A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parque Natural do Douro Internacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parque Natural do Douro Internacional"— Transcrição da apresentação:

1 Parque Natural do Douro Internacional
De rio de águas violentas, o Douro, devido às barragens, fez-se um vasto e tranquilo espelho de água aprisionado entre muralhas a prumo, sendo notório o contraste entre a estreita garganta por onde corre e o ondulado das superfícies adjacentes.

2 Aspectos Gerais O que são áreas protegidas? O que é um Parque Natural?

3 1. O que são áreas protegidas?
As áreas protegidas são áreas que se destinam à preservação de paisagens, regiões naturais, da flora, da fauna, e animais, alguns, em extinção. As áreas protegidas também têm vindo a ser alteradas pelo homem, principalmente os fogos. O pastoreio intensivo, ou seja, os pastores a andar por a área protegida, e a construção civil, que provoca um grande impacto ambiental – destruição dos habitats e a extinção das espécies.

4 2. O que é um Parque Natural?
Um parque natural é uma área de conservação, fora de uma área urbana, protegida por lei com o objetivo de preservar a flora e a fauna local e proporcionar um ambiente de lazer. Um parque natural pode possuir áreas para Campismo, canoagem, caminhadas e piqueniques. Muitos parques naturais são centros turísticos, por abrigarem monumentos naturais, como grandes montanhas, por exemplo.

5 Parque Natural do Douro Internacional
Características do Parque: Clima Flora e Fauna Relevo Outras

6 Parque Natural do Douro Internacional
Clima O clima da região pode definir-se como mediterrâneo-subcontinental, de acentuadas amplitudes térmicas, com invernos frios mas estios muito quentes e secos, com escassa precipitação e amenas temperaturas invernais, fazendo parte da designada Terra Quente Transmontana.

7 Flora e Fauna Pela sua imensa extensão, clima e localização, o parque natural do Douro Internacional tem uma riquíssima fauna e flora. Bosques de carvalho negral, cerquinho, de azinheira e zimbrais, entre outras imponentes árvores e vegetação em áreas do Parque, a par com a fauna, com espécies tão diversas como a Águia-real e a Cegonha-negra (em perigo de extinção), ou o Abutre-do-Egito e Gralha-de-bico-vermelho, ou o Lobo, a Toupeira de água, o Gato-bravo que habitam entre tantas outras como o pombo, abrigado nos tradicionais pombais, que faz parte da dieta do agricultor e enriquece a terra.

8 Relevo O Parque Natural do Douro Internacional é constituído por duas zonas planálticas, uma a norte com altitudes rondando os metros e outra a sul com altitudes rondando os metros. Nestas duas zonas essencialmente graníticas, quer o rio Douro quer o rio Águeda escavaram vales muito profundos, encaixados, com encostas escarpadas que por vezes ultrapassam os 200 metros de altura, formando dois desfiladeiros monumentais de grande beleza e espectacularidade.  A maior altitude do Parque é de 895 metros na Nossa Senhora da Luz, na fronteira norte com Espanha, e a mínima é de 125 metros, quando o Douro sai do Parque Natural.

9 Outras As casas concentram-se envoltas por campos cultivados: nas zonas planálticas predomina a cultura de cereais e as zonas mais baixas e húmidas dos vales são ocupadas por lameiros. Organizados pelo Parque Natural do Douro Internacional, funcionam interessantes passeios de barco em diversos locais deste Parque. O Parque Natural do Douro Internacional é o mais recente parque natural português, criado em 1998 e indubitavelmente um mundo aparte, um mundo que se manteve esquecido e, por esse motivo, intacto do exterior, protegido dos excessos e das confusões, o que lhe confere uma beleza e riqueza muito próprias e a preservar.


Carregar ppt "Parque Natural do Douro Internacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google