A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CROMOTERAPIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CROMOTERAPIA."— Transcrição da apresentação:

1 CROMOTERAPIA

2 A palavra “cromoterapia” vem do grego “kromos”, cor e “teraphia”, tratamento.
COR É LUZ Sem a luz, nossos olhos não conseguem captar as cores. Só podemos perceber as cores na presença da luz.

3 Quando a cromoterapia surgiu?
A cura pelas cores vem promovendo transformações no ser humano desde a antigüidade.  Não existe registro histórico sobre a Cromoterapia, porém, povos antigos já praticavam a terapia das cores. A energia do sol era utilizada pelos egípcios (3.000 a.C.). Hindus, chineses e gregos, vários séculos antes de nossa era, também faziam uso das cores em diversos tratamentos.

4 Como funciona uma sessão de cromoterapia?
Primeiro é feito um diagnóstico e depois escolhida as cores ideais para equilibrar os Chakras. A cor é aplicada em cima do ponto correspondente na área a ser tratada. 

5 Quanto tempo dura uma sessão?
Não tem um tempo certo, pois vai variar do que vai ser tratado  e a recomendação de quem fez a análise e da colaboração do paciente.

6 Para quem é indicada a cromoterapia?
Pode ser feita em qualquer pessoa , inclusive para crianças, tomando-se o cuidado de não aplicar no básico. Em gestante, somente sob orientação.

7 A cromoterapia está fundamentada em três ciências:
- Medicina: definida como a arte de curar;  - Física: Ciência que estuda as transformações da energia, em especial no capítulo dedicado à natureza da luz; - Bioenergética: ciência que demonstra a existência do corpo bioenergético, duplo etéreo, analisando a energia vital duplo etéreo (invólucro provisório que coexiste estruturalmente e circunvolve o corpo humano, estreitamento ligado a exteriorização de energias, ao cordão de prata e aos chakras).

8 ESPECTRO SOLAR: É o resultado da divisão da luz branca em sete cores
ESPECTRO SOLAR: É o resultado da divisão da luz branca em sete cores. O arco-íris é uma das formas como o espectro se manifesta na natureza. AS 7 cores do Espectro solar: amarelo / laranja / azul / verde vermelho / índigo/ violeta

9 Na cromoterapia utiliza-se a vibração das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético no corpo emocional, mental , etéreo e espiritual, que apresenta alguma disfunção, suprindo carências de determinadas vibrações energéticas e neutralizando o excesso de outras. Os receptores da pele reconhecem informações luminosas, transformam-nas em impulsos nervosos e as transmitem para o sistema nervoso e endócrino.

10 As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos que chamamos de Chakras (localizado no periespírito), corrigindo e reativando o campo vibratório celular através das nadis por onde flui a energia vital por eles modificada. Cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até níveis mais sutis.

11 Falando um pouco das nadis:
Canais ou filamentos semelhantes ao sistema nervoso, existente no corpo espiritual, espécie de veias que conduzem energias. Equivalem no plano astral, a rede nervosa espalhada pelo organismo. São, portanto, linhas de força que não devem ser confundidas com os nervos do corpo físico, embora estejam em relação a eles como os Chakras com os plexos e órgãos do corpo físico. Responsáveis não só pela comunicação, mas sobretudo, pela reciclagem das energias periespirituais para o corpo físico e vice versa.

12 Os Chakras comunicam-se uns com os outros, através das nadis por onde flui a energia por eles modificada. No corpo etéreo, os nadis se apresentam como se fossem milhares de finos filamentos de gás néon, entrecruzando-o em toda sua extensão. Seu número, no entanto, é incerto.

13 O conceito simplificado da aplicação das cores na saúde dos homens, se dá através de alguns princípios básicos: O primeiro princípio afirma que o homem possui um corpo energético, associado ao seu corpo material. O segundo princípio observa que a harmonização e o equilíbrio do corpo energético é que produz a cura do corpo físico e da mente. O terceiro princípio relata que no corpo físico existem milhares de portas para o corpo energético , através das quais as cores (na forma de energia luminosa) exercem seu poder curativo.

14 Algumas técnicas como fonte de cura ou harmonização:
Luz do Espectro Solar: utilizamos uma garrafa, e nesta, colocamos água potável, envolvendo-a com papel colorido (na cor conforme tratamento). A exposição ao sol deverá ser de no mínimo, 4 horas, para que a água possa ser carregada com a energia solar refletida pelo papel colorido.

15 Luz de lâmpadas coloridas: (método mais utilizado), utilizamos um aparelho com lâmpada e disco colorido, de acordo com a cor indicada para o tratamento, sempre no sentido horário, para aplicação da cromo básica ou seguindo a recomendação em outros tratamento. Quando saímos de um ponto de aplicação, desliga-se o aparelho e religa ao iniciar novo ponto . Também, podemos usar um direcionador com foco, caso seja recomendado para tratamento específico.

16 Mentalização das cores: metalizando as cores indicadas para tratamento, utilizando as mãos como aparelho transmissor.

17 Os cristais: Colocado sobre o ponto de tratamento.
Os sete principais são: Quartzo transparente, Ametista, Sodalita, Aventurina, Citrino, Cornalina e Quartzo Rosa.

18 Fluido cósmico universal (denominação dada por Kardec)
Fluido cósmico universal (denominação dada por Kardec). Conhecida também por prana, pelos esotéricos. Matéria elementar primitiva que permeia todo o universo, incluindo a nós humanos. Está em tudo, em toda parte, penetra tudo. Está em toda forma de matéria. (Mas não é matéria.). Por ser o elemento gerador de todo o restante das manifestações materiais e energéticas, guarda similaridade e afinidade com estas, podendo, muito facilmente, sob a ação de uma vontade, interagir com todas, inclusive mudando suas propriedades físicas, temporária ou permanentemente.

19 O QUE É KUNDALINI? A energia kundalini ou fogo serpentino é a forma mais forte de energia polarizada existente na terra. Simbolizada pela forma de serpente. É o poder espiritual da grande mãe terra, cujo propósito é despertar a vibração energética no coração humano. A kundalini se eleva ao cosmos e se funde com a consciência cósmica universal. Situa-se enroscada próximo à base da coluna (chacra básico), e enquanto adormecida, funciona como uma chama, até ser ativada.

20

21 Conhecendo os Chakras (OU VÓRTICES)
A palavra chacras é de origem sânscrito, e se traduz pelo termo roda, também conhecido como "centro de força" por assim ter sido denominado na obra de Chico Xavier "Missionários da Luz" pelo espírito André Luiz.

22 Estão localizados no periespírito, interligando-se ao corpo físico através dos plexos nervosos, tendo como função acumular e distribuir energias fluídicas. São pontos de conexão ou enlace que flui a energia de um a outro veículo. São percebidos pelos videntes como aspirais girando em alta velocidade (quando estão em perfeito equilíbrio). É através dos chacras que nosso corpo etéreo se manifesta mais intensamente no corpo físico.

23 Eles aumentam, reduzem, moderam ou aceleram a energia de um corpo para outro, de modo que a energia mais rápida do corpo emocional possa afetar a energia mais lenta do etéreo e vice-versa. As cores variam de um chacra para outro e de acordo com o tratamento necessário ao paciente. Em pessoas saudáveis e evoluídas (espiritualmente), a forma do chacra se encontra num belo equilíbrio, com vívida luz. (segundo os hindus, eles giram abrindo-se, formando uma flor, a qual denomina de LOTUS DE MIL PÉTALAS).

24 No homem ¨doente¨, seu movimento é lento e há uma queda de energia
No homem ¨doente¨, seu movimento é lento e há uma queda de energia. O físico é afetado por essa queda de energia, e também pelo grau de harmonia do seu rítmo, e qualquer obstrução que possa detonar os padrões normais de energia, resulta na perda de vitalidade e em doença. Para que a corrente de trabalho se efetive, os chakras possuem correspondência com determinadas regiões do corpo físico, atingindo-as pelo Sistema Nervoso, através dos Plexos, para "banhar" as glândulas de secreção interna (endócrinas), cujos hormônios são distribuídos para todas as células. Também se dá no sentido inverso. Existem diversos chakras, no entanto, nos ateremos a sete principais, e suas correlações com o Sistema Nervoso (Plexos) e as glândulas.

25 Os plexos Um plexo nervoso é uma rede de nervos entrecruzados semelhante a uma caixa de distribuição elétrica numa casa.

26 Plexo, derivado do latim, "plessus", quer dizer enlaçamento
Plexo, derivado do latim, "plessus", quer dizer enlaçamento. Entrelaçamento de muitas ramificações de nervos ou filetes musculares, vasculares. O Sistema Nervoso é complexo e permeia todo o corpo físico denso em verdadeiro embaraço de linhas, pois as células se tocam, uma na outra, pelos dendritos, e os nervos formam "cordões".

27 No entanto, em certos pontos do corpo, as células nervosas foram uma espécie de rede compacta, entrecruzando-se abundantemente, em conglomerados complexos e emaranhados, que parecem nós de uma linha embaraçada. A medicina chama a esses pontos, plexos nervosos. Existem bastante no corpo, mas alguns são considerados de maior importância, pela localização e pelo trabalho que realizam. A localização dos Centros de Força no periespírito corresponde à dos plexos no corpo físico. Os Centros de Força e os plexos, vibram em sintonia uns com os outros ao poder da mente, que os dirige. (ANDRÉ LUIZ - LIVRO MISSIONÁRIOS DA LUZ)

28 Chakra da cabeça - plexo Coronário:
Situa-se no alto da cabeça, como uma coroa. Está ligado à glândula pineal (epífise) que é responsável pela produção da melatonina, substância reguladora do sono. Essa glândula é responsável pela mediunidade do ser. O nível de vibração deste chacra é o mais alto. Responsável pela capacitação da energia cósmica. Órgãos físicos: córtex cerebral, sistema nervoso central, cerebro superior.

29 Chakra testa - plexo Frontal:
Localizado na testa, no meio das duas sobrancelhas. Energiza e controla a glândula pituitária e hipófise. Estando este chacra bem desenvolvido, possibilita a vidência astral e o trabalho com a psicometria. É responsável pela segregação da endorfina (hormônio que causa sensação de bem- estar). Conhecido como chakra do terceiro olho. Órgãos físicos: olhos, nariz, orelha, cerebelo.

30 Chakra pescoço - plexo Laríngeo:
Localizado na base da garganta, energiza e controla as glândulas tireóide. Controla a expressão verbal, influindo sobre o sistema auditivo. Órgão físico: toda área da garganta. Também com toda área do sistema imunológico do corpo humano.

31 Chakra do coração - plexo Cardíaco:
Localizado na região do tórax, entre a quarta e a quinta vértebra, ligado a glândula timo. É o chakra do centro do coração. Regula as emoções e os sentimentos. Responsável pela irrigação do coração. No processo de cura, o coração transforma as energias do plano da terra em espirituais e telúricas, para serem usadas pelo paciente. Órgãos do físico: coração, sistema circulatório, pulmões.

32 Chakra gástrico ou umbilical - plexo solar:
Situa-se na região lombar, acima do umbigo e abaixo do osso externo-peito. Ligada às glândulas supra-renais(que segregam a adrenalina). Órgãos físicos: fígado, vesícula, pâncreas , duodeno, intestino e abdômen. Atua diretamente nas emoções do indivíduo, enquanto que o cardíaco regula.

33 Chakra básico - plexo sagrado:
Situa-se na base da espinha dorsal. Neste chacra localiza-se a energia kundalini. Órgãos físicos: rins, coluna espinhal, colo, pernas e ossos.

34 Chakra esplênico - plexo mesentérico:
Localiza-se à esquerda do abdômen, abaixo da 10º costela. Glândula do baço (centro vitalisador do corpo humano). A incorporação dos espíritos nos médiuns, se dá através de seu campo magnético. Órgão físico: baço físico e relacionado com a circulação sanguínea.

35

36 Obs: Existem outros Chakras. Que no momento não abordaremos.
CURIOSIDADE: CHACRA UMERAL Localiza-se entre as omoplatas, junto ao plexo braquial, que se estende até o ponto de ligação dos braços com o tronco. Comanda os movimentos do braço, antebraços, mãos e dedos. É o ponto de ligação do espírito comunicante para a psicografia mecânica (é quando o que o médium escreve, não lhe passa pelo cérebro; sua ação se dá diretamente na mão e no braço, e somente após o transe, é que o médium toma conhecimento daquilo que escreveu ou desenhou.). Obs: Existem outros Chakras. Que no momento não abordaremos.

37 Cuide-se: Cada célula reage a cada pensamento, a cada palavra, a cada atitude que você tenha. Por isso, se prolongarmos durante muito tempo determinadas formas de pensar, falar e agir, elas irão produzir comportamentos e posturas corporais, assim como um maior ou menor bem estar.

38 SUA CONDUTA CONTRIBUI PARA TUA SAÚDE OU DOENÇA.
Qualquer disfunção nos Chakras, afeta as glândulas e órgãos correspondentes. Este distúrbio ocorre pela alteração na rotação do chakra em desequilíbrio, que passa a girar no sentido anti-horário. Além de não captar energia para aquela região, a corrente energética flui para fora do corpo, pelo próprio chakra. Desse modo, interfere no metabolismo dos órgãos a eles relacionados.

39 Nos Chakras, a cromoterapia enfatiza a cor e a sua correspondência, restaurando o seu equilíbrio para que o organismo recupere a vitalidade.

40 Querer classificar as cores, é limitar o poder da luz
Querer classificar as cores, é limitar o poder da luz. Cada cor tem uma infinidade de aplicações, pois elas são conjugadas à outras energias que estão além dos sentidos ou dimensões.

41 Cores no uso da cromoterapia (resumo das teorias)
Vermelho: ativa a circulação e o sistema nervoso. Amarelo: ajuda o autocontrole e estimula o raciocínio. VERDE: possui efeito equilibrador em todo o organismo. Azul: Ajuda a tranqüilizar e acalmar. VIOLETA: estimula o sistema imunológico e ajuda na parte circulatória. LARANJA: ajuda na comunicação. LILAS: ajuda na parte emocional e mental.

42 Como fazer o diagnostico do problema e tratá-lo.
Através de uma conversa com o paciente, e análise das informações adquiridas;

43 Com o auxílio de um amigo espiritual, em trabalho.

44 Verificação através do pêndulo de cristal.

45 O processo da cromoterapia segundo RAMATIS (mestre espiritual).
Através dela, capturamos as cores da natureza para aplicá-las em nossos campos energéticos, recuperando assim o nosso bem-estar e a nossa saúde. Visa restabelecer o equilíbrio-cor, restaurando assim a nossa aura fragmentada, restabelecendo, portanto, o nosso equilíbrio físico, mental e espiritual. Mas, ressalvo, que a simples aplicação das cores num tratamento, mostra-se de ação muito fraca.

46 Amplia-se positivamente se for aplicada como fruto da mente do terapeuta (ou seja, falo aqui da intenção de cura por parte de quem aplica). Para utilizarmos essa Terapia, assim como qualquer outra, é imprescindível interagirmos nesse processo esquecendo, ao iniciarmos um trabalho terapêutico, completamente os nossos problemas pessoais e quaisquer assuntos que não digam respeito ao tratamento em questão, pois do contrário, não conseguiremos a harmonia e o equilíbrio necessários para o processo de cura que objetivamos.

47 A energia cósmica, em estado natural e que nos circunda, com as cores, é transformada em energia de cura necessária para cada caso. Devemos interagir tanto com nossos atendidos, quanto com as entidades espirituais que nos assistem, no processo no qual estamos todos envolvidos, lembrando sempre que somos parte de um grupo.

48 Curiosidades sobre equipamentos para cromoterapia

49

50

51 A SUA FÉ E A MUDANÇA DE ATITUDE, É O IMPULSO PRIMÁRIO PARA O EQUILÍBRIO PLENO DO SEU CORPO FÍSICO, MENTAL E ESPIRITUAL.


Carregar ppt "CROMOTERAPIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google