A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO SECUNDÁRIO OFERTA FORMATIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO SECUNDÁRIO OFERTA FORMATIVA."— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO SECUNDÁRIO OFERTA FORMATIVA

2 Fonte: Sítio do Ministério da Educação - www.min-edu.pt

3 PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS (UNIVERSIDADE) MUNDO DO TRABALHO CURSOS CIENTÍFICO- HUMANÍSTICOS CURSOS PROFISSIONAIS

4 CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS
Vocacionados para o prosseguimento de estudos a nível superior. Têm a duração de 3 anos lectivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. Conferem um diploma de conclusão do ensino secundário

5 CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS
CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CIÊNCIAS SOCIO-ECONÓMICAS LÍNGUAS E HUMANIDADES ARTES VISUAIS

6 CURSOS PROFISSIONAIS O QUE SÃO ? São um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional. A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

7 Concluiu o 9º ano de Escolaridade ou Formação Equivalente;
PARA QUEM Concluiu o 9º ano de Escolaridade ou Formação Equivalente; Procura um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho; Não exclui a hipótese de, mais tarde, prosseguir os estudos.

8 A conclusão com aproveitamento de um curso profissional confere-te:
CERTIFICAÇÃO A conclusão com aproveitamento de um curso profissional confere-te: Um diploma de nível secundário de educação; Um certificado de qualificação profissional de nível 3.

9 CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

10 SAÍDAS Na área das CIÊNCIAS Biologia Na área das TECNOLOGIAS: Física
Com este curso poderás vir a ingressar no Ensino Superior em cursos como: Na área das CIÊNCIAS Biologia Física Química Matemática Bioquímica Geologia Astronomia Oceanografia Na área das TECNOLOGIAS: Engenharia Aeronáutica Engenharia Biotecnológica Eng. Alimentar Engenharia Civil Eng. Electrotécnica Eng. Mecânica Eng. Química Eng. do Território Eng. Informática

11 Na área do AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS:
Engenharia Agronómica Engenharia do Ambiente Eng. Zootécnica Medicina Veterinária Enfermagem Veterinária Na área da SAÚDE Análises Clínicas Ciências Farmacêuticas Enfermagem Fisioterapia Medicina Medicina Dentária Radiologia Terapia da Fala

12 PLANO DE ESTUDOS 10º 11º 12 GERAL Português 2
Componente de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) 10º 11º 12 GERAL Português 2 Língua Estrangeira I, II ou III a) - Filosofia Educação Física Subtotal 8 4 A componente de Formação Geral visa a construção da identidade pessoal, social e cultural dos jovens. (a) O aluno escolhe uma Língua Estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo da carga horária.

13 PLANO DE ESTUDOS (continuação)
Componente de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) 10º 11º 12 ESPECÍFICA Matemática A 3 Física e Química A 3,5 - Biologia e Geologia Geometria Descritiva A Biologia Física Química Geologia Antropologia (e) Aplicações Informáticas B (e) Ciência Política (e) Clássicos da Literatura (e) Direito (e) Economia C (e) Filosofia A (e) Geografia C (e) Grego (e) Língua Estrangeira I, II ou III (e)* Psicologia B (e) Subtotal 9,5 a 10 Área de Projecto 2 Educação Moral e Religiosa (1) Total 17,5 a 19 15,5 a 17 Opções (b) Opções (c) Opções (d) A componente de formação específica, que visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respectivo curso. (b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais. (c) e (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c). (e) Oferta dependente do projecto educativo da escola. * O aluno deve escolher a Língua Estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10º e 11º anos.

14 NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TAVIRA EM 2009/2010

15 CURSO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
COMPONENTES DE FORMAÇÃO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA SEMANAL 10º 11º 12º GERAL Português 2 Língua Estrangeira I, II ou III Filosofia Educação Física Totais 8 4 ESPECÍFICA Matemática A 3 Escolha um dos seguintes conjuntos: Física e Química A 3,5 Biologia e Geologia ou Geometria Descritiva A Escolha duas das seguintes disciplinas: Biologia Física Química Psicologia Aplicações Informáticas B * 9,5 ou 10 Área de Projecto Educação Moral e Religiosa (frequência facultativa) 1 * A partir de 2009/2010

16 CIÊNCIAS SOCIO-ECONÓMICAS

17 SAÍDAS Com este curso poderás vir a ingressar no Ensino Superior em cursos como: Administração Pública Contabilidade Economia Finanças Gestão Gestão de Empresas Gestão Financeira Gestão Hoteleira Gestão de Produto Gestão de Recursos Humanos Marketing

18 PLANO DE ESTUDOS 10º 11º 12 GERAL Português 2
Componente de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) 10º 11º 12 GERAL Português 2 Língua Estrangeira I, II ou III a) - Filosofia Educação Física Subtotal 8 4 A componente de Formação Geral visa a construção da identidade pessoal, social e cultural dos jovens. (a) O aluno escolhe uma Língua Estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo da carga horária.

19 PLANO DE ESTUDOS (continuação)
Componente de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) 10º 11º 12 ESPECÍFICA Matemática A 3 Economia A - Geografia A História B Economia C Geografia C Sociologia Antropologia (e) Aplicações Informáticas B (e) Ciência Política (e) Clássicos da Literatura (e) Direito (e) Filosofia A (e) Geografia C (e) Grego (e) Língua Estrangeira I, II ou III (e)* Psicologia B (e) Subtotal 9 Área de Projecto 2 Educação Moral e Religiosa (1) Total 17,5 a 19 15,5 a 17 Opções (b) Opções (c) Opções (d) A componente de formação específica, que visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respectivo curso. (b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais. (c) e (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c). (e) Oferta dependente do projecto educativo da escola. * O aluno deve escolher a Língua Estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10º e 11º anos.

20 NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TAVIRA EM 2009/2010

21 CURSO DE CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS
COMPONENTES DE FORMAÇÃO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA SEMANAL 10º 11º 12º GERAL Português 2 Língua Estrangeira I ou II ou III Filosofia Educação Física Totais 8 4 ESPECÍFICA Matemática A 3 Economia A História B ou Geografia A Escolha duas das seguintes disciplinas: Economia C Geografia C Sociologia 9 Área de Projecto Educação Moral e Religiosa (frequência facultativa) 1

22 ARTES VISUAIS

23 SAÍDAS Com este curso poderás vir a ingressar no Ensino Superior em cursos como: Arquitectura Belas Artes – Escultura Belas Artes – Pintura Design Design de Comunicação Design Gráfico Design Industrial Design de Moda Fotografia ...

24 PLANO DE ESTUDOS 10º 11º 12 GERAL Português 2
Componente de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) 10º 11º 12 GERAL Português 2 Língua Estrangeira I, II ou III a) - Filosofia Educação Física Subtotal 8 4 A componente de Formação Geral visa a construção da identidade pessoal, social e cultural dos jovens. (a) O aluno escolhe uma Língua Estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo da carga horária.

25 PLANO DE ESTUDOS (continuação)
Componente de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) 10º 11º 12 ESPECÍFICA Desenho A 3,5 Geometria Descritiva A 3 - Matemática B História da Cultura e das Artes Oficina de Artes Oficina de Multimédia B Materiais e Tecnologias Antropologia (e) Aplicações Informáticas B (e) Ciência Política (e) Clássicos da Literatura (e) Direito (e) Economia C (e) Filosofia A (e) Geografia C (e) Grego (e) Língua Estrangeira I, II ou III (e)* Psicologia B (e) Subtotal 9,5 10 a 10,5 Área de Projecto 2 Educação Moral e Religiosa (1) TOTAL 17,5 a 19 15,5 a 17 Opções (b) Opções (c) Opções (d) A componente de formação específica, que visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respectivo curso. (b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais. (c) e (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c). (e) Oferta dependente do projecto educativo da escola. * O aluno deve escolher a Língua Estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10º e 11º anos.

26 NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TAVIRA EM 2009/2010

27 COMPONENTES DE FORMAÇÃO
CURSO DE ARTES VISUAIS COMPONENTES DE FORMAÇÃO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA SEMANAL 10º 11º 12º GERAL Português 2 Língua Estrangeira I ou II ou III Filosofia Educação Física Totais 8 4 ESPECÍFICA Desenho 3,5 Geometria Descritiva A 3 História da Cultura e das Artes ou Matemática B Escolha duas das seguintes disciplinas: Oficina de Artes Oficina Multimédia Materiais e Tecnologias 9,5 Área de Projecto Educação Moral e Religiosa (frequência facultativa) 1

28 LÍNGUAS E HUMANIDADES

29 SAÍDAS Com este curso poderás vir a ingressar no Ensino Superior em cursos como: Arqueologia Ciências da Comunicação Direito Estudos Europeus Filosofia Geografia História Jornalismo Línguas, Literaturas e Culturas Relações Internacionais Serviço Social Sociologia Tradução Turismo

30 PLANO DE ESTUDOS 10º 11º 12 GERAL Português 2
Componente de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) 10º 11º 12 GERAL Português 2 Língua Estrangeira I, II ou III a) - Filosofia Educação Física Subtotal 8 4 A componente de Formação Geral visa a construção da identidade pessoal, social e cultural dos jovens. (a) O aluno escolhe uma Língua Estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo da carga horária.

31 PLANO DE ESTUDOS (continuação)
Componente de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (x 90 minutos) 10º 11º 12 ESPECÍFICA História A 3 Geografia A - Latim A Língua Estrangeira I, II ou III 3,5 Literatura Portuguesa Matemática Aplicada às Ciências Sociais Filosofia A Geografia C Latim B Língua Estrangeira I, II ou III* Literaturas de Língua Portuguesa Psicologia B Sociologia Antropologia (e) Aplicações Informáticas B (e) Ciência Política (e) Clássicos da Literatura (e) Direito (e) Economia C Grego (e) Subtotal 9 a 9,5 10 a 10,5 Área de Projecto 2 Educação Moral e Religiosa (1) Total 17 a 18,5 15 a 16 Opções (b) Opções (c) Opções (d) A componente de formação específica, que visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respectivo curso. (b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais. (c) e (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c). (e) Oferta dependente do projecto educativo da escola. * O aluno deve escolher a Língua Estrangeira estudada na componente de formação geral, nos 10º e 11º anos.

32 3- CURSO DE LÍNGUAS E HUMANIDADES Modelo 1
COMPONENTES DE FORMAÇÃO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA SEMANAL 10º 11º 12º GERAL Português 2 Língua Estrangeira I, II ou III * Filosofia Educação Física Totais 8 4 ESPECÍFICA História A 3 Geografia A Matemática Aplicada às Ciências Sociais Escolha duas das seguintes disciplinas: Economia C Geografia C Sociologia 9 Área de Projecto Educação Moral e Religiosa (frequência facultativa) 1 *Inglês ou Espanhol (cont.); Espanhol iniciação

33 3- CURSO DE LÍNGUAS E HUMANIDADES Modelo 2
COMPONENTES DE FORMAÇÃO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA SEMANAL 10º 11º 12º GERAL Português 2 Língua Estrangeira I ou II* Filosofia Educação Física Totais 8 4 ESPECÍFICA História A 3 Geografia A Língua Estrangeira II ou III ** 3,5 Escolha duas das seguintes disciplinas: Economia C Língua Estrangeira *** Sociologia 9,5 9 Área de Projecto Educação Moral e Religiosa (frequência facultativa) 1 * Inglês ou Espanhol (cont.) ** Espanhol e Alemão iniciação; Francês Continuação *** Frequentada na Formação Geral

34 3- CURSO DE LÍNGUAS E HUMANIDADES Modelo 3
COMPONENTES DE FORMAÇÃO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA SEMANAL 10º 11º 12º GERAL Português 2 Língua Estrangeira I ou II* Filosofia Educação Física Totais 8 4 ESPECÍFICA História A 3 Literatura Portuguesa Língua Estrangeira II ou III** 3,5 Escolha duas das seguintes disciplinas: Filosofia A Língua Estrangeira *** Clássicos da Literatura 9,5 9 Área de Projecto Educação Moral e Religiosa (frequência facultativa) 1 * Inglês ou Espanhol (cont.) ** Espanhol e Alemão iniciação; Francês Continuação *** Frequentada na Formação Geral

35 CURSOS PROFISSIONAIS

36 CURSOS PROFISSIONAIS O QUE SÃO ? São um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional. A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

37 Concluiu o 9º ano de Escolaridade ou Formação Equivalente;
PARA QUEM Concluiu o 9º ano de Escolaridade ou Formação Equivalente; Procura um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho; Não exclui a hipótese de, mais tarde, prosseguir os estudos.

38 A conclusão com aproveitamento de um curso profissional confere-te:
CERTIFICAÇÃO A conclusão com aproveitamento de um curso profissional confere-te: Um diploma de nível secundário de educação; Um certificado de qualificação profissional de nível 3.

39 Estrutura Curricular Componentes de Formação Disciplinas Horas Totais
Sociocultural Português 320 Língua Estrangeira I, II ou III (a) 220 Área de Integração Tecnologias da Informação e Comunicação 100 Educação Física 140 Subtotal 1000 Científica 2 a 3 disciplina 500 Técnica 3 a 4 disciplinas 1180h Formação em Contexto de Trabalho 420 1600 Total de Horas/Curso 3100 O aluno escolhe uma disciplina

40 INSTRUMENTISTA DE CORDAS E TECLAS
É o profissional apto a desenvolver uma actividade enquanto músico solista e de orquestra. Referencial de Emprego Leccionar em projectos pedagógicos como Enriquecimento curricular/música; ensino da música no pré-escolar… Orquestras Clássicas, grupos de Música de Câmara…. Formação de Projectos como Bandas de Originais ou de Covers….

41 INSTRUMENTISTA DE CORDAS E TECLAS - Plano Curricular
Componentes de Formação Disciplinas Horas Totais Sociocultural Português 320 Língua Estrangeira I, II ou III (a) 220 Área de Integração Tecnologias da Informação e Comunicação 100 Educação Física 140 Subtotal 1000 Científica História da Cultura e das Artes Teoria e Análise Musical 200 Física do som 150 500 Técnica Instrumentos (Específico e de Acompanhamento) 270 Música de Câmara Naipe, Orquestra e Prática de Acompanhamento 480 Projectos Colectivos 230 Formação em Contexto de Trabalho 420 1600 Total de Horas/Curso 3100 O aluno escolhe uma disciplina

42 TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL
É o profissional qualificado para, no domínio dos princípios e das técnicas de análise qualitativa, quantitativa e instrumental, realizar ensaios, registar e interpretar os resultados, seleccionar os métodos e as técnicas mais adequadas, para aplicar em contexto laboratorial e ou em processos químicos. Referencial de Emprego Estações de Tratamento de Águas Empresas de Análises de Águas Empresas de Análises de Solos Empresas Alimentares Indústria Química Laboratórios de Análises Químicas Laboratórios de Escolas e de Universidades

43 TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL - Plano Curricular
Componentes de Formação Disciplinas Horas Totais Sociocultural Português 320 Língua Estrangeira I, II ou III (a) 220 Área de Integração Tecnologias da Informação e Comunicação 100 Educação Física 140 Subtotal 1000 Científica Matemática 300 Física e Química 200 500 Técnica Química Aplicada 250 Tecnologia Química 180 Qualidade, Segurança e Ambiente 130 Análises Químicas 620 Formação em Contexto de Trabalho 420 1600 Total de Horas/Curso 3100 O aluno escolhe uma disciplina

44 TÉCNICO DE BIBLIOTECA, ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO
Profissional qualificado que, no domínio dos princípios da biblioteconomia e da arquivística, está apto, sob orientação do técnico superior da área, a executar as tarefas inerentes ao processamento documental, tendo em vista a conservação e difusão de documentos e informação, por forma a preservar o património documental e satisfazer diferentes necessidades dos utilizadores/clientes, quer em bibliotecas ou serviços de documentação e informação, quer em instituições de arquivo ou serviços de apoio. Referencial de Emprego Bibliotecas (Nacionais, Municipais, Escolares, universitárias e especializadas) Centros de documentação e informação científica e técnica Centros de recursos em conhecimento Arquivos (Históricos, Empresariais…)

45 TÉCNICO DE BIBLIOTECA, ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO - Plano Curricular
Componentes de Formação Disciplinas Horas Totais Sociocultural Português 320 Língua Estrangeira I, II ou III (a) 220 Área de Integração Tecnologias da Informação e Comunicação 100 Educação Física 140 Subtotal 1000 História da Cultura e das Artes 200 Científica Psicologia e Sociologia Matemática 500 Técnica Informação Documental Técnicas Documentais 450 Tecnologias da Informação 350 Gestão da Informação em Biblioteca e Arquivos 280 Formação em Contexto de Trabalho 420 1600 Total de Horas/Curso 3100 O aluno escolhe uma disciplina

46 TÉCNICO DE COMÉRCIO É o profissional qualificado apto a organizar e planear a venda de produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes, tendo como objectivo a sua fidelização. Referencial de Emprego Lojas Comerciais Lojas de Serviços Centros Comerciais Comércio Tradicional Marketing e Publicidade Gestão de Stocks Atendimento ao Público Vendas

47 TÉCNICO DE COMÉRCIO - Plano Curricular
Componentes de Formação Disciplinas Horas Totais Sociocultural Português 320 Língua Estrangeira I, II ou III (a) 220 Área de Integração Tecnologias da Informação e Comunicação 100 Educação Física 140 Subtotal 1000 Científica Matemática 300 Economia 200 500 Técnica Comercializar e Vender 480 Organizar e Gerir a Empresa 360 Comunicar no ponto de venda 250 Comunicar em Francês/Comunicar em Espanhol (b) 90 Formação em Contexto de Trabalho 420 1600 Total de Horas/Curso 3100 O aluno escolhe uma disciplina A disciplina a oferecer depende da opção da Escola

48 TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS
Profissional qualificado apto a realizar, de forma autónoma ou integrado numa equipa, actividades de concepção, especificação, projecto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas informáticos e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações. Referencial de Emprego Empresas de informática; Departamentos Informáticos de empresas de média/grande dimensão; Administração pública; Operadores de telecomunicações;

49 TÉCNICO DE GESTÃO DE EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS - Plano Curricular
Componentes de Formação Disciplinas Horas Totais Sociocultural Português 320 Língua Estrangeira I, II ou III (a) 220 Área de Integração Tecnologias da Informação e Comunicação 100 Educação Física 140 Subtotal 1000 Científica Matemática 300 Física e Química 200 500 Técnica Sistemas Operativos 144 Arquitectura de Computadores 152 Redes de Comunicação 252 Programação e Sistemas de Informação 632 Formação em Contexto de Trabalho 420 1600 Total de Horas/Curso 3100 O aluno escolhe uma disciplina

50 TÉCNICO DE SECRETARIADO
É o Profissional qualificado apto a assegurar a organização e execução de actividades de secretariado no apoio à chefia/direcção, bem como de actividades de secretariado relativas ao funcionamento geral de uma empresa ou serviço público. Referencial de Emprego Gabinetes de Assessoria Organizações Gabinetes de Consultadoria Escritórios Imprensa (Jornais e Revistas) Agências de Viagens Serviços Públicos

51 TÉCNICO DE SECRETARIADO - Plano Curricular
Componentes de Formação Disciplinas Horas Totais Sociocultural Português 320 Língua Estrangeira I, II (c) 220 Área de Integração Tecnologias da Informação e Comunicação 100 Educação Física 140 Subtotal 1000 Científica Psicologia e Sociologia Economia 200 Matemática 500 Técnica Técnicas de Secretariado 680 Língua Estrangeira I, II ou III (d) Legislação Comercial, Fiscal e laboral Técnicas de Cálculo e Contabilidade Formação em Contexto de Trabalho 420 1600 Total de Horas/Curso 3100 (c) O aluno deverá dar continuidade a uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico. (d) Deverá ser dada continuidade à Língua Estrangeira I ou II não oferecida na componente de formação sócio-cultural, ou ser iniciada uma língua estrangeira III.

52 TÉCNICO DE SEGURANÇA E SALVAMENTO EM MEIO AQUÁTICO
É o Profissional qualificado que, sob orientação do técnico superior da área, está apto a desenvolver actividades de prevenção e de salvamento em meio aquático, nomeadamente nos espaços de risco e de sinistralidades aquáticas diversificadas: Albufeiras; Aquários de Aquacultura; Fossos de Actividades Sub-Aquáticas; Lagos; Mar; Marinas; Parques Aquáticos; Piscinas; Portos; Praias; Rios…

53 TÉCNICO DE SEGURANÇA E SALVAMENTO EM MEIO AQUÁTICO - Plano Curricular
Componentes de Formação Disciplinas Horas Totais Sociocultural Português 320 Língua Estrangeira I, II ou III (a) 220 Área de Integração Tecnologias da Informação e Comunicação 100 Educação Física 140 Subtotal 1000 Científica Matemática 300 Física e Química 200 500 Técnica Análise de Riscos em Salvamento Aquático Técnicas e Tecnologias Aplicáveis em Salvamento Aquático 400 Coordenação Sistémica de Qualidade em Organização e Gestão de Recursos Humanos 260 Formação em Contexto de Trabalho 420 1600 Total de Horas/Curso 3100 O aluno escolhe uma disciplina

54 CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
O QUE SÃO ? São uma oportunidade para poderes concluir a escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos teus interesses, ou para poderes prosseguir estudos ou uma formação que te permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho.

55 PARA QUEM Tem idade igual ou superior a 15 anos; Tem Habilitações Escolares inferiores ao 6º, 9º ou 12º anos ou o 12º ano já concluído; Não tem uma qualificação profissional ou tem interesse na obtenção de uma qualificação de nível superior à que já possui

56 DESCRIÇÃO/SÍNTESE Tipo de Curso Habilitações de acesso
Duração Mínima (horas) Certificação Escolar e Profissional Tipo 3 8º ano, ou frequência sem aprovação do 9º ano 1200 (1 ano) 9º ano Qualificação Nível2 Tipo 4 9º ano, ou frequência do Secundário com uma ou + retenções, sem o concluir 1230 Certificado de Competências Escolares Formação Complementar Titulares de Curso de Tipo 2 ou 3, ou de Curso de Qualif. inicial nível 2 e o 9º ano de escolaridade, que pretendam prosseguir a sua formação 1020 Tipo 5 10º ano, ou freq. do 11º sem aproveitamento, ou titular de curso tipo 4 , ou 10º Profissionalizante, ou curso de qualificação Inicial de nível 2 com formação complementar 2276 (2 anos) 12º ano Qualificação nível 3

57 CURSOS DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO
2009/2010 Tipo 3 Electricidade de Instalações Práticas Técnico-Comerciais Instalação e Operação de Sistemas Informáticos

58 ELECTRICIDADE DE INSTALAÇÕES - PLANO DE ESTUDOS
Componentes de Formação Disciplinas Horas Totais Sociocultural Língua Portuguesa 45 Língua Estrangeira Cidadania e Mundo Actual 21 Tecnologias da Informação e Comunicação Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho 30 Educação Física Científica Matemática Aplicada Actividades Económicas Técnica Técnicas de Vendas e Atendimento 180 Marketing e Técnicas Negociais Serviços Pós-Venda 122 Stocks e Merchandising 250 Prática Formação em Contexto de Trabalho 210

59 INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS - PLANO DE ESTUDOS
Componentes de Formação Disciplinas Horas Totais Sociocultural Língua Portuguesa 45 Língua Estrangeira Cidadania e Mundo Actual 21 Tecnologias da Informação e Comunicação Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho 30 Educação Física Científica Matemática Aplicada Física e Química Técnica Manutenção de Microcomputadores 88 Sistemas Operativos Processador de texto 68 Folha de Cálculo Apresentação Gráfica 46 Base de Dados 110 Redes Locais 132 Internet Prática Formação em Contexto de Trabalho 210

60 EM RESUMO…

61 QUE ALTERNATIVAS APÓS O 9º ANO?
Cursos Principais objectivos Duração Local Certificação Científico-Humanísticos Prosseguimento de Estudos a nível superior 3 anos Escolas Secundárias Ensino Secundário Profissionais Qualificação inicial dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho E.Secundárias e E. Profissionais Ens. Secundário + Certificado de Qualificação Profissional de nível 3 Aprendizagem Inserção no mercado de trabalho I.E.F.P ( e outras entidades) Ensino Secundário + Qualif. Prof. 3 Cursos das Esc. de Hotelaria e Turismo Qualificar Profissionais para o sector do turismo Escolas de Hotelaria e Turismo Artísticos Especializados Prosseguimento de estudos/ dupla perspectiva da inserção no mundo do trabalho e do prosseguimento de estudos (Artes V. e Aud) Estabelecimentos do Ensino Público e Escolas do Ensino Particular e Cooperativo + Qualificação Profissional de nível 3 (Artes Visuais e Audiov.) Cursos de Educação e Formação Concluir a escolaridade obrigatória e obter qualificação Profissional 1 ano (T3) Escolas E.B.s2,3, Secundárias IEFP 9º ano + Qualif. 2


Carregar ppt "ENSINO SECUNDÁRIO OFERTA FORMATIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google