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Diretor Técnico - Libra Terminais S.A.

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1 Diretor Técnico - Libra Terminais S.A.
Implementação de Tecnologia da Informação e Comunicação (ICT) “Case Terminal 37- Santos” Eng. Henry J. Robinson Diretor Técnico - Libra Terminais S.A. Santos, 25 de Novembro de 2003

2 O que havia em TI antes da Privatização (Área Portuária em Geral)
DTEC - Diretoria Técnica

3 Então, porque houve alteração do cenário?
A tecnologia da informação tem sido até agora uma produtora de dados, em vez de informação e muito menos uma produtora de novas e diferentes questões e estratégias. Os altos executivos não tem usado a nova tecnologia porque ela não tem oferecido as informações de que eles precisam para suas próprias tarefas. “Peter Drucker” A tecnologia está reestruturando e transformando negócios e consumidores.Não se trata apenas de comércio eletrônico ou arquivos eletrônicos. O "e" de eletrônico tem a ver com oportunidades econômicas. “William Daley, secretário do comércio dos EUA” DTEC - Diretoria Técnica

4 Ocorreu pela... Necessidade de alinhar Tecnologia e Estratégia;
Atender as exigências locais e dos clientes; Trabalhar com eficácia e precisão, garantindo a correta operação; Gerar informações para a tomada de decisão; Reduzir custos Controles básicos, tais como: Manifesto (previsão e efetivação) ; Atracação (planejamento e controle); Plano de carga (planejamento e controle); Pátio (planejamento e controle); portaria (movimentação e segurança) Equipamentos em geral; Informar a autoridade aduaneira local. DTEC - Diretoria Técnica

5 Da seguinte maneira... O investimento em TI e sistema de Controle e Gestão de Terminais seguiu a seguinte estratégia geral: Necessidade de adaptar o trabalho a novos controles usando sistemas de TI; Desenvolvimento de sistemas flexíveis o bastante para adaptar alterações em procedimentos, legislação e área física; Investimento de capital coerente; Sistema desenvolvido não apenas com o objetivo de registrar as operações, mas sim envolvendo o apoio a tomada de decisão. DTEC - Diretoria Técnica

6 Ti - Conceito Geral de Desenvolvimento
Informação Decisão Ação SI DTEC - Diretoria Técnica

7 Conceituação de Organização Competitiva
Tecnologia + Treinamento = Processos + Recursos

8 Step WinCon - Software de controle de informações; Gerenciamento de pátio e Controle de ordens; Desenvolvimento interno, visava atender a imediata acomodação as alterações na regulamentação do porto privatizado e as alterações de área física; Devesenvolvimento utilizando uma base de dados difundida e conhecida localmente, e de fácil manutenção, com baixo custos; Esperava acomodar terminais com volume de até unidades. DTEC - Diretoria Técnica

9 Step Planilhas de Excel “vinculadas” com o WinCon - cuja aplicação era o planejamento e simulação de operações de navios; Introduz a cultura de planejamento de navio e sequenciamento de pátio , preparando o “terreno” para ferramentas mais avançadas. DTEC - Diretoria Técnica

10 Step Transmissão de dados via rádio Frequência interfaciado com WinCon - sistema de gerenciamento de pátio com informações em “tempo real” (real time); Introduz a cultura de informação em “tempo real”; Coletores de dados e Veiculares da ‘TEKLOGIX’ (Canadá) . DTEC - Diretoria Técnica

11 Step Identificação e escolha do Sistema de Gestão - “International Procurement”, baseado em: Controle de todas as operações administrativas e operacionais (gate, vagão,etc ); Nível de controle e de gerenciamento de ordens, com um sistema avançado de utilidades ‘standing orders’; Acompanhamento real-time de todos os movimentos, e posição de contêineres no pátio; Suporte especial para “operações logísticas”e de suporte a solicitações especiais, tais como: selos, lacres, pesagens... ; Funções de suporte para Alfândega; Possibilidade de interface com CFS e Deposito de vazios; Diversos relatórios customizados, estatísticas, históricos, etc; Suporte para Transmissão de dados via “RDT”; Gerenciador de relatórios , acompanhamento de produtividade por terno; ... DTEC - Diretoria Técnica

12 Step SHIPS - ‘Ship Planning System’, módulo de planejamento de navio e sequenciamento de embarque da COSMOS-NV interfaceado com WinCon - software de gerenciamento de pátio; Introdução de arquivos EDI UN/EDIFACT BAPLIE version 1.5 e 2.0 para transação de planos de navios; Atualização automática do “masterplan”, planos de peso, controle de “stacklimits”, simulação de equipamentos, etc;... DTEC - Diretoria Técnica

13 Step SHIPS (cont.) Introduz novo conceito de sequenciamento de container de embarque, o conceito de embarque de container ‘one on one’; Agora, É embarcado um container especifico e não mais um container com características específicas (ex. 20’ pesado para USMIA) DTEC - Diretoria Técnica

14 Step 5.2 - 1998 - Aplicação de arquivos Baplie
UNB+UNOA:1+T37+CSAV : CSAV' UNH+PA BAPLIE:1:911:UN:SMDG15' BGM++PA ' DTM+137: :201' TDT+20+03NB++A:103::CSAV SINGAPURA ++ALI:172:20' LOC+5+BRSSZ' LOC+61+VEPBL' DTM+178: :201' DTM+133: :201' LOC ::5' FTX+AAA+++TINTAS' MEA+WT++KGM:19387' LOC+6+BRSSZ' LOC+12+COCTG' LOC+83+COCTG' RFF+BM:1' EQD+CN+CSVU ' NAD+CA+CSV:172:20' DGS+IMD+3.3' LOC ::5' FTX+AAA+++TANK C/ RESIDUOS' MEA+WT++KGM:4000' LOC+6+BRSSZ’ ... DTEC - Diretoria Técnica

15 Step /01 DTEC - Diretoria Técnica

16 CTCS CTCS - “Container Terminal Control System”.
Sistema responsavel pelo gerenciamento de ordens, informações de containers; Controle de Gates in/out, suporte de rádio frequência (RDT); Relatórios, relatórios programados, EDI - UN/EDIFACT DTEC - Diretoria Técnica

17 SPACE SPACE - “ Automatic Yard Planning software”.
Planejamento automático de posição de containers de acordo com combinações de serviços/navios, “boundaries” e algoritmos, aumento do “adensamento” de pilhas, inventário de terminal, histórico de unidades, diversos relatórios, ... DTEC - Diretoria Técnica

18 TRAFIC TRAFIC - “Transporter Flow Control System”.
Controla o fluxo horizontal do terminal, a comunicação “on-line” é realizada através de rádio-frequência - reachstacker, RTG, caminhões, e as filas de trabalho, ... DTEC - Diretoria Técnica

19 Aplicação das ferramentas do sistema no Fluxo de Exportação - recebimento de cntrs
EDI-LINK ORDENS DE RECEBIMENTO INFORMAÇÃO 1 8 GATE-IN CADASTRO TRUCK IN 2 VISTORIA 4 CHECK FINAL 7 3 SPACE LOCALIZAÇÃO CONTROLE DE FLUXO TRAFIC 5 GATE-OUT PRONTIFICAÇÃO DTEC - Diretoria Técnica

20 SHIPS SHIPS - “Ship Planning System”.
Sequenciamento de embarque, listas de descarga oriundas do arquivo UN/EDIFACT Baplie, comparação entre o manifestado e o arquivo BAPLIE, conflitos de “stackweight/height”, Segregação IMDG, diversos relatórios... DTEC - Diretoria Técnica

21 SHIPS - Controle Continuo das Operações
2 quay cranes + 1 vessel crane (14:33h) 3 quay side cranes (04:20h) Continuos vessels work balance control DTEC - Diretoria Técnica

22 SHIPS - Listas de Embarques
DTEC - Diretoria Técnica

23 SIGNAL para SHIPS SIGNAL para SHIPS - “Ship Planning System”.
Mensagens traduzidas UN/EDIFACT: - BAPLIE 1.5 / 2.0 - MOVINS DTEC - Diretoria Técnica

24 SIGNAL para CTCS SIGNAL para CTCS - “Container Terminal Control System”. Mensagens traduzidas UN/ EDIFACT : COARRI (descarga/ embarque cnts) CODECO (movimentos de gates) COPRAR (ordem de descarga/embarque) COREOR (ordem de liberação) COPARN (bookings) DTEC - Diretoria Técnica

25 SIGNAL + LANGIS SIGNAL+LANGIS - Sistema responsável por informar os “eventos” para a Alfândega. Eventos da Alfandega x mensagens UN/EDIFACT: Exemplo : “Evento 13 = uso de COARRI” DTEC - Diretoria Técnica

26 Mas afinal , o que é EDI? A sigla EDI - “Eletronic Data Intercharge “, representa o conceito de Troca ou Intercâmbio Eletrônica de Dados. Consiste basicamente em um conjunto de protocolos de comunicação projetados para permitir a troca de dados e a execução de transações comerciais automaticamente entre diferentes sistemas ou Entidades. Isto é realizado através de “mensagens eletrônicas padronizadas” de documentos. Estas mensagens dizem respeito a documentos específicos e regulamentados por diversos órgãos internacionais, como a UN/EDIFACT - United Nations/Eletronic Data Interchange for Administration Commerce and Transport , que cobre mais de 200 documentos distribuídos e específicos de diversas áreas de atividade de comércio, transporte, Alfândegas, bancos e seguros , e outros... DTEC - Diretoria Técnica

27 Quais são os Benefícios do uso do EDI?
Benefícios Diretos = Acuracidade, Economia de re-digitação e postagem (única entrada de dados; Estima-se que 70% dos dados provenientes de uma aplicação (OUTPUTS) serão os mesmos dados de entrada de outra aplicação), Redução de custos de manuseio das informações, Melhores serviços ao cliente... Benefícios Indiretos = Facilitar a mudança de política de estoques, redução do nível de estoque, integração com sistemas JIT (“Just-in-time”)... Benefícios Estratégicos = Agregar valor a produtos e serviços por intermédio da informação, redução de custos administrativos, aperfeiçoamento do controle de informações, agilidade na troca de informações entre Entidades (Caixa postal - , INTRANET, EXTRANET, WebEDI , VAN’s Value Added Network, etc). DTEC - Diretoria Técnica

28 Entidades Beneficiadas!!!
Alfândega; Autoridade Portuária; Sistemas Governamentais; Armadores; Agentes marítimos; Importadores; Exportadores; Terminais; Bancos e Instituições Financeiras; e outros... DTEC - Diretoria Técnica

29 Problemas para a implementação de EDI
Completo entendimento de EDI; O rápido crescimento das Entidades envolvidas; Os acordos entre parceiros e/ou Entidades quanto aos “padrões” a serem utilizadas; O uso de arquivos “not standard” As rápidas mudanças nas múltiplas mensagens que vêm ocorrendo e as decorrentes dificuldades para se ter padrões de operações; Conectividade técnica devido aos diferentes sistemas de comunicação (X25, FTP- file transfer protocol , GEIS, VAN’s, SMTP-via ); Integração das diversas aplicações; Tempo de implementação para estes novos parceiros e/ou Entidades. DTEC - Diretoria Técnica

30 Exemplos de mensagens UN/EDIFACT
COARRI Loading/discharge report message COPRAR Loading/discharge order message CODECO Gate in/out report message COREOR Release order message COPARN Container announcement message BAPLIE Pos-stow storage plan MOVINS Pre-stow storage plan DTEC - Diretoria Técnica

31 Exemplos da aplicação de mensagens UN/EDIFACT
COARRI COPARN COREOR COPRAR CODECO BAPLIE and MOVINS DTEC - Diretoria Técnica

32 LCT - relatório via SMTP
HSAC Gate in F/E Load F/E CPSHIPS Flat file to load plan MCTS/ STIF Flat files to load plan Escala da WEB T37 MSK Gate in F/E Load F/E MRCOSMOS (ODBC) Supervia Proprietários SIGNAL UN-EDIFACT LCT - relatório via SMTP PON-MER Gate in F/E Gate out F/E Load/ Disc F/E CSAV LIBRA Gate in/out F/E DOCSYS (SRF- DTE) Disc F/E Gate in/out F/E CPSHIPS Gate IN/OUT F/E Load/Disc F/E SHIPS SMTP VPN-VAN SMTP FTP BAPLIE SMTP DTEC - Diretoria Técnica

33 Exemplo de Fluxo de Informações
Autoridade Portuária Toll Alfândega Despachantes 1 4 3 2 EVERGR EEN CFS Agentes Terminal Depósito de Vazios Exportadores Transportadoras Armadores Bancos DTEC - Diretoria Técnica

34 Exemplo no fluxo de uma COARRI
Autoridade Portuária Toll Alfândega Agentes Terminal Armadores COPRAR COARRI DTEC - Diretoria Técnica

35 Exemplo e conteúdo de uma COARRI
Tipo de mensagem Código e nome do navio Nome do armador e agente Data/hora da descarga Porto de embarque / destino final Localização a bordo do navio Peso do container Lacre DTEC - Diretoria Técnica

36 Investimentos Servidor IBM AS/400 Banco de dados DB2
Equipamentos: LXE (USA) Coletores: Modelo 2280 Coletores Veiculares: Modelo 1380 Servidor IBM AS/400 Banco de dados DB2 DTEC - Diretoria Técnica

37 Rede - Servidores presença de carga LINUX 1 LINUX 2 HTTP-SMTP LINUX 3
Embratel X25 NOTES Integris X25 Metraframe LANGIS WINGATE (Prox) AS400 Aplicativos Novell presença de carga LINUX 1 LINUX 2 HTTP-SMTP LINUX 3 Backup DTEC - Diretoria Técnica

38 Evolução de Software DTEC - Diretoria Técnica

39 Acesso via WAP e Página WEB
SGTAP-SGOP interfaciado com WAP-Wireless Aplication Protocol Consulta de ‘presença de carga’ utilizando o nº do BL. DTEC - Diretoria Técnica

40 Obrigado pela atenção !!! DTEC - Diretoria Técnica

41 Diretório E-mail: jbalau @ libraterminais.com .br
com.br Phone: Fax: t37.com.br Phone: Fax: t1rio.com.br Phone: Fax: libraportcampinas.com.br DTEC - Diretoria Técnica


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