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A importância da Oratória para a Comunicação nas organizações

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Apresentação em tema: "A importância da Oratória para a Comunicação nas organizações"— Transcrição da apresentação:

1 A importância da Oratória para a Comunicação nas organizações
Ana Cristina Pimenta QG Soluções Corporativas

2 Sobre a palestrante: Ana Pimenta
Jornalista e mestre em Comunicação Ministra cursos e treinamentos em todo o país na área de Comunicação e Oratória É consultora da QG Soluções Corporativas, empresa de Brasília especializada em educação corporativa e comunicação integrada

3 O porquê deste encontro
Discutir a importância da oratória para otimizar a comunicação nas organizações Apresentar técnicas de avaliação e aprimoramento das habilidades de comunicação e relacionamento dos colaboradores Destacar o papel do RH como vetor de comunicação nas organizações, e estimular o desenvolvimento de suas próprias habilidades expressivas

4 E por que investir na comunicação?
Pesquisa realizada pelo Wall Street Journal junto a profissionais de RH revela que a característica mais importante para um candidato que concorre a uma vaga é a capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal Melhor comunicação = vantagem competitiva RH como gestor da comunicação precisar estimular a melhor oratória entre os colaboradores para tornar as organizações mais competitivas

5 O que é a oratória? Conjunto de técnicas que são aplicadas no desenvolvimento das habilidades de comunicação com diferentes públicos Orador clássico: usa o púlpito para dominar multidões Orador contemporâneo: comunicador; conversa com o público e interage com ele; perfil de liderança

6 Oratória nas organizações
Defender propostas Participar de entrevistas Vender ideias Organizar e executar eventos Orientar equipes Diversas situações cotidianas de comunicação e relacionamento

7 O que faz de alguém um grande comunicador?

8 Características do bom comunicador
Organização e clareza – cumprir o que prometer Paixão e entusiamo – falar com energia Carisma e simpatia – envolver e fazer contato Naturalidade – fazer o outro se sentir à vontade Empatia – entender o outro e se colocar no lugar dele Disposição para treinar – praticar sempre que possível

9 Elementos da comunicação
O bom orador é aquele que planeja e busca coordenar os elementos da comunicação

10 Quando a comunicação pode falhar?
Falta de conhecimento sobre fatores como público, assunto e ambiente Falta de prática no uso da palavra Falta de conhecimento sobre si mesmo Falta de controle ou intimidação pelo ambiente

11 Comunicação sem planejamento nas organizações gera...
Prejuízos financeiros incalculáveis Perda de contratos milionários Queda na produtividade Aumento do número de ausências entre os colaboradores Tensão no clima organizacional

12 Planejando a comunicação pessoal com a ajuda da Oratória
O pesquisador Albert Mehrabian concluiu em seus estudos que a comunicação pessoal pode ser “dividida” nas seguintes proporções: Palavras – 7% Tom de voz – 38% Roupas, gestos e expressões – 55% Tais elementos fazem parte da nossa comunicação verbal e da não verbal – esta última recebe menor atenção que o necessário e tem peso maior

13 Roupa é informação! Roupas e acessórios são elementos importantíssimos da comunicação não verbal nas organizações Algumas dicas para os homens Atenção ao clima e ao ambiente Cores escuras e neutras em apresentações formais. Sapatos clássicos, de preferência pretos Cabelo limpo e bem cuidado

14 O que estas roupas “comunicam”?

15 Algumas dicas para as mulheres
Ternos e blazers impõem autoridade e respeito Nada de exageros nos acessórios Jamais use “rasteirinhas”, nem saltos muito altos Cores discretas, neutras, com estampas menores Maquiagem leve, pouco perfume O RH deve estimular os cuidados com o corpo e o vestuário como forma de facilitar e promover a comunicação e o convívio entre os colaboradores

16 O que estas roupas comunicam?
Michelle Bachelet Fátima Bernardes

17 Cuidados com o gestual O gesto não pode chamar mais atenção do que as palavras Postura ideal: braços soltos e relaxados Área ideal para gesticular: entre quadril e peito 2. Comunicação não verbal 17

18 Voz e poder Estudo da Universidade de Harvard revela que a capacidade de utilização eficiente da voz é a qualidade de comunicação mais importante para a ascensão profissional. Aqui no Brasil, a fonoaudióloga Maruska Rameck observou, em sua tese de doutorado, que 70% dos executivos entrevistados por ela apresentavam voz com perfil intolerante, inflexível ou mesmo agressivo.

19 O estudo também confirma que as mulheres que chegaram a cargos mais altos são as que possuem padrões de fala mais próximos aos masculinos (tons mais graves, maior velocidade e volume) O que o profissional de RH pode fazer para evitar que situações como essas se agravem e comprometam a comunicação nas organizações?

20 Voz e interpretação A inflexão vocal, ou variação da voz, pode ocorrer de diversas maneiras: variar o ritmo e as pausas, a tonalidade ou entonação, e a intensidade ou volume Essas mudanças dão brilho ao conteúdo da mensagem e vão permitir que você interprete as informações de modo mais expressivo e convincente

21 Quem pratica, comunica melhor
Problema: maioria das pessoas nunca treina Atenção: o momento de treinar não é “ao vivo”, em situações de “tudo ou nada” Treinar em atividades do dia a dia pode ser menos angustiante: erros não serão “fracassos definitivos” Toda apresentação é importante: apertos de mão, entrevistas, encontros pessoais. Aproveite!

22 Mensagem final Se você tiver auto-estima elevada, demonstrará atitude positiva quando solicitado a falar em público. O RH tem o poder e o dever de atuar como profissional que irá ajudar os colaboradores a desenvolver suas habilidades de comunicação, melhorando como um todo a qualidade do trabalho nas organizações A todos, muito obrigada!


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