano, localização na publicação (volume, fascículo,página) Ex.: ARONSON, Scott, “Os limites do computador quântico”, O fim da cosmologia, Brasil, Scientific American, Abril, 2008, nº 71, pp

37 Referência Bibliográfica Capítulo de um livro, colectânea de estudos, artigo de uma enciclopédia/dicionário/ Usar in [em itálico] a separar o capítulo ou artigo da obra do qual faz parte. Usar AA.VV [significa “autores vários”] para indicar os autores destas obras Ex.: RODRIGUES, J., “Técnica” in AA.VV, Logos. Enciclopedia Luso Brasileira de Filosofia, Lisboa, 19990, vol. 5, pp

38 Referência Bibliográfica Sítios na Internet
Aplicas as regras dos documentos impressos, indicas o sítio da Internet entre parêntesis curvos e a data da consulta. Ex.: MELO, Filinto, “Darwin celebrado em Londres durante um ano” in Ciência, Tecnologia e Empreendorismo ( consultado em

39 Referência Bibliográfica Documentos em formato de CD-ROM ou DVD
Aplicas as regras dos documentos em formato papel e indicas o formato a seguir ao título. Ex.: RODRIGUES, António, “Agnosticismo”. Diciopédia O poder do conhecimento. DVD-ROM. Porto Editora, 2003. Bom trabalho!


Carregar ppt "TRABALHOS ESCRITOS L.S.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google