A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia Infinita Trabalho Realizado por: Carlos Bravo Nº4

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia Infinita Trabalho Realizado por: Carlos Bravo Nº4"— Transcrição da apresentação:

1 Energia Infinita Trabalho Realizado por: Carlos Bravo Nº4
Filipe Gonçalves Nº7 Rodrigo Duque Nº19 Henrique Zatta Nº9

2 Porque escolhemos este tema?
Foi aceite de uma forma unânime; Dos três elementos inicias do grupo, dois tinham a disciplina de Física e, como tal, quisemos adoptar um tema relacionado com a disciplina; É um tema muito em voga nos tempos que correm; É um tema que se pode desenvolver e aprofundar muito.

3 Qual a importância das energias renováveis?
São dos temas mais discutidos da actualidade; São energias limpas, isto pois: Não poluem, ao contrário das fontes de energia não renováveis; São inesgotáveis, São a principal forma de evitar uma futura catástrofe ambiental

4 Que energias renováveis existem?
Biocombustível; Biomassa; Energia azul; Energia geotérmica; Energia hídrica; Energia solar; Energia das ondas; Energia eólica; Energia do hidrogénio.

5 Pode ser definida em dois conceitos.
Biomassa Pode ser definida em dois conceitos. BIOMASSA Produção de energia Ecologia

6 Como se produz a biomassa?
Através da combustão de qualquer material de origem orgânica, produzindo assim material particulado.

7 Vantagens e desvantagens do uso da biomassa
Vantagens: •Baixo custo de aquisição; •Não emite dióxido de enxofre; •As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis; •Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos); •Menor risco ambiental; •Recurso renovável; •Emissões não contribuem para o efeito estufa.

8 Desvantagens: •Menor poder calorífico; •Maior quantidade de material particulado lançado para a atmosfera.; •Dificuldade de armazenamento. •Possíveis medidas de controle da poluição no ar: •Diluição através de uma chaminé alta; •Adequada localização da fonte.

9 Energia azul - o que é e como se obtém Energia azul é a energia obtida através da diferença entre a concentração de sal da água do mar e a do rio com o uso da electrodiálise reversa (mais conhecida por osmose).

10 A energia azul é considerada uma das mais promissoras energias do futuro.

11 Energia Hídrica A produção de hidro-electricidade é principalmente efectuada através centrais hidroeléctricas, que estão associadas a barragens de grande ou média capacidade; Estas centrais, usam a energia da diferença de nível entre a albufeira e o rio que fazem rodar as turbinas e os respectivos geradores, gerando electricidade.

12 Portugal é, assim, o país da União Europeia com maior percentagem de energia eléctrica produzida por via hídrica.

13 Energia das Ondas As ondas são formadas pelo sopro dos ventos sobre a água e ocorrem unicamente na água perto da superfície do mar. O movimento da água transporta energia cinética que pode ser aproveitada por dispositivos de energia das ondas.

14 Energia geotérmica Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Funciona graças à capacidade natural da Terra.

15 Energia eólica A energia eólica é a energia obtida pela acção do vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes aéreas.

16 Energia Solar A energia solar é a energia produzida pelo Sol e é convertida em energia útil, quer para a produção de electricidade ou de calor; Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia eléctrica; Os painéis solares térmicos transformam a radiação solar directamente em energia térmica para o aquecimento de águas ou outros fins.

17 Essa energia é depois aproveitada e transformada em electricidade.
Energia do Hidrogénio A energia do hidrogénio resulta da combinação do hidrogénio com o oxigénio, produzindo vapor de água e libertando energia. Essa energia é depois aproveitada e transformada em electricidade. Este tipo de energia começa agora a ser usada em carros tornando-os mais amigos do ambiente

18 Energia maremotriz Energia maremotriz corresponde ao aproveitamento das ondas e das marés para produzir energia. As ondas e as marés consistem em grandes movimentos de água que, por terem energia cinética, se podem aproveitar para obter energia eléctrica.

19 “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”!!
Biocombustíveis Os biocombustíveis dão-nos a oportunidade de obter energia através de matéria orgânica, pois toda essa matéria se transforma, eventualmente, em energia. Ex: cana-de-açúcar. “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”!!

20 Visita à Câmara Municipal de Portimão
A Câmara Municipal de Portimão tem vindo a desenvolver e a começar a aproveitar este tipo de energias de uma forma mais acentuada; Investir no aproveitamento da energia solar visto o Algarve ser uma zona muito boa para esse fim; As barragens são uma grande fonte de energia, mas também têm muitas desvantagens que não  podemos menosprezar.

21 O projecto material Maquete
Simbolizando principalmente a energia solar e a energia eólica; O Carro Solar e o Forno Solar são elementos adicionais à maquete.

22

23 As participações… Concurso “Alterações climáticas e Energias Renováveis Concurso “Esmiuçar Copenhaga” Vídeo Vídeo

24 Site e Blogs individuais

25 Agradecimentos Professora da disciplina, Elsa Dionísio
Professor Aragão; Professor Vilela; Engenheiro Filipe Jorge; Professor Vítor Palminha; Professor Eugénio Tiago; Sr. José Gregório; A todos os colegas que nos ajudaram nos vídeos;

26 Bibliografia http://linuxhost.cic.pt/~webcic023/renovaveis.html

27 FIM…


Carregar ppt "Energia Infinita Trabalho Realizado por: Carlos Bravo Nº4"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google