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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

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Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

2 EMPRESAS X PROFISSIONAIS DO FUTURO Como conciliar expectativas e alta performance

3 SENTIDO DA VIDA II Guerra Mundial Victor Frankel, Psiquiatra judeu, prisioneiro de um campo de concentração. Buscou compreender – “Quem eram aqueles que sobreviviam ao terrível holocausto” O que fazia diferença entre sobreviver ou morrer era a busca do Sentido da Vida!!!!!!!!!!

4 CITAÇÕES “ A menor realidade indivísivel é , na minha opinião, inteligente e está esperando para ser usada pelos espíritos humanos se os convidarmos a buscá-la. Corremos demais, com as mãos nervosas e as mentes preocupadas. Somos impacientes quanto aos resultados. O que precisamos....é do reforço da alma proporcionado pelo poder invisível esperando para ser usado... Sei que existem reservatórios de força espiritual dos quais nós, descuidadamente nos afastamos...Acredito que um dia seremos capazes de conhecer bem essa fonte de poder e domínio do espírito para criarmos alguma coisa nós mesmos...” Henry Ford

5 CENÁRIOS E TENDÊNCIAS EM RECURSOS HUMANOS

6 O MUNDO ESTÁ À CAÇA DE GRANDES TALENTOS

7 MERCADO DE TRABALHO E PERSPECTIVAS PARA A CARREIRA PROFISSIONAL

8 A EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
ORIENTADAS PARA O MERCADO EM VEZ DE ORIENTADAS PARA O PRODUTO (Foco Do Cliente) ORGANIZADAS EM REDES GLOBAIS (Partes de um produto podem ser produzidas em diferentes países) RÁPIDAS E FLEXÍVEIS CLIENTE COMANDA O MUNDO DOS NEGÓCIOS E O MUNDO DOS NEGÓCIOS COMANDA O MUNDO DO TRABALHO.

9 EVOLUCÃO DO TRABALHO ERA AGRÍCOLA ERA INDUSTRIAL ERA DO CONHECIMENTO ( anos) (225 anos) ( ? )

10 DEIXANDO DE SER FISICO PARA SER INTANGÍVEL
O AVANÇO DO TRABALHO DEIXANDO DE SER FISICO PARA SER INTANGÍVEL MAIS TECNOLÓGICO e INTELECTUALIZADO MENOS DEPENDENTE DE HIERARQUIAS EXIGÊNCIA DE ALTO GRAU DE PREPARAÇÃO/EDUCAÇÃO DOMINADO PELA CLASSE CRIATIVA

11 Cada vez mais focado em SERVIÇOS! Altamente dependente de conhecimento

12 O AVANÇO DO TRABALHO DESAPARECIMENTO DO EMPREGO AUMENTO DO TRABALHO COM NOVOS VÍNCULOS MAIS TRABALHO JUST IN TIME (Temporários) MAIS TRABALHO POR PROJETOS JORNADAS IRREGULARES e PART TIME

13 Terceirização continuará em alta pelo menos até o final desta década
FAZER FORA O QUE NÃO É DA COMPETÊNCIA CENTRAL DA EMPRESA Objetivos: - Inovar mais rápido - Reduzir tempo gerencial Contar com diferentes especialistas

14 Novos vínculos e formas
AUMENTO DO TRABALHO Á DISTÂNCIA (Mais de 90% dos trabalhadores dos países desenvolvidos estarão online) NÃO ELIMINAÇÃO TOTAL DO TRABALHO PRESENCIAL

15 AUMENTO DA AUTOMATIZAÇÃO E ROBOTIZAÇÃO
TECNOLOGIA AUMENTO DA AUTOMATIZAÇÃO E ROBOTIZAÇÃO Tecnologia destrói empregos “burros” e cria empregos “inteligentes” máquina atual máquina nova 156 empregos 32 empregos

16 GESTÃO DE TALENTOS-FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

17 Quais são as questões mais críticas para o sucesso da empresa**?
Desenvolvimento de lideranças Gerenciamento dos talentos Criação de uma cultura de alta-performance Treinamento e desenvolvimento Compensação, benefícios e planejamento, e administração de planos de aposentadoria Melhorar a eficiência do RH 76,09% 71,93% 65,07% 42% 28,69% Fonte: Delloite, *Escolha três; **Escolha cinco

18 Onde sua empresa busca talentos hoje?**
Desenvolvendo pessoas na própria organização Recrutando da concorrência Recrutando de outras indústrias Recrutando nas escolas de primeira linha Recrutamento em parceiros e fornecedores Recrutando no exterior Recrutando de Clientes Fusões e aquisições 88,52% 66,39% 61,17% 55,32% 37,58% 32,15% 29,65% 22,13% Fonte: Delloite, *Escolha três; **Escolha cinco

19 GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Independentemente dos “Talentos” necessitarem de liberdade e flexibilidade para trabalhar do jeito mais eficaz, mais criativo e mais confortável para eles, você, enquanto gestor, deverá: Praticar e incentivar uma atitude vencedora; Permitir a tomada de decisões de forma participativa; Utilizar a tomada de decisões baseada em fatos; Utilizar o “seguro contra culpados” (pergunte o quê e não quem) Elogiar em público, chamar a atenção em particular; Usar a honestidade total, sob qualquer circunstância; Conceder confiança; Transpirar respeito a todos; Praticar e incentivar os quatro Cs. Cresça através da Comunicação, depois da Cooperação, depois da Colaboração e, finalmente, pelo Comprometimento Permitir pensar diferente do jeito usual da empresa

20 ESTRATÉGIA PARA GERAÇÃO DE RESULTADOS

21 Os novos caminhos profissionais

22 Todas as profissões têm espaço.
Mudou a forma de desenvolvê-las.

23 Nenhuma formação é específica
Nenhuma formação é específica. Todas precisam estar voltadas para a criatividade e a ética.

24 COMO OBTER RESULTADOS:
FOCO NO NEGÓCIO INVESTIMENTO EM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E APARATO TECNOLÓGICO GERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE CLIMA DE COMPROMETIMENTO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL RECICLAGEM CONSTANTE RESULTADOS: DECOLAGEM NA EMPRESA E NA CARREIRA Fonte: Clinton Longenecker Jack Simonete

25 EQUIPES ALTAMENTE EFETIVAS
São compostas de grupos de indivíduos comprometidos que confiam uns nos outros, possuem um claro senso de propósito do seu trabalho, são efetivos comunicadores dentro e fora da equipe, certificam-se de que todos na equipe estão envolvidos nas decisões que afetam o grupo e seguem um processo que lhes ajuda a planejar todas as decisões e garantir qualidade do trabalho.

26 O DESAFIO HUMANO DAS ORGANIZAÇÕES

27 Descubra o que ocasiona queixas constantes e tente resolver a questão.
Nunca aceite um “não” como resposta imediata. Fixe objetivos que impulsionam a equipe a atuar melhor Aborde logo os problemas ligados ao trabalho, para evitar que fiquem mais sérios.

28 Valorize a responsabilidade e o potencial de contribuição, não o cargo e tempo de serviço.
Avalie se o salário e benefícios são compatíveis com os que o mercado está oferecendo. Delegue tarefas completas para estimular os colaboradores. Se uma idéia for aceita, deixe sua execução a cargo do autor.

29 Demonstre que gosta de trabalhar com equipes;
Recomendações Receba idéias, dicas que lhe ajudarão na organização, e não deixe de dar retorno a tudo que você receber; Estabeleça um bom ambiente de trabalho, no qual todos recebam informações claras em relação aos objetivos, divulgando os prazos e os resultados; Não deixe de defender sua equipe e junte com ela encontre forma de aprimorar idéias; Demonstre que gosta de trabalhar com equipes;

30 Nunca deixe de agradecer a ajuda que sua equipe lhe proporciona, com palavras e atitudes sinceras;
Deseje seu próprio aprimoramento como pessoa e esclareça o que você gostaria que a equipe adquirisse em atitudes, habilidades ou conhecimentos; Instaure um clima de aprendizado, aproveitando todas as oportunidades possíveis para o aprendizado, não descartando as experiências de fracasso.

31 O objetivo maior da vida é a auto-realização
“Se você planeja ser qualquer coisa menos do que aquilo que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida.” (A. H. Maslow)

32 Que profissional as empresas querem?

33 A visão tradicional do Trabalhador (Século XX)
O ambiente econômico e social é estável; O ser humano é visto, em sua maioria, como avesso ao trabalho (Taylor); O trabalho é rotineiro e extremamente simplificado, por isso é desmotivante e sem sentido; O trabalhador precisa ser um especialista; O trabalho é encarado como um emprego, uma necessidade financeira para sobreviver.

34 A visão contemporânea do Trabalho (Século XXI)
O ambiente econômico e social é caracterizado pela instabilidade; O trabalho é encarado como parte importante da identidade do sujeito; O trabalho é desafiador e o trabalhador busca lhe atribuir um sentido vital (geração y); O trabalhador precisa ter uma visão ampla, global do negócio; precisa estar conectado ao mundo e constantemente aprendendo; O trabalho é encarado como uma carreira, que envolve mais do que a sobrevivência financeira, envolve o desenvolvimento e a realização do próprio ser.

35 Breve Histórico IDADE DA PEDRA IDADE DO BRONZE IDADE DO FERRO
IDADE MÉDIA IDADE MODERNA IDADE DA INFORMÁTICA

36 Que tipo de trabalhador a empresa quer?
A empresa quer um parceiro para o negócio Que se identifiquem com os valores da empresa Alguém que venha agregar valor ao seu produto Pessoas que aprendam novos conhecimentos constantemente Pessoas inovadoras; empreendedoras Auto-motivadas; Que trabalhem em equipe

37

38 A seleção: uma relação entre o que a empresa quer e o que o candidato quer
As empresas querem contratar quem realmente se identifica com o seu negócio e com os seus valores; Por isso é importante, antes do processo seletivo, conhecer a empresa; O selecionador irá comparar o que você demonstra querer com o que a empresa está lhe oferecendo; As empresas de hoje não querem mais um empregado, elas querem um parceiro.

39 Que profissional eu quero ser?

40 Que profissional eu quero ser?
O que você respondia quando te perguntavam o que você queria ser quando crescesse? Por que desistiu do seu sonho? Se a gente não deseja nem planeja o futuro a gente é levado pelo acaso; Se o que eu desejo para mim não é o que consigo como trabalho, nada me motivará e não serei um bom profissional.

41 1º Passo: Estabelecer meus objetivos
Você é do tamanho dos seus sonhos; Os objetivos são metas que queremos atingir: que têm muita valência; Objetivos a curto prazo: de 6 meses a 1 ano; Objetivos a médio prazo: de 1 ano a 5 anos; Objetivos a longo prazo: de 5 anos em diante.

42 2º Passo: descriminar detalhadamente cada objetivo
Deve-se destacar os desafios e pré-requisitos para se poder alcançar cada objetivo; É importante colocar datas e descriminar as ações que devemos realizar; Deve ser feito como um Planejamento Estratégico.

43 2º Passo: descriminar detalhadamente cada objetivo
Análise do mercado Pontos fortes Pontos a desenvolver Prazo

44 3º Passo: preparar as ferramentas
Elaborar um bom currículo; Preparar-se para o processo seletivo: entrevista, dinâmica de grupo, provas de conhecimento; Fortalecer uma rede de contatos: networking. ATENÇÃO: Cuidado com as informações que você coloca em redes sociais!!

45 4º Passo: REALIZAR Os sonhos existem para serem realizados;
O sucesso é 90% transpiração e 10 % inspiração (Albert Einstein) Não desista na primeira tentativa; Lembre-se...VOCÊ É CAPAZ!

46 SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO AVALIADO!
Dicas de Seleção SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO AVALIADO!

47 Currículo Informações pessoais sem documentação;
Não colocar pretensão salarial (só se for pedido) Objetivo claro; Mini resumo das qualificações; Experiências profissionais com data de entrada e de saída; Colocar o cargo que ocupou e as atividades que desempenhava; Colocar os cursos com a Instituição Promotora, data, carga horária; Nada de colocar características de personalidade: dinâmico, pró-ativo;

48 Entrevista É o seu momento: invista em seu marketing pessoal;
Antes da entrevista obtenha o máximo possível de informações sobre a empresa e o cargo; Reflita antes da entrevista: o que tenho para oferecer para essa empresa; Demonstre interesse, equilíbrio, entusiasmo, pró-atividade; Nunca fale mal das outras empresas; Fale o necessário, nem de mais, nem de menos; Faça perguntas inteligentes sobre a empresa; (cuidado com as frases de efeito); Nas entrevistas em grupos deve-se sempre respeitar os outros.

49 Dinâmica de Grupo Parece brincadeira, mas...
Não reclame, não chie! lembre-se você está SEMPRE sendo AVALIADO; Você precisa interagir com os outros de maneira assertiva; Demonstre liderança, mas não exagere. O verdadeiro líder é escolhido pelo grupo; Não mangue de ninguém e nem faça palhaçadas: é uma seleção para uma empresa, não para um circo; Enquanto durar, procure aproveitar, relaxar, ser o mais espontâneo possível: não fique travado; No final, compartilhe. Seja positivo. As empresas não querem pessoas rabugentas.

50 Obrigado!


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