A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOFÍSICA DA VISÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOFÍSICA DA VISÃO."— Transcrição da apresentação:

1 BIOFÍSICA DA VISÃO

2 ANATOMIA EXTERNA

3 GLOBO OCULAR

4 NERVO ÓPTICO

5 O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE OCORRA A VISÃO?

6 REFRAÇÃO LUMINOSA ÍNDICE DE REFRAÇÃO
REFRAÇÃO LUMINOSA     ÍNDICE DE REFRAÇÃO EX.: A velocidade de propagação da luz no vidro é de km/s. Então seu índice de refração será de 1,5.

7 LEI DE SNELL-DESCARTES
n1.sen(i)=n2.sen(r)

8 BORDAS FINAS BORDAS ESPESSAS
LENTES ESFÉRICAS BORDAS FINAS BORDAS ESPESSAS

9 CONVERGENTE DIVERGENTE
CLASSIFICAÇÃO CONVERGENTE DIVERGENTE

10 CONVERGENTE DIVERGENTE
FORMAÇÃO DE IMAGEM CONVERGENTE DIVERGENTE OBS.: quando n lente > n meio

11 INSTRUMENTOS ÓPTICOS PROJEÇÃO OBSERVAÇÃO
CONJUGA IMAGEM REAL CONJUGA IMAGEM VIRTUAL

12 Questão: Identifique qual o tipo de cada lente e indique as características de sua imagem. Justifique.

13 FABRICANTES DE LENTES

14 EQUAÇÃO DAS LENTES Convenção de sinais:
A distância D0 é sempre positiva. A distância Di será positiva se a imagem for real e negativa se for virtual. f será positiva quando a lente for convergente e negativa quando for divergente.

15 CONVERGÊNCIA DE UMA LENTE
Para a distância focal, usa-se a medida em metros, aplicando-se na equação acima, obtêm-se a unidade para C = m-1, a qual é conhecida por dioptria, cujo o símbolo é di, que popularmente é conhecido como sendo o grau de uma lente. Ex.: uma lente cuja distância focal é de 50 cm terá uma convergência de 2 di. Obs.: O sinal do foco poderá ser + ou -.

16 VOCÊ É UMA PESSOA EMÉTROPE ? VOCÊ É UMA PESSOA EMÉTROPE?

17 Características da imagem

18 SIMULAÇÃO DE UMA IMAGEM REAL

19 DEFEITOS DA VISÃO

20 MIOPIA: DIFICULDADE EM ENXERGAR À DISTÂNCIA.

21 CORREÇÃO LENTES DIVERGENTES

22 HIPERMETROPIA: DIFILCULDADE EM ENXERGAR PRÓXIMO.

23 CORREÇÃO LENTE CONVERGENTE

24 Questão Uma pessoa percebe que só consegue ver nitidamente as letras de um livro a uma distância mínima de 1,0 m, com qualquer dos olhos. A) Qual o defeito visual dessa pessoa? B) Qual o tipo de lente para sua correção?

25 PRESBIOPIA: “VISTA CANSADA”, CONSISTE NA RIGIDEZ DO CRISTALINO.

26 CORREÇÃO LENTE CONVERGENTE

27 Astigmatismo: CONSISTE NA IRREGULARIDADE DE CURVATURA DA CÓRNEA.

28 O QUÊ ???

29 ILUSÃO ÓPTICA

30

31

32 ÓCULOS DE SOL

33 POLARIZAÇÃO: RESULTA NA SELEÇÃO DE ALGUMAS DIREÇÕES DE VIBRAÇÃO DAS ‘ONDAS’.

34 DALTONISMO Deficiência na visão que dificulta a percepção de uma ou de todas as cores. Nas pessoas daltônicas os cones não existem em número suficiente ou apresentam alguma alteração.

35 EFEITO PROTAN Este tipo de daltonismo é condicionado por um gene recessivo ligado ao sexo. o gene para a visão normal é representado por D, e o gene para o fenótipo daltônico é representado por d.

36 mulher normal portadora
Genótipos Fenótipos homem normal XDY homem daltônico XdY mulher normal XDXD mulher normal portadora XDXd mulher daltônica XdXd

37

38

39 AMBLIOPIA Baixa de visão em um olho que não se desenvolveu adequadamente na infância. As vezes é chamado "olho preguiçoso". Para corrigir a ambliopia, é necessário que a criança utilize o olho fraco. Isto é feito em geral através da oclusão (uso de tampão) do olho bom.

40 CATARATA A catarata bloqueia ou destorce os raios de luz que entram nos olhos. Isto causa o brilho exagerado de fontes, como lâmpadas ou raios do sol. A visão torna-se gradualmente borrada, perdendo a nitidez, mesmo durante o dia.

41

42

43 CONJUNTIVITE A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste o “branco” do olho, podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras.

44

45

46 CERATOCONE Uma desordem ocular não inflamatória e auto-limitada caracterizada pelo afinamento progressivo da parte central da córnea. No ceratocone a córnea assume uma forma de cone, por isso o nome, o que acarreta na percepção de imagens distorcidas.

47

48 EXOFTALMIA Protrusão anormal de um ou de ambos os olhos. Nem todos os indivíduos com olhos protuberantes necessariamente apresentam exoftalmia.

49

50

51 GLAUCOMA Quando há aumento da pressão intra-ocular e danos no nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Considera-se como elevada a pressão ocular acima de 21 mmHg. A pressão intra-ocular varia durante o dia, sendo mais elevada na maioria das pessoas nas primeiras horas da manhã. Assim sendo, ao lado do valor absoluto, é importante o conhecimento da variabilidade da pressão para o adequado manejo da doença.

52

53

54 PTERÍGIO É uma pequena membrana na superfície do olho que cresce em direção à córnea. Conhecido popularmente como "carne crescida" ou chamado erroneamente de "catarata".

55

56

57 UVEÍTE A úvea, também denominada trato uveal, é constituída por três estruturas: a íris, o corpo ciliar e a coróide. A uveíte é a inflamação de qualquer parte da úvea. A úvea pode inflamar parcial ou totalmente. A inflamação restrita a uma parte da úvea pode receber o nome da zona envolvida como, por exemplo, irite (inflamação da íris) ou coroidite (inflamação da coróide).

58

59


Carregar ppt "BIOFÍSICA DA VISÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google