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Agilidade em um Contexto Hostil

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Apresentação em tema: "Agilidade em um Contexto Hostil"— Transcrição da apresentação:

1 Agilidade em um Contexto Hostil
Paulo Furtado Ciro Coelho

2 oBJETIVO

3 Puristas Pragmáticos melhorar

4 ONE SIZE DOESN’T FIT ALL
Antes de começar ONE SIZE DOESN’T FIT ALL

5 INSPEÇÃO E ADAPTAÇÃO Procurar figura melhor

6 Cenário de Projetos do Governo
Pensar em outra representação para o cenário

7 Como fazer isso melhor? Como fazer grandes projetos no Governo sem beneficiar poucas empresas? Como fomentar o desenvolvimento de pequenas empresas no Estado? Como unir o mercado cearense para ganhar mercado fora do estado Como padronizar a gestão de contratos no estado utilizando as melhores práticas da comunidade?

8 + O que é o CGDT? Criação de uma Organização social Lei 9637, Maio/98
Empresas + Criação de uma Organização social Lei 9637, Maio/98 Pessoas Jurídicas de direito privado sem fins lucrativos; Possuir representantes do poder público e privado no colegiado de deliberação superior Direito de firmar com Poder Público contratos de Gestão com vistas á formação de parceria entre as partes para fomento execução de atividades relativas

9 O Primeiro Projeto Contrato de Gestão

10 Contrato de Gestão S2GPR
Cliente gestão Execução

11 Como aplicar Scrum em um contrato de Gestão para o Governo?
Depois desse slide, colocar um para representar que o contrato Governo-CGDT é rígido e a relação CGDT-Empresas é de parceria

12 Depois desse slide, colocar um para representar que o contrato Governo-CGDT é rígido e a relação CGDT-Empresas é de parceria

13 Modelo de Contratação Empresas CONTRATO DE 9 MESES Primeiro Trimestre
Ordem de Serviço I (15 dias úteis) Ordem de Serviço 2 (15 dias úteis) Ordem de Serviço 3 (15 dias úteis) Ordem de Serviço 4 (15 dias úteis) Enfatizar avaliação da empresa ao final do trimestre. Pode dispensar empresa, se for bem, ou contratar um segundo time da empresa, se for mal. Segundo Trimestre Ordem de Serviço 5 (15 dias úteis) Ordem de Serviço 6 (15 dias úteis) Ordem de Serviço 7 (15 dias úteis) Ordem de Serviço 8 (15 dias úteis) Terceiro Trimestre Ordem de Serviço 9 (15 dias úteis) Ordem de Serviço 10 (15 dias úteis) Ordem de Serviço 11 (15 dias úteis) Ordem de Serviço 12 (15 dias úteis)

14 1 Ordem de Serviço = 1 Sprint
2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 TRIMESTRE X Planejamento Sprints Apresentação Ordem de Serviço (15 dias úteis) Ordem de Serviço (15 dias úteis) Ordem de Serviço (15 dias úteis) Ordem de Serviço (15 dias úteis) Retrospectiva 1 Ordem de Serviço = 1 Sprint

15 A Ordem de Serviço Ordem de Serviço Empresa: XXXXXXXXXXX
Período: dd/mm/aaaa à dd/mm/aaaa Data de Apresentação: dd/mm/aaaa Itens da OS 1. Obrigatórios (Meta) 2. Complementares (Bonificação) 3. Adicionais (+ Bonificação) Valor de Ordem de Serviço R$ ,99 Fortaleza, __ de ________ de ___ ______________ _______________ Fornecedor CGDT Explicação visual sobre significado dos itens obrigatórios, complementares e adicionais

16 Bonificações? 8 15 Explicação visual sobre significado dos itens obrigatórios, complementares e adicionais 2 5

17 Cenário

18 Problemas Soluções

19 Solução Solução Solução Solução
Problema Como integrar o código de vários times sem prejudicar as entregas? Solução Tentativa 4 Todo mundo em um único branch e verificações no pre-commit Solução Tentativa 1 Desenvolvimento em múltiplos branches e integração ao final de cada sprint Solução Tentativa 3 Desenvolvimento em múltiplos branches e integração automática via script de post-commit em caso de build de sucesso Solução Tentativa 2 Desenvolvimento em múltiplos branches e integração diária

20 Problema Como organizar os sprints? Sprints sincronizados ou não?
Solução Sprints com meio dia de diferença entre seus inícios

21 Problema Como um único Product Owner pode trabalhar com requisitos complexos e indefinidos e ainda apoiar os vários times? Solução Time de Product Owners

22 Problema Como resolver os conflitos de escopo?
Solução Utilizar um Time de Integração

23 Problema Como garantir a integridade de arquitetura, IHC e estrutura de dados? Como garantir a qualidade das entregas? Solução Equipe do CGDT tem responsabilidade de definir os padrões e avaliar as entregas

24 Time de Desenvolvimento Apresentação de Sprint Avaliação de Qualidade
PROCESSO DE ACEITAÇÃO Product Backlog Time de Desenvolvimento Equipe de Auditoria Product Owner Item não validado Apresentação de Sprint Avaliação de Negócio Avaliação de Qualidade Item validado JIRA Produto integrado 24 24 24 24 24

25 FERRAMENTAS Selenium TestNG JIRA Checkstyle COBERTURA 25 25 25 25 25

26 Se pudéssemos voltar no tempo...
Teríamos reservado recursos para coaching Qualificação dos Product Owners, metodológica e de negócio, teria mais prioridade que a dos Scrum Masters Os critérios de seleção dos fornecedores teriam mais itens de engenharia Todos os times utilizariam TDD A ferramenta de controle de versões seria o GIT

27 Nós não podemos voltar no tempo...
Mas podemos evoluir para o futuro

28 NÃO QUEIRA TRANSFORMAR TUDO EM PREGO PARA O SEU MARTELO
UTILIZE AS METODOLOGIAS COMO GUIA, MAS ADAPTE AO SEU CONTEXTO

29 NEM SEMPRE VOCÊ VAI PODER SER TÃO ÁGIL QUANTO GOSTARIA

30 MAS DEVE USAR TODAS OS MEIOS PARA SER O MAIS ÁGIL POSSÍVEL

31 MAS LEMBRE-SE: O QUE PARECE MAIS RÁPIDO NEM SEMPRE É O MAIS ÁGIL

32 AUTOMATIZE O SEU PROCESSO, UTILIZE FERRAMENTAS DE APOIO

33 VOCÊ NÃO VAI ACERTAR SEMPRE

34 MAS O IMPORTANTE É CONTINUAR TENTANDO MELHORIA CONTÍNUA SEMPRE

35 Agilidade em um Contexto Hostil
Paulo Furtado Melhorar Ciro Coelho


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