A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação de aprendizagem em processo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação de aprendizagem em processo."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de aprendizagem em processo.

2 Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

3 Ficha de Transporte modelo de transporte preenchido.xls

4 O que é a avaliação em Processo?
É uma ação fundamentada no Currículo Oficial da SEE, propõe o acompanhamento coletivo e individualizado ao aluno, por meio de um instrumento de caráter diagnóstico, e se localiza no bojo das ações voltadas para os processos de recuperação, objetivando apoiar e subsidiar os professores de Língua Portuguesa e de Matemática que atuam no Ciclo II do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Rede Estadual de São Paulo.

5 Qual é a função? Espera-se que os materiais elaborados para esta ação, agregados aos registros que o professor já possui, sejam instrumentos para a definição de pautas individuais e coletivas, que, organizadas em plano de ação, mobilizem procedimentos, atitudes e conceitos necessários para as atividades de sala de aula, sobretudo, aquelas relacionadas aos processos de recuperação da aprendizagem.

6 Qual o material usado para elaboração desta ação?
Para a elaboração das provas objetivas, foram considerados conteúdos e habilidades pautados no Currículo Oficial do Estado de São Paulo e na Matriz de Referência para a avaliação, buscando atender a diversidade de gêneros e os diferentes grupos e temas contemplados nessa matriz.

7 Assim, nos instrumentos elaborados para a aplicação da prova no segundo semestre de 2012, foram mantidos alguns itens e inseridos novos, o que implica, também, na introdução de novas habilidades e manutenção das já aferidas no primeiro semestre, o que possibilita a ampliação do campo de análise dos dados a serem debatidos pelas unidades escolares.

8 O que mudou nesta edição?
Tabela de habilidades 6º Avaliação diagnóstica LP.xls

9 Produção escrita 6º Ano – Reescrita de Conto
Orientações para Aplicação Professor, sugerimos, a seguir, uma sequência de estratégias de leitura que subsidiarão a atividade de produção escrita a partir do conto “Os três companheiros”, história que faz parte do livro Contos tradicionais do Brasil, de Câmara Cascudo. Para o desenvolvimento da atividade, você necessitará de uma cópia do conto. Os alunos utilizarão uma folha de rascunho, uma folha própria para passar a redação a limpo e caneta azul ou preta. O trabalho poderá ser dividido nas seguintes etapas e aplicado em duas aulas, caso necessário:

10 1ª etapa Ler o texto na íntegra, pelo menos duas vezes, para assegurar que os alunos se apropriem dos principais acontecimentos do conto, da sequência dos fatos, da linguagem utilizada (para essa leitura, somente o professor deverá ter o texto impresso). Solicitar aos alunos que contem oralmente a história, prestando atenção se estão garantidos os principais elementos narrados (nesta atividade, o professor pode intervir, sempre que necessário, e utilizar estratégias de leitura que estimulem a compreensão do texto).

11 2ª etapa Orientar os alunos para que cada um conte a história por escrito. Primeiramente em um rascunho e, em seguida, passando a limpo na folha de redação (as orientações para a produção textual estão registradas na própria folha de redação). Nesta etapa, é aconselhável não fazer intervenções, uma vez que o objetivo principal é observar o que os alunos apreenderam da narrativa lida, o que eles já sabem sobre a estrutura do gênero e também sobre os elementos discursivos e textuais.

12 Produção Escrita 7º Ano - Notícia
Para oferecer ao aluno a possibilidade de ativar seus conhecimentos prévios a respeito do gênero, apresentamos uma sugestão de atividade de leitura de uma notícia. A proposta de trabalho oferece dois textos de gêneros diferentes: o primeiro é uma notícia, referência inicial para que o aluno entenda a estrutura do gênero; o segundo é a letra de uma música, cuja função é subsidiá-lo tematicamente para a elaboração do texto solicitado. Para a sequência de atividades a seguir, como sugestão, o professor poderá reservar até duas aulas para a realização do que foi proposto. Lembramos que o docente possui autonomia para fazer as adaptações que julgar necessárias.

13 Proposta de produção de texto – 1ª série do EM
São oferecidos 2 textos como ponto de partida para a produção do aluno: Texto 1 – APAS assina protocolo de colaboração para extinção das sacolas plásticas descartáveis Medida, que visa a conscientização da população, será implantada em etapas até janeiro de 2012 Texto 2- MP desiste do acordo que previa o fim da distribuição de sacolas plásticas SÃO PAULO – O Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo decidiu não homologar o termo de ajustamento de conduta que estabelecia o fim da distribuição de sacolas...

14 Após a leitura dos textos e com base nos conhecimentos que você já possui sobre o assunto, elabore um artigo de opinião para o jornal de sua escola, tendo como público- alvo os moradores do seu bairro, posicionando-se sobre as questões que envolvem a distribuição das sacolas plásticas.

15 Proposta de produção de texto – 2º Ano
São oferecidos 3 textos como ponto de partida para a produção do aluno, cujo tema é bicombustíveis. Considerando os textos 1 a 3 como motivadores, redija um artigo de opinião que será publicado em uma revista da escola, posicionando-se sobre a questão: Biocombustíveis: solução ou problema? Procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas.

16 Resultados da 2ª Edição da Avaliação Diagnóstica – fevereiro de 2012.

17

18

19

20

21 Orientações Pedagógicas das questões em que os alunos apresentaram mais dificuldades 6º Ano
Questão nº 6 (página Comentários e Recomendações Pedagógicas Subsídios para o Professor). TEMA 3 - Reconstrução da textualidade Os conteúdos se organizam, num texto, com base em processos de coerência e coesão que se expressam por meio de recursos linguísticos específicos, responsáveis por apresentar informações novas e resgatar as antigas, de forma a garantir a continuidade textual nas formas previstas pelo gênero e pela tipologia em questão. Por isso, uma das competências fundamentais do leitor, em qualquer nível de proficiência, consiste num conjunto de habilidades relacionadas à correta apreensão da organização textual, por meio das marcas linguísticas que a manifestam.

22 Habilidade Adaptada – Inferir opinião/posicionamento do enunciador, pressuposto ou subentendido, em um texto. Leia a Carta de leitor e responda à questão. Copa de 2014 Sou fã de futebol. Costumo assistir a jogos mais de uma vez e a gols uma dezena de vezes. Mas fico pensando: os US$ 20 bilhões necessários para trazer a Copa para o Brasil poderiam melhorar a saúde, construir hospitais, escolas e casas para desabrigados das chuvas. Enfim, muitas vidas poderiam ser melhoradas (e salvas). Mas tudo isso não conta. O que importa é poder gritar "gol!"- ainda que em frente à TV, já que o preço do ingresso será de R$ 150,00. Não sei, apesar de gostar de futebol, começo a achar que a ideia não é tão boa... Viviane Melo (São Paulo, SP) (texto adaptado) Sobre a realização da copa no Brasil, em 2014, a autora da carta demonstra A. ser favorável. B. estar indiferente. C. ser contrária. D. ter dúvidas.

23 Comentário A habilidade de inferir opinião/posicionamento do enunciador, pressuposto ou subentendido solicita do aluno uma estratégia de busca por pistas no texto, sobretudo, em trechos que trazem marcas de autoria. A alternativa D vai agrupar os alunos que, diante do desafio colocado nesta questão, foram capazes de inferir o posicionamento da autora. Ainda que D seja a resposta correta, nesse texto especificamente, uma posição contrária vai se construindo desde o início e a dúvida só se revela no final, no momento em que o período é introduzido pelo ―Não sei‖ e finalizado pelas reticências. Assim, a alternativa C pode atrair uma parcela de alunos que, em situação de prova (e nesse item, particularmente) não atentou para as marcas da dúvida, mas já demonstra certa proficiência neste tipo de inferência.

24 Recomendações Pedagógicas
Para que o aluno desenvolva a habilidade solicitada na questão proposta, é necessário o conhecimento de elementos discursivos argumentativos. É preciso investigar até que ponto o aluno conhece esses elementos. Se o resultado dessa investigação demonstrar que seu repertório foi constituído, basicamente, por meio de experiências extraídas de práticas da oralidade, será o melhor dos cenários. Os gêneros orais, na escola, por exemplo, podem ser desenvolvidos em práticas como: - rodas de leitura (nos momentos em que o aluno opina sobre uma história ou livro lidos); - revisões ou reescritas de textos coletivas ou em pares (em que o aluno elabora argumentos ou justificativas para defender uma alteração que ele acredita deva haver no texto); - debates, seminários, plenárias, entre outros.

25 É fundamental que o aluno seja capaz de localizar ou inferir posicionamentos em textos argumentativos e diferencie opiniões não fundamentadas de opiniões/posicionamentos acompanhados de argumentos que os sustentam. Trabalhar com textos e trechos/excertos de textos argumentativos auxilia no processo de desenvolvimento da habilidade em questão. Solicitar aos alunos que, a partir dos textos, identifiquem ou infiram posicionamentos e argumentos, justificando suas respostas, além de estimulá-los a explorar elementos linguísticos, tais como, palavras ou expressões típicas (organizadores textuais) que introduzem argumentos, posicionamentos ou conclusões constituem-se em exemplos de atividades norteadoras.

26 Questão Ensino Médio 1º ano

27 Leia o texto e responda à questão. O maior peixe da terra
H26(adaptada) Aplicar conhecimentos relativos ao uso de organizadores textuais, como estratégia para interpretação de enunciados. (GIII) Leia o texto e responda à questão. O maior peixe da terra O maior peixe do mundo é o tubarão baleia, encontrado nos mares tropicais de todo o globo, podendo medir até 20 metros de comprimento. O bicho tem a cabeça achatada e corpo marrom ou cinza coberto por manchas claras. Apesar do tamanho, ele não é temido como o tubarão branco (astro do famoso filme de Spielberg que completou 25 anos em 2000), pois se alimenta apenas de pequenos peixes, crustáceos e plâncton. Para isso, o peixão possui uma grande boca, que mantém aberta enquanto nada lentamente para filtrar o alimento da água. Fonte: Disponível em Acesso: 24jul2011. O trecho ―Apesar do tamanho, ele não é temido como o tubarão branco‖ poderia ser substituído por (A) Por causa do tamanho, ele não é temido como o tubarão branco. (B) Apesar do tamanho, ele também é temido como o tubarão branco. (C) Embora seja grande, ele não é temido como o tubarão branco. (D) Devido ao seu tamanho, ele não é temido como o tubarão branco.

28 Comentário A compreensão do trecho em questão depende, em grande parte, de uma atribuição de sentido adequada aos conectores. Tanto os articuladores concessivos ―apesar de, ―embora, ―conquanto, ―ainda que, ―por mais que como os adversativos – ―mas, ―porém, ―contudo, ―todavia, ―entretanto, ―no entanto, em geral, relacionam afirmações que de alguma forma revelam informações ou orientações contrárias e destacam a afirmação/orientação que o autor quer salientar.

29 Orientações Envio da planilha com os dados de língua portuguesa e matemática, até 14/09/2012, via do Núcleo Pedagógico: com cópia para o do Supervisor da escola.


Carregar ppt "Avaliação de aprendizagem em processo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google