A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de."— Transcrição da apresentação:

1

2 REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de mais doce que poder falar a alguém como falarias a ti mesmo? De que nos valeria a felicidade se não tivéssemos quem com ela se alegrasse tanto quanto nós próprios? Bem difícil te seria suportar adversidades sem um companheiro que as sofresse mais ainda. (...) Os que suprimem a amizade da vida parecem-me privar o mundo do sol: os deuses imortais nada nos deram de melhor, nem de mais agradável. Cícero, Da amizade. Aprecio no mais alto grau a resposta daquele jovem soldado, a quem Ciro perguntava quanto queria pelo cavalo com o qual acabara de ganhar uma corrida, e se o trocaria por um reino: “Seguramente não, senhor, e no entanto eu o daria de bom grado se com isso obtivesse a amizade de um homem que eu considerasse digno de ser meu amigo”. E estava certo ao dizer se, pois se encontramos facilmente homens aptos a travar conosco relações superficiais, o mesmo não acontece quando procuramos uma intimidade sem reservas. Nesse caso, é preciso que tudo seja límpido e ofereça completa segurança. Montaigne, “Da amizade” (adaptado). INSTRUÇÃO: A amizade tem sido objeto de reflexões e elogios de pensadores e artistas de todas as épocas. Os trechos sobre esse tema, aqui reproduzidos, pertencem a um pensador da Antigüidade Clássica (Cícero), a um pensador do século XVI (Montaigne) e a compositores da música popular brasileira contemporânea. Você considera adequadas as idéias neles expressas? Elas são atuais, isto é, você julga que elas têm validade no mundo de hoje? O que sua própria experiência lhe diz sobre esse assunto? Tendo em conta tais questões, além de outras que você julgue pertinentes, redija uma DISSERTAÇÃO EM PROSA, argumentando de modo a expor seu ponto de vista sobre o assunto.

3 REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de mais doce que poder falar a alguém como falarias a ti mesmo? De que nos valeria a felicidade se não tivéssemos quem com ela se alegrasse tanto quanto nós próprios? Bem difícil te seria suportar adversidades sem um companheiro que as sofresse mais ainda. (...) Os que suprimem a amizade da vida parecem-me privar o mundo do sol: os deuses imortais nada nos deram de melhor, nem de mais agradável. Cícero, Da amizade. Aprecio no mais alto grau a resposta daquele jovem soldado, a quem Ciro perguntava quanto queria pelo cavalo com o qual acabara de ganhar uma corrida, e se o trocaria por um reino: “Seguramente não, senhor, e no entanto eu o daria de bom grado se com isso obtivesse a amizade de um homem que eu considerasse digno de ser meu amigo”. E estava certo ao dizer se, pois se encontramos facilmente homens aptos a travar conosco relações superficiais, o mesmo não acontece quando procuramos uma intimidade sem reservas. Nesse caso, é preciso que tudo seja límpido e ofereça completa segurança. Montaigne, “Da amizade” (adaptado). INSTRUÇÃO: A amizade tem sido objeto de reflexões e elogios de pensadores e artistas de todas as épocas. Os trechos sobre esse tema, aqui reproduzidos, pertencem a um pensador da Antigüidade Clássica (Cícero), a um pensador do século XVI (Montaigne) e a compositores da música popular brasileira contemporânea. Você considera adequadas as idéias neles expressas? Elas são atuais, isto é, você julga que elas têm validade no mundo de hoje? O que sua própria experiência lhe diz sobre esse assunto? Tendo em conta tais questões, além de outras que você julgue pertinentes, redija uma DISSERTAÇÃO EM PROSA, argumentando de modo a expor seu ponto de vista sobre o assunto.

4 • É fácil encontrar amizades superficiais.
• A amizade é valiosa. • É fácil encontrar amizades superficiais. • É muito raro encontrar uma amizade sem reservas. • Confiança é necessária para em uma grande amizade. Montaigne, “Da amizade” (adaptado). • É inestimável o valor de compartilhar emoções com um amigo. • “Os que suprimem a amizade da vida parecem-me privar o mundo do sol.” • A amizade é o que há de mais agradável. Cícero, Da amizade. • Você considera adequadas as idéias neles expressas? • Elas são atuais, isto é, você julga que elas têm validade no mundo de hoje? • O que sua própria experiência lhe diz sobre esse assunto?

5 • É fácil encontrar amizades superficiais.
• A amizade é valiosa. • É fácil encontrar amizades superficiais. • É muito raro encontrar uma amizade sem reservas. • Confiança é necessária para em uma grande amizade. Montaigne, “Da amizade” (adaptado). • É inestimável o valor de compartilhar emoções com um amigo. • “Os que suprimem a amizade da vida parecem-me privar o mundo do sol.” • A amizade é o que há de mais agradável. Cícero, Da amizade. • Você considera adequadas as idéias neles expressas? • Elas são atuais, isto é, você julga que elas têm validade no mundo de hoje? • O que sua própria experiência lhe diz sobre esse assunto?

6 → Você considera adequadas as idéias neles expressas?
→ Elas são atuais, isto é, você julga que elas têm validade no mundo de hoje?

7 → Você considera adequadas as idéias neles expressas?
→ Elas são atuais, isto é, você julga que elas têm validade no mundo de hoje? Ao longo de toda a história, pensadores analisaram a importância da amizade em suas respectivas épocas, permitindo a nós perceber que tal sentimento é atemporal e indispensável à vida e à felicidade . A amizade possuiu, em todos os tempos, uma importância indubitável nas relações humanas, porém, atualmente, ela se tornou mais importante e indispensável do que em outras épocas.

8 → Você considera adequadas as idéias neles expressas?
→ Elas são atuais, isto é, você julga que elas têm validade no mundo de hoje? Ao longo de toda a história, pensadores analisaram a importância da amizade em suas respectivas épocas, permitindo a nós perceber que tal sentimento é atemporal e indispensável à vida e à felicidade . A amizade possuiu, em todos os tempos, uma importância indubitável nas relações humanas, porém, atualmente, ela se tornou mais importante e indispensável do que em outras épocas. Vivemos num tempo em que a modernidade e a tecnologia dominam nossas vidas. O tempo das pessoas é voltado para o trabalho e para o dinheiro, o que provoca o isolamento do indivíduo e torna a figura do amigo ainda mais necessária. Essa pessoa com quem nos identificamos e dividimos um sentimento complexo — misto de amor, companheirismo e lealdade — se torna nossa válvula de escape das dificuldades que o mundo nos impõe. (...) Respondeu à pergunta e usou as ideias do texto como justificativa

9 → Você considera adequadas as idéias neles expressas?
→ Elas são atuais, isto é, você julga que elas têm validade no mundo de hoje? Ao longo de toda a história, pensadores analisaram a importância da amizade em suas respectivas épocas, permitindo a nós perceber que tal sentimento é atemporal e indispensável à vida e à felicidade . A amizade possuiu, em todos os tempos, uma importância indubitável nas relações humanas, porém, atualmente, ela se tornou mais importante e indispensável do que em outras épocas. Vivemos num tempo em que a modernidade e a tecnologia dominam nossas vidas. O tempo das pessoas é voltado para o trabalho e para o dinheiro, o que provoca o isolamento do indivíduo e torna a figura do amigo ainda mais necessária. Essa pessoa com quem nos identificamos e dividimos um sentimento complexo — misto de amor, companheirismo e lealdade — se torna nossa válvula de escape das dificuldades que o mundo nos impõe. (...) (...) Não há como acreditar que seja possível viver sem amigos. Embora não seja fácil encontrar alguém com quem se possa travar uma amizade verdadeira, sincera e segura, a busca nunca será vã (...).

10 Esse anúncio carrega pressupostos e implicações: se o observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada visão de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante. Redija uma dissertação em prosa, na qual você interprete e discuta a mensagem contida nesse anúncio, considerando os aspectos mencionados no parágrafo anterior e, se quiser, também outros aspectos que julgue relevantes. Procure argumentar de modo a deixar claro seu ponto de vista sobre o assunto. Instruções: • A redação deve obedecer à norma padrão da língua portuguesa. • Escreva, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas, com letra legível. • Dê um título a sua redação.

11 • Por que isso existe? Tese: • De quem é a culpa? Argumento:

12 • De quem é a culpa? Tese: Argumento:

13 • Qual a consequência disso?
Tese: Argumento (para tese do tipo “X é ruim” ou “X é bom”):

14 Ao longo de toda a história, pensadores analisaram a importância da amizade em suas respectivas épocas, permitindo a nós perceber que tal sentimento é atemporal e indispensável à vida e à felicidade . A amizade possuiu, em todos os tempos, uma importância indubitável nas relações humanas, porém, atualmente, ela se tornou mais importante e indispensável do que em outras épocas. Vivemos num tempo em que a modernidade e a tecnologia dominam nossas vidas. O tempo das pessoas é voltado para o trabalho e para o dinheiro, o que provoca o isolamento do indivíduo e torna a figura do amigo ainda mais necessária. Essa pessoa com quem nos identificamos e dividimos um sentimento complexo — misto de amor, companheirismo e lealdade — se torna nossa válvula de escape das dificuldades que o mundo nos impõe. (...) (...) Não há como acreditar que seja possível viver sem amigos. Embora não seja fácil encontrar alguém com quem se possa travar uma amizade verdadeira, sincera e segura, a busca nunca será vã (...).

15 Ao longo de toda a história, pensadores analisaram a importância da amizade em suas respectivas épocas, permitindo a nós perceber que tal sentimento é atemporal e indispensável à vida e à felicidade . A amizade possuiu, em todos os tempos, uma importância indubitável nas relações humanas, porém, atualmente, ela se tornou mais importante e indispensável do que em outras épocas. Vivemos num tempo em que a modernidade e a tecnologia dominam nossas vidas. O tempo das pessoas é voltado para o trabalho e para o dinheiro, o que provoca o isolamento do indivíduo e torna a figura do amigo ainda mais necessária. Essa pessoa com quem nos identificamos e dividimos um sentimento complexo — misto de amor, companheirismo e lealdade — se torna nossa válvula de escape das dificuldades que o mundo nos impõe. (...) (...) Não há como acreditar que seja possível viver sem amigos. Embora não seja fácil encontrar alguém com quem se possa travar uma amizade verdadeira, sincera e segura, a busca nunca será vã (...).

16 A amizade possuiu, em todos os tempos, uma importância indubitável nas relações humanas, porém, atualmente, ela se tornou mais importante e indispensável do que em outras épocas, porque, essa pessoa com quem nos identificamos e dividimos um sentimento complexo — misto de amor, companheirismo e lealdade — se torna nossa válvula de escape das dificuldades que o mundo nos impõe.


Carregar ppt "REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google