Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
AFETIVIDADE, LUDICIDADE
EDUCAÇÃO INFANTIL: AFETIVIDADE, LUDICIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS
2
vamos falar sobre as crianças de hoje
2
3
elas passam menos tempo com os pais
Classified - Internal use
4
Classified - Internal use
mais tempo com mais brinquedos Classified - Internal use 4
5
Classified - Internal use
pressionadas pela performance escolar Classified - Internal use
6
um modelo que reproduz pequenos espectadores
MODELO DE EDUCAÇÃO AINDA PASSIVO um modelo que reproduz pequenos espectadores ao invés de grandes criadores 6
7
? QUAL SERIA UM BOM ESTÍMULO
EDUCATIVO, CRIATIVO E INTERATIVO PARA CRIANÇAS DO NOSSO TEMPO CRESCEREM BEM ? ----- Meeting Notes (17/03/14 22:51) -----
9
isso mesmo, uma folha em branco.
10
A ciência comprova “A atividade de desenhar é um dos estímulos exteriores mais importantes para o desenvolvimento da criança, para exercitar sua mente e imaginação” (PIAGET, 1978) “As crianças que utilizam o desenho para se expressar têm maior facilidade de aprender. O desenho é um pré-requisito para a aquisição da linguagem escrita” (MELLO, 2012) “De forma prazerosa, aprende a desenvolver noção de espaço, apropriando-se do seu próprio conhecimento construído respeitando seu ritmo.” (MELLO, 2012) “O modo como o desenho infantil vem sendo trabalhado na escola tem desvalorizado o processo de criação das crianças, tendo em vista a obtenção de um produto final a partir de modelos prontos, sem significado para as crianças. (AFFONSO; SOUZA, 2007).
11
DESENHAR NA INFÂNCIA É UM DIREITO TÃO
IMPORTANTE QUANTO O “ENSINO FUNDAMENTAL” Classified - Internal use
12
“TODA CRIANÇA É ARTISTA, NASCE ARTISTA.
O PROBLEMA É COMO FAZER COM QUE ELA SE CONSERVE ARTISTA DEPOIS DE CRESCIDA.” Pablo Picasso
13
“CRIANÇA QUE DESENHA NÃO PASSA A INFÂNCIA EM BRANCO”
14
Classified - Internal use
16
LADO DIREITO DO CÉREBRO SÉCULO XX - ERA DA INFORMAÇÃO
SÉCULO XXI - ECONOMIA CRIATIVA ERA DE CONCEITOS NINGUÉM PODE SE DAR AO LUXO DE IGNORAR O ARTISTA QUE MORA EM SI, NO LADO DIREITO DO CÉREBRO
18
OS DOIS LADOS DO CÉREBRO TROCAM SINAIS A TODO
O TEMPO, POR UMA REDE DE 200 MILHÕES A 300 MILHÕES DE FIBRAS NEURAIS QUE AJUDAM A BALANCEAR A APRENDIZAGEM, ANÁLISE, COMUNICAÇÃO E MOVIMENTOS DO CORPO ENTRE OUTRAS FUNÇÕES.
20
MENTE ALERTA nos permite ENXERGAR ALÉM
MTE ALERTA
24
O espectador depara-se realmente com uma experiência deceptiva,
INTERAÇÃO COGNITIVA A análise de figuras A análise de desenhos “incoerentes” despertou muito interesse de psicólogos estudando o processo de interação cognitiva. O espectador depara-se realmente com uma experiência deceptiva, como um problema sem solução. Apenas para constatar como é complexo o ato perceptivo quando se trata de uma ILUSÃO DE ÓTICA.
29
Classified - Internal use
31
INICIATIVA, CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO. A FALTA DE RECURSOS NÃO PODE SER
ENCARADA COMO UM FREIO DA INICIATIVA, CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO. AO CONTRÁRIO, DEVE SER UM ACELERADOR PARA A SUPERAÇÃO QUE NOS LEVA DE ENCONTRO AO OBJETIVO.
32
Classified - Internal use
QUAL É O COMBUSTÍVEL DA CRIATIVIDADE? Classified - Internal use
33
E Estímulo – Excelência I Inteligência – Informação – Idéia
CRIATIVIDADE PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS VOGAIS: A Ambição – Audácia E Estímulo – Excelência I Inteligência – Informação – Idéia O Olhar – Observação – Oportunidade U Útil – Utilidade (adequação ao público a que se destina)
34
4 Cs 4 “Cs” Confiança Coragem Constância Curiosidade
35
Prêmio Nobel de Medicina
“ DESCOBRIR CONSISTE EM OLHAR PARA O QUE TODO MUNDO ESTÁ VENDO E PENSAR UMA COISA DIFERENTE.” Albert Szent-György Prêmio Nobel de Medicina Classified - Internal use
36
Classified - Internal use
39
Classified - Internal use
40
Classified - Internal use
41
Classified - Internal use
42
“O HOMEM É DO TAMANHO DO SEU SONHO” Fernando Pessoa
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.