A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Discriminação Racismo e Xenofobia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Discriminação Racismo e Xenofobia."— Transcrição da apresentação:

1 Discriminação Racismo e Xenofobia

2 Racismo

3 O que é o RACISMO ? O racismo é um preconceito onde existem grupos de pessoas que se acham superiores umas às outras, e que o seu ponto de vista e sua ideologia são caracterizadas por apontar defeitos , gostos, tradições e comportamentos diferentes. Este engloba-se às contradições da maneira de pensar de cada indivíduo, em que os seus vocabulários vão crescendo, sempre com novos protestos e novos actos que esses o apontam e desvalorizam.

4 Origem do RACISMO… O racismo teve origem em culturas ocidentais, ligadas a conceitos sobre a natureza humana que fundamentam a discriminação, tendo em conta a sua exploração. Os primeiros conceitos racistas surgem em meados do século XV, em Espanha sobre as culturas dos Judeus e os Muçulmanos.

5 Formas de RACISMO O racismo pode manifestar-se através:
- discriminação (cor de pele, cultura, …) - violência física (também psicológica, tratando-se desta em ofender pessoas e perturbá-las mentalmente).

6 Relação entre RACISMO e os Direitos Humanos
A Declaração de Direitos Humanas foi elaborada com o objectivo da igualdade de todos os seres Humanos, independentemente da sua raça, nacionalidade, idade, religião ou sexo. Embora todos os Homens sejam considerados iguais, desta igualdade são excluídos os de raça negra, os índios e todas as "raças" consideradas "selvagens", "incivilizadas", "primitivas", etc.

7 Reflexão O Racismo é um preconceito que não deve ser exposto pela sociedade. Em pleno século XXI as pessoas deveriam ter uma mentalidade mais aberta, onde não existissem preconceitos. Afinal todos somos iguais, pois não importa a raça, nem cultura ou religião. « Todos somos diferentes, mas todos somos iguais.»

8 Xenofobia

9 Origem de XENOFOBIA? Xenofobia XENO FOBIA pessoas estrangeiras
medo doentio

10 O que é XENOFOBIA? Xenofobia é o medo que o ser humano tem de alguém desconhecido ou diferente (de outro país), não entrando em contacto ou evitando este. Xenofobia pode dar origem a uma doença psicológica, que dada a intensidade elevada poderá ser considerada grave.

11 Pensamentos de uma pessoa xenófoba
As pessoas que têm xenofobia pensam que os emigrantes: - retiraram as oportunidades de emprego; - ocupam território que é considerado seu (pelo xenófobo); - têm regalias que a pessoa do próprio país não tem; - etc.

12 Desenvolvimento de Xenofobia
A técnica de insensibilização sistemática foi desenvolvida entre 1952 e 1958 por Joseph Wolpe (psiquiatra), tendo como objectivo estabilizar o medo excessivo de determinado indivíduo.

13 Reflexão Os xenófobos são pessoas com problemas “psicológicos” que se sentem discriminadas pelos indivíduos de outra nação, que ao se sentirem invadidos no seu território sentem revolta pelos emigrantes terem mais oportunidades que eles. A xenofobia pode ser considerada num estado crítico ou não.

14 Vídeo «Pontapé no racismo»
Fonte _no_racismo/

15 Trabalho realizado por:
Sónia Santos e Sérgio Fernandes.


Carregar ppt "Discriminação Racismo e Xenofobia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google