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Perfil do jovem brasileiro (18 a 24 anos)

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Apresentação em tema: "Perfil do jovem brasileiro (18 a 24 anos)"— Transcrição da apresentação:

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2 Perfil do jovem brasileiro (18 a 24 anos)
Em 2006, de cada 10 jovens: 3 analfabetos 32 estudam no Superior 68 em 100 não estudam 29 têm Ensino Médio Fundamental completo incompleto 2010:

3 Perfil do jovem brasileiro (18 a 24 anos)
O Brasil tem um grande crescimento de jovens no Ensino Superior, mas ainda está muito abaixo de países com igual grau de riqueza. BRASIL REGIÃO SUL ,8% ,9% ,6% ,4%

4 QUEM É O JOVEM UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO?
Do ponto de vista sócio-demográfico: tem entre anos; majoritariamente do sexo feminino; fizeram a Educação Básica em escolas públicas; grande parcela trabalha, não como arrimo de família, mas para complementar a renda da mesma.

5 UNIVERSITÁRIO = HETEROGÊNEO?
OS QUE ESTÃO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS tendem a ser, mesmo com a presença das cotas de inclusão social, de classes sociais mais elevadas que os da escola privada; número ligeiramente maior estudantes do sexo masculino; de faixas etárias mais jovens.

6 UNIVERSITÁRIO = HETEROGÊNEO
UNIVERSITÁRIO = HETEROGÊNEO? OS DE UNIVERSIDADE PARTICULARES: dois blocos bastante distintos Um seleto grupo, ou nos cursos de alto prestígio – Medicina, Odontologia e em algumas Engenharias; ou localizados em centros especializados (ex. FGV); ou voltadas à formação de gerentes Predomínio de classes altas, mais jovens, do sexo masculino. Muito semelhante ao perfil do aluno das universidades públicas. Outro - a grande maioria - é constituído por mulheres, com alunos mais velhos e de classes mais baixas. São alunos trabalhadores, muitas vezes arrimo de família. Os mais jovens utilizam-se também de políticas públicas de financiamento - FIES e PROUNI – ou dependem do esforço da família.

7 UNIVERSITÁRIO = HETEROGÊNEO?
Outra distinção marcante é quanto ao turno. Escolas particulares oferecem suas opções de ensino preferencialmente no noturno, investindo pesadamente, na última década em cursos tecnológicos e na Educação a Distância-EaD; Escolas públicas são, ou de turno integral ou diurnas.

8 Perfil geracional do jovem universitário
Seus pais têm entre anos (nasceram entre 1950 e 1970); nasceram na democracia (entre ) – são filhos do ECA – já frequentaram a escola como sujeitos de direitos; são filhos da segunda geração da liberdade sexual, vieram depois da contracultura e da ditadura militar; sofreram na infância os efeitos da experiência neoliberal da década de 1990; formam a primeira geração do consumo de massa (urbano-industrial).

9 Perfil ou perfis? 1 - Os filhos das classes médias/altas urbanas, industriais é de um tipo; 2 - outro, também de grupos médios/altos, oriundos de famílias rurais (desde os clássicos latifundiários, até pequenos agricultores produtivos. Há dois novos grupos: 3 - Os filhos de migrantes rurais pobres, que fazem a vida na cidade e buscam o encaminhamento dos seus filhos para profissões limpas; 4 - os filhos da classe trabalhadora urbana, já residentes na cidade que vivem a experiência da primeira geração de filhos universitários.

10 Possibilidades de mudanças?
Alterando essa tendência histórica: políticas públicas de inclusão educacional – cotas raciais e sociais nas universidades públicas; PROUNI e REUNI que ampliam sobremaneira as vagas universitárias; expansão do ensino noturno e da EAD. MAS AINDA TEMOS UM LONGO CAMINHO...

11 E O QUE O MUNDO OFERECE? Trabalho flexível e fragmentado;
Vínculos frágeis com o mercado de trabalho “espírito empreendedor”; Imprevisibilidade da vida o futuro é apresentado mais como risco do que como possibilidade; A sorte aparece como constitutiva da vida, reiterando o discurso que o jovem só pensa no presente.

12 Quais as preocupações dos jovens no mundo contemporâneo?
A violência = criminalidade e tráfico; O desemprego ou emprego precário; Educação (falta de), como condição de mobilidade social e possibilidade de futuro. A miséria, pobreza e a desigualdade social.

13 REIVINDICAÇÕES MAIS RECORRENTES!
1 – Maior acesso ao Ensino Superior (mais vagas, políticas de cotas e financiamento público. 2 – Espaços de cultura e lazer crítica à concentração dos espaços em bairros ricos e à pouca valorização da cultura brasileira. 3 – Democratização de novas mídias crítica à televisão como principal fonte de informação

14 COMO SE POSICIONAM NA POLÍTICA?
7 em cada 10 jovens NÃO participam de grupos políticos; Apenas 2 em cada 10 participam dos movimentos citadinos: Grupos religiosos clubes e lazer grupos artísticos Gangues/galeras trabalho voluntário partidos políticos

15 POSSIBILIDADES? .... Agir na defesa da qualidade do planeta;
Desenvolver a solidariedade social; Preparar-se para o mercado de trabalho; Filtrar, de forma crítica, as informações que acessa; Lutar contra a desigualdade social.

16 SIM, aqui podemos buscar nossos sonhos!
E A UFPR? Local do encontro. Local da partilha. Espaço da formação profissional. Local da transição da adolescência para vida adulta. SIM, aqui podemos buscar nossos sonhos! MUITO OBRIGADA!


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