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Gestao estratégica de logística em produção e serviços

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Apresentação em tema: "Gestao estratégica de logística em produção e serviços"— Transcrição da apresentação:

1 Gestao estratégica de logística em produção e serviços
JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

2 OBJETIVOS Entender o conceito da administração da produção e operações
Entender o gerenciamento de serviços Planejamento e controle da produçao ( PCP ) Plano mestre de produçao ( MPS ) Planejamento dos recursos empresariais ( ERP ) Controle e gerenciamento da cadeia de suprimentos JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

3 PROGRAMA 1ª Aula: - conceitos básicos de logistica, logística reversa, serviços,gerenciamento de demandas; 2ª Aula: - Planejamento e controle da produção ( PCP ); 3ª Aula: - Plano mestre de produçao; 4ª Aula: - Planejamento dos recursos empresariais ( ERP ); 5ª Aula: - Contorle das atividades de produçao JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

4 AVALIAÇÃO Trabalho em grupo – Logistica reversa = 30 pontos
Questoes individuais em sala de aula ( 2X15 pontos ) = 30 pontos Trabalho em grupo – Administrando a produção = 40 pontos TOTAL = 100 pontos JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

5 Administração da produção e operações
Atividade orientada a produçao de bem fisico ou prestaçao de serviço; É o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na função de produção ( empresas industriais ) ou operações ( serviços ). Produçao diz respeito às atividades industriais; Operaçoes diz respeito às atividades de serviços; -Conceito de administraçao da produçao sofreu uma readaptaçao para se falar em Serviços. O têrmo oepraçoes entrou dando este sentido. JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

6 Administração da produção e operações
Prover produtos ou serviços aos clientes envolvendo projeto, planejamento, controle e melhoria do sistema; Fazer a diferenciaçao entre um produto e um serviço é dificil, pois a compra de um produto é acompanhada de algum serviço de apoio (por exemplo, instalaçao) e a compra de um serviço muitas vezes inclui mercadorias (por exemplo, alimentos em um restaurante); -Conceito de administraçao da produçao sofreu uma readaptaçao para se falar em Serviços. O têrmo oepraçoes entrou dando este sentido. JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

7 As funções gerenciais Planejamento – Decisões estratégicas, táticas e operacionais; Organização – Combinação dos recursos produtivos; Direção – Transformar planos em atividades concretas; Controle – Avaliação do desempenho. Planejamento: dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras para estabelecer os objetivos estabelecidos. Organização: recursos produtivos – pessoal (mao-de-obra), matérias-primas, equipamentos e capital; Direção: designar tarefas e responsabilidades aos funcionarios motivando-os e coordenando seus esforços; Controle: avalia o desempenho dos funcionarios de setores especificos e da empresa como um todo, aplicando medidas corretivas se necessario. JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

8 O que é Produto? É um bem ou mercadoria; Algo tangível;
Destinados ao consumo; Resultado de atividades e processos; JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

9 O que é serviço? É um ato ou desempenho;
Uma atividade econômica que nao resulta em propriedade; Preponderantemente intangivel; Contato muito mais proximo com o cliente; JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

10 Caracteristicas de serviço?
O cliente como participante no processo de serviço; Produção e consumo simultâneos de serviços; Capacidade perecível com o tempo; Escolha do local a partir da localizaçao dos clientes; Intangibilidade dos serviços; Heterogeneidade Heterogeneidade: - Cada cliente é de um jeito. - Atendimento personalizado acontece com frequencia; - Desenvolvimento de padroes e treinamento de funcionarios é o diferencial; - Dificil monitorar o desempenho de cada empregado. Normalmente aparece atraves de reclamaçoes. - Um funcionario mal-treinado ou mal-humorado causa danos irreparáveis para a organizaçao. Localizaçao: cliente e prestador devem se encontrar fisicamente ( exceto compras telefone/intenet ). Perecibilidade: não pode se restocado... Por exemplo lugares em um aviao.... JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

11 PRODUTOS X SERVIÇOS Manufatura: fábrica é operada como um sistema fechado, estoques desvinculam sistema produtivo das demandas dos clientes. Serviços: operam como sistemas abertos, com todo o impacto das variações de demanda sendo transmitido ao sistema – espera do cliente. JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

12 PRODUTOS X SERVIÇOS CARACTERÍSTICAS INDÚSTRIAS EMPRESAS DE SERVIÇOS
Estoques Padronização dos insumos Influencia da mão-de-obra Padronização dos produtos Físico Comuns Comum Média/Pequena Intangível Impossível Difícil Grande Voce compra uma bicicleta que foi produzida a 1 semana, 1 ano e vc não teve nenhuma interferência direta na produção dela. Em uma consulta médica, a prestaçao do serviço ocorre quando somos examinados/diagnosticados. Na atividade serviço existe um contato muito mais estreito entre consumidor e prestador de serviço ( exceção para compras por telefone/internet ) No serviço a prestaçao acontece ao mesmo tempo que é consumida Na industria voce consegue padronizar JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

13 O GERENCIAMENTO DA DEMANDA
Suavizar demanda Gestão de demanda Administrar a espera Suavizar demanda: reservas, incentivos nos preços desestimulando a demanda em periodos de pico; Ajustar a capacidade: Funcionarios extra, programaçao de turnos de trabalho, encrementando o auto-atendimento Administrar a espera: - oferecer um notebook enquanto repara o seu. Oferecer desconto em funçao da demora do atendimento. Criar opçoes de contorno ( bar junto ao lava-jato). Ajustar capacidade JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

14 INDÚSTRIAS DO SETOR DE SERVIÇOS
Bancos e finaceiras; Restaurantes e bares; seguradoras; Noticias e entretenimento; Transportes ( carga e passageiros ); Assistencia médica; Educação; Atacado e varejo; Consertos e manutenção; Profissionais ( advogados, arquitetos, dentistas, consultores ) O serviço não é patenteável. Para assegurar o benéfico da inovação tem-se que utilizar da vantagem da precedência ex. Franquias. JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

15 O QUE É LOGISTICA? Conjunto de todas as atividades relacionadas com movimentação e armazenagem necessarias para facilitar o fluxo de materiais, desde o ponto de aquisiçao dos materiais até o de consumo final, bem como todo o fluxo de informaçoes necessario para colocar os materiais em movimento em uma rapidez e custo razoáveis. Foco principal na entrega no ponto certo, ao menor custo e no menor prazo, mantendo as condições de qualidade. JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

16 O FLUXO LOGÍSTICO Fábrica Varejista Fornecedor Local Placa
Fornecedor Nacional Placa Envio para distribuidor Montagem Fornecedor Exterior Embalagem Cadeia de suprimento : Supply chain – Modais: Aereo, terrestre e maritimo Teste Produto Software JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

17 LOGÍSTICA REVERSA - Conceito
-”A logistica reversa é definida como a parte do processo da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla de modo eficiente e eficaz ofluxo direto e reverso e o estoque de bens, serviços e informaçoes entre o ponto de origem e o ponto de consumo com o propósito de atender os requisitos do cliente”. - Mover o produto da destinaçao final para o retorno ao ciclo de negócios, ou para a disposição adequada. Eficiencia: jogar bem futebol – estudar muito e não faltar Eficácia: Marcar gols – passar de ano Eficiencia é só uma parte do sucesso JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

18 LOGÍSTICA REVERSA – Porque?
-Há alguns anos atrás as industrias não se sentiam responsáveis por seus produtos depois do uso pelos clientes; - Produtos eram jogados fora indiscriminadamente; Baixa consciência ambiental; Nenhuma legislação específica; Eficiencia: jogar bem futebol – estudar muito e não faltar Eficácia: Marcar gols – passar de ano Eficiencia é só uma parte do sucesso JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

19 LOGÍSTICA REVERSA – HOJE
Consciência ambiental dos consumidores; -Altos custos do descarte direto ao meio ambiente; Leis ambientais obrigam industrias a receber e destinar corretamente o retorno de produtos; Industrias enxergaram grande potencial produtivo na devolução; Eficiencia: jogar bem futebol – estudar muito e não faltar Eficácia: Marcar gols – passar de ano Eficiencia é só uma parte do sucesso JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

20 OPÇÕES DE RECUPERAÇÃO Reuso direto: Produtos que nao necessitam de retrabalho para serem usados novamente. – Exemplos: Containers, pallets, embalgens vai-e-vem; Reparo: Produto volta ao estado funcional após conserto. – Exemplo: troca de componente eletronico em um computador ou celular; Reciclagem: Produto nao mantem sua funcionalidade. – Exemplos: Garrafas PET, Pneus; Algumas empresas estimulam a devoluçao de ´produtos em desuso, Produto com parte do pagamento, Produto trocado por um brinde – sessão de cinema JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

21 OPÇÕES DE RECUPERAÇÃO “Refurbishing” (Atualização, readaptação, reforma): Produto é atualizado para que atinja padroes similares ao produto original. Exemplo: Atualizações em computadores; Remanufatura: Produto é totalmente desmontado e suas partes sao criteriosamente analisadas. Peças deterioradas são trocadas. O produto volta ao mercado sob condições de garantia de produto novo. Exemplo: Cartucho de impressora. Empresas desenvolvem processos de reciclagem para assegurar o processo com elas ( latas de aluminio ) Produtos recolhidos servem como base para mistura com materia prima virgem Algusn produtos são estrategicos para a coleta ( cartuchos de impressoras) JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

22 VANTAGENS Produtos com preços diferenciados no mercado;
Imagem da empresa ecologicamente correta – Responsabilidade social; Geração de novos postos de trabalho; Economia de recursos como energia, água, gás etc; Redução do custo do descarte JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços

23 LOGÍSTICA VERDE Também conhecida como ecológica age em conjunto com a logística reversa, no sentido de minimizar o impacto ambiental; Preocupação com a destinação ecologicamente correta para os resíduos da produção e com os impactos que poderão ocorrer durante o ciclo de vida do produto Trabalha no preventivo. Quando do lançamento do produto. Estuda engenharia de reaproveitamento de residuos. JPAN-2008 Gestão estratégica de logística em produção e serviços


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