A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde Oral para Proveedores de Atenção Primária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde Oral para Proveedores de Atenção Primária"— Transcrição da apresentação:

1 Saúde Oral para Proveedores de Atenção Primária
Leo Ndiangang Achembong, BDS, MPHc Department of Global Health, University Washington I’d like to welcome everyone to the I-TECH Clinical Seminar Series. We have with us today Leo Ndiangang Achembong. Before we begin, I’d like to ask all the sites to type in how many participants are at their sites. Leo Ndiangang Achembong is a dentist and an MPH degree candidate in the Department of Global Health at the University of Washington. He worked for seven years in Cameroon, West Africa, providing dental care in resource deprived settings and leading the dental services of the Cameroon Baptist Convention Health Board. He also started a school brushing program for elementary school children which has 6000 children currently enrolled in several schools in Cameroon. Thank you Leo for being here with us today. You can now begin your presentation.

2

3 Alguns Factos sobre a Saúde Oral
Segundo a OMS, % das crianças a nível mundial tem cáries A incidência de cancro oral estima-se em 10 casos por cada 100,000 na população na maioria dos países % das pessoas HIV positivas têm infeções orais fúngicas, bacterianas ou virais, que com frequência aparecem cedo na infeção por HIV. Os cuidados curativos dentais constituem uma carga económica importante para muitos países de altos ingressos, onde 5-10% do gasto da saúde publica está relacionado com a saúde oral.

4 A saúde oral afeta a saúde geral e a qualidade de vida:
A perdida dos dentes afeta a alimentação e a fala. Dor dental severo resulta em: Redução da produtividade no trabalho, Dias de escola perdidos nas crianças, Muitas horas perdidas para visitar o dentista, E uma carga financeira enorme. As desfigurações provocadas por vários tipos de lesões dentais afetam psicologicamente tanto a pessoas jovens como adultos.

5 Enfoque Comum dos Fatores de Risco
Fonte da Imagem: Sheiham A, Watt RG: The Common Risk Factor Approach: a rational basis for promoting oral health. Community Dent Oral Epidemiol 2000; 28: 399–406, Figure 9.

6 Fonte da Imagem: http://www.drdefelice.com
Secção do Dente Fonte da Imagem:

7 Qual é o diagnóstico? Fonte da Imagem :

8 Qual é o diagnóstico? Resposta: Pólipo da polpa
Fonte da Imagem :

9 Fonte da Imagem : http://doctorspiller.com
Qual é o diagnóstico? Fonte da Imagem :

10 Fonte da Imagem : http://doctorspiller.com
Qual é o diagnóstico? Resposta: Cárie Dental Fonte da Imagem :

11 Qual é o diagnóstico? Uma mulher de 25 anos vem no seu consultório e queixa-se da mudança da cor dos seus dentes. Ela está preocupada pelas bandas castanhas que tem aparecido nos seus dentes e diz que o escovado não os faz mais brancos. A foto a esquerda resulta de uma das rações mais comuns para ter dentes descolorados. Qual acha você que é a causa?

12 Qual é o diagnóstico? Resposta: Manchas provocadas pela Tetraciclina
Uma mulher de 25 anos vem no seu consultório e queixa-se da mudança da cor dos seus dentes. Ela está preocupada pelas bandas castanhas que tem aparecido nos seus dentes e diz que o escovado não os faz mais brancos. A foto a esquerda resulta de uma das rações mais comuns para ter dentes descolorados. Resposta: Manchas provocadas pela Tetraciclina

13 Qual é o diagnóstico? Uma mulher de 21 anos queixa-se de feridas dolorosas na sua boca. Ela disse que tem tido o mesmo problema muitas vezes antes e que usualmente desaparece depois de alguns dias. Ela disse que tem observado que as feridas aparecem cada vez que ela tem testes na escola e que a sua mãe tem a mesma queixa algumas vezes. Estas lesões são comummente encontradas na mucosa dos lábios, bochechas, chão da boca, sulco e dorso da língua Qual é o seu diagnóstico?

14 Qual é o diagnóstico? Resposta: Úlceras aftosas recorrentes
Uma mulher de 21 anos queixa-se de feridas dolorosas na sua boca. Ela disse que tem tido o mesmo problema muitas vezes antes e que usualmente desaparece depois de alguns dias. Ela disse que tem observado que as feridas aparecem cada vez que ela tem testes na escola e que a sua mãe tem a mesma queixa algumas vezes. Estas lesões são comummente encontradas na mucosa dos lábios, bochechas, chão da boca, sulco e dorso da língua Qual é o seu diagnóstico? Resposta: Úlceras aftosas recorrentes

15 Qual é o diagnóstico? Um homem de 19 anos entra no seu consultório e queixa-se de placas brancas no palato que se associam a sensação de queimadura quando come comida picante. Você também observa que tem rachaduras que irradiam desde o ângulo da sua boca. Ele disse que não tem estado em tratamento antibiótico prolongado e que não conhece que tenha outra condição medica. Quais são algumas das condições sistémicas que você começaria a pensar?

16 Qual é o diagnóstico? Resposta: Diabetes e infeção por VIH
Um homem de 19 anos entra no seu consultório e queixa-se de placas brancas no palato que se associam a sensação de queimadura quando come comida picante. Você também observa que tem rachaduras que irradiam desde o ângulo da sua boca. Ele disse que não tem estado em tratamento antibiótico prolongado e que não conhece que tenha outra condição medica. Quais são algumas das causas sistémicas que você começaria a pensar? Resposta: Diabetes e infeção por VIH

17 Qual é o diagnóstico? Um homem de 40 anos entra no seu consultório com a mão esquerda no maxilar esquerdo e parece ter dor severo. Ele disse que não tem dormido nas ultimas duas noites. Ele também disse que o seu vizinho da farmácia local deu-lhe alguns comprimidos para pôr no molar inferior que tem estado a doer tanto. Qual e o diagnóstico da lesão que mostram as fotografias?

18 Qual é o diagnóstico? Resposta: Queimadura por Aspirina
Um homem de 40 anos entra no seu consultório com a mão esquerda no maxilar esquerdo e parece ter dor severo. Ele disse que não tem dormido nas ultimas duas noites. Ele também disse que o seu vizinho da farmácia local deu-lhe alguns comprimidos para pôr no molar inferior que tem estado a doer tanto. Qual e o diagnóstico da lesão que mostram as fotografias? Resposta: Queimadura por Aspirina

19 Qual é o diagnóstico? Um homem de 50 anos apresenta-se com queixa de dor no pré molar superior direito. No exame você observa uma “espinha” na gengiva adjacente ao pré molar superior direito. Que acha que está a suceder e que deveria fazer você?

20 Qual é o diagnóstico? Resposta: Furúnculo gengival (Parulus)
Um homem de 50 anos apresenta-se com queixa de dor no pré molar superior direito. No exame você observa uma “espinha” na gengiva adjacente ao pré molar superior direito. Que acha que está a suceder e que deveria fazer você? Resposta: Furúnculo gengival (Parulus)

21 Qual é o diagnóstico? Um homem de 60 anos apresenta-se e disse que a sua esposa tem se queixado durante anos que ele faz muito barulho com os seus dentes quando dorme. Ele está muito preocupado porque incomoda a esposa com o barulho a noite. Nos últimos meses os seus dentes tem se tornado muito sensíveis à agua fria. Que acontece com os dentes deste homem?

22 Qual é o diagnóstico? Resposta: Desgaste
Um homem de 60 anos apresenta-se e disse que a sua esposa tem se queixado durante anos que ele faz muito barulho com os seus dentes quando dorme. Ele esta muito preocupado porque incomoda a esposa com o barulho a noite. Nos últimos meses os seus dentes tem se tornado muito sensíveis à agua fria. Que acontece com os dentes deste homem? Resposta: Desgaste

23 Qual é o diagnóstico? Uma mulher de 45 anos tem os dentes como mostra a foto. Ela disse que os seus dentes são sensíveis as bebidas frias o quentes e a comida. Ela também disse que tem tomado soda frequentemente pelos últimos vinte anos. Ela desfruta mais quando dá voltas á bebida na boca. Ela sempre prefere tomar soda entre comidas. Que está a acontecer aqui?

24 Qual é o diagnóstico? Resposta: Erosão
Uma mulher de 45 anos tem os dentes como mostra a foto. Ela disse que os seus dentes são sensíveis as bebidas frias o quentes e a comida. Ela também disse que tem tomado soda frequentemente pelos últimos vinte anos. Ela desfruta mais quando dá voltas á bebida na boca. Ela sempre prefere tomar soda entre comidas. Que está a acontecer aqui? Resposta: Erosão

25 Qual é o diagnóstico? A foto mostra outro tipo de lesão que vai causar sensibilidade nos dentes. Esta paciente está muito preocupada pela aparência dos seus dentes. Isto, combinado com a sensibilidade que sente quando toma bebidas frias ou quentes, tem incomodado a ela desde um tempo atrás. Que acha você está a acontecer aqui?

26 Qual é o diagnóstico? Resposta: Abrasão
A foto mostra outro tipo de lesão que vai causar sensibilidade nos dentes. Esta paciente está muito preocupada pela aparência dos seus dentes. Isto, combinado com a sensibilidade que sente quando toma bebidas frias ou quentes tem incomodado a ela desde um tempo atrás. Que acha você está a acontecer aqui? Resposta: Abrasão

27 Uma mulher de 20 anos entra no seu consultório e queixa-se de odor na boca. Ela está muito preocupada porque os seus amigos afastam-se dela cada vez que está a falar. Ela continua a dizer que tem visitado muitos dentistas, que têm feito limpezas dos seus dentes e asseguram que o odor definitivamente não está a vir da sua boca. Quais são algumas causas possíveis do odor na sua boca?

28 Eu estou muito agradecido a Michael A
Eu estou muito agradecido a Michael A. Khan, Professor e Chefe do Departamento de Patologia Oral e Maxilofacial da Escola de Medicina Dental da Universidade de Tufts pela autorização para usar as imagens das slides 9-17. Obrigado

29 Listserv: itechdistlearning@uw.edu
Thank you for attending the session. Please enter the number of participants who attended today’s session at your site. We will answers to the questions we were unable to get, to the Distance Learning listserv. If you have additional questions, please them to the listserv. That listserv is: If you would like to be added to this listserv, please contact

30 Working with communities in the health care response to HIV
Terça feira, Novembro 2 Working with communities in the health care response to HIV Alvaro Bremejo, MD, MPH & Gitau Mburu, MB.Ch.B, DTM&H, MPH


Carregar ppt "Saúde Oral para Proveedores de Atenção Primária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google