A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 01 – APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E REFERÊNCIAS CONCEITUAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 01 – APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E REFERÊNCIAS CONCEITUAIS"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 01 – APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E REFERÊNCIAS CONCEITUAIS
TÉCNICAS DE RECREAÇÃO AULA 01 – APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E REFERÊNCIAS CONCEITUAIS

2 APRESENTAÇÃO PESSOAL ATIVIDADE 1: Diga seu nome e responda a uma das perguntas de 1 a 30: 1) Onde vc estudou e onde mora? 2) Qual a importância do lazer para a sociedade de hoje? 3) Qual assunto dentro do recreação mais te interessa? 4) Que time você torce? 5) Quantos anos vc tem? 6) Vc é casado, solteiro ou tico-tico no fubá? 7) Qual a semelhança entre o Chaves e o Corinthians? 8) Qual professor do ensino médio você mais gostou? Por que? 9) O que espera do semestre? 10) O que espera da disciplina? 11) Vc se considera uma pessoa criativa? Por que? 12) Vc gosta de formatos alternativos de ensino? Quais?

3 APRESENTAÇÃO PESSOAL 13) Para onde foi a melhor viagem que fez na vida? Por que? 14) Qual é seu sonho em relação a turismo? 15) Quais são as principais atividades de lazer doméstico que realiza? 16) Quais são as principais atividades de lazer extradoméstico que realiza? 17) Quais são as principais atividades de lazer ligado a mídias/virtualidade pratica? 18) O que te atraiu para o curso de turismo? 19) Qual é sua cor, fruta, animal e flor preferida? 20) O que mais te atrai no sexo oposto? 21) O que vc mais gosta no IFSP? E o que mais odeia? 22) O que vc mais teme na vida? Por que? 23) Qual foi o evento mais marcante de sua vida? Por que? 24) Praia ou Campo? Por que? 25) O que vc acha da Dilma na presidência? 26) O que vc achou da Semana dos Bixos? 27) Qual a idade ideal para casar? Por que? 28) Quem é seu melhor amigo? 29) Quem é seu ídolo? 30) Qual é o melhor programa de TV?

4 APRESENTAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E RELAÇÃO COM A ÁREA DE RECREAÇÃO EXPERIÊNCIA COM RECREAÇÃO Espaço Eremimo – Cliente Teste Hotel Leão da Montanha – Cliente de Temporada Tênis Clube Paulista – Cliente Fixo Eventos Corporativos Festas Infantis Outros serviços (personagens, DJ) Departamento Comercial (Escolas) (DETALHAMENTO DE TAIS EXPERIÊNCIAS NAS PRÓXIMAS AULAS)

5 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Objetivos Conteúdos Avaliações Regras de Conduta Diálogo / Espírito de Equipe Motivação Dedicação Vivência

6 CONCEITUAÇÃO ATIVIDADE 02 – Adotem uma atitude filosófica, (em trios, definindo 02 perguntas relacionadas ao conteúdo da disciplina): 1)A recreação sempre fez parte da sociedade? 2)Existe uma definição clara sobre a importância da recreação nos dias atuais? 3)Por que estudá-la em curso de tecnologia em turismo? 4)Que benefícios poderei extrair para minha formação profissional? (TODAS AS PERGUNTAS SERÃO RESPONDIDAS AO LONGO DO SEMESTRE, POR )

7 CONCEITUAÇÃO 1) O ato de brincar, se divertir, sempre fez parte das sociedades mais avançadas, inclusive não humanas. Em outras palavras, recrear-se é algo natural, necessário à própria sobrevivência (ex. filhotes de leão desenvolvem habilidades motoras e sociabilidade durante os momentos de descontração) TEXTO DE APOIO: “A fórmula da felicidade segundo Epicuro “ (Publicado por Paulo Franklin no endereço

8 “A FÓRMULA DA FELICIDADE SEGUNDO EPICURO”
Epicuro, grande nome da filosofia antiga, foi um grande estudioso do comportamento humano, principalmente no que se refere ao ramo da felicidade. Querendo saber por que alguns poucos são felizes e outros tantos não, o filósofo reuniu questionamentos que até hoje são de grande valia para nos direcionar rumo a tão almejada felicidade.

9 “A FÓRMULA DA FELICIDADE SEGUNDO EPICURO”
Segundo Epicuro, o ser humano só será feliz se conseguir desenvolver três importantes elementos: amigos, liberdade e uma vida equilibrada. Quem souber valorizar cada um destes aspectos encontrará a verdadeira felicidade.

10 “A FÓRMULA DA FELICIDADE SEGUNDO EPICURO”
Epicuro valorizou – e muito – a importância da amizade. Construiu uma grande casa e lá convidou seus melhores amigos para viverem ao seu lado. Dizia que não há amizade na distância. O homem só é amigo de verdade quando vive ao lado das pessoas que gosta. Considerava a hora da refeição um bom momento para viver a amizade. Para ele, não faz sentido sentar-se à mesa sozinho, pois, quem come na solidão é o urso ou o leão.

11 “A FÓRMULA DA FELICIDADE SEGUNDO EPICURO”
Entender o sentido da liberdade em Epicuro exige compreender a ânsia do consumismo reinante em nossa sociedade. Envolto numa atmosfera do “ter para ser” o homem gasta sem necessidade e compra coisas que nunca irá utilizar. E é justamente este excesso que rouba de nós o direito de ser feliz. Para Epicuro, encontrar a felicidade é também ser livre para decidir. A liberdade de dizer não aos padrões impostos pela massa e viver uma vida equilibrada. 

12 “A FÓRMULA DA FELICIDADE SEGUNDO EPICURO”
Equilíbrio. Outro grande desafio para os que buscam a felicidade. Não é possível falar em bem-estar sem valorizar os momentos de introspecção, onde o homem se permite analisar sua história de vida e mudar quando a situação o permitir. Epicuro  sabia que ninguém consegue ser feliz se não tiver a capacidade e a coragem de analisar os rumos da sua trajetória para encontrar o equilíbrio tão necessário num mundo onde as pessoas olham mais para as outras e se esquecem de si.

13 “A FÓRMULA DA FELICIDADE SEGUNDO EPICURO”
Entende-se que a felicidade é tão necessária quanto o ar que respiramos. Procurá-la longe de nós é o principal obstáculo a nos impedir de encontrá-la. Por isso, os discípulos de Epicuro construíram uma grande muralha na entrada da cidade onde residiam e lá escreveram coisas a cerca da felicidade. Queriam que cada um que por lá passasse tomasse consciência da importância de ser feliz. Pena que, assim como hoje, muitos estavam preocupados mesmo era com as contas a pagar.

14 HOMEWORK ATIVIDADE 04: Lição de Casa – Cada trio deve entregar por escrito na aula seguinte uma breve reflexão sobre: O que a sociedade de hoje tem de melhor e de pior em relação às gerações anteriores? (EM FORMATO DE TABELA COMPARATIVA) 2) No que a sociedade atual se diferencia das anteriores em relação a forma de se recrear? (DISSERTAÇÃO DE 15 A 30 LINHAS)

15 PRA RELAXAR ATIVIDADE 05: CANTICO DO TIO PÊLO
“Diretamente do planeta Zenlá, nosso intrépido recreador-professor importou algumas das mais bizarras canções da galáxia”. Mostre habilidades alienígenas e aprenda a letra: FLI, FLAY FLI, FLAY, FLOW FIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIISTA! CUMBALARACUMBA, LARACUMBA, LARAFISTA (2X) NONONONO, NOFISTA (X2) MINIZARA, MINIDESK, MINIRU, AU AU (X2) MINIDESK, MINIZARA, MINIRU, AU AU (X2) A SÊ: BIBIOKENDOKEMBOBOSHIDOKEISHI (X2)

16 DEBATE Baseado na leitura do texto: “A Felicidade Existe? Freud, A Psicanálise e a Felicidade” “…religiões prometem felicidade eterna, tendo como condição a fé…” “…A psicanálise é cética quanto ao sujeito humano ser feliz…” Qual é a diferença entre necessidade e desejo, segundo Freud? Qual é a maior demanda do ser humano?

17 DEBATE “…O sujeito vive em estado de excitação contínua: prazer e desprazer ao mesmo tempo…” - COMENTE “… o desejo implica num desvio ou perversão da ordem natural ou biológica. Deixando de ser instintivos, os humanos se orientam pela ‘ordem’ pulsional e desejante…”

18 DEBATE “… É certo que a necessidade quando preenchida leva o sujeito a obter a sensação de satisfação. Mas, não o leva o leva sentir-se feliz. Isto acontece porque “o desejo, jamais é satisfeito…" “… não podemos associar a satisfação das necessidades com a felicidade. A arte, a política, a fé religiosa ou laica, prometem, mas não cumprem a aspiração de proporcionar felicidade ‘realista’ ao ser humano, porque ele está a priori condenado a insatisfação, a angústia e deve se contentar apenas com os momentos desatisfação parcial ou realização ilusória….”

19 DEBATE “Conhecer-se a si mesmo é uma grande valia para a felicidade, tanto para termos noção mais concreta de nossas potencialidades quanto para sabermos dos nossos defeitos” Alguns estudos confirmam antigas sentenças filosóficas que já apontavam sobre o melhor caminho para a felicidade: o  altruísmo e a manutenção das amizades. Em vez de ficar obsessivamente buscando “a” felicidade, deveríamos sustentar uma certa “alegria de viver” no nosso próprio eu, e que pudesse ser irradiada para também animar o próximo. Seria uma “alegria que nasce da verdade” ou sabedoria.”

20 DEBATE É possível ser feliz nos dias atuais? Como?
O que te traz felicidade? Por que? Qual a relação do turismo/lazer/recreação com a felicidade?


Carregar ppt "AULA 01 – APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E REFERÊNCIAS CONCEITUAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google