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A comunicação Administrativa

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Apresentação em tema: "A comunicação Administrativa"— Transcrição da apresentação:

1 A comunicação Administrativa
Trabalho realizado por: _ Cândida Carneiro nº4

2 O que é comunicação administrativa?
As comunicações Administrativas podem ser: Comerciais Socioprofissionais. Apresentam como características comum a redacção formal, isto é, têm o nome de genérico de Administrativas.

3 Principais comunicações administrativas:
Pedidos de informação, Ofícios e Circulares; Avisos e Notificações; Requerimentos e Contestações; Declarações e Certidões; Procurações e Protocolos; Anúncios e editais; Concursos, Admissões, Adjudicações e Arrematações; Constituição de Sociedades e Estatutos; Leilões e Hastas Públicas.

4 Vocabulário das comunicações:
Anúncio, Atestado; Certidão; Informação; Memorial; Minuta; Requerimento; Esclarecimento; Contestação; Pré-aviso; Proposta… Edital; Hasta – Pública; Aviso; Ofício; Notificação; Petição; Certificado; Declaração; Convocatória; Protocolo; Comunicado;

5 O que são ofícios? São comunicações oficiais de carácter administrativo. Têm habitualmente a estrutura de uma carta comercial – pedido de informações, ou então das circulares – alterações das modificações.

6 O que são requerimentos?
Um requerimento é um documento usado por empresas ou particulares para solicitar informações ou fazer pedidos a um organismo público, a uma instituição ou a uma autoridade.

7 ... Como se estruturam ? Cabeçalho – destinatário/organismo/local
Identificação: Firmas – nome/designação/ramo/sede/nº contribuinte Indivíduos – nome/data e lugar de nascimento/ filiação/ estado civil/ residência/B.I. ...

8 ... Suplemento de Identificação – alvará/ constituição da sociedade/ capital social/ delegações… Assunto O que se requer – autorização, prorrogação, admissão… Justificação – (Legislação…) Comprovantes – (Certidões…) Data Assinatura

9 Como se redigem? Destinatário; Identificação; Justificação; Comprovantes; Assunto; Legislação; Finalidades; Fecho.

10 Estrutura de um memorial:
Identificação; Historial; Pretensão; Data/Assinatura.

11 O que são reclamações? São recursos interpostos a decisões ou despachos oficiais. A sua estrutura e vocabulário são os do requerimento.

12 Como se redigem? Identificação Objecto da reclamação Fundamentação
Apelação Data e assinatura

13 Expressões mais frequentes:
Impugnar; Quantidade peticionada; Omissão à matriz; Danos emergentes; Face ao exposto; Nestes termos; Ao abrigo do preceituado. Contestar; Fundamentar; Imputar; Cobrança virtual; Deduzir oposição; À margem referenciado; Juros de mora; Com isenção de…

14 Declarações Ocorre com frequência dentro ou fora da empresa, a necessidade de comprovar uma situação, um estado, um facto ou uma qualidade. Essa necessidade dá origem à emissão de documentos com força probatória, a que se dá o nome de declarações, certidões, certificados ou atestados.

15 Efeitos vários: Atribuição de subsídios; Efeitos fiscais;
Contagem de anos de serviço; Fins militares; Justificação de faltas; Habilitação a Heranças.

16 Como se estruturam? Título; Identificação; Dados; Data, assinatura;
Chancela.

17 O que é uma procuração? É um documento pelo qual alguém atribui a outrem poderes para o representar. Reveste-se de formas diferentes, conforme o acto ou negocio que se pretende que o procurador realize.

18 É constituida por duas partes:
Identificação de representado e do representante; Objecto e âmbito da procuração.

19 O que é um protocolo? A palavra tem várias acepções:
A de conjunto de normas de cerimonial e cortesia. A de livro onde os escrivães de um juízo fazem a anotação de uma audiência, ou onde u0ma empresa regista entregas de correspondência; A de acta relativa a um acordo, congresso ou conferência internacional.

20 O que são anúncios? E editais?
O anúncio é uma informação ou um aviso com que se participa. Quando esse anúncio representa uma ordem oficial ou judicial, toma o nome, respectivamente, de edital ou de édito.

21 O que são anúncios? E editais?
Quando um organismo público pretende fazer uma aquisição abre normalmente concurso e regulamenta as condições ao seu acesso. Findo o prazo estabelecido, faz a selecção das candidaturas e comunica oficialmente a admissão ou a adjudicação.

22 Como se estruturam? Entidade; Finalidades e objecto do concurso;
Condições do mesmo; Data limite da proposta ou da candidatura.

23 O que são leilões? E Hastas públicas?
Um leilão é uma venda pública em que os objectos são entregues a quem fizer a oferta mais elevada. Quando o leilão decorre por efeito de mandado judicial pode também tomar o nome de hasta pública.

24 Como se estruturam? Data, hora e local; Objecto do leilão;
Descrição dos artigos e leiloar; Responsável pelo leilão.

25 Importância de impressos e minutas:
Uma empresa cada vez se serve mais de impressos e minutas, esquematizados e formatados de acordo com normas internacionais ou com as necessidades pontuais de informação.

26 Alguns tipos e espécies:
Comunicações internas; Cartas-tipo; Formulários e minutas; Certificados; Requisições; Boletins.

27 Abreviaturas, siglas e códigos
Numa época apressada como a nossa, a abreviação da escrita de palavras surge com frequência na linguagem comercial, embora o seu uso deva ser cuidadoso, porque torna muitas vezes a frase pouco. A abreviação toma três formas: a de abreviatura, de sigla e de acrónimo.

28 O Trabalho Normalmente através de um anúncio, quer colocado pele empresa ou organismo (Precisa-se), quer pelo candidato a emprego (Oferece-se).

29 O que é um Curriculum Vitae?
É a apresentação resumida e esquematizada da identificação e do percurso pessoal e profissional do candidato a um lugar.

30 Deve-se considerar quatro aspectos:
Elementos biográficos; Habilitações; Experiência profissional; Referências.


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