A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vírus Samuel - Bio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vírus Samuel - Bio."— Transcrição da apresentação:

1 Vírus Samuel - Bio

2 Estrutura típica de um vírus?

3 Quais são as principais características dos vírus?
. São organismos acelulares; . São parasitas intracelulares obrigatórios; . Não possuem metabolismo próprio, portanto não fazem síntese protéica nem respiração celular; . Seu material genético pode ser DNA ou RNA; . Seu material genético possui apenas a informação para produzir o RNAm (mensageiro), os outros dois, RNAr (ribossômico) e RNAt (transportador) que participam da construção de proteínas virais, são da própria célula hospedeira.

4 A Favor: 1. O fato dos vírus apresentarem reprodução; embora necessitem da ajuda da célula hospedeira para se reproduzirem; 2. A presença de material genético (DNA ou RNA), e consequentemente a capacidade de sofrerem mutação; 3. Capacidade de adaptação.

5 Contra : São acelulares.
2.Ausência de metabolismo próprio, necessitando portanto, de constituintes celulares de outro organismo.

6 ESTRUTURA Vírus: ácido nucléico protegido pelo capsídeo viral.
Proteínas : Capsídeo e enzimas Nucleocapsídeo: ácido nucléico com o envoltório protéico Envoltório (Envelope): membrana lipoprotéica - lipídeos - da célula - proteínas - virais

7 Proteínas Codificadas pelo genoma viral Estruturais proteção do genoma
reconhecimento da célula atividade biológica replicação dos ácidos nucléicos Proteólise regulação gênica

8 CLASSIFICAÇÃO Segundo o tipo de ácido nucléico vírus de DNA
vírus de RNA RNA Fita Positiva RNA Fita Negativa RNA Retrovírus

9 Quando o genoma viral já é um mRNA
GENOMAS DE RNA DE SENSO POSITIVO (“PLUS”) proteínas AAA mRNA de senso positivo

10 Vírus RNA – Fita Negativa

11 Genoma dos novos vírus Cópias completas RNAm (+) Proteínas virais
genoma negativo 3’ 5’ Cópias completas 5’ 3’ (+) Replicação Transcrição 5’ 3’ RNAm (+) Tradução 3’ 5’ (-) Proteínas virais Genoma dos novos vírus

12 Vírus RNA - Retrovírus É qualquer vírus que possui o RNA como material genético e que, após a infecção da célula hospedeira precisa transformá-lo em DNA para conseguir se reproduzir.

13 Penetração na Célula Hopedeira
1- Fusão 2- Endocitose 3- Injeção de material genético

14 Fusão

15 Os vírus possuem sítios reativos (proteínas) em sua superfície que interage com receptores específicos na célula hospedeira. Interação é PASSIVA Especificidade da interação define e limita o tipo de célula hospedeira que pode ser infectada. Danos causados a estes sítios de ligação (ex: por desinfetantes ou calor), ou o bloqueio por anticorpos específicos (anticorpos neutralizantes) podem impedir a infectividade de um vírus.

16 Entrada de vírus por ENDOCITOSE

17 Injeção (Bacteriófago)

18 Em relação a reprodução dos vírus, podemos dizer que eles podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. Qual é a principal diferença entre eles?

19 Ciclo Lisogênico O vírus não controla o metabolismo celular. Não provoca a morte da célula hospedeira. Mas posteriormente pode se transformar em um ciclo lítico.

20 . Ciclo lítico: Controla o metabolismo da célula hospedeira provocando a morte da célula hospedeira.

21

22 Como o vírus HIV se reproduz no organismo humano?
O vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana) é um retrovírus específico, ou seja, ele ataca apenas um tipo de célula humana, o linfócito T do tipo CD4 . Este linfócito é uma célula de defesa muito importante, pois ela é a principal responsável pelo aviso ou “alarme” do nosso sistema imunológico, sinalizando a outras células de defesa quando ocorre a entrada de um organismo estranho em nosso corpo.

23

24 Ciclo reprodutivo do vírus HIV:

25

26

27 11) O gráfico abaixo demonstra, no organismo humano, a relação entre os linfócitos T e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), ao longo de dez anos de curso da síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS). Explique as razões das quedas das concentrações de: a) linfócitos T; b) HIV. a) Os linfócitos T são infectados pelos vírus e destruídos após os primeiros meses da doença. b) Grande parte dos vírus são destruídos pela produção e atuação de linfócitos e outras células de defesa, ainda em grande número durante o primeiro ano de desenvolvimento da doença.

28 As principais viroses

29

30

31

32

33 São os vírus os menores agentes infecciosos?
Partículas subvirais: vírusóides Vírus pequeno, defectivo, Depende de outro vírus para se multiplicar Ex: Hepatite D viróides Ácido nucleico (ssRNA circular) capaz de se replicar quando infecta uma célula codifica ou não uma proteína pode ou não causar doença Príons Proteína (desprovida de ácido nucléico) capaz de infectar células e causar doença


Carregar ppt "Vírus Samuel - Bio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google