A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inteligência Espiritual

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inteligência Espiritual"— Transcrição da apresentação:

1 Inteligência Espiritual
Elaboração: Antonio Nascimento

2 As megamortes – Zbigniew Brzezinski
243 conflitos no século XX com 187 milhões de mortes. 5.500 anos de história documentada apenas 292 de paz. Não conhece a paz; O prosseguimento da morte; Crescimento não sustentado.

3 Que dias são esses? “Estais encarnados na Terra em momento crucial da evolução humana...” Joanna de Ângelis “Dilatam-se as oportunidades de serviço que nos não compete adiar.” Lins de Vasconcelos

4 O que devemos almejar? Stefhen Covey Os Sete hábitos das Pessoas Altamentes Eficazes Instrui as pessoas a como adquirirem plena eficácia na vida.

5 O que devemos almejar? O 8° Hábito: da Eficácia à Grandeza. "Não basta mais que o homem seja eficaz (...) é necessário que ele seja grande."

6 Obras Póstumas – p. 239 As Aristocracias – o líder do futuro deverá ser o homem intelecto-moral. Dispor de conhecimentos técnico-científicos e princípios de solidariedade, de justiça e de humanidade - o lado moral.

7 O homem integral O que significa ser moral? Por que ser moral?
Quem é esse homem integral? Qual é a influência do ambiente cultural na nossa decisão moral?

8 O que significa ser moral?
Ética (Etos - grego): costumes Moral (Mos ou moris – latim): costumes Ética: diz respeito a nossa conduta pública e profissional. Moral: conduta privada, pessoal e particular.

9 O que é ser moral: Ser moral é a regra de bem proceder, caminho único para o bem supremo que é a felicidade, mas entendendo como tal que não basta ao homem deixar de fazer o mal, mas fazer o bem sempre que possível como forma de evitar algum mal que resulte de não haver praticado o bem.

10 Por que não basta não fazer o mal?
Ao deixar de fazer o bem o mal pode encontrar espaço, apenas pela omissão. Amar ao próximo como a si mesmo e fazer ao outro tudo o que gostaríamos que a nós fosse feito.

11 Por que ser moral? Qual é o sentido da vida? A vida tem sentido?
Niilistas – Jean-Paul Sartre, Franz Kafka, Albert Camus… Dostoiévski – “Se Deus está morto, então tudo é permitido”.

12 Por que ser moral? A vida tem sentido?
Absolutistas – Thommas Hobes, Jean Bodin…

13 A vida tem um sentido se você der-lhe um.
Por que ser moral? Relativistas - Franz Boas A vida tem um sentido se você der-lhe um.

14 Alfred Nobel Químico sueco, 1833-1896.
Fundação Nobel - contribuições com a Ciência (química, física e medicina), a Literatura e com a Paz Mundial. 1969 – Economia Liu Xiaobo

15 Mas, por que ser ético e moral?
Para dar sentido a sua vida. É fundamental para ser feliz. Para vencer na vida... A Sociedade de Confiança Alain Peyrefitte, análise de países evoluídos e sub-desenvolvidos. Para atender uma inclinação natural do ser humano.

16 Quem é o homem integral? Allan Kardec tinha razão ao afirmar que o líder do futuro seria o homem intelecto-moral. Stefhen Covey também ao escrever que a grandeza é a meta além da eficácia.

17 As Inteligências Binet e Simon - Testes de QI
Jacke Mayers, Peter Solouey, David Caruso – Daniel Golemann – QE Vilayanur Ramachandran, Danah Zohar e Ian Marshall – QS

18 Inteligência Espiritual
Tenha pensamentos positivos, sempre; Descubra quem você é; Tenha humildade; Viva a compaixão; Reveja seus valores;

19 Inteligência Espiritual
Viva o presente; Responda a uma questão fundamental; Mude a sua mente, seus paradigmas, e coloque seus pontos-de-vista sob uma nova perspectivas;

20 Inteligência Espiritual
Valorize seus princípios, mesmo que sejam impopulares; Celebre a diversidade; Descubra a sua vocação, o seu propósito de vida e em que você pode fazer a diferença.

21 Inteligência Espiritual
O homem integral tem um bom QI, um alto QE e um QS em desenvolvimento. A capacidade que tem o homem de dar a sua vida sentido e valores.

22 Ambiente Cultural e a Moral
Família Escola Sociedade Religião Organizacional

23 Educação Moderna Prover o indivíduo de conhecimentos técnicos e científicos para a vida profissional. Conhecimentos e informações para que seja um bom cidadão no relacionamento com os outros e com o meio ambiente. Instrumento para desenvolvimento da inteligência espiritual e que consiga dar a sua vida sentido e valores.

24 Que dias são esses? “Vivemos os dias tormentosos anunciados pelas Escrituras. Experimentamos as glórias da ciência e da tecnologia, do pensamento, da arte. No entanto, caminhamos pela senda de espinhos que assinalam sofrimentos, reduzindo a criatura humana à violência, ao despautério, à loucura.” Bezerra de Menezes

25 Qual o papel do Espiritismo?
“Ao Espiritismo compete a tarefa indeclinável de espalhar nova luz sobre a humanidade inquieta e atormentada.” À luz do Espiritismo Vianna de Carvalho / Divaldo Franco

26 Qual o papel do Espiritismo?
“Mais do que nunca se faz urgente a difusão dos postulados espíritas, que chamam o homem à responsabilidade, à valorização da vida em toda a sua plenitude, ... À consequência moral dos atos.” Antologia espiritual Ivon Costa / Divaldo Franco

27 O Prazer de Servir Toda a natureza é um anelo de servir.

28 Serve a nuvem, serve o vento, serve a chuva.
Onde haja uma árvore para plantar, planta-a tu; onde haja um erro para corrigir, corrige-o tu; onde haja um trabalho e todos se esquivem, aceita-o tu.

29 Sê o que remove a pedra do caminho, o ódio entre os corações e as dificuldades do problema.
Há a alegria de ser puro e a de ser justo; mas há, sobretudo, a maravilhosa, a imensa alegria de servir.

30 Que triste seria o mundo se tudo se encontrasse feito, se não existisse uma roseira para plantar, uma obra para se iniciar! Não te chamem unicamente os trabalhos fáceis. É muito mais belo fazer aquilo que os outros recusam.

31 Mas não caias no erro de que somente há méritos nos grandes trabalhos;
há pequenos serviços que são bons serviços; adornar uma mesa, arrumar teus livros, pentear uma criança.

32 Aquele é o que critica; este é o que destrói: sê tu o que serve.

33 O servir não é faina de seres inferiores.
Deus que dá os frutos e a luz serve. Seu nome é: “Aquele que serve”.

34 Ele tem os olhos fixos em nossas mãos e nos pergunta a cada dia: Serviste hoje? A quem? À árvore? A teu irmão? A tua mãe? Gabriela Mistral


Carregar ppt "Inteligência Espiritual"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google