A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL: MITOS E PRECONCEITOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENVELHECIMENTO POPULACIONAL: MITOS E PRECONCEITOS"— Transcrição da apresentação:

1 ENVELHECIMENTO POPULACIONAL: MITOS E PRECONCEITOS
Ana Amélia Camarano Junho, 2013

2 FASES DA VIDA: POR QUE? ASSUME-SE QUE OS INDIVÍDUOS EXPERIMENTAM MUDANÇAS QUALITATIVAS, PSICOLÓGICAS, COGNITIVAS, EMOCIONAIS E DE NECESSIDADES QUE ESTÃO ASSOCIADAS A DIFERENTES ETAPAS DA VIDA PARA AS QUAIS SE CONSIDERA A IDADE DOS INDIVÍDUOS COMO REFERÊNCIA.

3 FASES DA VIDA PREOCUPAÇÃO EM DIVIDIR A VIDA EM FASES NÃO É NOVA.
IDADES DO HOMEM - INFÂNCIA, MATURIDADE E VELHICE - IMORTALIZADA EM QUADROS DE TICIANO ( ) E GIORGIONE ( ). SHAKESPEARE, NA PEÇA AS YOU LIKE IT, MENCIONA OITO IDADES DO HOMEM: “O INFANTE, O ESCOLAR, O AMANTE, O SOLDADO, O HOMEM MADURO, A VELHICE, A SENILIDADE E A MORTE”.

4

5 FASES DA VIDA: QUAL A SEQUÊNCIA?
Woody Allen: “NA MINHA PRÓXIMA VIDA, QUERO VIVER DE TRÁS PARA FRENTE.” “COMEÇAR MORTO, PARA DESPACHAR LOGO O ASSUNTO. DEPOIS, ACORDAR NUM LAR DE IDOSOS E IR ME SENTINDO MELHOR A CADA DIA QUE PASSA. SER EXPULSO PORQUE ESTOU DEMASIADO SAUDÁVEL, IR RECEBER A APOSENTADORIA E COMEÇAR A TRABALHAR, RECEBENDO LOGO UM RELÓGIO DE OURO NO PRIMEIRO DIA.” “TRABALHAR 40 ANOS, CADA VEZ MAIS DESENVOLTO E SAUDÁVEL, ATÉ SER JOVEM O SUFICIENTE PARA ENTRAR NA FACULDADE, EMBEBEDAR-ME DIARIAMENTE E SER BASTANTE PROMÍSCUO.”

6 FASES DA VIDA: QUAL A SEQUÊNCIA?
“E DEPOIS, ESTAR PRONTO PARA O SECUNDÁRIO E PARA O PRIMÁRIO” “ANTES DE ME TORNAR CRIANÇA E SÓ BRINCAR, SEM RESPONSABILIDADES” “AÍ TORNO-ME UM BÊBÊ INOCENTE ATÉ NASCER” “POR FIM, PASSO NOVE MESES FLUTUANDO NUM "SPA" DE LUXO, COM AQUECIMENTO CENTRAL, SERVIÇO DE QUARTO À DISPOSIÇÃO E COM UM ESPAÇO MAIOR POR CADA DIA QUE PASSA” “E DEPOIS - "VOILÀ!" - DESAPAREÇO NUM ORGASMO”

7 FASES DA VIDA: COMO SE DIVIDE?
CASTELLS (1999): NOS ÚLTIMOS DOIS SÉCULOS NO MUNDO DESENVOLVIDO, A CONSTITUIÇÃO DA CIÊNCIA MÉDICA, O TRIUNFO DA RAZÃO E A AFIRMAÇÃO DE DIREITOS SOCIAIS ALTERARAM O CICLO DA VIDA. PROLONGARAM-NO, ELIMINARAM/CONTROLARAM UM GRANDE NÚMERO DE DOENÇAS, CONTROLARAM OS NASCIMENTOS, DIMINUÍRAM OS ÓBITOS, QUESTIONARAM A DETERMINAÇÃO BIOLÓGICA DOS PAPÉIS SOCIAIS E O CICLO VITAL PASSOU A SER CONSTITUÍDO EM TORNO DE ALGUMAS DIMENSÕES SOCIAIS. EDUCAÇÃO, TEMPO DE TRABALHO, PADRÕES DE CARREIRAS PROFISSIONAIS E O DIREITO À APOSENTADORIA.

8

9 O QUE DIFERENCIA ESTA FASE DAS DEMAIS?
VULNERABILIDADES FÍSICAS E MENTAIS; PROXIMIDADE DA MORTE; PERDA DE PAPÉIS SOCIAIS; PAPÉIS QUE PODEM SER PERDIDOS E OUTROS QUE SÃO MANTIDOS, ADQUIRIDOS OU MODIFICADOS AO LONGO DA VIDA. SAÍDA DO TRABALHO X APOSENTADORIA; MORTE DO CÔNJUGE: VIUVEZ; PERDA DE IRMÃOS, AMIGOS; SER AVÓS; PAPÉIS PARENTAIS (INVERSÃO).

10 ENVELHECIMENTO INDIVIDUAL
MEDIDO PELA ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER: PASSOU DE 62,4 PARA 73,5 ANOS DE 1980 A 2010. PROCESSO ÚNICO QUE DEPENDE DE: CAPACIDADES BÁSICAS, ADQUIRIDAS E MEIO AMBIENTE.

11 UMA OU MAIS FASES DA VIDA???
“A VIDA COMEÇA AOS 60” (Veja, 2003). HOMENS: 21,2 anos MULHERES: 24,8 anos FASE MAIS LONGA QUE A INFÂNCIA E A ADOLESCÊNCIA JUNTAS. “A INFÂNCIA NÃO, A INFÂNCIA DURA POUCO. A JUVENTUDE NÃO, A JUVENTUDE É PASSAGEIRA. A VELHICE SIM. QUANDO UM CARA FICA VELHO É PRO RESTO DA VIDA. E CADA DIA FICA MAIS VELHO” (Millôr Fernandes).

12 VISÕES ESTEREOTIPADAS
NEGATIVA: CONTINGENTE CRESCENTE DE PESSOAS DEPENDENTES E VULNERÁVEIS DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO, FÍSICO, MENTAL E COGNITIVO, O QUE PODE ACARRETAR PERDA DE CAPACIDADE LABORATIVA E AUTONOMIA PARA LIDAR COM AS ATIVIDADES DO COTIDIANO. NOVA: BASEADA NO EMPODERAMENTO DAS PESSOAS IDOSAS NOVOS ESTEREÓTIPOS LIGADOS À ATIVIDADE CONSTANTE, INDEPENDÊNCIA, VONTADE DE PODER, CONSUMERISMO E DIVERTIMENTO. MELHOR IDADE PRIVATIZAÇÃO DA VELHICE (DEBERT, 1999). ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO X MAL SUCEDIDO.

13 VISÃO NEGATIVA: PRECONCEITOS
ASSUME COMO “INEVITÁVEL” A SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO NAS IDADES AVANÇADAS E ASSOCIA VELHICE À DOENÇAS NÃO CURAVÉIS, O QUE IMPLICA EM ALTOS CUSTOS PARA O SISTEMA. NAS SOCIEDADES INDUSTRIAIS, A “INDEPENDÊNCIA” E O PAPEL SOCIAL DO INDIVÍDUO SÃO ASSOCIADOS NÃO SÓ À SUA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO, MAS, TAMBÉM À SUA PRODUTIVIDADE. A “DEPENDÊNCIA” PODE CONTER UM COMPONENTE SOCIALMENTE CONSTRUÍDO ATRAVÉS DOS PARADIGMAS NEGATIVOS DA POPULAÇÃO IDOSA, DE DISCRIMINAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO ETC. Ex: APOSENTADORIA COMPULSÓRIA.

14 VISÃO NEGATIVA: DOENÇAS
"NÃO HÁ VANTAGEM NENHUMA EM ENVELHECER. VOCÊ NÃO FICA MAIS ESPERTO, MAIS SÁBIO, MAIS DOCE OU MAIS EDUCADO. VOCÊ COMEÇA A SOFRER COM DOR NAS COSTAS, INDIGESTÃO, A VISÃO FICA PIOR E VAI PRECISAR DE AJUDA PARA OUVIR. É UMA COISA MUITO RUIM FICAR VELHO. RECOMENDO QUE VOCÊS NÃO O FAÇAM" Woody Allen, 74 anos, em maio de 2010.

15 VISÃO NEGATIVA E DIREITOS
POR OUTRO LADO, FOI IMPORTANTE PARA A LEGITIMIZAÇÃO DE ALGUNS DIREITOS SOCIAIS COMO: A UNIVERSALIZAÇÃO DA APOSENTADORIA; FILAS ESPECIAIS; ASSENTOS RESERVADOS NOS TRANSPORTES PÚBLICOS; VAGAS RESERVADAS EM ESTACIONAMENTO; GRATUIDADE NOS TRANSPORTES URBANOS; MEIA ENTRADA ETC.

16 NOVA VISÃO: IDOSOS VISTOS COMO UM GRUPO QUE APRESENTA UMA GRANDE DISPONIBILIDADE PARA O CONSUMO, EM ESPECIAL A AUTOPRESERVAÇÃO DO CORPO. INCENTIVADOS A EXERCEREM UMA VIGILÂNCIA CONSTANTE DO CORPO E RESPONSABILIZADOS PELA SUA PRÓPRIA SAÚDE, ATRAVÉS DE DOENÇAS AUTO- INFLIGIDAS, RESULTADO DE ABUSOS CORPORAIS COMO BEBIDA, FUMO, FALTA DE EXERCÍCIO FÍSICO ETC (Debert,1999).

17 NOVA VISÃO: IDOSOS EMPODERAMENTO: NOVOS ESTEREÓTIPOS LIGADOS À ATIVIDADE CONSTANTE, INDEPENDÊNCIA, VONTADE DE PODER, CONSUMERISMO E DIVERTIMENTO. JORNAL DO BRASIL (1998) “É IMPORTANTE FICAR ATIVO, FAZER AMIGOS E UMA BOA DIETA”.

18

19 NOVA VISÃO ENVELHECIMENTO É UM JOGO QUE PODE SER GANHO OU PERDIDO (Dillaway; Byrnes, 2009). PLANO DE MADRI: “ (...) LA RESPONSABILIDAD DE LAS PERSONAS CONSISTE EN LLEVAR UN MODO DE VIDA SALUDABLE; LA DE LOS GOBIERNOS EN CREAR UN ENTORNO FAVORABLE A LA SALUD Y AL BIENESTAR INCLUSO EN LA VEJEZ (NU, 2002).”

20 NOVA VISÃO “CORRE-SE O RISCO DE TRANSFORMAR O DIRETO DE ESCOLHA NUM DEVER, NUMA OBRIGAÇÃO DE TODO CIDADÃO. A LIBERDADE DE ESCOLHA – QUE ESTAS PALAVRAS DE ORDEM SUPÕEM, É, ASSIM, IGUALMENTE DISTRIBUÍDA, MAS OS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA O SEU EXERCÍCIO, OBVIAMENTE, NÃO SÃO” (Debert, 1999). ESTA VISÃO É INCENTIVADA PELAS POLÍTICAS DE SAÚDE, COMO FORMA DE REDUZIR OS SEUS CUSTOS.

21 MELHOR IDADE????? EUFEMISMO TEM POR OBJETIVO TORNAR A VELHICE E SUAS FRAGILIDADES PRETENSAMENTE MAIS ACEITÁVEIS, MAS CONFIGURAM RELAÇÕES AMBÍGUAS ENTRE OS IDOSOS E A VELHICE (Gusmão, ). “O VELHO É O OUTRO” (Beauvoir, 1999). “MELHOR IDADE? IMAGINA. VOCÊ VAI PERDENDO A AUDIÇÃO, A VISÃO, O PALADAR. MAS É DA NATUREZA E PONTO, VAMOS TOCAR A VIDA.” (Fernanda Montenegro, 03/03/2013).

22 SUMARIZANDO.... A VISÃO NEGATIVA É UMA VISÃO ESTÁTICA QUE IGNORA OS GRANDES AVANÇOS NA MEDICINA E A AMPLIAÇÃO DA COBERTURA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E DA SEGURIDADE SOCIAL. A NOVA VISÃO NÃO OFERECE INSTRUMENTOS CAPAZES DE AJUDAR NO ENTENDIMENTO DA DECADÊNCIA DE HABILIDADES COGNITIVAS E CONTROLES FÍSICOS E EMOCIONAIS QUE FAZEM PARTE DO CICLO NATURAL DA VIDA. É IMPORTANTE ACHAR UM PONTO DE EQUILÍBRIO ENTRE ESSA VISÃO E A DA “MELHOR IDADE”.

23 O QUE SE PODE PENSAR? A IDEIA DE PERDAS ESTÁ SENDO SUBSTITUÍDA PELA DE MOMENTO PROPÍCIO PARA NOVAS CONQUISTAS E BUSCA DE SATISFAÇÃO PESSOAL. É A IDADE DO “PREENCHIMENTO” (Laslett ,1996). NOVOS IDOSOS: NÃO SÃO CARACTERIZADOS POR SAÚDE DEBILITADA, PAUPERIZAÇÃO E EXCLUSÃO DAS DIVERSAS ESFERAS DA VIDA SOCIAL.

24 NOVA FASE PARA TODOS? NÉRI (2003): “SÃO OS VELHOS QUE TIVERAM MAIOR ACESSO À EDUCAÇÃO E À INFORMAÇÃO QUE PODEM USUFRUIR DESSAS SITUAÇÕES”. BRASIL: DISSOCIAÇÃO ENTRE ENVELHECIMENTO E POBREZA.

25 HETEROGENEIDADE DO SEGMENTO
CRITÉRIO ETÁRIO: MOMENTO A PARTIR DO QUAL OS INDIVÍDUOS SÃO CONSIDERADOS VELHOS: 60 anos SER “IDOSO” IDENTIFICA NÃO SOMENTE INDIVÍDUOS EM UM DETERMINADO PONTO DO CICLO DE VIDA ORGÂNICO, MAS TAMBÉM EM UM DETERMINADO PONTO DO CURSO DE VIDA SOCIAL. A CLASSIFICAÇÃO SITUA OS INDIVÍDUOS EM DIVERSAS ESFERAS DA VIDA SOCIAL: TRABALHO, FAMÍLIA, ETC.

26 CRITÉRIO ETÁRIO: FICOU VELHO?
A ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER AUMENTOU 5,3 ANOS ENTRE 1994 E 2010 E 2,1 ANOS ENTRE 2003 E 2010. FOI ESTIMADA EM 73,4 ANOS PARA 2011. ESTE AUMENTO TEM SIDO ACOMPANHADO POR UMA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE FÍSICA, COGNITIVA E MENTAL DA POPULAÇÃO IDOSA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL.

27 QUESTÃO: HETEROGENEIDADE
FASE MAIS LONGA QUE A INFÂNCIA E A ADOLESCÊNCIA JUNTAS. ALÉM DISTO, ESSES INDIVÍDUOS VIVENCIARAM TRAJETÓRIAS DE VIDAS DIFERENCIADAS. “O VELHO BRASILEIRO NÃO EXISTE. EXISTEM VÁRIAS REALIDADES DE VELHICE REFERENCIADAS A DIFERENTES CONDIÇÕES DE QUALIDADE DE VIDA INDIVIDUAL E SOCIAL” (Néri, 1993).

28

29 POLÍTICAS PÚBLICAS: IDADE OU NECESSIDADE?
A MAIORIA DAS POLÍTICAS ESTÁ MUITO MAIS RELACIONADA À IDADE DO QUE ÀS NECESSIDADES. BRASIL: OS ESTATUTOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E O DO IDOSO CONJUNTAMENTE COM POLÍTICAS ESPECÍFICAS CONSTITUEM UM RECONHECIMENTO POR PARTE DO ESTADO DE QUE ESTES GRUPOS ETÁRIOS TÊM NECESSIDADES ESPECÍFICAS E SÃO ALVO DE POLÍTICAS ESPECIAIS.

30 POLÍTICAS PÚBLICAS: IDADE OU NECESSIDADE?
O CRITÉRIO ETÁRIO APRESENTA VANTAGENS OPERACIONAIS E FACILIDADE DE VERIFICAÇÃO, MAS PODE LEVAR À DISCRIMINAÇÃO E, NO CASO DA POPULAÇÃO IDOSA, AO SENTIMENTO DE “DEPENDÊNCIA”. A PRIORIZAÇÃO DE UM DETERMINADO GRUPO ETÁRIO PODE CRIAR UM CONFLITO COM OUTROS GRUPOS POPULACIONAIS E APRESENTAR UMA AMEAÇA À SOLIDARIEDADE INTERGERACIONAL.

31 QUEM NECESSITA DE POLÍTICAS?
OU SEJA, O QUE FAZ UM INDIVÍDUO SER IDOSO E NECESSITAR DE PROTEÇÃO SOCIAL? A HETEROGENEIDADE DA POPULAÇÃO IDOSA E A AUSÊNCIA DE UM CRITÉRIO QUE DISTINGA A VELHICE DO ESTÁGIO DE VIDA ANTERIOR FAZ COM QUE NÃO EXISTA UM DIVISOR DE ÁGUAS ENTRE ESTAS DUAS FASES. NA EUROPA, A IDADE À APOSENTADORIA MARCAVA O INÍCIO DA VELHICE ATÉ OS ANOS 1970.

32 DESAFIOS: SOCIEDADE PARA TODAS AS IDADES?
SEM DÚVIDA, ESTA FASE DA VIDA TEM DEMANDAS E NECESSIDADES ESPECÍFICAS. AS CONDIÇÕES DE SAÚDE/AUTONOMIA TÊM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA DETERMINAÇÃO DESTAS DEMANDAS. O RECONHECIMENTO DISTO NÃO JUSTIFICA A EXISTÊNCIA DE PRECONCEITOS E NEM DE PRIVILÉGIOS. OS IDOSOS NÃO VIVEM ISOLADOS NA SOCIEDADE. O SEU BEM ESTAR DEPENDE DO BEM ESTAR DE TODA A SOCIEDADE.

33 ASSUME-SE QUE A FALTA DE AUTONOMIA PARA LIDAR COM ATIVIDADES DIÁRIAS E A AUSÊNCIA DE RENDIMENTOS SÃO OS PRINCIPAIS DETERMINANTES DA “DEPENDÊNCIA” DOS IDOSOS. A TRANSIÇÃO DE UMA FASE PARA OUTRA FASE SE DÁ DE FORMA GRADUAL E DIFERENCIADA. A “DEPENDÊNCIA” PODE SER REDUZIDA POR POLÍTICAS SOCIAIS.

34 À GUISA DE CONCLUSÕES: PERIGO QUE CONSTITUEM AS GENERALIZAÇÕES DA ÚLTIMA ETAPA DA VIDA, SEJA DE UMA PERSPECTIVA NEGATIVA OU ATIVA. UMA PROPORÇÃO EXPRESSIVA DE IDOSOS DESEMPENHA PAPÉIS CADA VEZ MAIS IMPORTANTES JUNTO A SUAS FAMÍLIAS E OUTRA APRESENTA ALTOS GRAUS DE DEPENDÊNCIA E VULNERABILIDADE. OUTRA PARCELA EXPRESSIVA APRESENTA OS DOIS ASPECTOS AO MESMO TEMPO.

35 ALGUMAS PREOCUPAÇÕES CONDIÇÕES DE SAÚDE X LIMITE DA ESPERANÇA DE VIDA.
ATÉ ONDE IRÁ O AVANÇO DA TECNOLOGIA MÉDICA? QUAL SERÁ O IMPACTO DA APROVAÇÃO DA DECLARAÇÃO ANTECIPADA DE VONTADE? RENDA PODE VIR A SER UMA RESTRIÇÃO BEM COMO A OFERTA DE CUIDADOS DE LONGA DURAÇÃO. QUEM VAI PAGAR A CONTA DA PREVIDÊNCIA? QUEM VAI CUIDAR? IMPACTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS... QUAIS SERÃO OS NOVOS COSTUMES?

36 MUDANÇAS NO PARADIGMA DE SAÚDE
POLÍTICAS PARA TODO O CICLO DE VIDA. FORMAÇÃO E TREINAMENTO DE RECURSOS HUMANOS (EQUIPE MULTIDISCIPLINAR). POLÍTICAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA. MEIO AMBIENTE MAIS AMIGÁVEL. INTEGRAÇÃO SOCIAL E FAMILIAR. PARA A ÚLTIMA FASE DA VIDA, CABE A UM SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE ASSEGURAR O FORNECIMENTO DOS MEIOS PARA QUE AS PESSOAS POSSAM TERMINAR SUAS VIDAS COM DIGNIDADE E COM SOFRIMENTO MÍNIMO QUANDO DECIDIREM QUE CHEGOU ESTE MOMENTO.

37 OBRIGADA!!!


Carregar ppt "ENVELHECIMENTO POPULACIONAL: MITOS E PRECONCEITOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google