A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empregabilidade Apresente-se aos alunos informando sua formação e currículo profissional, destaque as experiências para criar uma confiança entre você.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empregabilidade Apresente-se aos alunos informando sua formação e currículo profissional, destaque as experiências para criar uma confiança entre você."— Transcrição da apresentação:

1 Empregabilidade Apresente-se aos alunos informando sua formação e currículo profissional, destaque as experiências para criar uma confiança entre você e os alunos. Inicie a aula entrevistando todos os alunos, principalmente com informações sobre emprego atual ou último emprego, caso tenham, principalmente empresa e cargo. Isto poderá ajudar no momento de exemplificar durante as aulas, além de criar uma pequena network entre os alunos. Apresente também um breve conceito sobre o que é network. Apresente o curso de administração por inteiro e o formato das aulas. Inicie o estudo de introdução à administração. Destaque que apesar do estudo de administração ter iniciado no século XX, existiram administradores natos antes desta época. Existem dois grandes exemplos que você poderá utilizar e utilizá-los até posteriormente, como a estrutura da Igreja católica, ou seja, os católicos foram grandes administradores e os exércitos. Nestes dois exemplos que existem desde início dos séculos podemos exemplificar com estrutura organizacional, marketing, hierarquia e administrações, nos dois exemplos existem e sempre existiram os departamentos. Roma também foi um grande exemplo de sucesso de administração, pois Julio Cezar aplicava conceitos de motivação para manter o exército e a população, utilizando o Coliseu.

2 Plano de aula 1ª. Aula: 28/02/2011 1. Boas Vindas
2. Apresentação do Módulo Conteúdo Metodologia Avaliações 3. Teste: O que você quer da Vida?

3 Metodologia de Trabalho Empregabilidade
José Wagner da Silva Sampaio

4 Boas Vindas

5 Turma: 1040 Início: 28/02/2011 Término: 06/04/2011 Período:Segundas e Quartas Horários: 09:00 às 10:30 Número de aulas: 10

6 Temas dos Capítulos Capítulo 1: Carreira Profissional
Capítulo 2: Como Elaborar seu currículo Capítulo 3: Procurando Emprego  Capítulo 4: Desvendando o processo seletivo Capítulo 5: Proposta de Trabalho Capítulo 6: O profissional de sucesso

7 Capítulo 1: Carreira Profissional
Fatores: Vocação Influência Familiar Mercado de Trabalho Oportunidades Remuneração

8 Capítulo 2: Como Elaborar seu Currículo
Cartão de Visita (conceito) Formatação Padrão: Fonte: Arial ou Times News Roman Tamanho: 12 Folha: A4 Carta de Apresentação: Correspondência Comercial Descrição

9 Capítulo 3: Procurando Emprego
Locais: Internet Jornais Networking Mapeamento de Empresas

10 Capítulo 4: Desvendando o processo seletivo
Etapas: Contato Telefônico Entrevistas (individuais / coletivas) Dinâmicas (apresentação/aquecimento/atividade principal) Testes (práticos/conhecimentos/redação/psicológicos)

11 Capítulo 5: Proposta de Trabalho
Possibilidades: C.L.T ( Carteira Assinada) Contrato Temporário Cooperativas de Trabalho Contrato Terceirizado Autônomo (Empreendedor Individual) Mercado Informal

12 Capítulo 6: O profissional de sucesso
Comunicativo Flexível Autoreflexivo Empático Automotivado Habilidade Social Autocontrolado

13 Metodologia usada nas aulas
Aula Expositiva Debates, argumentações e opiniões dos alunos Apresentação de Vídeos Eventos ( Aulas Extras) Trabalhos de Casa e Classe Avaliação Parcial e Final Testes

14 Estágio de Empregabilidade (Sexta-Feira)
(Nota Parcial) 11/03/2011 18/03/2011 25/03/2011 01/04/2011 Entrega da Avaliação: até o dia 05/04/2011

15 Passos: Meus Documentos (aluno) Nome do Usuário: aluno Senha: sos
Meu Computador Meus Documentos Aldeota /Benfica Pasta Exercícios Empregabilidade Estágio de Empregabilidade (versão 8) Internet Nome do Usuário: internet Senha: *********

16 Eventos (Aulas Extras)
TEMA: Comunicação Eficaz Data: 18/03/2011 Horário:09:30 às 11:00 2º. Evento Tema: Inteligência Emocional Data: 25/03/2011 Horário:09:30 às 11:00

17 Sites de Pesquisa:

18 Avaliação (Pesquisada) 1a. Avaliação (Estágio/individual) - Pesquisada Questões Subjetivas e objetivas Data de entrega: até o dia 05/04/2011 2ª. Avaliação (individual) 20 Questões Interpretação Textual / Questões Objetivas e Subjetivas Data: 06/04/2011

19 Dinâmica de Apresentação

20 O que você quer da vida? Identificar seus valores como primeiro passo em direção à carreira certa

21 A escolha da profissão deve estar baseada apenas na vocação ou convém levar em conta as oportunidades do mercado de trabalho? O que é mais importante: sucesso financeiro ou realização pessoal? Perguntas como essas costumam aparecer na hora da definição profissional. Saber o que realmente conta para você e o que, no fundo, espera da vida é a melhor maneira de resolver o dilema. Este teste foi elaborado para ajudá-lo a identificar seus valores e suas motivações – ele não apresentará uma relação de profissões. Leia atentamente cada pergunta e assinale apenas uma alternativa para cada questão. Se ficar em dúvida, escolha a que mais se aproxima do seu jeito de ser.

22 1) Quando imagino minha vida daqui a dez anos, me vejo como um profissional:
a) Realizado, fazendo as coisas que gosto. b) Reconhecido e valorizado no mercado. c) Sério, dando continuidade ao trabalho dos meus pais. d) Muito bem sucedido financeiramente. e) Atuante em minha comunidade.

23 2) Os profissionais que mais admiro são aqueles que:
a) Sentem-se felizes e plenamente satisfeitos com seu trabalho. b) São considerados os melhores na sua profissão. c) Têm sucesso seguindo a tradição profissional da família. d) Fazem sucesso e ficam ricos com seu trabalho. e) São excelentes e sempre desenvolvem trabalhos voluntários.

24 3) As minhas férias ideais são:
a) Fazendo tudo que gosto e que nunca tenho tempo para curtir. b) Esquiando nas montanhas nos lugares mais badalados. c) Viajando para praia ou o campo com os amigos do colégio. d) Não importa o lugar, desde que num hotel 5 estrelas e com todas as mordomias. e) Passando o tempo em uma cidade do interior envolvido em um projeto comunitário.

25 4) Quando sou apresentado a alguém, geralmente falo sobre:
a) Os meus interesses e hobbies. b) Pessoas famosas e importantes que conheço. c) As histórias engraçadas da minha infância, minha família e amigos comum. c) Carros, viagens e os lugares da moda que gosto de freqüentar. e) Os problemas que acontecem na política e as desigualdades sociais.

26 5) Quando os outros se referem a mim, gosto de ser lembrado por:
a) Meu jeito de ser. b) Minha popularidade. c) Meu sobrenome. d) Coisas que conquisto. e) Sempre ajudar aos outros.

27 6) Aproveito as minhas horas de lazer para:
a) Ir ao cinema, mexer no computador ou ler um livro. b) Ir aos lugares da moda ou me informar sobre o que está acontecendo de interessante pela cidade. c) Ficar em casa conversando com meus amigos ou assistindo a um vídeo. d) Fazer compras ou passear no shopping. e) Ficar ligado nas notícias atuais.

28 7) Quando conheço alguém do sexo oposto, procuro saber:
a) Seus hábitos e interesses. b) Quem são seus amigos e os lugares que freqüenta. c) Sobre sua família e seus melhores amigos. d) Onde mora e em que colégio estuda. e) Em qual partido votou nas últimas eleições.

29 8) Nas minhas relações pessoais procuro estar sempre cercado por:
a) Quem gosta de coisas que eu gosto. b) Gente interessante que tem sempre novidades para contar. c) Pessoas próximas, em quem confio. d) Gente que gosta de viver bem. e) Pessoas que atuam na sociedade de forma ética.

30 9) Quando me refiro à minha família, geralmente falo sobre:
a) O lado interessante da profissão dos meus pais. b) O sucesso que alcançaram e o prestígio que eles têm. c) As coisas que fazemos juntos. d) As suas conquistas pessoais e econômicas. e) A sua origem social e orgulho que sinto em relação a ela.

31 10) O que mais me atrai no jeito do(a) meu(minha) namorado(a) é:
a) A maneira como ele (ela) curte tudo o que faz. b) A vida agitada e cheia de acontecimentos que ele (ela) tem. c) O contato com seus amigos e família. d) A maneira como ele (ela) aproveita a vida, com viagens, festas, roupas da moda. e) A forma de agir dele(a), sempre preocupado(a) com os outros.

32 11) Quando vou dar um presente para um amigo procuro:
a) Escolher algo que eu goste e ele também. b) Escolher um objeto que o faça se sentir especial e diferente dos demais. c) Pensar em alguma coisa que ele possa aproveitar junto com seus amigos. d) Escolher algo de qualidade como uma roupa de grife ou um CD importado. e) Algo que ele realmente goste e valorize.

33 12) O paraíso para mim é um lugar onde posso:
a) Fazer todas as coisas que gosto e do jeito que eu quero. b) Encontrar muitas pessoas interessantes e famosas. c) Curtir as pessoas de quem eu mais gosto. d) Aproveitar todas as coisas boas da vida. e) Confiar nas pessoas, e onde não existam diferenças sociais.

34 13) O professor que mais me influenciou até hoje foi o que:
a) Me ajudou a descobrir novos interesses e talentos. b) Me reconheceu como um dos melhores. c) Me ajudou a melhorar minhas relações interpessoais. d) Me apresentou um novo e promissor campo de trabalho. e) Me ensinou a pensar criticamente.

35 14) Se eu fosse trabalhar nas férias, escolheria uma atividade que:
a) Me permitisse fazer coisas que mais gosto. b) Me colocasse em contato com pessoas bem-sucedidas. c) Pudesse ser feita em equipe. d) Fosse bem remunerada. e) Fosse voluntária e com a qual eu pudesse ajudar o maior número de pessoas.

36 15) O grande sonho da minha vida é:
a) Poder desenvolver plenamente meus talentos e habilidades. b) Ser reconhecido como o melhor naquilo que faço. c) Ser querido e respeitado pelos que me cercam. d) Viver cercado de muito conforto, sem nenhuma preocupação financeira. e) Viver em uma sociedade igualitária.

37 16) A pior coisa para mim é:
a) Ser obrigado a fazer coisas que não têm nada a ver comigo. b) Não ser reconhecido por minhas realizações. c) Ficar longe dos meus amigos e familiares. d) Não poder fazer as coisas que gosto por falta de grana. e) Fazer coisas que vão contra meus valores.

38 17) Gosto principalmente de esportes que:
a) Permitem que eu me descontraia e aproveite os amigos. b) Possibilitam ao atleta se destacar e ficar famoso. c) Eu possa jogar com meus amigos da escola. d) Possibilitam sucesso financeiro e poder. e) Envolvam trabalho em grupo e equipe.

39 18) Revistas e livros são antes de mais nada:
a) Fontes de informação e de conhecimentos sobre os assuntos que me interessam. b) Um meio de ficar por dentro das novidades e saber sobre a vida das pessoas. c) Uma forma de me atualizar para poder conversar com os amigos. d) Fontes de informações que podem me ajudar a alcançar meus objetivos. e) Referências para que eu seja um cidadão consciente.

40 19) Meus amigos sempre me procuram quando:
a) Precisam de uma opinião sobre assuntos pelos quais me interesso. b) Querem saber sobre o que está na moda . c) Querem contar algo que aconteceu com eles. d) Precisam de uma orientação sobre a compra de alguma coisa. e) Estão em dificuldades e precisam de ajuda.

41 Gabarito Pontos acumulados: Alternativa "a": Alternativa "b":
Alternativa "c": Alternativa "d": Alternativa "e":

42 Tipo A – Em busca do prazer Você faz suas escolhas baseado principalmente na busca da satisfação e realização pessoal. Ao se decidir por uma profissão, considere se ela irá de fato lhe proporcionar a realização que tanto valoriza. Se você levar em conta seus gostos e interesses irá, com certeza, ter sucesso e ser feliz. Dica Converse com pessoas que têm as profissões pelas quais se interessa e observe o que elas fazem no dia-a-dia. Lembre-se que irá passar boa parte da vida nessas atividades e que, para você, estar em sintonia com os desejos é essencial.

43 Tipo B –Em busca da fama e do reconhecimento Para você, o mais importante é ser reconhecido e valorizado pelos outros. Ao escolher uma profissão, leve em conta as oportunidades que ela lhe oferece para se projetar socialmente. Ser considerado o melhor naquilo que faz e ficar famoso são atributos muito importantes para você e devem participar da sua decisão. Dica Dê atenção especial às profissões que oferecem oportunidades para se destacar ou esteja em alta. Converse com pessoas que você admira por essas características e veja o que elas fizeram para alcançar sucesso.

44 Tipo C - Em busca do afeto Você faz suas escolhas baseado principalmente nas suas relações interpessoais e familiares. Fazer o que sua família valoriza e ser aceito e respeitado pelos amigos é essencial para o seu bem-estar. Ao optar por uma profissão, verifique se ela está de acordo com os valores da sua família e amigos. Dica Fique atento às oportunidades que a profissão de seus familiares lhe oferece. Outra alternativa é uma atividade profissional que lhe permita se associar a amigos ou parentes.

45 Tipo D – Em busca da grana Você faz suas escolhas pensando nas recompensas financeiras e materiais. Poder comprar o que quiser e usufruir de todo o conforto são suas principais ambições. Portanto, ao decidir por uma profissão esteja seguro sobre as possibilidades de remuneração que ela oferece. Dica Investigue quais profissões remuneram melhor ou permitem grandes ganhos financeiros a curto prazo. Procure conversar com pessoas bem-sucedidas financeiramente e tente descobrir os negócios e oportunidades do momento.

46 Tipo E – Em busca do social Suas escolhas são sempre baseadas em valores éticos e morais, levando em conta os interesses da comunidade em que você vive e, de maneira mais ampla, da sociedade, acima mesmo de seus interesses pessoais. Dica Investigue as profissões nas quais você possa desenvolver trabalhos dos mais diversos tipos junto à comunidade, auxiliando a população carente. Pense ainda na possibilidade de uma carreira tradicional, mas reservando um espaço para o trabalho voluntário. Outra opção que vem crescendo é o chamado Terceiro Setor, que recebe financiamento dos governos federal, estadual, municipal e também da iniciativa privada

47 Apresentação 1. Diga seu NOME 2. O que você quer da VIDA?
3. De onde você veio? 4. Em que tipo de pessoa você se enquadra? Tipo A: Em busca do prazer Tipo B: Em busca da fama e do reconhecimento Tipo C: Em busca do afeto Tipo D: Em busca da grana Tipo E: Em busca do social 5. O que você espera do módulo de EMPREGABILIDADE?

48 Plano de Aula: 2ª. Aula: 02/03/2011
1. Revisão da aula anterior 2. Reflexão: Vida Maria Objetivo: Técnicas de Comunicação Verbal 3. Explanação do Capítulo 1 Tema: Carreira Profissional Metodologia: Aula Expositiva / Vídeos 4. Teste: Teste da Paciência? Objetivo: Autoreflexão

49 Revisão 1. Boas Vindas 2. Apresentação do Módulo Conteúdo Metodologia
Avaliações 3. Teste: O que você quer da Vida?

50 Temas dos Capítulos Capítulo 1: Carreira Profissional
Capítulo 2: Como Elaborar seu currículo Capítulo 3: Procurando Emprego  Capítulo 4: Desvendando o processo seletivo Capítulo 5: Proposta de Trabalho Capítulo 6: O profissional de sucesso

51 Reflexão: Vida Maria Objetivo: Técnicas de Comunicação Verbal

52 Capítulo 1 Carreira Profissional: Escolhendo uma carreira; Decisão;
Reorientação de carreira; Carreira: a responsabilidade é sua;

53 Carreira Profissional
Escolhendo uma carreira: Vocação; Influência da família; Mercado de trabalho; Remuneração; Oportunidade.

54 Carreira Profissional
Tomada a decisão, é preciso investir seriamente na carreira escolhida. Através de: Formação; Experiência; Atualização. Vídeo: Formação Atenção!!! Durante o período de formação Dedique-se a todas as atividades propostas pela instituição de ensino. Durante o período de formação, procure obter experiência. Manter-se atualizado na sua área. Invista no desenvolvimento de outros conhecimentos não diretamente relacionados à profissão escolhida, mas ao mercado de trabalho em geral, como: criatividade, liderança, facilidade de comunicação, trabalho em equipe, curso de idiomas e informática.

55 Carreira Profissional
Reorientação de carreira: Aprofundar-se em alguma área específica da carreira inicialmente escolhida; Partir para outra área de trabalho; Mudar de empresa. Vídeo: Devo mudar de emprego

56 Carreira Profissional
Cinco passos para mudar sua carreira: Dicas práticas para você planejar a melhor maneira de começar a mudar: Mude dentro de sua própria área de trabalho; Comece um trabalho paralelo; Tente uma mudança interna; Volte a estudar; Mude totalmente. 1. Mudar dentro de sua própria área de trabalho Se você gosta do seu trabalho, mas não está contente com a empresa, tente procurar oportunidades em outras companhias que ofereçam boas oportunidades em sua profissão. Mande currículos, fale com conhecidos e procure pessoas que possam indicar seu trabalho nas empresas que você quer...nessa hora, a network é uma grande arma! 2. Comece um trabalho paralelo Essa estratégia permite que você se mantenha no emprego atual enquanto faz outros trabalhos relacionados ao seu novo objetivo na carreira. Se você é um profissional que pode pegar trabalhos free-lancers essa é uma maneira muito boa de começar a traçar um novo "alvo" de trabalho. 3. Tente uma mudança interna Se você gosta do local onde trabalha, vale a pena procurar caminhos para tentar uma mudança de funções ou mesmo de departamento. Só tome cuidado para que essa mudança seja direcionada para suas novas ambições profissionais. 4. Volte a estudar! Pré-requisito básico e uma ótima saída se você pretende entrar em um campo onde precise de cursos especializados ou que seja um trabalho muito diferenciado do que estava acostumado a fazer. Cursos e certificados fazem com que você aprenda os detalhes e segredos da nova área, dão mais credibilidade ao profissional e mais confiança ao empregador. 5. Mudança total Se você sabe o que quer fazer mas não suporta ficar nem mais um dia no seu trabalho atual a única saída é da um passo radical - mudança total! Se for esse o caso, reúna toda sua coragem e saia para procurar um novo campo de atuação. É uma excelente opção, mas fique atento se você tem economias suficientes para não passar por dificuldades financeiras durantes esse período de transição.

57 Carreira Profissional
Carreira: a responsabilidade é sua Atualize-se constantemente; Familiarize-se com as novas tecnologias; Nunca se especialize demais, seja flexível; Aprenda a conviver com as incertezas; Mude antes que seja necessário; Elabore um planejamento para a sua carreira e revise-o sempre; Reserve, no mínimo, 2 horas diárias para estudos; Mais do que informação é preciso ter criatividade. Vídeo: Max - Formação Atualize-se constantemente, visando sempre satisfazer as necessidades do mercado; Hoje as empresas precisam de profissionais: ágeis atualizados decididos/focalizados que buscam o aperfeiçoamento constantemente

58 Dinâmica de Apresentação
1. Diga o seu nome. 2. De onde você veio? 3. Quais são os seus planos para o futuro? 4. Você tem paciência no ambiente profissional e pessoal? 5. Diga um conceito pessoal de EMPREGABILIDADE.

59 Ranking das 40 profissões mais bem pagas, segundo a FGV(Fundação Getúlio Vargas):
1- Medicina (mestrado ou doutorado) Salário médio: R$ 8.966, Administração (mestrado ou doutorado) Salário médio: R$ 8.012, Direito (mestrado ou doutorado) Salário médio: R$ 7.540, Ciências Econômicas e Contábeis (mestrado ou doutorado) Salário médio: R$ 7.085, Engenharia (mestrado ou doutorado) Salário médio: R$ 6.938,39 6- Medicina (graduação) Salário médio: R$ 6.705,82 7- Outros cursos de engenharia (graduação) Salário médio: R$ 6.141,05 8- Engenharia Mecânica (graduação) Salário médio: R$ 5.576,49 9- Engenharia Civil (graduação) Salário médio: R$ 5.476,85 10- Outros cursos de mestrado ou doutorado Salário médio: R$ 5.439,32

60 Ranking das 40 profissões mais bem pagas, segundo a FGV(Fundação Getúlio Vargas):
11- Outros cursos de ciências exatas e tecnológicas (mestrado ou doutorado) Salário médio: R$ 5.349, Geologia (graduação) Salário médio: R$ 5.285, Engenharia elétrica e eletrônica (graduação) Salário médio: R$5.231, Militar Salário médio: R$ 5.039, Ciências agrárias (mestrado ou doutorado) Salário médio: R$ 5.028,37 16- Outros cursos de ciências biológicas e da saúde (mestrado ou doutorado) Salário médio: R$ 4.947, Engenharia química e industrial (graduação) Salário médio: R$ 4.844, Outros cursos de ciências humanas e sociais (mestrado ou doutorado) Salário médio: R$ 4.677, Direito (graduação) Salário médio: R$ 4.649, Ciências econômicas (graduação) Salário médio: R$ 4.644,67

61 Ranking das 40 profissões mais bem pagas, segundo a FGV(Fundação Getúlio Vargas):
26- Curso superior de mestrado ou doutorado (ainda não concluído) Salário médio: R$ 3.928, Letras e Artes (mestrado ou doutorado) Salário médio: R$ 3.864, Estatística (graduação) Salário médio: R$ 3.846, Arquitetura e Urbanismo (graduação) Salário médio: R$ 3.835, Medicina Veterinária (graduação) Salário médio: R$ 3.758,94 21- Agronomia (graduação) Salário médio: R$ 4.356, Publicidade e Marketing (graduação) Salário médio: R$ 4.199, Odontologia (graduação) Salário médio: R$ 4.075, Administração (graduação) Salário médio: R$ 4.006, Outros cursos de ciências exatas e tecnológicas, exclusive engenharia (graduação) Salário médio: R$ 3.949,86

62 Ranking das 40 profissões mais bem pagas, segundo a FGV(Fundação Getúlio Vargas):
36- Ciências da Computação (graduação) Salário médio: R$ 3.325, Outros de Ciências Agrárias (graduação) Salário médio: R$ 3.278, Pedagogia (mestrado ou doutorado) Salário médio: R$ 3.219, Ciências Contábeis (graduação) Salário médio: R$ 3.105, Outros de Ciências Humanas e Sociais (graduação) Salário médio: R$ 3.099,10 31- Física (graduação) Salário médio: R$ 3.516, Química (graduação) Salário médio: R$ 3.516, Comunicação Social (graduação) Salário médio: R$ 3.435, Formação de professores de disciplinas especiais (graduação) Salário médio: R$ 3.408, Farmácia (graduação) Salário médio: R$ 3.381,98

63 Plano de Aula 3ª. Aula: 14/09/2010 1. Revisão da aula anterior
2. Reflexão: A Era do Gelo 3 Objetivo: Técnicas de Comunicação Verbal 3. Revisão de conteúdos já trabalhados Objetivo: Técnicas de Comunicação Verbal e Escrita 4. Conheça as seis profissões do Futuro (página 7) Objetivo: Leitura de Imagem ( 5. Trabalho de Casa (pesquisa individual) Conceitos de termos relacionados ao Mercado de Trabalho

64 Plano de Aula: 2ª. Aula: 09/09/2010
1. Revisão da aula anterior 2. Reflexão: Vida Maria Objetivo: Técnicas de Comunicação Verbal 3. Explanação do Capítulo 1 Tema: Carreira Profissional Metodologia: Aula Expositiva / Vídeos 4. Teste: Teste da Paciência? Objetivo: Autoreflexão

65 Teste: Teste da Paciência? Objetivo: Autoreflexão

66 As Sete Virtudes do Líder Amoroso
Teste de Autoreflexão

67 Sete Virtudes Comunicação Confiança Solidariedade Paciência Discrição
Honestidade Resiliência

68 Teste da Paciência Autoreflexão

69 1. Você é paciente com as pessoas?
Sempre=10 Às Vezes=8 Raramente=4 Nunca=0

70 2. Costuma tomar decisões precipitadas?
Sempre=0 Às Vezes=4 Raramente=8 Nunca=10

71 3. Você elabora planos com metas de longo prazo?
Sempre=10 Às Vezes=8 Raramente=4 Nunca=0

72 4.Tem plano de ação de curto prazo?
Sempre=8 Às Vezes=6 Raramente=2 Nunca=0

73 5. Fica irritado quando tem que permanecer mais de meia hora em uma fila de banco?
Sempre=0 Às Vezes=2 Raramente=6 Nunca=8

74 6. Tem critérios claros para a contratação de funcionários?
Sempre=8 Às Vezes=6 Raramente=2 Nunca=0

75 7.Tem costume em reconciliar pessoas em conflito?
Sempre=8 Às Vezes=6 Raramente=2 Nunca=0

76 8.Costuma provocar as pessoas?
Sempre=0 Às Vezes=2 Raramente=4 Nunca=6

77 9. Tem autocontrole? Sempre=6 Às Vezes=4 Raramente=2 Nunca=0

78 10. Respondeu todos os testes até agora?
Sempre=6 Às Vezes=4 Raramente=2 Nunca=0

79 Total Geral

80 Avalie seus pontos

81 Nível 1 (00 a 30 pontos) Regular:
Você ainda não adquiriu esta virtude.Precisa reunir as energias necessárias ara dar o primeiro passo.

82 Nível 2 (31 a 60 pontos) Bom: Você já deu o primeiro passo.Mas ainda está no nível dos atos isolados. Precisa exercitar mais para ser virtuoso.

83 Nível 3 ( 61 a 70 pontos) Ótimo:
Você está no caminho certo. É um líder virtuoso. Com um pouco mais de esforço pode chegar à excelência.

84 Nível 4 (71 a 80 pontos) Excelente:
Você tem esta virtude incorporada ao seu cotidiano e tem tudo para ser um grande líder.

85 O que farei para melhorar esses indicadores?
Ação 1 Ação 2 Ação 3

86 Mantendo-se informado...
Carreira Profissional Mantendo-se informado... Vídeo: Profissões de Futuro no Mercado Brasileiro

87 Profissões de Futuro no Mercado Brasileiro
Leitura de Imagem (VER/ OUVIR/ SENTIR) MAPA DE IDÉIAS

88 Mapa de Idéias

89 Introdução Mercado de Trabalho a 5 anos (no Brasil);
Antecipar Tendências Tecnologia e Internet Saúde Energia Turismo

90 Desenvolvimento Internet 54 milhões de brasileiros acessam a internet
14 milhões de brasileiros têm computador em casa Profissões: A) Web designer B) Programador C) Engenheiro de Sistema

91 Desenvolvimento Saúde 69 anos de média de vida para homens
76 anos de média de vida para mulheres Biotecnologia (cidadania, ética e religião) Profissões: A) Dentistas B) Médicos C) Atividade Física D) Farmacêutico

92 Desenvolvimento Energia Petróleo Gás Natural Biocombustíveis
Energia Elétrica Jazidas do Pré- Sal (Maranhão) Profissões: A) Agrônomos B) Engenheiro Agrícola C) Biólogo

93 Desenvolvimento Turismo Oriente Médio / Ásia / África
Brasil (sertão, serra, litoral) Profissões: A) Hotelaria B) Gastronomia C) Arquitetura D) Engenheiro Civil

94 Conheça as seis profissões do futuro (7)

95 Profissões em ascensão até 2020.
1. Gerente de Eco Relações; 2. Chief Inovation Officer ou CEO de Inovação ; 3. Gerente de marketing E-commerce; 4. Conselheiro de Aposentadoria; 5. Coordenador de Desenvolvimento e Educação Continuada ; 6. Bio-informationist.

96 O que é empregabilidade?
“Empregabilidade representa a facilidade de colocação ou recolocação no mercado de trabalho.” É capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, é a capacidade de ter a sua carreira protegida dos riscos do mercado de trabalho.” Sem sombra de dúvida, uma boa dose de sorte ajuda na colocação ou recolocação no Mercado de Trabalho. Mas não é tudo.É importante conhecer as nossas limitações e buscar caminhos para mudar.

97 Limitando sua empregabilidade
Currículo; Ausência de boa apresentação; Falta de experiência; Formação escolar ou complementar; Faixa etária; Saturação na área de trabalho em questão; Falta de contatos ou indicações. Vídeos: Currículo / Profissionais com mais de 50 anos

98 Origem O termo da moda hoje é Empregabilidade; a palavra vem do inglês Employability e significa o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam um executivo/profissional importante não apenas para sua organização, mas para toda e qualquer empresa. Ter empregabilidade é conseguir rapidamente emprego em qualquer organização, independentemente do momento que vive o mercado em termos de maior ou menor demanda

99 Definição A Empregabilidade, baseia-se numa recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais.

100 Características Falar mais de um língua, (inglês e espanhol).
Conhecer e respeitar diferenças culturais. Saber tomar decisões dentro de um esquema de globalidade. É também fundamental que se diga que uma das características da empregabilidade é uma vida pessoal equilibrada, uma família ajustada, conflitos pessoais enfrentados e bem resolvidos.

101 Características Cumprir prazos, promessas é também fundamental para reforço da confiança. Nenhuma relação subsiste por muito tempo se não se cumprir o prometido.(por menor que seja sua importância) Usar os erros seus e da outra pessoa como oportunidade e motivação para aprendizagem, não enfatizando recriminações, rancores etc. A frase terrível é "Eu, não disse! "

102 Pesquisa Individual

103 Conceitos (pesquisa/individual)
Trabalho Depreender Alienação Humanização Homogeneização Política Transversalidade Neoliberalismo Capitalismo Liberalismo Nuances Globalização Globalização Alternativa Globalização Neoliberal Tecnologia Natureza Vida Homem

104 Reflexão: A Era do Gêlo

105 Plano de Aula 4ª. Aula: 16/09/2010 Exibição de Curta Metragem:
A Guerra do Arco-Íris (20 min.) Objetivos da aula: Relacionamento Interpessoal (trabalho em equipe) Técnicas de Comunicação Escrita Técnicas de Comunicação Verbal Autoreflexão

106 A GUERRA DO ARCO-ÍRIS (1986) Estados Unidos
Curta Metragem (20 minutos)

107 diretor Bob Rogers roteiro Bob Rogers montagem Marshal Harvey música David Spear produtora Bob Rogers Curta-metragem - 20 min Col.

108 Usos principais

109 Objetivos Gerais: 1. Solução de conflitos; 2. Discriminação; 3. Integração.

110 Objetivos Específicos:

111 "Demonstrar a importância da união, da cooperação entre setores da empresa, do respeito às opiniões de outras pessoas. Combater qualquer tipo de discriminação entre grupos."

112 Sinopse Observações

113 "Narra a história de 3 reinos (Azul, Vermelho e Amarelo) que disputavam a supremacia do Universo. Cada reino só aceitava sua cor e combatia as demais cores, o que resultou numa movimentada batalha de tintas. A situação se assemelha muito às querelas entre departamentos de uma empresa, e o final é uma demonstração das vantagens da harmonia e da soma de esforços."

114

115 Pesquisa Individual

116 Conceitos (pesquisa/individual)
Trabalho Depreender Alienação Humanização Homogeneização Política Transversalidade Neoliberalismo Capitalismo Liberalismo Nuances Globalização Globalização Alternativa Globalização Neoliberal Tecnologia Natureza Vida Homem

117 Tarefa de Casa (individual)

118 Técnicas de Comunicação Escrita
Elabore uma redação dissertativo-argumentativa sobre o filme “A Guerra do Arco-Íris” argumentando os três tópicos a seguir: Solução de Conflitos Discriminação Integração Observação: Use a folha padrão de redação para escrever o texto. O mínimo considerado para correção será de 15 linhas O máximo considerado para correção será de 30 linhas

119 Tarefa de Classe (equipe)

120 1. Identifique no filme cena que revele o conceito de trabalho como alienação e de trabalho como realização, bem como os caminhos para a realização desse trabalho;  2. Identifique no filme cena que sustente o conceito de trabalho e suas nuances capitalistas em relação ao trabalhador e sua humanização (ou não); 3. Identifique no filme cena que exponha o conceito de Globalização e os elementos que a constitui e suas conseqüências;   4. Identifique no filme cena que propicie compreensão conceitual acerca da Globalização neoliberal e seus efeitos sobre os países periféricos no aspecto cultural e a homogeneização;

121 5. Identifique no filme cena que denuncie as relações entre política e globalização neoliberal e as mudanças que daí se depreende; 6. Identifique no filme cena que mostre as conseqüências de uma Globalização Alternativa e, também, da Globalização vista como transversalidade no aspecto do respeito às diferenças; 7. Identifique no filme cena que desvende o conceito de tecnologia e seus desdobramentos considerando-se os caminhos e os descaminhos tanto para o homem, como para a natureza e a vida;

122 Plano de Aula 5ª. Aula: 23/08/2010 1. Revisão da aula anterior
2.Reflexão: Legado Objetivo: Técnicas de Comunicação Verbal 3. Teste da Comunicatividade Objetivo: Autoreflexão 4. Explanação do Capítulo 2 Temas: Currículo / Carta de Apresentação 5. Entrevista com Mário Persona (Tarefa de Classe) Objetivos: a)Leitura de Imagem (Ver/Ouvir/Sentir) b) Técnicas de Comunicação Escrita

123 Plano de Aula 3ª. Aula: 07/06/2010 1. Revisão da aula anterior
2. Reflexão: A Era do Gelo 3 Objetivo: Técnicas de Comunicação Verbal 3. Revisão de conteúdos já trabalhados Objetivo: Técnicas de Comunicação Verbal e Escrita 4. Conheça as seis profissões do Futuro Objetivo: Leitura de Imagem ( 5. Trabalho de Casa (pesquisa individual) Conceitos de termos relacionados ao Mercado de Trabalho

124 Profissões em ascensão até 2020.
1. Gerente de Eco Relações; 2. Chief Inovation Officer ou CEO de Inovação ; 3. Gerente de marketing E-commerce; 4. Conselheiro de Aposentadoria; 5. Coordenador de Desenvolvimento e Educação Continuada ; 6. Bio-informationist.

125 www.cathonoticias.com.br As carreiras do futuro (página 02)
Negócios Potenciais da Economia: A) setor de serviços: áreas como saúde e qualidade de vida B) turismo e lazer, alimentação C) serviços para a terceira idade.

126 Gerente de Ecorelações:
Tem a função de fazer a ligação entre governo, empresa e população em geral, para mostrar as iniciativas que a empresa realiza voltadas para meio ambiente. É um profissional com uma formação um pouco mais diversificada do que temos hoje – precisa de conhecimentos em direito, por conta da legislação; marketing, por causa da comunicação, o que fará com as comunidades; e para a parte governamental, ter conhecimento em diplomacia e relacionamento com o estado.

127 Chief Innovation Officer:
É o profissional com a liberdade de buscar e implementar as inovações. Muitas vezes há inovações que surgem a partir de uma ideia de determinada pessoa que está escondida em um determinado departamento e não tem força para essa ideia se desenvolver dentro da organização, como um novo produto ou um novo processo de aprimoramento de trabalho da empresa. O Chief Innovation Officer é alguém com status de diretor ou vice-presidente, que terá a liberdade de caminhar pela empresa com a missão de identificar novas ideias e desenvolver a inovação para virar, de fato, um novo produto ou serviço. Gerente de Marketing e-Commerce: é um dos cargos mais próximos de se concretizar no mercado. É um gerente totalmente voltado para internet e que aplicará os conceitos de marketing voltados totalmente para essa plataforma, algo 100% virtual. Conselheiro de Aposentadoria: hoje em dia, a carreira do executivo vai até por volta dos 50 anos. No passado, o profissional se aposentava e ficava em casa. Nos dias de hoje, com a qualidade de vida e longevidade da população, com 50 anos as pessoas estão em forma e conseguem exercer grandes atividades do mercado de trabalho. O Conselheiro de Aposentadoria vai preparar esses profissionais para exercer uma segunda carreira, como a de consultor, por exemplo.

128 Gerente de Marketing e-Commerce:
É um dos cargos mais próximos de se concretizar no mercado. É um gerente totalmente voltado para internet e que aplicará os conceitos de marketing voltados totalmente para essa plataforma, algo 100% virtual.

129 Conselheiro de Aposentadoria:
Hoje em dia, a carreira do executivo vai até por volta dos 50 anos. No passado, o profissional se aposentava e ficava em casa. Nos dias de hoje, com a qualidade de vida e longevidade da população, com 50 anos as pessoas estão em forma e conseguem exercer grandes atividades do mercado de trabalho. O Conselheiro de Aposentadoria vai preparar esses profissionais para exercer uma segunda carreira, como a de consultor, por exemplo.

130 Tópicos 1. Explanação do Trabalho metodologia objetivos
questionamentos 2.Tarefa de Casa (redação dissertativa) 3. Exibição do Curta (20 min.) “A Guerra do Arco Íris” 4. Divisão das Equipes e Execução do Trabalho

131 Reflexão: Legado

132 Teste da Comunicatividade
Objetivo: Autoreflexão

133 As Sete Virtudes do Líder Amoroso
Comunicação Confiança Solidariedade Paciência Discrição Honestidade Resiliência

134 Teste da Comunicatividade

135 Teste de Comunicatividade
Sempre Às vezes Raramente Nunca

136 1. Você faz perguntas? Sempre=10 Às Vezes=8 Raramente=4 Nunca=0

137 2. Ouve as respostas atentamente?
Sempre=10 Às Vezes=8 Raramente=4 Nunca=0

138 3. Repete a resposta do seu interlocutor com suas palavras?
Sempre=10 Às Vezes=8 Raramente=4 Nunca=0

139 4. Procura as pessoas? Sempre=8 Às Vezes=6 Raramente=2 Nunca=0

140 5. Você se interessa em aprender novos idiomas?
Sempre=8 Às Vezes=6 Raramente=2 Nunca=0

141 6. Você mede o grau de satisfação dos amigos ou colegas?
Sempre=8 Às Vezes=6 Raramente=2 Nunca=0

142 7. Já fez alguma pesquisa de mercado científica?
Sempre=8 Às Vezes=6 Raramente=2 Nunca=0

143 8. Você tem sucesso em sua vida profissional e pessoal?
Sempre=6 Às Vezes=4 Raramente=2 Nunca=0

144 9. Faz cursos para se reciclar?
Sempre=6 Às Vezes=4 Raramente=2 Nunca=0

145 10. Lê livros, jornais e revistas?
Sempre=6 Às Vezes=4 Raramente=2 Nunca=0

146 TOTAL GERAL

147 Avalie seus resultados

148 Nível 1(00 a 30 pontos) Regular: Você ainda não adquiriu esta virtude. Precisa reunir as energias necessárias para dar o primeiro passo.

149 Nível 2 (31 a 60 pontos) Bom: Você já deu o primeiro passo. Mas ainda está no nível dos atos isolados. Precisa exercitar mais para ser virtuoso.

150 Nível 3 ( 61 a 70 pontos) Ótimo: Você está no caminho certo. É um líder virtuoso. Com um pouco mais de esforço pode chegar à excelência

151 Nível 4 ( 71 a 80 pontos) Excelente: Você tem esta virtude incorporada ao seu quotidiano e tem tudo para ser um grande líder.

152 Dicas: Aquiete a sua mente;
Saiba ouvir com o coração a mensagem do seu interlocutor; Faça perguntas (o nome, de onde veio, do que gosta, se está feliz, o que espera da vida, quais os planos para o futuro;

153 O que farei para melhorar estes indicadores?
Ação 1: Ação 2: Ação 3:

154 www.cathonoticias.com.br Página (35) VOCÊ SABE ELABORAR UM CURRÍCULO?
COMO ELABORAR UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO?

155 Capítulo 2 Como elaborar seu currículo: Seqüência de apresentação;
Formatação; Revisão; Carta de apresentação; Exercícios.

156 Carreira Profissional
O que é currículo? O currículo é seu cartão de visitas junto às empresas e, por isso, a chance de conseguir um emprego está diretamente relacionada à qualidade dele.

157 Carreira Profissional
Para que serve um currículo? É uma ferramenta para gerar entrevistas de emprego; Serve de guia para entrevistadores.

158 Seqüência do Currículo
Dados Pessoais; Objetivo; Formação Acadêmica/Escolaridade; Experiência Profissional; Informações Adicionais: cursos, palestras, congressos, oficinas. Vídeo: Currículo

159 Currículo É possível minimizar suas fraquezas no currículo e aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista?

160 Fonte: Como Conquistar um Ótimo Emprego, de Thomas Case.
Currículo Pontos fracos: Depois de um grande período de desemprego; Idade avançada; Mora numa cidade, mas quer se mudar para outra. Vídeo: Minto ou não minto Ponto fraco: seus últimos empregos tiveram curta duração, depois de um longo período de estabilidade, ou não estavam relacionados com o cargo que você busca agora. - Solução: escreva o currículo na ordem cronológica, em vez da ordem cronológica inversa. Elimine empregos mais antigos. Assim, o primeiro emprego a aparecer será aquele que você quer mostrar ou aquele em que ficou mais tempo. Ou use o currículo funcional. Ponto fraco: há grandes períodos de desemprego em seu currículo - Solução: não inclua datas exatas de entrada ou de saída dos empregos. Mencione somente os anos. Mas esteja preparado para explicar o que aconteceu na hora da entrevista. Ponto fraco: você tem mais de 45 anos - Solução: não mencione a idade nem os anos que freqüentou a universidade e elimine empregos antigos sem relevância, para parecer mais jovem. - Ponto fraco: você mora numa cidade mas quer se mudar para outra. - Solução: empregadores hesitam em chamar candidatos de outras cidades. Providencie uma caixa postal ou um telefone de recados na cidade em que pretende trabalhar. Fonte: Como Conquistar um Ótimo Emprego, de Thomas Case.

161 Currículo Formatação do currículo: Fonte: Arial ou Times New Romam;
Tamanho 12; Use negrito/itálico para destacar títulos e subtítulos; Espaçamento 1,5 entre as linhas.

162 Dicas! Evite erros gramaticais ou de digitação; Topicalize os itens;
Mostre coerência entre objetivo e cursos/experiência profissional; Avalie a atratividade; Use frases curtas e claras; Coloque, no final da folha(do lado direito), o mês e ano de elaboração do currículo; O currículo não deve ultrapassar 2 folhas;

163 Dicas! Apresente dados precisos e verdadeiros; Não envie fotocópia;
Não assine currículo; Só inclua pretensão salarial quando solicitado; Não ligue para confirmar recebimento do currículo; Revise várias vezes o que escreveu. Vídeo: Pretensão salarial

164 Erros que devem ser evitados em seu currículo
Informações desatualizadas; Não fazer o resumo de suas habilidades; Informações incompletas; Escrever demais; Desleixo; Datas desencontradas; Citar detalhes dos dados pessoais; Linguagem desapropriada; Exagerar nos enfeites.

165 Minicurrículo É uma importante ferramenta de recrutamento, pois a primeira informação que o selecionador tem de seu cadastro.

166 Minicurrículo Aperfeiçoando o minicurrículo:
Salário: Você pode, em vez de colocar um salário fixo, deixar o valor em aberto para gerar futura negociação com o recrutador; Experiência: Comece seu relato mencionando a empresa mais recente em que trabalhou e depois as anteriores; Realizações: Você deve chamar a atenção para o que faz bem, onde obteve mais resultados e, se possível, mencionar dados quantitativos de suas melhores realizações; Ortografia: Não descuide do português. Erros ortográficos irão depor contra todo o seu minicurrículo. “Para o selecionador, a principal vantagem do minicurrículo, na hora da seleção, é a praticidade.” 1 – Salário: Você pode, ao invés de colocar um salário fixo, deixar o valor em aberto para gerar futura negociação com o recrutador; 2 – Experiência: Comece seu relato mencionando a empresa mais recente em que trabalhou e depois as anteriores; 3 – Realizações: Você pode incluir suas principais realizações resumidamente. Por exemplo: participação do spin-off e start-up de empresa, controle de budget, negociação com bancos internacionais, entre outros. “Você deve chamar a atenção para o que faz bem, onde obteve mais resultados e, se possível, mencionar dados quantitativos de suas melhores realizações”; 4 – Supervisão: Também de forma resumida, você pode mencionar o que supervisionou na área administrativa e se gerenciou equipes – citando, claro, os resultados positivos; 5 – Ortografia: Não descuide do português. Você não precisa ser prolixo – pelo contrário, seja direto e claro, mas erros ortográficos irão depor contra todo o seu minicurrículo. “Peça uma revisão do texto com profissional especializado”, afirma Marisa.

167 Essa é a palavra de ordem quando se fala de currículos.
Personalização. Essa é a palavra de ordem quando se fala de currículos. Na internet ou no papel, é possível imprimir o seu estilo pessoal ao documento, sabendo destacar seus pontos fortes, palavras-chave que saltam aos olhos do selecionador, destacando seu real interesse em fazer parte de determinada empresa. Dinâmica: A barganha

168 Carta de apresentação São cartas personalizadas que acompanham o envio de um currículo e apresentam uma candidatura a uma vaga de emprego.

169 Carta de apresentação Deve conter uma síntese das principais realizações profissionais, uma explicação objetiva sobre as pretensões a determinado cargo e uma tentativa de motivar o selecionador a chamá-lo para uma entrevista.

170 Carta de apresentação As cartas de apresentação revelam traços importantes, tais como: Forma de escrita; Nível de profissionalismo; Alguns traços indicadores da sua personalidade; Orientações e objetivos de carreira.

171 Dicas para Carta de Apresentação
Destaque seus projetos de sucesso; Liste alguns de seus principais feitos em suas experiências anteriores; Escreva, no máximo, três ou quatro parágrafos; Seja claro e objetivo em relação à vaga pretendida; Não esqueça de assiná-la.

172 Carta de apresentação Na carta de apresentação, você deve fazer seu marketing pessoal, mostrar quem você é e ressaltar suas experiências e qualidades, principalmente aquelas que podem fazer a diferença na empresa.

173 Carta de apresentação Carta Virtual

174 Carta de apresentação Modelo 1: Fortaleza, 1 de julho de 2008.
Prezado Sr. Augusto: Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicação Empresarial com carreira em escritórios de advocacia e no Banco Banespa, onde adquiri sólida experiência em relações com a imprensa, clientes, órgãos de defesa do consumidor, gestão de produtos, suporte a desenvolvimento de agências e postos de serviços, análise de concorrência, formação e liderança de equipes, interface entre banco e empresas seguradoras e de cartões de crédito e áreas administrativas. Sou graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, tenho pós-graduação em Jornalismo. Encaminho meu currículo e estarei a sua disposição para um contato pessoal e informações adicionais sobre minha carreira. Atenciosamente, Jonas Pereira Caetano.

175 Carta de apresentação Modelo 2: Senhor(a):
De acordo com a indicação do Sr. João da Silva, envio meu currículo para apreciação. Há cinco anos, atuo na área de divulgação e marketing da empresa Ramos & Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais. Neste momento, busco uma efetivação no mercado, desenvolvendo assim um trabalho objetivo e gerador de resultados. Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal. Rosana Lemos.

176 Empregabilidade : Entrevista com Mário Persona (Tarefa de Classe)

177 1. O que é Empregabilidade?
Atividade de Classe (em duplas) Objetivos: 1.Técnicas de Comunicação Escrita ; 2. Relacionamento Interpessoal 1. O que é Empregabilidade? 2. O que é Disponibilidade e Adaptabilidade? 3. Quais comparações são feitas por Mário Persona entre Empregabilidade X Disponibilidade? 4. O que é Networking? 5. Por qual motivo o profissional, na atualidade é encarado como prestador de Serviços? 6. Como deve ser, na atualidade o Planejamento de Carreira? 7. Quais são as opções ditas por Mário Persona, relacionadas as Áreas Profissionais? 8. Por qual motivo o profissional deve se adequar as mudanças do Mercado de Trabalho? 9. Enumere sete competências ou habilidades que caracterizam o Perfil do Profissional na atualidade. 10. Por qual motivo, Mário Persona nos sugere, no vídeo, termos Reservas Financeiras? 11. O que você entendeu por “Projetos Paralelos”?

178 Tópicos 1. Explanação do Trabalho metodologia objetivos
questionamentos 2.Tarefa de Casa (redação dissertativa) 3. Exibição do Curta (20 min.) “A Guerra do Arco Íris” 4. Divisão das Equipes e Execução do Trabalho

179 1. Identifique no filme cena que revele o conceito de trabalho como alienação e de trabalho como realização, bem como os caminhos para a realização desse trabalho;  2. Identifique no filme cena que sustente o conceito de trabalho e suas nuances capitalistas em relação ao trabalhador e sua humanização (ou não); 3. Identifique no filme cena que exponha o conceito de Globalização e os elementos que a constitui e suas conseqüências;   4. Identifique no filme cena que propicie compreensão conceitual acerca da Globalização neoliberal e seus efeitos sobre os países periféricos no aspecto cultural e a homogeneização;

180 Plano de Aula 6ª. Aula: 25/08/2010 1. Revisão de conteúdo já trabalhado Objetivos: resolução e correção de exercícios Capítulos: 1 e 2 2.Reflexão: Black Eyed Peas x Oprah Winfrey Objetivo: Técnicas de Comunicação Verbal 3. Explanação do Capítulo 3 Tema: Procurando Emprego 4. Tarefa de Classe (resolução de exercício) Capítulo: 3 (Proposta de Emprego)

181 1. O que é Empregabilidade?
Atividade de Classe (em duplas) Objetivos: 1.Técnicas de Comunicação Escrita ; 2. Relacionamento Interpessoal 1. O que é Empregabilidade? 2. O que é Disponibilidade e Adaptabilidade? 3. Quais comparações são feitas por Mário Persona entre Empregabilidade X Disponibilidade? 4. O que é Networking? 5. Por qual motivo o profissional, na atualidade é encarado como prestador de Serviços? 6. Como deve ser, na atualidade o Planejamento de Carreira? 7. Quais são as opções ditas por Mário Persona, relacionadas as Áreas Profissionais? 8. Por qual motivo o profissional deve se adequar as mudanças do Mercado de Trabalho? 9. Enumere sete competências ou habilidades que caracterizam o Perfil do Profissional na atualidade. 10. Por qual motivo, Mário Persona nos sugere, no vídeo, termos Reservas Financeiras? 11. O que você entendeu por “Projetos Paralelos”?

182 Seqüência do Currículo
Dados Pessoais; Objetivo; Formação Acadêmica/Escolaridade; Experiência Profissional; Informações Adicionais: cursos, palestras, congressos, oficinas. Vídeo: Currículo

183 Currículo Formatação do currículo: Fonte: Arial ou Times New Romam;
Tamanho 12; Use negrito/itálico para destacar títulos e subtítulos; Espaçamento 1,5 entre as linhas.

184 Carta de apresentação Modelo 1: Fortaleza, 1 de julho de 2008.
Prezado Sr. Augusto: Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicação Empresarial com carreira em escritórios de advocacia e no Banco Banespa, onde adquiri sólida experiência em relações com a imprensa, clientes, órgãos de defesa do consumidor, gestão de produtos, suporte a desenvolvimento de agências e postos de serviços, análise de concorrência, formação e liderança de equipes, interface entre banco e empresas seguradoras e de cartões de crédito e áreas administrativas. Sou graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, tenho pós-graduação em Jornalismo. Encaminho meu currículo e estarei a sua disposição para um contato pessoal e informações adicionais sobre minha carreira. Atenciosamente, Jonas Pereira Caetano.

185 Carta de apresentação Modelo 2: Senhor(a):
De acordo com a indicação do Sr. João da Silva, envio meu currículo para apreciação. Há cinco anos, atuo na área de divulgação e marketing da empresa Ramos & Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais. Neste momento, busco uma efetivação no mercado, desenvolvendo assim um trabalho objetivo e gerador de resultados. Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal. Rosana Lemos.

186 Reflexão: Black Eyed Peas x Oprah Winfrey

187 RIO - Convidada para fazer uma aparição ao vivo no programa de Oprah Winfrey, direto de um show de Chicago, nos Estados Unidos, a banda Black Eyed Peas supreendeu a apresentadora. O rapper Will.i.am criou uma coreografia especial para o hit "I got a feeling" e convidou 800 fãs para participar do programa de TV. Instruídas por bailarinos, as 800 pessoas aprenderam os passos e ensinaram outras 20 mil pessoas que estiveram presentes. O vídeo começa com a plateia imóvel, enquanto apenas uma fã pula animadamente. Com o passar da música, o resto do público entra na dança e executa a coreografia. Oprah, que não sabia de nada, ficou em êxtase e filmou tudo de seu telefone celular. "Isso é muito cool, é a coisa mais cool de todos os tempos! Chicago, eu te amo!", disse a apresentadora direto do palco, na festa que inaugurou a 24ª temporada de seu programa no último dia 8 de setembro.

188 Capítulo 3 Procurando emprego

189 Com o currículo pronto, é hora de direcionar suas ações para chegar às empresas ou ao emprego que deseja. Não adianta atirar para todos os lados, é preciso ter objetivos e estratégias estabelecidas. Como procurar emprego? Como ser conhecido e reconhecido pelas pessoas e pelo mercado? Como superar os obstáculos de um recomeço?

190 Como começar a procurar um emprego?
A procura de emprego deve começar por um processo de auto-avaliação. Primeiro, elabore uma lista com os seus pontos positivos e negativos. Mencione as suas habilitações literárias, experiência profissional, formação complementar, o que gosta de fazer e o que não gosta, o que sabe fazer e o que não sabe, disponibilidade para deslocações, para mudar de cidade etc.  Depois, procure fazer uma relação dos tipos de empregos que melhor se encaixam no seu perfil profissional. Assim, tornará a sua candidatura mais objetiva e consequentemente, será mais fácil mostrar que é a pessoa certa para o cargo. 

191 Recursos utilizados por profissionais que querem se candidatar a vagas :
Anúncio de jornal; Internet; Mapeamento de empresas; Networking.

192 Segundo pesquisa realizada pela USP com 446 pessoas, os métodos utilizados para procura de emprego são:                                                                                                                          Vídeo: Primeiro emprego

193 Dicas para organizar seu networking
Faça um inventário de todos seus amigos e conhecidos atuais. Procure restabelecer velhas amizades. Seja generoso. Tenha metas definidas. Participe de grupos. Faça um inventário de todos seus amigos e conhecidos atuais. Certifique-se que todos os telefones e endereços estão corretos e atualizados. Procure restabelecer velhas amizades. Procure pelos amigos perdidos na Internet ou através de outros colegas em comum com os quais você ainda mantém contato. Seja generoso. Não espere ajuda de quem você nunca ajudou. Generosidade e dedicação são palavras chaves no universo do networking. Esteja sempre disposto a ajudar, repassar e indicar oportunidades e informações para seus contatos seja a indicação de uma leitura interessante, um convite para o almoço ou o telefone de um possível novo cliente. Tenha metas definidas. Desenvolva hábitos e atitudes coerentes com o seu propósito. Dê consistência ao seu esforço de manutenção da sua rede de relacionamento definindo algumas metas, tais como: fazer ligações telefônicas para seus contatos, enviar s, agendar almoço. Participe de grupos. Procure fazer parte e freqüentar assiduamente um (ou mais) grupos de relacionamento. Vale também participar de cursos e freqüentar eventos.

194 Agências de emprego em Fortaleza
Fastjob Shopping Benfica -Telefone: (85)     Agência de Empregos Aliança Rua Sen. Alencar, 1440,Centro. Telefone: (85) Agência de Empregos Biroveritas Av. Dom Luís, 300, sl 522, Aldeota. Telefone: +55 (85) Gelre Trabalho Temporário S/A Rua Major Facundo, 844, andar 9, Centro. Telefone: (85) Sine Sistema Nacional de Empregos Avenida Universidade, 2596 Benfica. Telefone: (85) Map Serviços Técnicos Ltda. Rua Afonso Celso, 1121 Aldeota. Telefone: (85) Sucesso Agência de Emprego e Recursos Humanos Rua Catunda Gondim, 27, sala 104, Padre Andrade. Telefone: (85)

195 Onde cadastrar o currículo gratuitamente?
Anúncios Brasil; BNE – Banco Nacional de Empregos; RH Info; Vagas; Worknet. Falar sobre o Fastjob! Dinâmica: A viagem

196 Entendendo o anúncio de emprego
Vamos analisar esse anúncio de emprego?!

197 Entendendo o anúncio de emprego
Identificação da empresa; Sexo; Formação; Tempo de experiência; Habilidades; Conhecimentos básicos; Preferências por candidato; Idade mínima e/ ou máxima; Endereço da empresa.

198 Identificação da empresa
MULTINACIONAL DO RAMO METALÚRGICO SELECIONA VENDEDORES

199 Formação ... com formação superior em administração, marketing ou engenharia; dois anos...

200 ... dois anos de experiência na função; obrigatório...
Tempo de experiência ... dois anos de experiência na função; obrigatório...

201 Habilidades ...na função; obrigatório domínio do inglês e recomendável noções de espanhol, carteira de habilitação, conhecimentos básicos...

202 Conhecimentos básicos
..., carteira de habilitação, conhecimentos básicos de informática e disponibilidade...

203 Preferências por candidato
... viagens. Dá-se preferência a pessoas comunicativas, dinâmicas e com iniciativa. Idade...

204 Idade mínima e/ou máxima
...e com iniciativa. Idade mínima de 25 anos.

205 ... currículos para a CP. 99.999, CEP 99.999-99, São Paulo - SP.
Endereço da empresa ... currículos para a CP , CEP , São Paulo - SP.

206 Tarefa de Classe Tema: Capítulo 3: Procurando Emprego Objetivos:
Técnicas de Comunicação Verbal e Escrita Revisão Sondagem

207 Plano de Aula 7ª. Aula: 03/07/2010 1. Revisão da aula anterior
Objetivo: Sondagem / Revisão 2. Teste: Você é uma pessoa de Alta Performance? Objetivo: Autoreflexão 3. Reflexão: Os Passarinhos Objetivo: Técnicas de Comunicação Verbal 4. Explanação do Capítulo 4 Tema: Processo Seletivo Metodologia: Aula Expositiva / Vídeos Site:

208 Plano de Aula 6ª. Aula: 26/06/2010 1. Revisão de conteúdo já trabalhado Objetivos: resolução e correção de exercícios Capítulos: 1 e 2 2.Reflexão: Black Eyed Peas x Oprah Winfrey Objetivo: Técnicas de Comunicação Verbal 3. Explanação do Capítulo 3 Tema: Procurando Emprego 4. Tarefa de Classe (resolução de exercício) Capítulo: 3 (Proposta de Emprego)

209 Você é uma pessoa de "alta performance"?
por Lauter Fontana Ferreira*

210

211 Todas as pessoas que vivem em estado de Alta Performance possuem características comportamentais que não só as distinguem de outras pessoas, com também garantem seu sucesso. Este teste foi elaborado considerando 15 características que podem levar as pessoas a altos patamares de realização. Respondendo com realismo e honestidade, você poderá identificar quais dos comportamentos que vem praticando estão contribuindo e quais estão prejudicando seu sucesso. Para cada característica há 4 alternativas, apenas uma deve ser assinalada, aquela que mais se aproxima de seu padrão cotidiano de comportamento em relação a essa característica. Boa sorte!

212 1. Toda pessoa de Alta Performance sabe que contribuições produtivas pretende proporcionar para a organização em que trabalha e para a sociedade em que vive. a) Tenho escrita a contribuição que desejo realizar b) Tenho na cabeça a contribuição de desejo realizar c) Sei que contribuo com algo, mas nunca pensei em saber com o que d) Não me preocupo com isso

213 2. Um indivíduo de Alta Performance sabe que tipo de gente quer ser: onde quer morar, quanto deseja ter de renda mensal, se prefere ser empregado ou empresário, que tipo de família quer construir, que carreira seguir, etc. a) Tenho este cenário escrito em detalhes b) Tenho este cenário em mente, mas nunca pensei em escrevê-lo c) De vez em quando penso nessa coisas d) Essas idéias são apenas sonho

214 3. Quanto aos objetivos mensuráveis
a) Tenho, por escrito, os objetivos que pretendo realizar num ano b) Tenho os meus objetivos definidos, porém não escritos c) Sei que objetivos são importantes, mas não os tenho definidos claramente d) Sei que objetivos são importantes, mas não os tenho definidos claramente

215 4. A pessoa de Alta Performance age com base nas necessidades que a organização e a sociedade demonstram relacionadas com seu trabalho a) Procuro mudar minhas atitudes e processos de trabalho para satisfazer melhor as necessidades da organização e da sociedade que usufrui do produto desse trabalho b) Sei que posso melhorar mais meu trabalho em função das necessidades das pessoas que usufruem dele, mas não me preocupo muito com isso c) Enquanto as pessoas não dizem nada, continuo a fazer o meu trabalho da mesma forma d) Não me preocupo com as necessidades dos outros

216 5. Todas as pessoas de Alta Performance praticam um consistente processo de comunicação com os outros a) Procuro sempre falar o que penso e sinto, mas também fico quieto, atento, quando os outros estão falando b) Falo, normalmente, mais que os outros, muitas vezes até interrompo quando eles estão falando c) Não exponho minhas idéias e sentimentos. Prefiro ficar ouvindo d) Nunca observei direito minha atitudes de falar e ouvir em relação aos outros

217 6. Alta Performance exige busca contínua de novos conhecimentos
a) Tenho períodos do dia e do ano programados para estudar e buscar novos conhecimentos b) Leio e busco novos conhecimentos sempre que tenho tempo c) Sei que preciso aprender mais, mas não tenho tempo para leitura e cursos d) Muito poucas leituras e cursos são aproveitáveis

218 7. Alta Performance exige aprendizagem contínua de novas habilidades a) Pratico novos conhecimentos e verifico o resultado dessas práticas nos outros, identificando o que dá e o que não dá certo b) Procuro colocar em prática novos conhecimentos, mas não me preocupo com seus resultados c) Só coloco em prática um novo conhecimento quando tenho certeza que dará certo d) Não vejo necessidade de testar novos conhecimentos

219 8. Pessoas de Alta Performance assumem a liderança com coragem e determinação
a) Me sinto feliz sempre que consigo alinhar idéias, sentimentos e ações de outras pessoas com as minhas na busca de realizações que trazem satisfação a todos b) Quando estou trabalhando com outras pessoas tenho receio de tomar a iniciativa de alinhar todas em uma única direção c) Só assumo a responsabilidade de alinhar pessoas em um única direção quando indicado para isso d) Não gosto de alinhar pessoas, prefiro fazer o meu trabalho

220 9. Toda pessoa de Alta Performance busca a realização de seus objetivos, não espera que eles caiam do céu! a) Me esforço a cada momento para praticar todas as ações que, acredito, realizarão meus objetivos b) Procuro realizar sempre que possível as ações que, acredito, realizarão meus objetivos c) Se alguma ação for muito difícil, mudo meus objetivos d) Vou fazendo o meu trabalho sem me preocupar com a realização ou não de objetivos

221 10. As pessoas de Alta Performance usam plano de ações como derecionador para auxiliar a realização dos objetivos a) Tenho um plano de ações escrito para garantir a realização de cada um dos meus objetivos b) Tenho na minha cabeça o que devo fazer para a realização de meus objetivos c) Sei que é importante ter um plano de ações, mas não parei para fazê-lo d) Plano de ações são inúteis

222 11. Para pessoas de Alta Performance é fundamental perceber o que outras pessoas pensam e sentem em relação a suas atitudes e contribuições a) Busco informações sobre a contribuição que proporciono por meios formais e informais b) Busco informações sobre a contribuição que proporciono apenas em situações informais c) Procuro ouvir as opiniões dos outros apenas quando eles me procuram espontaneamente d) O que os outros têm a dizer sobre mim não tem muita importância

223 12. É importante medir continuamente até que ponto a prática das ações está realizando os objetivos desejados a) Registro e quantifico, por meio de números, o resultado de minhas ações em um determinado período b) Quantifico o resultado de minhas ações em determinados períodos, mas não por meios numéricos c) Sei que é importante medir os resultados de minhas ações, mas ainda não tenho um método para isso d) Não tenho certeza de que medir o impacto de meu trabalho em outras pessoas seja algo importante

224 13. Pessoas de Alta Performance procuram avaliar até que ponto o resultado de suas contribuições são compatíveis com sua Missão e Visão a) Sempre que realizo um trabalho comparo até que ponto os resultados conseguidos são compatíveis com os objetivos a que me havia proposto b) Comparo os resultados realizados apenas em relação aos objetivos mais amplos c) Acho importante comparar resultados com objetivos, mas não faço isso de forma regular d) Nunca comparo os resultados do meu trabalho com objetivos. Não acho isso necessário

225 14. Modificar rapidamente atitudes, procedimentos e formas de agir para buscar melhores contribuições é uma habilidade fundamental para pessoas de Alta Performance a) Frente a evidências de que minhas atitudes e procedimentos são pouco, ou nada contributivos, não conduzindo à realização dos objetivos desejados, busco novos procedimentos e ações b) Frente a evidências de que minhas atitudes e procedimentos são pouco, ou nada contributivos, não conduzindo à realização dos objetivos desejados, fico ansioso e nervoso, e só com muito esforço modifico algumas ações c) Frente a resultados ruins me sinto frustrado e nervoso, sem saber o que fazer, relutando em mudar minhas ações d) Frente a resultados ruins me sinto muito nervoso e frustrado, incapaz de modificar as minha ações. Tento fazer melhor o que já venho fazendo

226 15. A efetiva realização dos objetivos e das contribuições desejadas é a razão da felicidade e do bem estar das pessoas de Alta Performance a) Normalmente realizo todos os objetivos e contribuições a que me proponho para um determinado período b) Normalmente realizo a maioria dos objetivos e contribuições a que me proponho para um determinado período c) Normalmente realizo apenas alguns dos objetivos e contribuições a que me proponho para em determinado período d) Normalmente não realizo os objetivos e contribuições a que me proponho para um determinado período

227 Gabarito A = 4 B = 3 C = 2 D = 1

228 No teste, há uma escala evolutiva de performance de 15 até 60 pontos
No teste, há uma escala evolutiva de performance de 15 até 60 pontos. Quanto mais perto de 60 pontos, mais habilidades de alta performance você possui, o que significa maior probabilidade de realizar seus objetivos.

229 De 15 a 30 pontos - baixa performance Você pratica atitudes incompatíveis com a Alta Performance. Você precisa verificar todas as questões e se esforçar para melhorar em todas a cada oportunidade que tiver. Assim, leia todas elas, faça um plano de ações e comece seu trabalho já. Realizar deve ser a sua palavra de ordem. Saia da teoria, combata a preguiça e a indisciplina. Quando se envolver num trabalho, dedique-se de verdade, não procrastine e não aceite um resultado médio. Você pode fazer o máximo.

230 De 31 a 45 pontos - média performance Você está vivendo um estado de busca pela Alta Performance, com algumas vitórias já alcançadas. Isso lhe proporciona um sentimento de satisfação e poder, pois já percebeu que pode viver acima da média. Veja as questões em que você escolheu as alternativas "C" ou "D" e busque um esforço extra na modificação dessas atitudes. Sem se esquecer, é lógico, de manter as atitudes certas, assinaladas com as alternativas "A" e "B". Confie, você vai chegar lá!

231 De 46 a 60 pontos - Alta Performance Você já vive um estado de Alta Performance, talvez necessite apenas aperfeiçoar atitudes que o impedem de progredir ainda mais. Veja as questões em que você respondeu "B", "C" ou "D" e se esforce na modificação dessas atitudes.

232 * Lauter Fontana Ferreira é psicólogo, consultor em melhoria do desempenho de pessoas e organização e sócio da Mazzali & Ferreira Consultoria

233 Reflexão: Os Passarinhos Leitura de Imagem (Ver/Ouvir/Sentir)

234 Capítulo 4 Desvendando o processo seletivo: Contato telefônico;
Como agir ao chegar à empresa; Entrevista; Dinâmica de grupo; Testes.

235 Desvendando o processo seletivo
Etapas possíveis em um processo seletivo: Contato telefônico; Entrevista; Dinâmicas de grupo; Teste.

236 Contato telefônico: Mantenha postura formal;
Evite desvios gramaticais; Mostre total disponibilidade; Estando ausente, retorne a ligação para uma empresa; Anote tudo o que o selecionador disser.

237 Entrevista Além de se preparar para as questões que o selecionador vai lhe fazer na entrevista, é fundamental estar atento também a sua apresentação nesta hora. Vídeos: Vestir-se adequadamente, de acordo com o seu perfil e cargo almejado, não precisa, necessariamente, decidir sua continuação no processo seletivo, mas é um aspecto importante que o selecionador vai avaliar e considerar.

238 Leitura de Imagem (www.cathonoticias.com.br)
Assunto: Entrevista Vídeos: Suas dúvidas sobre entrevistas de emprego (parte I e II) – (22) O que dizer numa entrevista profissional (23) Entrevista de emprego: como se preparar (23) O outro lado da Entrevista (23)

239 Suas dúvidas sobre entrevistas de emprego (parte I e II) – (22)
Não falar sobre salário Conhecimentos (cursos, palestras) – contribuição / motivação Pontos fracos (sinceridade) O que faço para melhorar Não levar ninguém para a entrevista Falar a verdade (demissão) – motivo negativo – não entrar em detalhes Não falar mal dos empregadores e empresas antigas Interesse sem desespero (contribuição e enriquecimento profissional) Destacar os bons resultados profissionais

240 O que dizer numa entrevista profissional (23)
Fale a verdade Conte suas experiências já vividas Pergunte sobre a vaga Não fale mal dos antigos chefes Construa uma relação de sucesso

241 Entrevista de emprego: como se preparar (23)
Vestir-se adequadamente Instrumentos para uma boa entrevista (currículo estrangeiro – portfólio) Não chegar atrasado (cumprimento de horário)

242 O outro lado da Entrevista (23)
Ser transparente e verdadeiro Preparo na área da Língua Portuguesa (comunicação oral – concordância) Leitura de conceitos básicos Tranquilidade Encarar a entrevista como uma conversa Não dá respostas monossilábicas Não se estender demais nas colocações

243 Como agir ao chegar à empresa
Anuncie sua chegada à recepcionista; Não chegue muito cedo; Sente-se com uma postura adequada; Na sala de espera, leia revistas ou jornal interno da empresa. Aguarde ser chamado.

244 O que fazer para ter sucesso na entrevista?
Procure dormir cedo para não chegar com ar de cansado; Não fume pelo menos 2 horas antes da entrevista; Cumprimente o entrevistador com firmeza e confiança; Não minta; Não deixe “piercing” e tatuagens visíveis; Desligue o celular; Não coloque nada em cima da mesa do selecionador; Mostre-se sociável e acessível; Afaste qualquer sinal de desânimo;

245 Não coloque os cotovelos ou as mãos sobre a mesa do entrevistador;
Procure não desviar o olhar quando questionado pelo entrevistador; Não mastigue chicletes nem chupe balas no momento da entrevista; Fale em tom de moderado e com tranqüilidade; Não sente na cadeira da empresa todo esparramado; Sorria. Seja agradável, mas não informal;

246 Nunca fale gírias ou palavrões;
Não use perfume forte; Nunca fale mal da(s) empresa(s) ou do(s) chefe(s) anterior(es); Procure obter informações antecipadamente sobre a empresa na qual você está sendo encaminhado; Escute o entrevistador até o final, não interrompa; Seja objetivo, responda só o que lhe é perguntado; Não seja vago.

247 O que não fazer no momento da entrevista?
Não leve outra pessoa com você; Não peça desculpas na hora de falar de seus pontos fracos; Nunca use óculos escuros; Jamais implore ao entrevistador que lhe dê o emprego;

248 O que não fazer no momento da entrevista?
Evite a curiosidade de olhar o que está sobre a mesa do entrevistador; Não conte piadas; Cuide bem do seu hálito; Evite discussões sobre religião, política ou futebol.

249 Dicas para os homens!!! Esteja com cabelo e barba bem cuidados;
Não exagere na loção pós-barba; Leve uma pasta de elástico com seu currículo; Evite óculos de sol no alto da cabeça ou fones de ouvido no pescoço; Evite roupas largas ou apertadas demais; Cuidado com roupa nova. Retire todas as etiquetas; Considere como um investimento pessoal comprar uma boa roupa para as entrevistas - e que seja do seu tamanho. Nem pense em tênis, sandálias ou qualquer tipo de sapato aberto. Não exagere na loção pós-barba, perfume ou colônia. Lembre-se de que há pessoas que têm alergia a determinados aromas - e o entrevistador pode ser uma delas

250 Dicas para os homens!!! Use sapatos limpos, de preferência, novos. Não use tênis, sandália ou chinelo; Não use roupa amassada ou suada; Use roupa adequada ao ambiente a ser trabalhado; Não use brincos; Use cabelos curtos, limpos e penteados. Caso você tenha cabelos longos, mantenha-os penteados e presos.

251 Dicas para as mulheres!!! Use maquiagem leve; Nunca use saias curtas;
Não use de poder de sedução para conquistar a vaga; Use roupas e acessórios discretos; Nunca use roupas transparentes, muito justas ou muito decotadas;

252 Dicas para as mulheres!!! Prefira blusas com mangas;
Só use sandálias abertas, se os pés estiverem bem cuidados; Não pinte as unhas com esmaltes de cor muito chamativa; Prefira cabelo preso, pois transmite uma postura mais séria.

253 É proibido falar durante a entrevista:
Gerundismo: “Vou estar fazendo...”; “Eu acho...”; Gírias; “Eu não gosto de trabalhar em equipe, gosto de fazer tudo sozinho...”.

254 Antes da entrevista: Faça uma pesquisa completa sobre a empresa:
Há quanto tempo ela está no mercado? Quais os produtos? Como é sua reputação entre os concorrentes? Quais os valores e a missão da organização? Revise e estude cuidadosamente seu currículo.

255 Antes da entrevista: Fique atento às exigências típicas que variam de acordo com o tipo de empresa em que você está pleiteando uma vaga: Setor financeiro: esteja preparado para fazer cálculos e resolver problemas que envolvem raciocínio; Área de consultoria: certamente, o entrevistador apresentará casos para serem solucionados. Pleitear = Concorrer

256 Durante a entrevista: Saiba o nome e cargo do entrevistador, o local, a data e o horário da entrevista; Não se deixe intimidar pelo entrevistador.

257 Depois a entrevista: Volte para casa e analise a entrevista;
Envie uma carta de agradecimento à empresa, no máximo 48 horas, após a entrevista. Vídeo: Max - Entrevista 257

258 Leitura de Imagem (www.cathonoticias.com.br)
O que é avaliado numa dinâmica de grupo (28)

259 Objetivo: Avaliar Divide-se em: Apresentação (cartões) Avaliar desempenho/ postura/ profissional/ pessoal Aquecimento (balões) Avaliar o empenho do candidato Perceber detalhes (gestos, postura, entrosamento com o grupo)

260 Dinâmicas São atividades lúdicas com objetivo de descontrair, desarmar os candidatos a uma vaga, para que, então, o profissional que estiver selecionando possa conhecer melhor os participantes.

261 Dinâmicas Nas brincadeiras, as pessoas deixam transparecer suas características pessoais.

262 Fases da Dinâmica Apresentação; Aquecimento; Atividade principal:
Execução ou realização; Comunicação; Situacional. Dinâmica: Vendas impossíveis ou Debate

263 No dia da dinâmica... Saber ouvir a equipe. Dividir papéis.
Organizar e planejar antes de executar a tarefa. Colocar suas idéias e valores de maneira clara e objetiva, sem entrar em brigas e discussões. Expor suas opiniões com segurança. Não participar das atividades. Mostrar arrogância. Interromper outro participante. Fingir comportamento. Não deixar o grupo participar. Achar que está indo bem sendo o centro das atenções.

264 Testes Redação; Testes psicológicos; Teste de conhecimentos;
Testes práticos. Teste de lógica ou fluência verbal

265 O candidato deve seguir a instrução do selecionador.
Aguardando retorno O candidato deve seguir a instrução do selecionador.

266 A tecnologia colocando a cultura em competição
A tecnologia colocando a cultura em competição. "A Guerra do Arco-Íris" venceu o Prêmio de Melhor Curta na 11ª Mostra

267 Plano de Aula 8ª. Aula: 1. Revisão da aula anterior
2. Reflexão: Lord River Dance Objetivo: Técnicas de Comunicação Verbal 3. Explanação do Capítulo 5 Tema: Formas de Contratação Metodologia: Aula Expositiva / Vídeos Site:

268 Plano de Aula 7ª. Aula: 02/06/2010 1. Revisão da aula anterior
Objetivo: Sondagem / Revisão 2. Teste: Você é uma pessoa de Alta Performance? Objetivo: Autoreflexão 3. Reflexão: Os Passarinhos Objetivo: Técnicas de Comunicação Verbal 4. Explanação do Capítulo 4 Tema: Processo Seletivo Metodologia: Aula Expositiva / Vídeos Site:

269 Desvendando o processo seletivo
Etapas possíveis em um processo seletivo: Contato telefônico; Entrevista; Dinâmicas de grupo; Teste.

270 Reflexão: Lord River Dance

271 Capítulo 5 Formação de contratação; Salários e benefícios;
Horário e local de trabalho; Plano de carreira; Disponibilidade para viagens; Negociação; Admissão; Integração; Exercícios. 271

272 Formas de Contratação CLT- Carteira Assinada;
Contrato de trabalho temporário; Contrato terceirizado; Cooperativas de trabalho; Estágio; Autônomo.

273 Leitura de Imagem www.cathonoticias.com.br
Profissionais preferem trabalho com registro (22) É hora dos empregos temporários (34) ESTÁGIO: UM PASSAPORTE PARA O MERCADO (15) Mão-de-obra terceirizada (36) A fuga para o trabalho informal (38)

274 Carteira Assinada C.L.T 41,13% Garantias
Benefícios (FGTS, Férias, 13º salário, Seguro Desemprego) Estabilidade Tranquilidade CLT x Prestação de Serviços (6%) Autônomo (23,53%) P.J. = Pessoa Jurídica (R$1.200,00 + Impostos) 200% para ser interessante Segurança

275 Empregos Temporários 85% de vagas Mês de Dezembro Shoppings
Competências Necessárias (esforço, dedicação, organização, desempenho, foco em resultados)

276 Estágio Aprendizado Talento Responsabilidade Aptidão Pré-requisito
Conhecimento Prático Experiência

277 Mão-de-Obra Terceirizada
Alternativa Mão-de-obra qualificada Crescimento na atualidade Fatores: Aumentar a eficiência no gerenciamento Reduzir custos Lucratividade

278 Trabalho Informal Riscos Enorme carga tributária

279 CLT O que é a CLT? A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi criada pelo Decreto-Lei nº , de 1º de maio de 1943. Na CLT, estão as normas que regulam as relações entre empregado e empregador; Vejamos alguns direitos do colaborador previstos pela legislação trabalhista:

280 CLT Férias: O que é? Como é pago?
Tempo das férias: Até 5 faltas injustificadas no ano, terá direito a 30 dias de férias. Mais de 5 faltas injustificadas, o trabalhador terá seu período de férias reduzido. Conforme tabela: 6 a 14 faltas: 24 dias corridos de férias; 15 a 23 faltas: 18 dias corridos de férias; 24 a 32 faltas: 12 dias corridos de férias; acima de 32 faltas: não tem direito às férias. O que é? Após um ano de trabalho, todo o trabalhador passa a ter direito a um período de até 30 dias para descanso e lazer, sem deixar de receber seu salário. Como funciona? Um ano após a contratação, o trabalhador passa a ter direito às férias. Entretanto, o empregador tem o período de um ano, a partir da data que você adquire este direito, para conceder as férias. Por outro lado, se o funcionário completar dois anos sem sair de férias, ele passa a ter o direito de recebê-la em dinheiro. 280

281 CLT 13º salário: Aviso prévio (em caso de demissão sem justa causa):
O que é? Como é pago? Aviso prévio (em caso de demissão sem justa causa): O que é? O décimo terceiro salário é um direito garantido pelo art.7º da Constituição Federal de Consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano. Como funciona? O décimo terceiro salário é calculado sobre o salário integral do trabalhador a partir da seguinte fórmula: valor do salário ÷ 12 x nº. de meses trabalhados. 281

282 CLT Licença Maternidade: O que é? Qual o período?
A Constituição também garante que, do momento em que se confirma a gravidez até cinco meses após o parto, a mulher não pode ser demitida. O que é: Licença maternidade (ou licença-gestante) é benefício de caráter previdenciário, garantido pelo artigo 7º, XVII da Constituição Brasileira, que consiste em conceder à mulher que deu à luz licença remunerada de 120 dias. Quem tem direito: Toda mulher trabalhadora empregada, inclusive as empregadas domésticas. Como Funciona: O salário da trabalhadora em licença é chamado de salário-maternidade, é pago pelo empregador e por ele descontado dos recolhimentos habituais devidos à Previdência Social. A trabalhadora pode sair de licença a partir do último mês de gestação. A Constituição também garante que, do momento em que se confirma a gravidez até cinco meses após o parto, a mulher não pode ser demitida. Período da Licença: 120 dias, contados a partir do primeiro dia da licença. 282

283 CLT Licença Paternidade:
O que é? Qual o período? FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço): O que é: É o direito do homem de afastar-se do trabalho, sem prejuízo em seu salário, para auxiliar a mãe de seu filho, que não precisa ser necessariamente sua esposa. Quem tem direito: Todos os trabalhadores empregados Como funciona: Para ter acesso a este direito basta notificar o empregador sobre o nascimento de seu filho. O empregador não pode negar a licença, pois a não concessão do direito pode implicar em reclamações trabalhistas, como, por exemplo, o direito do empregado em receber o pagamento dos dias da licença que não usufruiu. Contudo, é importante, ressaltar que não é autorizado ao empregado faltar injustificadamente ao trabalho alegando posteriormente que estava em licença paternidade, sem que o empregador tenha ciência inequívoca do nascimento. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado em 1967 pelo Governo Federal para proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, as empresas depositam, em contas abertas na CAIXA em nome dos seus empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. 283

284 Contrato Temporário Considera-se trabalho temporário o serviço prestado por pessoa física a uma determinada empresa, para atender a necessidade transitória de substituição de pessoal, regular e permanente, ou motivado pelo acréscimo extraordinário de serviços; Para a prestação de serviço temporário é obrigatória a celebração de contrato escrito entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora de serviço ou cliente, dele devendo constar expressamente: O motivo justificador da demanda de trabalho temporário; A modalidade da remuneração da prestação de serviço, onde estejam claramente discriminadas as parcelas relativas a salários e encargos sociais. A empresa de trabalho temporário é obrigada a celebrar contrato individual escrito de trabalho temporário com o trabalhador, no qual constem expressamente os direitos ao mesmo conferidos, decorrentes de sua condição de temporário; O contrato temporário poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, e só pode ter no máximo dois anos.

285 Contrato Terceirizado
Terceirizar uma atividade nada mais é que repassar a terceiros a sua realização; Em outras palavras, terceirizar é entregar a terceiros atividades não essenciais da empresa; Por não se tratar de contratação de mão-de-obra, é um contrato regulado pelo Código Civil Brasileiro, e não pela Consolidação das Leis do Trabalh0 (CLT); Vejam alguns itens 1. Estabelecer contrato escrito com a prestadora de serviços; 2. Verificar a idoneidade da empresa contratada; 3. Evitar contratação de empresa para prestar serviços de caráter habitual; 4. Estabelecer rotatividade entre os funcionários da contratada; 5. Exigir comprovação da contratada de que está regular com o recolhimento dos tributos e encargos trabalhistas dos funcionários; 6. Procurar diferenciar os empregados da contratada dos da empresa contratante através de uniformes ou identificação ( crachás) próprios; 7. Nunca utilizar os funcionários da contratada para tarefas diversas daquelas previstas no contrato; 8. É aconselhável que a contratada possua outros clientes, evitando-se a exclusividade.

286 Cooperativa As cooperativas têm por objetivo unir pessoas que, através do seu trabalho, da sua produção ou da sua renda, atuando de forma coletiva e organizada, adquiram condições de conquistar espaços dentro da economia; O cooperado é ao mesmo tempo dono e usuário da cooperativa: enquanto dono ele administra a empresa, e enquanto usuário utilizará os seus serviços; As cooperativas se distinguem das demais sociedades pelas seguintes características: 1ª - número ilimitado de associados; 2ª - variabilidade do capital social, representado por quotas-partes; 3ª - limitação do número de quotas-partes do capital social para cada associado; 4ª - impossibilidade de cessão de quotas-partes do capital social a terceiros, estranhos à sociedade; 5ª - singularidade de voto; 6ª - quorum para realização da assembléia geral; 7ª - retorno das sobras líquidas do exercício, proporcionalmente às operações realizadas pelo associado; 8ª - existência de fundos de reserva para assistência técnica educacional e social; 9ª - neutralidade política e indiscriminação religiosa, racial, social e de gênero; 10ª -prestação de assistência aos associados e, se previsto no estatuto, extensível aos empregados; 11ª -área de admissão de associados limitada às possibilidades de reunião, controle, operações e prestação de serviços.

287 Estágio A contratação de Estagiários não é regida pela CLT e não tem piso de remuneração preestabelecido; O Contrato de Estágio deverá ser assinado pela Empresa, pelo Estudante e pela Instituição de Ensino do Aluno; Sobre estas contratações, conforme determina a lei que as regulamenta, não incidem nenhum dos encargos sociais previstos na CLT, tais como FGTS, INSS, 13º, férias, aviso prévio, etc; O valor da Bolsa-estágio é determinado pelo que for combinado por livre acordo entre a Empresa e o Estudante e deverá estar explicitado no Contrato de Estágio; A jornada de trabalho do Estagiário , nos termos da Legislação vigente, não está vinculada a categorias profissionais ou acordos sindicais, o horário de trabalho do Estagiário, entretanto, a critério da Instituição de Ensino, não poderá prejudicar a sua freqüência às aulas; O período de contratação, pode ser rescindido a qualquer momento através de simples notificação, sem ônus para as partes. As renovações de Contratos podem ocorrer continuamente enquanto o Estudante freqüentar aulas, de nível médio ou superior, regular ou profissionalizante. O Certificado de Seguro de Acidentes Pessoais para Estagiários é obrigatório. Em caso de morte ou invalidez permanente do Estagiário por acidente, a família ou o(s) seu(s) Beneficiário(s) recebe(m) R$ ,00 (trinta mil reais). A ausência do Contrato de Estágio e/ou do Seguro de Acidentes Pessoais caracterizará vínculo empregatício perante o MPT - Ministério Público do Trabalho e sujeitará a Empresa às sanções previstas na CLT. 287

288 Autônomo O trabalhador autônomo é a pessoa física que presta serviços habitualmente por conta própria a uma ou a mais de uma pessoa, assumindo os riscos da sua atividade; Não é subordinado, não tem patrão, não tem horário de trabalho fixo, e, portanto, não tem direito a verbas trabalhistas (décimo terceiro, férias, uma folga paga por semana etc.), apenas a direitos previdenciários; Regime próprio de previdência social que assegura pelo menos as aposentadorias e pensão por morte, previstas no artigo 40 da Constituição Federal; Exemplos de trabalhadores autônomos: Advogados; Médicos; Contadores; Representantes comerciais autônomos; Vendedores de tecidos; Síndico ou administrador eleito para exercer atividade de direção condominial, desde que recebam remuneração; Árbitro e auxiliares de jogos esportivos.

289 O que é necessário para admitir um empregado?
Foto(s) 3 x 4; RG; CPF; Título de Eleitor; CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social); Certificado de Alistamento Militar ou Reservista (Homens); Comprovante de Residência; Certidão de Nascimento ou Casamento; Certidão de Nascimento dos dependentes; Diplomas e/ou Certificados; Registro em órgão de classe;  Atestado Médico Admissional : é obrigatório, devendo ser pago pelo empregador; Declaração rejeitando ou requerendo o vale transporte. Entrega de cópias de seus documentos. Realização de exames médicos de admissão. Não esqueça! De manter seus documentos sempre em ordem. De ter cuidado com seus certificados e diplomas de cursos realizados. 289

290 Salário + Bônus + Benefícios
Salários e benefícios Pacote remuneração = Salário + Bônus + Benefícios Salário Bônus Benefícios

291 Salários e benefícios Benefícios: Vale-transporte; Transporte;
Vale-refeição; Convênio médico e/ou odontológico; Cesta básica; Seguro de vida em grupo.

292 Atenção! Horário e local de trabalho; Plano de carreira;
Disponibilidade para viagens; Negociação.

293 Integração: Procure relacionar-se com os colegas de trabalho;
Evite fazer “panelinhas”; Procure inteirar-se sobre as normas, procedimentos, políticas internas e cultura da empresa; Preste atenção em todas as orientações; Sempre que tiver dúvida pergunte ao seu superior.

294 Plano de Aula: 9ª. Aula: 28/06/2010
1. Revisão de Conteúdo Objetivo:Sondagem / Revisão 2. Reflexão: A Máquina de dobrar Camisa Objetivo: Técnicas de Comunicação Verbal 3. Explanação do Capítulo 6. Tema: O Profissional de Sucesso 4.Correção dos exercícios da Apostila Capítulos: 4,5 e 6 5. Mensagem Final: Dias Melhores (J. Quest)

295 Plano de Aula 8ª. Aula: 07/06/2010 1. Revisão da aula anterior
2. Reflexão: Lord River Dance Objetivo: Técnicas de Comunicação Verbal 3. Explanação do Capítulo 5 Tema: Formas de Contratação Metodologia: Aula Expositiva / Vídeos Site:

296 Reflexão: A Máquina de dobrar Camisa

297 Capítulo 6 Relacionamento interpessoal; Empreendedorismo; Liderança;
Aprimoramento acadêmico; Exercícios. 297

298 Relacionamento interpessoal
Competência técnica não é tudo, é preciso também saber trabalhar em equipe.

299 Relacionamento interpessoal
Conviver com pessoas é uma arte, pois temos que lidar com diferentes personalidades. Conviver com pessoas é uma arte, e também um desafio, pois temos que lidar com diferentes personalidades que em alguns momentos não nos agradam. 299

300 Relacionando-se com pessoas difíceis
Entender o significado de suas atitudes; Desenvolver técnicas que transformem conflito em colaboração; Saber lidar consigo mesmo.

301 Relacionando-se com pessoas difíceis
Estratégias para lidar com pessoas difíceis: Pessoas hostis; Pessoas que estão sempre certas; Pessoas que explodem à toa; Pessoas que reclamam de tudo; Pessoas silenciosas. À toa e à-toa  Essas expressões diferem na grafia, no significado e na classe de palavras. Vejamos: À toa – Grafada sem hífen, essa locução adverbial significa “a esmo, sem objetivo definido, sem proveito”: “Ficou andando à toa por aí”, “Está lá, escrevendo à toa” e “Cansei-me à toa”. À-toa – Com hífen, é locução adjetiva e significa “desprezível, sem importância, inútil”: “Aquele é sujeito à-toa mesmo”, “É besteirinha, coisa à-toa” e “Não adianta, é ajuda à-toa”. Apesar de funcionar como adjetivo, não varia: “São papéis à-toa”. 301

302 Relacionando-se com pessoas difíceis
Independente de sua personalidade, controle sua emoção, evite explosões de sentimentos e faça tudo para amenizar a situação.

303 Ser comunicativo

304 Habilidades de um bom comunicador
Boa memória; Interesse permanente; Criatividade; Expressão verbal e corporal coerentes; Entusiasmo; Rico vocabulário com palavras simples; Adequar-se as circunstâncias; Poder de síntese; Naturalidade.

305 Ser flexível

306 Exercitando a nossa flexibilidade
Permita que os outros expressem seus pensamentos; Não antecipe o que outro vai dizer; Adote uma postura receptivo ao novo/diferente; Converse com pessoas que tenham opiniões diferentes das suas.

307 Ter respeito É essencial que todos tenham consciência e maturidade para aceitarem o ritmo, compreenderem a personalidade e respeitarem o limite do outro.

308 Ter empatia Respeite os outros, não fazendo com eles o que você não quer que eles façam com você. 308

309 Ter espírito de equipe Uma equipe bem estabelecida trabalha por objetivos comuns, para alcançar metas que vão trazer benefícios a todos. 309

310 Os 10 mandamentos das relações humanas
I - Seja cordial. II - Chame as pessoas pelo nome. III - Interesse-se, sinceramente, pelos outros. IV - Saiba considerar os sentimentos alheios. V - Seja generoso em elogiar e cauteloso ao criticar. VI - Entenda o ponto de vista do outro. VII - Seja autêntico. VIII - Sua postura corporal fala tanto quanto sua voz. IX - Abstenha-se de fazer “pré-conceitos”. X - Seja ponderado.

311 Empreendedorismo

312 Empreendedor Individual (EI) – SEBRAE (www.sebrae.com.br)
Custo (R$) do EI com o empregado: Deveres do EI: Observações Importantes: Registro do EI: Dicas para o negócio dar certo: Dicas Importantes:

313 Custo (R$) do EI com o empregado:
Salário Mínimo = 510,00 Previdência Patronal (3%) = 15,30 FGTS (8%) = 40,80 Custo mensal com o empregado =566,10

314 Deveres do EI: a) guardar notas fiscais de compra de mercadorias
b) guardar documentos do empregado contratado c) guardar canhoto das notas fiscais que emitir d) declarar o valor do faturamento todo o ano e) fazer recibo de pagamentos f) fazer as guias de impostos

315 Observações Importantes:
Taxa de Licença (autônomo) Previdência Social = 20% sobre o salário do trabalhador (com mercadoria vendida pagará o ICMS) ISS (prestação de serviços) = 5% do faturamento mensal

316 Registro do EI:

317

318 Dicas para o negócio dar certo:
a) ser organizado b) planejar bem c) ter controle dos gastos d) legalizar

319 Dicas Importantes: a) A Legalização do EI é isenta de taxas
b) O faturamento anual do EI dever ser até R$ c) O faturamento acima de R$ o EI se enquadra como MICROEMPRESÁRIO d) A contribuição do EI com impostos é de R$ 57,10 e) Emissão de Nota Fiscal isenta de taxas para o EI

320

321 Liderança “É a capacidade de influenciar outras pessoas para que se possa fazer aquilo que se precisa ou deseja.” Livro: Fundamentos da liderança

322 Liderança O líder precisa ter: Autodisciplina; Responsabilidade;
Carisma; Tolerância ao estresse; Poder de síntese; Comunicação; Dinamismo; Objetividade.

323 Dicas para desenvolver liderança
Mostre seus pontos fracos; Treine a empatia; Enfatize suas características marcantes; Delegue responsabilidades; Seja leal com seus princípios; Busque a melhoria; Questione o existente; Incentive a comunicação.

324 Aprimoramento acadêmico e profissional
O bom profissional é aquele que organiza sua carreira, define metas, esforça-se para cumpri-las e que sabe aonde quer chegar. É preciso estar dispostos a aprender sempre mais. 324

325 Sucesso!!!

326 Mensagem Final

327 327

328 Plano de Aula: 10ª. Aula: 14/06/2010
Avaliação Final Objetivos: Sondagem Revisão Pesquisa Nota Final

329 Plano de Aula 4ª. Aula: 03/07/2010 1.Explanação dos capítulos:
4 – Processo Seletivo 5 – Formas de Contratação 6 – O Profissional de Sucesso Metodologia: Leitura de Imagem + Vídeos Site: 2.Correção de Exercícios Objetivo: Sondagem / Revisão

330 Leitura de Imagem (www.cathonoticias.com.br)
Assunto: Entrevista Vídeos: Suas dúvidas sobre entrevistas de emprego (parte I e II) – (22) O que dizer numa entrevista profissional (22) Entrevista de emprego: como se preparar (23) O outro lado da Entrevista (23)

331 Suas dúvidas sobre entrevistas de emprego (parte I e II) – (21)
Não falar sobre salário Conhecimentos (cursos, palestras) – contribuição / motivação Pontos fracos (sinceridade) O que faço para melhorar Não levar ninguém para a entrevista Falar a verdade (demissão) – motivo negativo – não entrar em detalhes Não falar mal dos empregadores e empresas antigas Interesse sem desespero (contribuição e enriquecimento profissional) Destacar os bons resultados profissionais

332 O que dizer numa entrevista profissional (22)
Fale a verdade Conte suas experiências já vividas Pergunte sobre a vaga Não fale mal dos antigos chefes Construa uma relação de sucesso

333 Entrevista de emprego: como se preparar (22)
Vestir-se adequadamente Instrumentos para uma boa entrevista (currículo estrangeiro – portfólio) Não chegar atrasado (cumprimento de horário)

334 O outro lado da Entrevista (22)
Ser transparente e verdadeiro Preparo na área da Língua Portuguesa (comunicação oral – concordância) Leitura de conceitos básicos Tranquilidade Encarar a entrevista como uma conversa Não dá respostas monossilábicas Não se estender demais nas colocações

335 Formas de Contratação CLT- Carteira Assinada;
Contrato de trabalho temporário; Contrato terceirizado; Cooperativas de trabalho; Estágio; Autônomo.

336 Leitura de Imagem www.cathonoticias.com.br
Profissionais preferem trabalho com registro (23) É hora dos empregos temporários (36) ESTÁGIO: UM PASSAPORTE PARA O MERCADO (17) Mão-de-obra terceirizada (37) A fuga para o trabalho informal (39)

337 Carteira Assinada C.L.T 41,13% Garantias
Benefícios (FGTS, Férias, 13º salário, Seguro Desemprego) Estabilidade Tranquilidade CLT x Prestação de Serviços (6%) Autônomo (23,53%) P.J. = Pessoa Jurídica (R$1.200,00 + Impostos) 200% para ser interessante Segurança

338 Empregos Temporários 85% de vagas Mês de Dezembro Shoppings
Competências Necessárias (esforço, dedicação, organização, desempenho, foco em resultados)

339 Estágio Aprendizado Talento Responsabilidade Aptidão Pré-requisito
Conhecimento Prático Experiência

340 Mão-de-Obra Terceirizada
Alternativa Mão-de-obra qualificada Crescimento na atualidade Fatores: Aumentar a eficiência no gerenciamento Reduzir custos Lucratividade

341 Trabalho Informal Riscos Enorme carga tributária

342 Empreendedorismo

343 Um Exemplo de Empreendedorismo (19)

344 Empreendedor - Assumir riscos - Aproveitar oportunidades - Conhecer o ramo - Ser líder - Ter talento - Manter o otimismo

345 Empreendedor Individual (EI) – SEBRAE (www.sebrae.com.br)
Custo (R$) do EI com o empregado: Deveres do EI: Observações Importantes: Registro do EI: Dicas para o negócio dar certo: Dicas Importantes:

346 Custo (R$) do EI com o empregado:
Salário Mínimo = 510,00 Previdência Patronal (3%) = 15,30 FGTS (8%) = 40,80 Custo mensal com o empregado =566,10

347 Deveres do EI: a) guardar notas fiscais de compra de mercadorias
b) guardar documentos do empregado contratado c) guardar canhoto das notas fiscais que emitir d) declarar o valor do faturamento todo o ano e) fazer recibo de pagamentos f) fazer as guias de impostos

348 Observações Importantes:
Taxa de Licença (autônomo) Previdência Social = 20% sobre o salário do trabalhador (com mercadoria vendida pagará o ICMS) ISS (prestação de serviços) = 5% do faturamento mensal

349 Registro do EI:

350

351 Dicas para o negócio dar certo:
a) ser organizado b) planejar bem c) ter controle dos gastos d) legalizar

352 Dicas Importantes: a) A Legalização do EI é isenta de taxas
b) O faturamento anual do EI dever ser até R$ c) O faturamento acima de R$ o EI se enquadra como MICROEMPRESÁRIO d) A contribuição do EI com impostos é de R$ 57,10 e) Emissão de Nota Fiscal isenta de taxas para o EI

353

354 www.cathonoticias.com.br página 27
Liderança página 27 “É a capacidade de influenciar outras pessoas para que se possa fazer aquilo que se precisa ou deseja.” Livro: Fundamentos da liderança

355 Liderança O líder precisa ter: Autodisciplina; Responsabilidade;
Carisma; Tolerância ao estresse; Poder de síntese; Comunicação; Dinamismo; Objetividade.

356 Dicas para desenvolver liderança
Mostre seus pontos fracos; Treine a empatia; Enfatize suas características marcantes; Delegue responsabilidades; Seja leal com seus princípios; Busque a melhoria; Questione o existente; Incentive a comunicação.


Carregar ppt "Empregabilidade Apresente-se aos alunos informando sua formação e currículo profissional, destaque as experiências para criar uma confiança entre você."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google