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Prof. Marcelo Nery – PUC/MG

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Apresentação em tema: "Prof. Marcelo Nery – PUC/MG"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Marcelo Nery – PUC/MG
Jogos Digitais Márcio L. Bunte de Carvalho Luiz Chaimowicz Mirella M. Moro UFMG Ana Paula Couto e Silva Gisele L. Pappa Antônio Mendes Convidado Especial Prof. Marcelo Nery – PUC/MG

2 “Desenvolvimento de Jogos e as Disciplinas do Ensino Médio”
Sumário Introdução: Porque Jogos Digitais? Conteúdo da disciplina Jogos Digitais do REM Exemplo de uma aula Palestra: “Desenvolvimento de Jogos e as Disciplinas do Ensino Médio”

3 Multidisciplinaridade
Porque Jogos Digitais? Multidisciplinaridade Diversão Jogos Digitais Computação (física, matemática) Educação Treinamento Arte Socialização Ciências Humanas Saúde Marketing

4

5 Porque Jogos Digitais? Jogos Digitais Multidisciplinaridade
Diversão Jogos Digitais Computação (física, matemática) Educação Treinamento Arte Socialização Ciências Humanas Saúde Marketing Jogos fazem parte do dia-a-dia do aluno Permitem aprender conceitos importantes de forma “lúdica” Mercado que movimenta milhões de dólares

6 Jogos Digitais no REM Possível Introdução no 1º Ano: TI na prática
Disciplina Jogos Digitais no 2º Ano (CBCe) Tópicos Principais: 1. Revisão e Introdução ao Ano II 2. Game Design 3. Roteiro, narrativas e personagens 4. Level Design 5. Criando um Jogo

7 Revisão e Introdução ao Ano II
Histórico e evolução dos jogos digitais. Entendendo o mercado (developer, publisher, distribuidoras e outros). Sistema de classificação indicativa brasileiro.

8 Game Design Conceitos básicos de jogos e Game Design
Etapas de produção. Documentação: Game Design Document (GDD) e Technical Design Document (TDD).

9 Roteiro, narrativas e personagens
Roteiro e narrativas Construção de Personagens Storyboard.

10 Level Design Universo 2D e 3D.
Estudo e aplicação de técnicas de construção de level design.

11 Criando um jogo Ambiente de desenvolvimento. Construção do jogo.

12 Bibliografia / Material
Muito material na internet sobre todos esses assuntos Vários livros também, mas a maioria em inglês O Prof. Marcelo Nery está desenvolvendo um livro sobre o assunto e os pré-prints estão sendo disponibilizados no Moodle a medida que são elaborados

13 Exemplo de Aula Uma classificação dos Jogos Digitais

14 Pesquisa “Ibope” Quantos jogadores temos aqui na sala?
Qual a frequência? Diária? Semanal? Mensal? Quantas horas? Quantos jogos diferentes você jogou no último mês? Qual o gênero / estilo de jogo que você mais gosta?

15 Gêneros ou Tipos São categorias nas quais os jogos são classificados levando em consideração o estilo, a narrativa, a perspectiva dos jogadores, gameplay, etc Ex.: Ação, Aventura, RPG, RTS, ... A classificação não é única e é dinâmica!

16 Gêneros: Ação Normalmente acontecem em tempo real e exigem coordenação motora e reações rápidas Maioria dos Arcades eram/são jogos de ação Subgêneros Tiro (Space Invaders, FPSs, ...) Plataforma (Donkey kong, Sonic, ...) Luta Corrida Rythm (Guitar Hero, ...)

17 Gêneros: Ação Super Mario Call of Duty Pac-Man Mortal Kombat

18 Gêneros: Aventura Normalmente envolvem uma história, onde o jogador deve percorrer cenários, coletar itens, interagir com personagens de forma a cumprir alguma missão Passo não tão acelerado, muitas vezes turn-based Gênero híbrido: Ação-Aventura tem se tornado muito mais comuns que jogos de aventura puros

19 Gêneros: Aventura Myst IV: Revelation Colossal Cave Tomb Raider

20 Gêneros: Role Playing Game (RPG)
Jogadores assumem papéis dentro do jogo (cavaleiros, mágicos, ladrões, etc), e evoluem o personagem ao longo do jogo Normalmente possui uma narrativa longa, grandes cenários e os jogadores tem que cumprir desafios (quests) ao longo do jogo Originários dos tradicionais RPG de papel e cartas (Dungeons and Dragons)

21 Gêneros: Role Playing Game (RPG)
Baldur’s Gate Final Fantasy

22 Gêneros: Simulação Tentam replicar máquinas, sistemas, experiências do mundo real Variados graus de realismo. (Quanto mais precisa é a simulação mais habilidade é requerida do jogador) Subgêneros Veículos (MS Flight Simulator, ...) Construção e Gerência (Simcity, TTD, ...) God Games / Toy Games: the Sims, B&W, Spore Esportes (Fifa, NBA, ...)

23 Gêneros: Simulação The Sims 2 Fifa 08 Rollercoaster Tycoon
Microsoft Flight Simulator

24 Gêneros: Estratégia Origem em jogos como Xadrez, Diplomacia,...
Jogadores devem gerenciar recursos e conquistar objetivos Normalmente envolvem construir unidades, coletar riquezas e derrotar inimigos Turn-Based Strategy x Real Time Strategy Os jogos RTS atingiram um grande sucesso e são mais comuns hoje em dia Mais recentemente: MOBA: RTS + Ação

25 Gêneros: Estratégia Command and Conquer Starcraft

26 Gêneros: MMOGs Apesar de derivado de outros gêneros, acabou se tornando um gênero próprio por suas características MMORPG, MMOFPS, etc... Um grande número de pessoas, fisicamente distribuídas, jogando on-line Desafios Balanceamento entre socialização e imersão Fazer as pessoas “se comportarem” de acordo

27 Gêneros: MMOGs Ultima Online World of Warcraft Toontown Online

28 Gênero: Serious Games Na verdade também é derivado de outros gêneros (ação, aventura, etc), mas tem como objetivo realizar o treinamento de alguma atividade através de jogos Exército Empresarial etc

29 Gênero: Serious Games

30 Gêneros: Jogos Sociais
Surgiram com o advento das redes sociais Características: Jogos casuais (será?) Interação com os amigos da rede Não exigem habilidade, mas dedicação Funcionalidade básica gratuita Pagamento por assinaturas / itens especiais (2 a 5% do público pagante)

31 Gêneros: Jogos Sociais
Colheita Feliz Cow Clicker  Cityville

32 Outros Gêneros Cassino Puzzles Jogos Casuais ... Minesweeper
Party Poker Candy Crush

33 O que vem por aí? Novos estilos surgem a todo momento com o avanço da tecnologia, mudanças de comportamento, etc... Tendências Mobile / Tablet Games? Realidade Aumentada?

34 Atividades Escolha 5 jogos que você conhece e classifique-os de acordo com os gêneros mostrados. Qual é o gênero de jogo mais legal? Porque? Defenda o seu ponto de vista! Faça uma pesquisa sobre jogos do gênero serious games, mostrando como ele surgiu e dando diferentes exemplos reais de jogos.


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