A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecendo Guarapuava

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecendo Guarapuava"— Transcrição da apresentação:

1 Conhecendo Guarapuava
2ª Série Livro Virtual Conhecendo Guarapuava

2 Introdução O presente projeto tem por finalidade resgatar as memórias, cultura, tradição, lugares de nosso município, fazendo com que os alunos conheçam sua cidade e a história da mesma. Neste livro virtual, está uma breve passagem por alguns campos relevantes que constituem Guarapuava. Buscamos juntamente com nossos alunos escrever de forma coletiva um texto onde as pessoas possam conhecer nossa cidade. Além da escrita do livro virtual em sala de aula, também fizemos vários passeios por lugares históricos e turísticos da cidade. Conversamos com alguns vereadores e fizemos entrevistas com moradores. Nós alunos e professores das 2ª séries do Colégio Aliança sentimo-nos honrados em poder conhecer e fazer parte desta história de conquistas e lutas do povo guarapuavano.

3 2ª Série B

4 CAPÍTULO I ASPECTOS HISTÓRICOS
Nome do Município Há muito tempo, bem antes de chegarem aqui, os europeus, quando não existia a cidade de Guarapuava, tudo era uma imensa área silvestre, com campos, matas, cerrados, e banhados, onde havia muitos animais selvagens.Entre eles destacam-se as inúmeras matilhas de lobo guará O nome Guarapuava se desprende da língua indígena tupi, com seu significado: Guará = lobo, Puava = Bravo, então Guarapuava significa Lobo Bravo, em referência as matilhas de lobos existentes no local. Quem nasce em Guarapuava é considerado cidadão guarapuavano. O aniversário da cidade de Guarapuava é comemorado no dia 09 de dezembro.

5 Como tudo começou Os campos de Guarapuava foram descobertos por uma Real Expedição da Coroa de Portugal ao mando do Tenente Cândido Xavier de Almeida e Souza em 1710, que vieram ao território com o objetivo de buscar ouro e diamantes. Os avanços dos portugueses na cidade tiveram lutas com ataques surpresas dos índios, que permaneceram lutando, tentando impedir a ocupação dessa região. A chegada da expedição chefiada pelo Coronel Diogo Pinto de Azevedo Portugal aconteceu em 17 de Junho de 1810, acampando em uma coxilha, onde hoje é a Fazenda Trindade. Foi então celebrada pelo Padre Chagas a missa campal. A cidade surgiu nos caminhos do tropeirismo, época em que foi construído o Fortim Atalaia (muro de 40 palmos de altura em 1810), que abrigava as primeiras tropas e suas famílias. A construção também protegia os soldados dos constantes ataques das três tribos que habitavam a região, os Camés, Votorões e Cayeres.

6 Antigos nomes de Guarapuava
Guarapuava teve vários nomes “Província de Vera Campos de Guarapuava, Terra do Cacique Guairacá, Terra do Visconde de Guarapuava, Freguesia de Nossa Senhora de Belém, Povoado do Atalaia, Vila de Guarapuava e somente a partir de 12 de abril de 1871, através da lei provincial nº 227, foi denominada Cidade de Guarapuava. Quem nasce em Guarapuava é considerado cidadão guarapuavano. O aniversário da cidade de Guarapuava é comemorado no dia 09 de dezembro.

7 Primeira Administração
O primeiro prefeito foi o Coronel Pedro Lustosa de Siqueira, comandando o município durante 36 anos. A câmara municipal instalou-se em 09 de abril de 1953 às 09 horas, sob a Presidência do Major Manoel Marcondes de Sá, Antonio de Sá Camargo, Francisco Ferreira da Rocha Loures e Joaquim José Lacerda. E os suplentes Pedro de Siqueira Cortes, Hermenegildo Alves de Araújo e Francisco José dos Santos. As primeiras reuniões eram realizadas na sala-fundos da Igreja matriz, com o passar do tempo, eram realizadas nas residências dos próprios, isto porque não existia o prédio destinado para esse fim.

8 Ícones que marcaram a História de Guarapuava
Lobo Guará A imagem do pacato lobo na paisagem dos Campos de Guarapuava, demonstra a riqueza da biodiversidade local que mesmo explorada há décadas pelo homem, ainda é forte. Cacique Guairacá O monumento do Cacique Guairacá representa um verdadeiro marco ao heroísmo. O Cacique foi um dos mais importantes índios guerreiros, personagem lendário que segundo relatos ficou revoltado ao saber que os colonizadores escravizavam os índios guaranis. Contam que reuniu 12 caciques e 100 mil índios guerreiros, conduzindo-os a luta contra os invasores. Em uma guerra que durou vários anos, derrotou os exércitos dos colonizadores, escutando-se em toda a parte o seu grito “CO IVI OGUERECÔ IARA”, que significa: “ Esta terra tem dono”! Segundo a lenda, o Cacique Guairacá era acompanhado por um lobo, que era quem sentia e avisava sobre o inimigo. O Cacique Guairacá e seu lobo se tornaram orgulho de Guarapuava e são símbolos da liberdade.

9 Tropeiros Levando as tropas muares pelo Sul e Sudoeste do Brasil, os tropeiros, foram disseminadores de hábitos e costumes, marcando fortemente a nossa cultura. Cavalhadas As Cavalhadas representam uma tradição de Guarapuava. Lembra a luta entre Cristãos e Mouros, durante as guerras da Reconquista isto é, da expulsão dos Mouros.

10 CAPÍTULO II – ATIVIDADES ECONÔMICAS DO MUNICÍPIO
Comércio No início o comércio guarapuavano foi alimentado por mascates, que batiam de porta em porta; depois, foram surgindo pequenos comerciantes. A primeira grande casa comercial foi fundada em 1860, por Frederico Guilherme Virmond Junior e cunhados; chamou-se Sociedade Sá Virmond e Cia. Outra grande firma comercial fundada no final do século XIX, foi a primeira Casa Bancária de Guarapuava. Foi esta firma que trouxe para a cidade o primeiro gramofone, a primeira máquina de fazer sorvete e os “Fordinhos Pé de Bode”. Com o passar dos anos, o comércio foi se desenvolvendo e, dentre as casas comerciais mais antigas, que resistiram ao tempo e continuaram em atividade, até os dias atuais, citam-se a Panificadora Triunfante, a casa Gelinski, a casa Comercial, a Farmácia Trajano, a Casa Haick. Guarapuava possui um parque industrial bastante diversificado, priorizando o setor madeireiro onde a cidade ganha um destaque especial, mantendo uma série de empresas que significam a atividade em vários seguimentos como: a indústria de móveis, fabricação de compensados, celulose e papel com uma das maiores empresas do setor, que abastece diferentes nichos de mercado.

11 Escolas A primeira Escola foi fundada em 1836, era dirigida pela primeira Professora Bibiana Carriel Bittencourt e funcionava em sua residência com 19 alunos. Atualmente, o Ensino Público em Guarapuava, é ofertado aproximadamente em 67 escolas, das quais 24 são estaduais e atendem a alunos de 5ª a 8ª séries. A rede municipal conta com 42 escolas de 1ª a 4ª séries. A rede particular de ensino conta com 28 escolas, sendo: 10 Centros de Educação Infantil, que atendem do maternal ao Jardim III; 10 escolas, que atendem desde a Educação Infantil até os dois 1º ciclos do Ensino Fundamental e 8 estabelecimentos que atendem a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Conta ainda, com quatro Instituições de Ensino Superior e o Centro de Educação Profissional de Guarapuava.

12 Universidades Guarapuava idealiza a formação em diferentes especialidades. Sendo servida além da educação básica e média, o ensino superior com três faculdades privadas: as Faculdades Campo Real, as Faculdades Guairacá e Faculdade Guarapuava, bem como algumas faculdades à distância e uma Universidade Estadual, a Unicentro, oferecendo ao todo vários cursos de graduação, somando um total aproximado de 14 mil estudantes.

13 Hospitais Meios de Transportes
Guarapuava conta com uma rede de postos de saúde e hospitais para atender a saúde da população, sendo eles: Hospital de Caridade São Vicente de Paula, Hospital Santa Tereza, Hospital Nossa Senhora do Belém e Hospital Maternidade São Judas Tadeu. Meios de Transportes Por muitos anos, o transporte em Guarapuava foi a cavalo, por tortuosos caminhos, atravessando rios a nado. A estrada de rodagem, ligando Guarapuava a Ponta Grossa foi inaugurada em 1903, facilitando as vias de acesso à cidade. Hoje a cidade conta com o transporte ferroviário (trem), rodoviário (ônibus), aéreo (avião), coletivo e carros particulares, contribuindo assim para o progresso da cidade.

14 Rede Bancária Atualmente, a cidade oferece um amplo serviço bancário, contando com agências da Caixa Econômica Federal, HSBC, Banco do Brasil, Banco Real, Banco Mercantil, Bradesco, Itaú, Unibanco e Santander. Guarapuava foi destaque como referência econômica, política e geográfica no Estado do Paraná, pelas suas características sócio ambientais e de infra-estrutura, em pesquisa de 2007 da revista Você e Cia, ocupando o 23º lugar melhor para investir, trabalhar e viver no Sul do Brasil.

15 CAPÍTULO III A ECONOMIA SE DESENVOLVE JUNTO À ZONA RURAL
Atividades Agrícolas Guarapuava tornou-se grande produtor e exportador de grãos. (soja, milho, trigo, arroz, aveia, cevada, etc.) de erva-mate e batatas da melhor qualidade, como a “Bintje”. Nas áreas de matas desenvolvem-se o plantio de feijão e milho, e no Paraná, foi o pioneiro no cultivo de maçãs.

16 Atividades da Pecuária
A pecuária guarapuavana evoluiu consideravelmente nos últimos anos. Tornou-se Nacional, os animais foram confinados em pastos plantados e adotadas as mais avançadas técnicas de modernidade, como a transferência de embriões (gado charolês da França), inseminação artificial e outras. Atualmente apresenta-se com as mais variadas raças: Down,Texel, Sulfok, Ile de France, Hampshire,etc. Na criação de eqüinos merecem destaque os cavalos: Árabe e Crioulo. Suas feiras apresentam os melhores índices de qualidade de animais e grande volume de negócios em sua comercialização.

17 Atividades de Extrativismo
A Economia diversificou-se com a agroindústria, a pecuária de primeiro mundo e a indústria de transformação, especialmente a do setor madeireiro. Entre os produtos industrializados estão o papel, papelão,pasta mecânica, madeira serrada e beneficiada, chapas de madeira compensada, móveis, carvão ativado, goma laca, breu, erva-mate e malte.

18 CAPÍTULO IV ASPECTOS CULTURAIS E DE LAZER
Principais Pontos Turísticos Lagoa das Lágrimas: possui diversos passeios em espaços de jardins arborizados e flores, representa diversão, com pedalinhos cruzando suas águas. A conformação da lagoa é formada por várias vertentes naturais e envolvida por episódios históricos e lendas, é utilizada pela população local como uma praça de lazer.

19 Parque do Lago: Conhecido também como o Parque do Centro, pela sua localização. Possui praças, instalações ligadas por lindas pontes do tipo pênsil, jardins, árvores de diversos tipos, flores, locais de recreação com quadras esportivas para adultos e crianças, trilhas e pistas. Outrora na passagem histórica, o lugar serviu como descanso para os tropeiros que cruzavam a região e atualmente serve para realizar uma série de eventos, no maior destaque em época de Natal fica lindamente iluminado como cenário principal para um dos mais emocionantes espetáculos natalinos de Guarapuava, o coral dos anjos.

20 Parque Municipal das Araucárias: Reserva Ecológica criada em 1981 e transformada em Parque Municipal em 1991, reconhecido como um dos mais importantes parques nacionais do Sul do Brasil, ocupando uma área de 100 hectares de mata nativa que preserva uma floresta de pés do Pinheiro Paraná. Existindo várias espécies de plantas, entre elas o bugreiro, bracatinga, canela, guaçatonga, guabiroba, xaxim, sebo, imbuia, orquídeas, bem como alguns animais silvestres: veados, cotia, porco do mato, preá, aves exóticas e macacos em cativeiro, entre outros. O parque também abriga um viveiro municipal, o museu Entomológico Hipólito Scheneider, considerado um dos maiores da América Latina e o Museu de História Natural João José bigarela, com 80 mil espécies.

21 Parque Recreativo do Rio Jordão : os 30 hectares do parque, localizado a 6Km da cidade, oferecem à população local e aos turistas muito verde e ar puro, além de uma grande variedade de equipamentos de lazer: área de camping, churrasqueiras, lanchonetes, campo de futebol, cancha reta para corridas de cavalo, pista de MotoCross e infra-estrutura para esportes náuticos.

22 Salto São Francisco: Localizado no Parque Municipal Natural São Francisco da Esperança a 49 km da sede do município.Seu acesso se dá pela estrada próxima ao Parque das Araucárias. É conhecido como a maior queda d’água do Sul do Brasil, o salto possui 196 metro de altura dentro da Área de Preservação Ambiental Serra da Esperança.Há a formação de um cânion de mata nativa, por onde o rio São Francisco segue. Acima do salto, há outra queda d’água, local propício para banho. O salto situa-se na divisa entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.

23 Museu Visconde de Guarapuava: o antigo casarão colonial no centro da cidade, construído por escravos em 1939, antiga moradia de Antônio de Sá Camargo, o Visconde de Guarapuava, serve desde 17 de abril de 1948, como o Museu Municipal Visconde de Guarapuava, onde são guardados diversos vestígios históricos e culturais, relacionados diretamente com o rico passado regional. Pode ser visualizado através de acervos fotográficos e diversas peças. No pátio são encontrados uma senzala e um canhão militar.

24 Catedral Nossa Senhora do Belém: um patrimônio histórico e mostra o rico processo colonial de instalação da cidade, onde foi erguido o primeiro oratório da região, obra do pioneiro evangelizador, o padre Francisco Chagas de Lima, atendendo um pedido do rei de Portugal, Dom João VI.A Catedral foi construída em estilo barroco em 1841, no seu interior são encontradas antigas pinturas e relíquias da época imperial.

25 Estátua do Índio Guairacá: Localizada na entrada da cidade, na Avenida Manoel Ribas, a estátua mede 2 metros de altura e está colocada sobre um pedestal de 5 metros.O monumento é uma homenagem aos índios que habitaram toda a região e ao seu lendário Cacique Guairacá. Festas e Eventos: Guarapuava realiza vários eventos que marcaram época e que atraem milhares de pessoas, interferindo de maneira especial na população local e regional, com a vinda de grande quantidade de turistas: As Cavalhadas que acontecem desde 1855, a Festa da Maçã, a Expoguá, a Expo – Brasil de Charolês, Show Tecnológico, entre outros. Destaque em 2005 para a FEITUR e ENAT, e nos eventos nacionais: Local sede do Sul Brasileiro de Kart e passagem da Trans-Paraná.

26 Símbolos Como a Nação, Estados, e Territórios, os Municípios também possuem os seus próprios símbolos. O Município de Guarapuava é representado pelo Escudo, a Bandeira e o Hino. Escudo: foi criado em 1935 pelo Professor David da Silva Carneiro. O escudo é encimado por uma coroa mural de quatro torres, sendo visíveis apenas três, em perspectiva, na cor prata, representa a autoridade municipal. Do lado direito, há um ramo de erva-mate e do lado esquerdo, um feixe de trigo, ambos frutificados em suas cores originais, representando as riquezas agrícolas da cidade. Bandeira: foi criada pela Irmã Maria Auxiliadora P. Marcondes e adotada em 22 de novembro de 1965.Apresenta três faixas nas cores azul celeste, que representa a fé cristã, a cor branca que representa a paz e a união, a cor verde que representa a Terra.

27 Hino Letra - Gilda P. Todeschini Música - Luiz Eulógio Zilli 1ª O Sol surgiu, um dia, mais brilhante     E foi, risonho as flores acordar.     O riacho, sobre as pedras, a cantar     A cidade que surgia triunfante!     Com fervor, nós te saudamos, Guarapuava     Neste hino de Louvor!     Teu vulto sem igual     Pinheiro magistral     Eu sempre hei de cantar com ardor!     Vaqueiro colossal,     Figura imortal     Guarapuava é teu grande amor! 2ª O Sol doura o campo verdejante     A brisa, os trigais a balouçar     Guarapuava é menina radiante     Com o outro dos trigais a se enfeitar!

28 CAPÍTULO IV – ASPECTOS CULTURAIS E DE LAZER
Nascentes região é um divisor de águas entre afluentes da Bacia do Rio Iguaçu e dos Rios Ivaí e Piquiri.O município é drenado principalmente pelo Rio Jordão e seus afluentes Pinhão e São João.O rio Cavernoso faz à divisa oeste do município , fazendo parte da Bacia do Rio Iguaçu.O rio Marrecas corta parte do município como afluente do rio Ivaí.O Piquiri nasce no município estabelecendo o limite norte.Em geral os rios formam a Bacia do Paraná.

29 Vias de Acesso Guarapuava está integrada estrategicamente no coração do Mercosul, por importantes rodovias: BR 277 de Guarapuava ao Porto de Paranaguá que liga em direção aos centros comerciais de Foz de Iguaçu, Cascavel, Irati, Ponta Grossa e à capital estadual Curitiba. Através da BR 373 se conecte via Ponta Grossa à São Paulo e o Sudoeste do Paraná e Noroeste de Santa Catarina.Enquanto a PR 460 liga a Londrina, Maringá assim como a região Noroeste e Norte do Paraná. A rota da PR 170 liga a via Bituruna em direção a União da Vitória, a região Sul do Paraná e norte de Santa Catarina.

30 Limites do Município Guarapuava está localizada na região Centro Oeste do Paraná. Geograficamente situada no Terceiro Planalto Paranaense, também denominado Planalto de Guarapuava, limitando o norte com os municípios de Campina do Simão e Turvo, ao sul com Pinhão, a leste com Prudentópolis e Inácio Martins, ao oeste com Candói, Canta Galo e Goioxim.

31 Conclusão Ao finalizarmos este trabalho podemos dizer que os objetivos foram alcançados. Durante o período de realização do livro, visitamos os pontos turísticos de Guarapuava onde tivemos oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de nossa cidade. O trabalho de pesquisa em livros, internet, acervos fotográficos, mapas permitiram ampliar nossos conhecimentos e nos trouxe subsídios que usamos no livro virtual. Foi um momento onde a aprendizagem ocorreu de forma significativa e divertida. Feliz o povo que preserva sua memória, feliz a criança que conhece e respeita! (Rosana Ap. Schwartz)

32 Referências Bibliográficas:
MARCONDES, Gracita Gruber. Guarapuava, História e Trabalho. Textos históricos. Guarapuava, Unicentro, 1998. GUARAPUAVA, Terra de Paisagens – Sur Negócios e Turismo.Gráfica Impresset.ed.2008 HISTÓRIA de uma Cidade Contada por ela mesma.Em cena: Guarapuava, sua história, nossa vida.Org. Prefeitura Municipal de Guarapuava e Secretaria Municipal de Educação. Grafel editora – 2004

33 Anexos Entrevistas 1. Qual é o seu nome? Simone Zanco Pereira
2. Qual a sua idade? 32 anos 3. Há quanto tempo você mora neste município? 31 anos 4. Como foi a sua infância e sua juventude quanto a: a) diversão: Brincar com os amigos; b) roupas: Agasalho Diana e tênis bamba; c) costumes: Jogar bola na rua; d) meios de transportes: Carros; e) Festas típicas: Festa junina; 5. Quais foram as mudanças mais marcantes que ocorreram no município? O surgimento de várias unidades. 6. Quais os principais problemas enfrentados pelos cidadãos do município? Desemprego, saneamento básico e falta de assistência a saúde.

34 1. Qual é o seu nome? Sirlei Casagrande Ribeiro 2. Qual a sua idade? 68 anos 3. Há quanto tempo você mora neste município? 65 anos 4. como foi a sua infância e sua juventude quanto a: a) diversão: Na época pouca coisa existia (Cine Guairá). b) roupas: As mulheres não usavam calças, somente vestidos (com pregas e justos). c) costumes: Na alimentação tudo era mais simples com alimentos retirados das roças hortas e de origem de criação própria. Pois poucas estradas existiam, portanto frutas, verduras próprias da localidade. d) meios de transportes: Carroças, cavalo, caminhão e raros automóveis. e) Festas típicas: Nossa Senhora de Belém e Desfile de 7 de setembro. 5. Quais foram as mudanças mais marcantes que ocorreram no município? Ruas asfaltadas, comércio com mais movimentos, ótimas faculdades e estradas. 6. Quais os principais problemas enfrentados pelos cidadãos do município? Falta de oportunidade de emprego. Mais controle da violência crescente em nosso município. Mais escolas e combate a miséria.

35 1. Qual é o seu nome? Hans Chulze 2. Qual a sua idade? 54 anos 3. Há quanto tempo você mora neste município? 59 anos 4. Como foi a sua infância e sua juventude quanto a: a) diversão: Bolas de gude, bate-bate, patinete e nadar nas lagoas. Hoje: DVD. b) roupas: Calça boca de sino e terno xadrez. Hoje: calça jeans e blusa. c) costumes: Andar de carroça e cavalos. Hoje: carros d) meios de transportes: Andar de cavalo, matinê , brincar na rua. Hoje: pega-pega. e) Festas típicas: Festa do pinhão, festa da maçã. Hoje: exposição agropecuária. 5. Quais foram as mudanças mais marcantes que ocorreram no município? Estradas de terra foram asfaltadas; os botecos foram substituídos por supermercados, carroças mudaram carros, sem TV mudaram com TV, sem computador, mudaram com computador. 6. Quais os principais problemas enfrentados pelos cidadãos do município? Segurança, neste bairro a casa foi a terceira, casas de madeira, água de poço, não tinha saneamento básico, carros entalados no barro, não tinha posto de saúde.

36 Fotos Parque das crianças

37 Praça 9 de dezembro

38 Prefeitura Municipal

39 Câmara Municipal

40 Alunos fazendo perguntas ao vereador Gilson Amaral
Câmara Municipal Alunos fazendo perguntas ao vereador Gilson Amaral

41 Pausa para o lanche


Carregar ppt "Conhecendo Guarapuava"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google