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I – Rodada Temática Setorial

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Apresentação em tema: "I – Rodada Temática Setorial"— Transcrição da apresentação:

1 I – Rodada Temática Setorial
NAVEGAÇÃO INTERIOR NA BACIA DO SUDESTE

2 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
1) Apresentação do Projeto que está sendo realizado pelo GMAp/UFRGS com apoio da FINEP 2)TEMA I - VIDA ÚTIL DAS EMBARCAÇÕES DE NAVEGAÇÃO INTERIOR: Critérios de Projeto/Critérios de Avaliação/Critérios de Riscos Debatedores: -Prof. Dr. Peter Kaleff -Eng. Francisco Miguel Pires – Synthesis -Eng. Ivan Erdos 3)Debates: perguntas e discussões 4)COFFE-BREAK 5)TEMA II – CARACTERÍSTICAS E RISCOS NAS ROTAS DE NAVEGAÇÃO: Administração/Operação Hidrovia Debatedores: -Prof. Dr. Elírio Toldo -Engº. Hermes – Sup. de Portos e Hidrovias SPH - Dr. Millos Stringuini 6)Debates: perguntas e discussões 7)Encerramento

3 Introdução - Apresentação Grupo de Mecânica Aplicada
www-gmap.mecanica.ufrgs.br -Vibrações, acústica; -Ensaios mecânicos; -Modelagem numérica (FEM, DEM, BEM) -Biomecânica; -Estruturas metálicas, vasos e caldeiras; -Materiais Poliméricos; -Impacto e Explosões; -Dinâmica; -Otimização topológica, etc.

4 ...Introdução Projeto FINEP: pesquisa financiada pelo governo federal para desenvolvimento tecnológico com as seguintes partícipes: UFRGS – Executora FAURGS – Proponente Navegação GUARITA S.A. – Interveniente Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Ignacio Iturrioz Coordenador Executivo: Prof. MSc. André S. Casagrande Equipe: 4 engenheiros; 6 graduandos; professores; consultores externos; pessoal vinculado à Navegação Guarita S.A.

5 Objetivo Geral: Criar critérios de análises dos sistemas constituintes das embarcações para avaliação do estado e determinação da vida residual dos mesmos. Aplicar critérios ao N/T Guarita como objeto de estudo

6 Motivação Importância da navegação interior no Brasil;
Restrição para utilização de navios mais antigos que 20 anos; Falta de critérios específicos para inspeção direcionadas a navegação interior;

7 Porquê é válida a idéia de renovação da embarcação?
→Características construtivas das embarcações de navegação interior: -porte (comprimento, calado, boca); -sistemas renováveis (estrutural, propulsão e governo, fundeio, acessórios, navegação, geração de energia, etc.; →Viabilidade técnica & econômica de equiparação ou renovação de características e segurança p/ embarcações de navegação interior;

8 O que é necessário para uma renovação de uma embarcação?
Proposta:

9 O que é necessário para uma renovação de uma embarcação?
Proposta:

10 O que é necessário para uma renovação de uma embarcação?
Proposta:

11 O que é necessário para uma renovação de uma embarcação?
Proposta:

12 Quais são os resultados esperados ?
→impactos econômicos -extensão de vida de embarcação; -diminuição valores de seguro; -diminuição valor de frete e custos de transporte hidroviário; -aumento da frota de navios; etc. →impactos tecnológicos -obtenção de estado da arte em respeito a transporte hidroviário; -desenvolvimento industrial e tecnológico regional; →impactos ambientais -maior segurança na navegação interior; →impactos científicos -formação de recursos humanos; -criação de massa crítica relacionada a navegação interior na região sul

13 Qual o atual estágio do Projeto ?
→Nomenclaturas → Marco Institucional

14 …Qual o atual estágio do Projeto ?
→Modelos numéricos em elementos finitos -Caracterização dinâmica – modelo de vigas

15 →…Modelos numéricos em elementos finitos
-Modelo em casca da estrutura -Verificação de nível de tensões e deformações comparativa com medidas experimentais

16 …Qual o atual estágio do Projeto ?
→Modelos numéricos em elementos finitos -Análises de impacto (colisão / abalroamento / encalhe)

17 …Qual o atual estágio do Projeto ? →Medições experimentais
-Medição de deformações e ruído do navio em marcha com carregamento (antes da reforma)

18 …Qual o atual estágio do Projeto ?
→Medições experimentais

19 …Qual o atual estágio do Projeto ? →Medições experimentais
-Acompanhamento da Medição de espessura realizada por empresa credenciada pela Sociedade Classificadora; -Medição de deformações na volta à água (pós-reforma); -Medições de acelerações, deformações, dose de ruído etc (pós reforma)

20 …Qual o atual estágio do Projeto ?
→Caracterização dos diferentes sistemas -Definição da importância de cada sistema através da análise de risco e questionários à especialistas Riscos Extrínsicos: -outros navios -problema na hidrovia (dragagem, má sinal., redes de pesca, etc.) -clima, curvas acentua- das, etc. Riscos Intrínsicos -falha de um sistema -erro de operação -falha um componente Rota visualizada no Google Earth

21 Curva acentuada Ação de ventos Região próxima a bancos de areia

22 Conclusões: Agradecimentos →Indicativo de conclusão do Projeto:
-Navio bem projetado, material adequado, boa manutenção, inspeções nos prazos, etc. tendência a possuir condições seguras de operação de forma ilimitada. Agradecimentos

23 Administração/Operação Hidrovia
2)TEMA I - VIDA ÚTIL DAS EMBARCAÇÕES DE NAVEGAÇÃO INTERIOR: Critérios de Projeto/Critérios de Avaliação/Critérios de Riscos Debatedores: -Prof. Dr. Peter Kaleff -Eng. Francisco Miguel Pires – Synthesis -Eng. Ivan Erdos 3)Debates: perguntas e discussões 4)COFFE-BREAK 5)TEMA II – CARACTERÍSTICAS E RISCOS NAS ROTAS DE NAVEGAÇÃO: Administração/Operação Hidrovia Debatedores: -Prof. Dr. Elírio Toldo -Engº. Hermes – Sup. de Portos e Hidrovias SPH - Dr. Millos Stringuini 6)Debates: perguntas e discussões 7)Encerramento

24

25 CONVITE I - RODADA TEMÁTICA SETORIAL (18/12/2007)
Site do Projeto – w w w - g m a p . m e c a n I c a . u f r g s . b r / g u a r I t a I - RODADA TEMÁTICA SETORIAL (18/12/2007) NAVEGAÇÃO INTERIOR NA BACIA DO SUDESTE CONVITE PROGRAMA: 1) Apresentação do Projeto que está sendo realizado pelo GMAp/UFRGS com apoio da FINEP (30min) 2)TEMA I - VIDA ÚTIL DAS EMBARCAÇÕES DE NAVEGAÇÃO INTERIOR: Critérios de Projeto/Critérios de Avaliação/Critérios de Riscos Moderador: Prof.Dr.Ignacio Iturrioz (UFRGS) Debatedores: Prof. Dr. Peter Kaleff - UFRJ/COPPE(20min) -Engº. Francisco Miguel Pires – Synthesis (20min) -Engº. Ivan Erdos – ITE Engenharia (20min) 3)Debates: perguntas e discussões (30min) 4)COFFE-BREAK (30min) 5)TEMA II – CARACTERÍSTICAS E RISCOS NAS ROTAS DE NAVEGAÇÃO: Administração/Operação Hidrovia Moderador: Prof. Dr. Alberto Tamagna (UFRGS) Debatedores: Prof. Dr. Elírio Toldo (UFRGS/CECO)(20min) -Engº. Hermes Vargas – (SPH - Superintendência de Portos e Hidrovias) (20min) - Dr. Millos Stringuini – (IBDES) (20min) 6)Debates: perguntas e discussões (30min) 7)Encerramento (18hs) Público Alvo: Representantes governamentais ligados aos setores de transporte aquaviário e meio ambiente. Instituições e Departamentos Especializados vinculados às Universidades. Instituições de fomento e de desenvolvimento. Operadores de transporte hidroviário interior. Embarcadores. Sociedades classificadoras. Empresas seguradoras. Empresas fornecedoras de serviços e equipamentos para embarcações. Início 14hs Local: Av. Sarmento Leite 425, Centro / Porto Alegre – RS. Prédio da Engenharia Mecânica da UFRGS Contatos : (51)


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