A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância da comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância da comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 A importância da comunicação
Curso de Difusão Cultural A importância da comunicação Rodrigo Ratier

2 A maior invenção do homem

3 A maior invenção do homem
O fogo?

4 A maior invenção do homem
A roda?

5 A maior invenção do homem

6 A maior invenção do homem
A LINGUAGEM = COMUNICAÇÃO

7 O que é comunicação? Massacre da Praça da Paz Celestial (China) Entre 800 e 7000 mortos

8 O que é comunicação? Massacre da Praça da Paz Celestial (China) Entre 800 e 7000 mortos

9 O que é comunicação? COMUNICAÇÃO É DIÁLOGO
DIÁLOGO É UMA NECESSIDADE HUMANA (sem ele, somos incompletos) DIALOGAR É SE PÔR NO LUGAR DO OUTRO (isso nos diferencia dos outros animais) Segundo Paulo Freire, em Comunicação e Extensão

10 O que é comunicação? Comunicar é pôr-se no lugar do outro

11 Tipos de comunicação Intrapessoal (para si próprio)
Intrapessoal (para poucos) Midiática (para muitos)

12 Fluxo de comunicação Diálogo, necessidade humana
“Comunicar é pôr-se no lugar do outro” Paulo Freire emissor receptor meio linguagem mensagem

13 Linguagem televisiva Elementos de um telejornal (e seus significados)
1 Recursos gráficos = modernidade 2 Apresentadores sentados = serenidade 3 Homem e mulher = diversidade 4 Casal = familia, valores tradicionais 5 Redação grande = confiabilidade 6 Música rápida = dinamismo, rapidez 7 Roupas sociais, aparência séria, tom de voz contido = sobriedade “SINAIS” DE CREDIBILIDADE

14 A escolha das notícias Entre o fato e a versão que vai ao ar existe a interpretação de um (ou vários!) jornalistas, o que o leva a ver (e mostrar) o fato de uma maneira muito particular, segundo sua própria visão do que aconteceu (que é diferente do que aconteceu e é diferente de como outro jornalista contaria a história)

15 Modelos de comunicação
Comercial (anúncios) Estatal (governo) Pública (sociedade)

16 Linguagem publicitária
Os anúncios do JN (e suas formas de convencimento) Casas Bahia: testemunhal Assai: ofertas Qualicorp: humor Café 3 Corações: emoção / apelo infantil A Favorita: suspense

17 Jornalismo e identidade
A escolha de UM olhar sobre identidades e culturas Reprodução de valores, construção de conceitos A novela ajuda a construir nossa visão de cultura há 40 anos

18 Jornalismo e diversão Predomínio do fait-divers (notícias leves)
Mistura de entretenimento com jornalismo


Carregar ppt "A importância da comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google