A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quiz sobre Laser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quiz sobre Laser."— Transcrição da apresentação:

1 Quiz sobre Laser

2 Trabalho referente à APS da disciplina de Física 4
Equipe: Thiago Rossato Rubens Fernandes Isabella Manfrin Ricardo Velasques João Van der Neut Luiz H. Schramm Paulo Gimenez Mário Paixão

3 Em que país surgiu o primeiro protótipo de Laser?
Alemanha Estados Unidos União Soviética Inglaterra

4 O primeiro protótipo do Laser surgiu inicialmente no Hughes Research Laboratories nos Estados Unidos, criado por Theodore Maiman e era capaz de enviar somente pulsos curtos de luz.

5 Qual o princípio de funcionamento de um Laser convencional?
A luz é amplificada por lentes A luz é amplificada por espelhos A luz é amplificada por eletricidade A luz é amplificada por emissão estimulada de radiação

6 O próprio acrônimo Laser significa:
Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation ou em português, Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.

7 Qual destas características não está associada com a luz de um Laser?
Alto grau de polarização Coerência Monocromaticidade Alta divergência do feixe

8 A luz de um laser possui algumas características específicas e, entre elas, está a pequena divergência do feixe.

9 Uma luz com baixa divergência é capaz de se propagar num feixe direcionado por longas distâncias.

10 A amplificação de luz por emissão estimulada é obtida?
Somente no vermelho Somente no verde e no vermelho Somente do infravermelho até o ultravioleta Em uma ampla faixa do espectro

11

12 Um exemplo disso é o Maser, um tipo de Laser que amplifica ondas eletromagnéticas nas frequências de microondas.

13 Qual das opções não faz uso uma fonte de luz Laser?
Impressoras Laser Leitores de DVD Lâmpadas fluorescentes Comunicação por fibra ótica

14 Lâmpadas fluorescentes emitem luz a partir de um processo diferente
Lâmpadas fluorescentes emitem luz a partir de um processo diferente. Dentro delas existe um gás sob baixa pressão que, ao ser ionizado por uma corrente elétrica proveniente de um par de eletrodos, emite radiação ultravioleta que, por sua vez, colide com uma cobertura de fósforo existente dentro do tubo de vidro da lâmpada. O fósforo finalmente assume um estado excitado e emite luz visível por emissão espontânea.

15

16 No Laser os átomos são excitados, a partir de uma fonte de excitação externa, e emitem luz por emissão estimulada. A luz emitida se propaga dentro de uma cavidade com espelhos de reflexão seletiva.

17 Uma fração da grande quantidade de fótons coerentes produzidos por emissão estimulada passam pelo espelho seletivo, gerando o feixe de luz Laser.

18 Leitores de DVD utilizam tecnologia de Laser infravermelho para ler os dados. O Laser faz uma varredura na superfície da mídia, composta de irregularidades que são bits de informação gravados.

19 No momento em que o Laser atinge um dessas irregularidades, o feixe reflete para um sensor que interpreta os dados e reconstrói a informação gravada no disco.

20 Certas impressoras utilizam-se de um Laser para criar uma imagem eletrostática antes de imprimir a imagem final em um tambor rotativo.

21 Depois de marcada a imagem eletrostática, aplica-se ao tambor um pó chamado TONER, que adere somente às partes eletrostaticamente carregadas pelo Laser. Finalmente o tambor gira sobre uma folha e cria a imagem definitiva a partir do TONER.

22 Para transmitir dados pela fibra ótica, necessita-se de equipamentos especiais que contém um componente fotoemissor, que pode ser um diodo Laser. O fotoemissor converte sinais elétricos em pulsos de luz que representam os valores binários (0 e 1), transmitindo assim as informações.


Carregar ppt "Quiz sobre Laser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google