A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Intervenção do Homem na Natureza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Intervenção do Homem na Natureza"— Transcrição da apresentação:

1 Intervenção do Homem na Natureza
Bicho homem ataca Intervenção do Homem na Natureza

2 O bicho homem ataca  Deixando a modéstia de lado, vamos admitir que nós, os seres humanos, somos realmente incríveis: construímos cidades, criamos teorias, inventamos máquinas…  Mas será que a Natureza também acha que somos tão “bons”assim?  Provavelmente não! Afinal, a grande maioria dos problemas que o planeta enfrenta são causados pelo bicho homem!

3 O bicho homem ataca  A Terra seria totalmente capaz de preservar a sua biodiversidade, sem precisar de protecção extra, se o homem não insistisse em interferir e modificar a Natureza.  O homem elege o planeta como espécie de “escravo” que existe para servir e ser explorado, sem receber nada em troca.  Por causa desses homens a biodiversidade está ameaçada e necessita de ajuda.

4 O bicho homem ataca O ecossistema não aguenta e MORRE!
Antes do homem aparecer, os seres vivos viviam num ecossistema equilibrado. Depois chega o homem e constrói uma cidade sobre esse ecossistema. O que acontece? Cimento, asfalto, carros, fábricas A maioria das espécies não consegue adaptar-se à mudança e morre.  Se o desaparecimento de uma espécie altera o equilíbrio do ecossistema imagine-se o desaparecimento da maioria. O ecossistema não aguenta e MORRE! Poluição Adeus ecossistemas!...

5 O bicho homem ataca  Um ecossistema é como um jogo de xadrez gigante.
 Cada ser vivo é uma peça, com lugar e função definidas.  É a “movimentação” de cada um desses seres que é fundamental para o jogo da vida!  Mas… e se uma nova peça é colocada no jogo?  Se alguém resolve soltar tigres num local onde existem outros felinos? Eles vão competir e desequilibrar o ecossistema.  E as plantas? Uma espécie exótica pode causar graves problemas num ecossistema., porque junto com estas espécies vêm também doenças exóticas.

6 O bicho homem ataca  Por mais que a Natureza seja incrível, ela não é inesgotável.  Se, por exemplo, uma espécie de árvore é continuamente derrubada, ou um animal é sistematicamente caçado, um dia eles serão exterminados.

7 O bicho homem ataca Não! Respeito é bom... ... e preserva o planeta!
 Será que, quando o primeiro homem apareceu à face da Terra, encontrou uma placa dizendo “Propriedade dos Seres Humanos”?  Claro que não!  Nenhuma espécie é dona do planeta e, todas são.  Então, tem cabimento o homem destruir as espécies para satisfazer as suas necessidades?  É preciso respeitar a vida.  Sem biodiversidade não é possível! Não!

8 O bicho homem ataca Saúde vem da mata...  Estás com gripe?
 Precisas de um xarope? Mas… de onde vêm os ingredientes do xarope?  Quem pensou na Natureza acertou! Parte dos medicamentos que o homem usa vem dos animais e das plantas.  Para teres uma ideia 40% dos medicamentos produzidos são extraídos da Natureza.  A aspirina tem um “pezinho na floresta”, uma das substâncias mais importantes desse medicamento é derivada do salgueiro.

9 O bicho homem ataca Está na mesa...
 Ai que fome! Adivinha só o que é o almoço?  Muitos produtos da biodiversidade!  Ou pensaste que a comida “nasce” no supermercado?  A carne e os vegetais que comemos não estão ameaçados de extinção porque são resultantes da actividade agrícola e agropecuária, mas também dependem da biodiversidade.

10 O bicho homem ataca  Já paraste para pensar quantas espécies de seres vivos existem no planeta?  Na tua casa podes ter: cão, gato, galinhas, moscas, baratas, vacas, ervas daninhas, flores etc.  Isto é só um pedacinho da Biodiversidade

11 O bicho homem ataca Poluição – Qualquer alteração, indesejável, nas características físicas, químicas ou biológicas do ar, água, solo ou alimentos que afecte negativamente a sobrevivência, saúde ou actividade dos organismos vivos. Poluente – Substância química ou forma de energia, por norma de origem antrópica, causadora de impacte ambiental negativo.

12 O bicho homem ataca  Poluição da atmosfera:  Poluição da água
 Efeito de estufa  Redução da camada de ozono  Chuvas ácidas  Poluição da água  Poluição do solo

13 O bicho homem ataca  O equilíbrio da vida na Terra depende muito do clima.  A maioria dos seres vivos não consegue sobreviver nem com muito calor nem com muito frio.  A poluição está transformando o clima do planeta e a Terra está a ficar parecida com uma estufa.

14 O bicho homem ataca  O chamado “efeito de estufa” deve-se à presença na atmosfera de certos gases, como o dióxido de carbono, o metano e o vapor de água, os quais impedem a libertação para o espaço das radiações infravermelhas emitidas pelo Sol e reflectidas pela superfície terrestre.  Como consequência deste fenómeno temos o aquecimento da superfície do nosso planeta e das camadas inferiores da atmosfera.  O efeito de estufa, quando dentro dos valores normais, é benéfico, permitindo a existência de vida na Terra.  Assim o problema não é o efeito de estufa, mas sim o seu aumento anormal e as consequências do mesmo.

15 O bicho homem ataca  O aparecimento da camada de ozono nas altas camadas da atmosfera permitiu que os seres vivos pudessem começar a colonizar os ambientes continentais.  O Sol emite diversos tipos de radiações, entre as quais as ultravioletas, que são letais para os seres vivos. O ozono existente entre os 12 e os 50 Km de altitude, impede a entrada dessas radiações, protegendo os seres vivos.  Nos últimos anos tem-se verificado uma redução na camada de ozono, fenómeno conhecido por buraco do ozono” o que pode ter consequências dramáticas.

16 O bicho homem ataca  Actualmente verificam-se já situações que são consequência do aumento do efeito de estufa: fusão progressiva de glaciares como o Upsala e campos de gelo que põem em risco muitas espécies como o urso- -branco, focas e pinguins.  Caso não sejam tomadas medidas que permitam diminuir a emissão de gases com efeito de estufa, pode vir a ocorrer uma maior fusão dos glaciares e campos de gelo.  Então o nível médio dos oceanos subirá, ameaçando as regiões costeiras.

17 O bicho homem ataca  O “buraco” do ozono não é, na realidade um buraco. É uma redução da camada de ozono que ocorre anualmente sobre a Antárctida e também sobre o Árctico, reconstituindo-se na Primavera seguinte.  O ciclo do ozono, caso não ocorresse qualquer perturbação, estaria em equilíbrio.

18 O bicho homem ataca  Todas as pesquisas confirmam (desde 1974) que os denominados clorofluorcarbonetos (gases CFC) são os grandes responsáveis pela destruição da camada de ozono.  A permanência dos CFC na alta atmosfera é longa.  A posição dos cidadãos é fundamental na resolução do problema considerado.

19 O bicho homem ataca Efeitos da diminuição da camada de ozono  Saúde humana: Queimaduras solares profundas Maior número de cataratas oculares Enfraquecimento do sistema imunitário  Alimentação e floresta: Diminuição de colheitas Redução de espécies piscícolas Diminuição da produtividade florestal  Aquecimento global: Aceleração do aquecimento devido à menor capacidade do Oceano retirar o dióxido de Carbono da atmosfera através do fitoplâcton.

20 O bicho homem ataca  As chuvas ácidas são essencialmente resultantes da emissão para atmosfera de dióxido de enxofre, e de dióxido de azoto pelas centrais termoeléctricas e pelos veículos automóveis.  Estes gases combinam-se com o vapor de água atmosférico, originando ácido sulfúrico e ácido nítrico.  Como resultado formam-se as chuvas ácidas, que são nocivas para a vegetação, para o fitoplâncton e para os restantes seres vivos, além de provocarem corrosão nos monumentos e estátuas. Chuvas Ácidas

21 O bicho homem ataca Efeitos:  Dores de cabeça  Desconforto  Asma Bronquite  Cancro  Problemas de coração  Cansaço

22 O bicho homem ataca

23 O bicho homem ataca Algumas Medidas Preventivas:
 Utilizar os transportes colectivos  Utilizar fontes de energia menos poluentes  Fabricar automóveis equipados com conversores catalíticos, que não permitem a libertação de gases tóxicos.  Utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre

24 Poluição da Água  A água é um dos bens naturais mais utilizados, sendo fundamental para a manutenção da vida.  As actividades humanas têm provocado graves perturbações nos ecossistemas aquáticos e na vida humana.  A água está poluída quando a sua composição é alterada por substâncias ou formas de energia que impeçam a sua normal utilização.

25 Poluição das Águas Subterrâneas

26 Poluição da água – Principais causas
 Agentes infecciosos  Altos níveis de nutrientes  Substâncias químicas tóxicas  Excesso de calor

27 Poluição da água - Continuação
 Muitos poluentes tóxicos, como certos pesticidas, causam graves problemas nos ecossistemas, mesmo quando atingem a água em baixas concentrações. Ex: DDT.  Armazenados nos tecidos dos seres vivos, os poluentes tóxicos podem também passar para a descendência através dos ovos ou do leite das mães.  Podem continuar a actuar ao longo de gerações, mesmo depois de deixarem de ser aplicados.

28 Poluição da água – Cont. DDT – Diclorodifeniltricloroetano
 As propriedades do DDT foram descobertas em 1939 por Paul Müller, o que lhe valeu posteriormente o Prémio Nobel da Medicina, devido ao uso do DDt no combate à malária.  O DDT também foi utilizado na Segunda Guerra Mundial para prevenção de tifo em soldados, que o utilizavam na pele para combate aos piolhos.  Posteriormente foi usado na agropecuária, devido ao baixo preço e elevada eficiência.

29 Poluição dos Solos  A poluição dos solos é preocupante, já que tem vindo a aumentar, devido à infiltração de águas poluídas ao uso de agrotóxicos e à acumulação de materiais sólidos.  São vários os sectores da actividade humana envolvidos na poluição dos solos, contribuindo para a sua degradação.

30 Poluição dos Solos Agricultura intensiva  Utilização de uma quantidade excessiva de fertilizantes e pesticidas que para além da poluição ainda podem contribuir para a diminuição da fertilidade do solo.

31 Poluição dos Solos Indústria  Infiltração, no solo, de produtos tóxicos provenientes de refinarias de petróleo e de fábricas de produtos químicos entre outras, modificando a sua composição.

32 Poluição dos Solos Postos de combustíveis  Depósitos subterrâneos de combustíveis, podem derramar, para o solo, produtos altamente tóxicos, quando não são devidamente conservados.

33 Poluição dos Solos Exploração mineira  As escombreiras a céu aberto, quando não são controladas, podem originar problemas graves de poluição do solo.

34 Poluição dos Solos Poluição doméstica A acumulação de materiais sólidos também contribui para a poluição dos solos. O lixo doméstico é composto por resíduos gerados no dia-a-dia nas nossas casas, e por extensão , nos restaurantes, hospitais, locais de trabalho etc.

35 Destruição de habitats
 A expansão das actividades sócio – económicas da nossa espécie tem sido a principal responsável pela modificação e/ou destruição de muitos habitats.  Em todo o Mundo a destruição da vegetação nativa, para exploração de madeira ou para uso da terra, tem atingido níveis alarmantes.

36 Desflorestação O que é a desflorestação?
 É a devastação de florestas e locais de vegetação abundante, fundamentalmente causada pela actividade humana.

37 Causas da desflorestação
 Incêndios florestais  Chuvas ácidas  Abate de árvores pelo elevado valor económico das madeiras.

38 Consequências da desflorestação
 Erosão acelerada dos solos.  Diminuição da humidade atmosférica o que altera o regime de chuvas.  Destruição de habitats, pondo em risco a vida de muitas espécies.  Aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera e consequente aumento do efeito de estufa, responsável pelo aquecimento global.

39 Tu podes fazer a diferença!
 A salvaguarda das florestas e a preservação das espécies depende do comportamento de cada um de nós.


Carregar ppt "Intervenção do Homem na Natureza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google