Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Mercado do Mundo de Dispositivos Móveis
Renato França Mercado do Mundo de Dispositivos Móveis
2
Sobre Renato França Graduado em Engenharia da Computação – UPE
Mais de 6 anos de experiência com desenvolvimento de software. Mais de 3 anos em desenvolvimento na plataforma Android.
3
Agenda Conceito de Mobilidade Um pouco da história
Evolução dos dispositivos móveis Introdução ao mercado móvel Protagonistas do mercado atual IOS Android Markets Mercado no Brasil O mercado e você!
4
Mobilidade Mobilidade ou sistemas computacionais móveis são sistemas que possam ser facilmente movidos fisicamente ou que possam ser executados enquanto estão sendo movidos. Esses sistemas normalmente oferecem recursos e características que não encontramos em sistemas comuns.
5
Características da Mobilidade
Tamanho reduzido; Baixo consumo de energia; Memória e processamento limitados; Conectividade limitada; Monitoramento do nível de energia para prevenção de perda de dados.
6
Vantagens da Mobilidade
Acesso de informações a qualquer momento e em qualquer lugar Otimização do tempo; Redução com custos de comunicação; Redução com custos de consulta e processamento de dados Entre outros...
7
História 1888: Adolf Hitler - pioneiro na transmissão de códigos pelo ar 1956: O primeiro celular foi desenvolvido pela Ericsson, denominado Ericsson MTA ( Mobilie Telephony A ) pesava cerca de 40 instalado em porta malas de carros
8
História 1973: Martin Cooper apresentou o Motorola Dynatac 8000X
9
História 1992: Início da computação móvel. Apple apresenta ao mercado o “Newton”, com tela sensível ao toque e memória de 1 Mb.
10
História Algumas datas importantes:
1990: 2G e GSM (massificou a telefonia móvel) 1995: Linguagem Java 1996: Robotics lança o Palm (80% do mercado) 1996: Primeiros dispositivos com Windows CE. 1998: Lançado SO Symbian 1999: Lançada a plataforma J2ME
11
Symbian x J2ME Iniciou o período de supremacia da Nokia no mercado móvel. C++ x J2ME Aparelhos com baixíssimo poder de processamento e memória. Resolução 96x128 32Kb para execução da aplicação Em 2007, 95% dos aparelhos vendidos suportavam j2me.
12
A Evolução do mercado
13
Números Inimagináveis
4 Bilhões Número de pessoas on-line 31 Bilhões Dispositivos conectados 50 Trilhões Gigabytes Conteúdo na WEB Um mercado que atrai gigantes....
14
Apple Marca mais valiosa do mundo, US$ 153 bilhões
Líder em apenas 4 anos Empresa que mais fatura 50% dos ganhos = Iphone Steve Jobs
15
Google Segunda empresa mais valiosa do mundo, US$ 111 bilhões
Os empreendimentos englobam desde buscas à redes sociais Provavelmente sabe mais da sua vida que você mesmo! :P Recentemente comprou a Motorola
16
RIM Empresa canadense Engloba cerca de 35% do mercado americano
Foco no mercado corporativo Blackberry, seu principal produto
17
Todas querem uma fatia do mercado
Intel Novos processadores HP, Asus, Dell Entrada no mercado de tablets RIM Novo SO para tablets?? Aceitam aplicações android
18
Celular?? NÃO!! Smartphones e Tablets
Massificação dos aparelhos Made in China!!! As limitações acabaram Processadores dual-core 1Gb memória RAM Telas FullHD Cameras 3D
19
Smartphones e Tablets Unificação de gadgets (cameras, filmadoras, GPS,...) Evolução dos serviços prestados pelas operadoras SO como novo foco da disputa pelo mercado Criação de impérios
20
IOS x Symbian x RIM x Android
Apple x Nokia x Blackberry x Samsung,Motorola,LG... Grandes responsáveis pela evolução do paradigmas e da explosão da computação móvel Juntos possuem aproximadamente 95% do marketshare Juntos possuem aproximadamente 98% das receitas
21
Market share (Abril 2011) Vendas para usuário final (em milhares), Gartner
22
IOS Sistema totalmente “fechado”, dependência da arquitetura Apple para desenvolvimento Linguagem: C, C++, Objective-C Produtos: Ipod, Iphone, Ipad Distribuição: Itunes App Store Proprietária: Apple
23
Symbian Desenvolvida pela Symbian (Nokia) Sistema aberto
Linguagem: C, C++ Produtos: Aparelhos Nokia Distribuição: Nokia OVI store
24
Android Desenvolvida pela Google* Sistema aberto* Linguagem: Java
Produtos: Vários fabricantes Distribuição: Android market
25
Outras plataformas Bada (2.0) Windows Phone RIM Plano B da samsung
Aposta da Microsoft + Nokia para reconquistar mercado RIM Blackberry
26
Market
27
App Store 500 mil aplicativos 37% aplicações gratuitas
10 bilhões de downloads 6,8 bilhões de faturamento Maior rigidez na publicação de uma aplicação Única forma de distribuição US$99,00 de inscrição
28
Android Market 240 mil aplicações 57% aplicações gratuitas
3 bilhões de downloads 100 milhões de faturamento Liberdade na publicação de aplicações Baixa qualidade das aplicações Deve ultrapassar a App Store em numero de downloads em 2012 US$25,00 de inscrição
29
Markets no Brasil Baixo número de aplicativos
Alto nível de “atrito” entre aplicações Pouco investimento Grande foco em jogos casuais: Paciência, forca, sudoku,... Grande parte dos usuários se cadastram em “markets” estrangeiros.
30
Por que a App Store brasileira quase não tem jogos?
Departamento de Justiça Classificação dos jogos Processo pode durar meses Saída: Entretenimento Invista em outras áreas. INOVAÇÃO!!! Mobile Marketing Rovio faturou US$1 milhão
31
Futuro do mercado móvel
Fonte: Instituto Gartner 468 milhões de smartphones e tablets 2011 Android: 38,5% IOS: 19,5% 630 milhões de smartphones e tablets 2012 Android: 49,2% IOS: 18,9% 2015 Android: 50% WindowsPhone: 19,5%
32
Futuro do mercado móvel
Cloud Computing Descentralização de serviços e da computação Interoperabilidade As plataformas se comunicam Adaptabilidade O conteúdo deve se adaptar aos vários consumidores de informações
33
São números lindos, mas como isso nos afeta??
Como simples usuários? Como Profissionais?
34
Como usuários? melhoria e diversificação dos serviços e planos das operadoras SMS -> Dados Ilimitados Boom da internet móvel Redução dos custos Incorporação de serviços 33% das reclamações do PROCON
35
Profissionalmente “Mais de 70% dos formandos na área de TI tem medo de seguir na área de mobile” Segmento mais dinâmico da computação Crescimento de 35% ao ano Criação de novas áreas de atuação: UX Adaptadores de conteúdo Especialistas em segurança mobile
36
Profissional - DEsenvolvedor
Evolução da programação para os sistemas atuais Multithreading Escalabilidade Pouca gente especializada Salários mais altos que outros setores Volta dos “desenvolvedores de garagem” Empregado????, Empregador!
37
Profissional – Designers/UX
Customização de conteúdos para empresas Maior liberdade de criação Conteúdos dinâmicos Foco em qualidade Foco em usabilidade Qualquer pessoa poderá usar a aplicação
38
Gerentes e Empresários
Apenas 5% das maiores empresas do Brasil possuem atuação no mercado móvel Novas áreas de mercado a explorar Quem são os novos clientes? Lei de Informática?
39
Mercado No Brasil Mais de 194 milhões de linhas de celular ativas
80% planos pré-pago 20% pós-pago R$107,00, gasto médio mensal com telefonia R$6000,00 empresários
40
Mercado no Brasil 60% pretendem trocar de aparelho em 6 meses
Alguns estados possuem mais aparelhos que pessoas Copa do Mundo 4G para todos*
41
Empresas que deram certo
NAVITA Soluções corporativas para BlackBerry Mais de R$ 10 milhões de faturamento APONTADOR Aplicativos baseados em localização Faturou R$ 17 milhões em 2010
42
Empresas que deram certo
Gol Mobile “Em 2011, vamos faturar mais de R$ 10 milhões” MAYA Labs Crescimento anual de 90% nas operações
43
Onde Investir?? Customização de aplicativos para empresas
Qual o custo de uma aplicação?? Finanças, produtividade, saúde e bem-estar, localização, utilitários para o dia a dia e redes sociais. Uma aplicação pode abrir portas!!!
44
Dúvidas? http://www.gartner.com/ http://www.android.com/
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.