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9º Encontro da ABIEA O futuro da gráfica no Brasil

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Apresentação em tema: "9º Encontro da ABIEA O futuro da gráfica no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 9º Encontro da ABIEA O futuro da gráfica no Brasil
Mário César de Camargo

2 Falar sobre futuro é perigoso...
“ O telefone tem muitas limitações para ser considerado seriamente como um meio de comunicação . “ Memorando interno da Western Union, 1876

3 Gurus e videntes... “ Tudo que possa ser inventado já foi inventado .” Charles Duell, Escritório de Patentes dos EUA, 1899

4 Falar sobre tendência é perigoso...
“ Nós não gostamos da melodia deles e música de guitarra está morrendo . “ Decca Recording Company rejeitando os Beatles em 1962

5 Tendências para futuro: Investir menos, administrar mais
1) Recuperar o lucro perdido 2) Analisar os investimentos 3) Vender e não ven- dar 4) Controlar os índices 5) Identificar os recursos humanos 6) Fugir dos bancos

6 1ª Tendência : Recuperar o Lucro Perdido anuário 2002 em R$ mi
setor receit lucro dívida % div V.E.A. editor 3.339 (538) 4.104 96,5 (599) Embal 1.004 46 847 109,0 (60) Formu 1.059 39 292 (34) livros 584 13 310 25 (83) papel 428 7 203 194 (8) Total 9.895 (208) 8.050 83,5 (902)

7 Recuperar o lucro perdido
“ Descobrí que meu cliente não se importa se tenho lucro ou não “ Timothy Bovard, presidente, Chevrillon Philippe Industrie, gráfica francesa de US$ 450 milhões de faturamento por ano

8 Solução mágica ? A) aumente os preços : preço do caderno do PNLD em 1996 : R$ 0,75 Preço em 2003 : R$ 0,45 B) reduza os custos : aumento dos custos do setor editorial/promocional 2001 : 10,43% 2002 : 23,56% 2003 : 16,95%

9 Problemas mundiais 1) Excesso de oferta : Inglaterra 5% ano
Capacidade utilizada 97 : 85% Capacidade utilizada 2002 : 79% 2) Preços decrescentes 3) Investimentos excessivos

10 2ª Tendência: limitar investimentos
Brasil : Capacidade utilizada 1998 : 82% 1º semestre 2003 : 65% 1º semestre 2004 : 72% De 1994 a 2003 : US$ 6 bilhões

11 Setor modernizou-se ? Fim dos anos 80 : parque sucateado, poucas importações, qualidade medíocre, preços altos Fim dos anos 90 : parque moderno, US$ 6 bi em investimentos, qualidade mundial, preços abaixo do mercado mundial

12 Por que ? 1) Tecnologia caríssima ( máquinas dobraram de preço em US$ em 10 anos) 2) Alta produtividade 3) Concorrência : competição por preço 4) Endividamento em US$ pressionou o caixa das gráficas

13 Consolidação ? Inglaterra : número de empresas :
1992 : 20 mil : 14 mil EUA : número de empresas : 1990 : 51 mil : 40 mil

14 3ª Tendência : Vender e não ven-dar
“ O melhor do marketing é uma tabela de preços baixa ” gerente de vendas da Cinzano que afundou a marca Oferecemos 20% a menos do menor preço : uma gráfica sempre aceita Concorrência PNLD 11/3 : 2002: R$ 2,45 mi; 2003 : R$ 1,8 mi; 2004 : R$ 1,5 mi

15 Qual o preparo do empresário e do vendedor gráfico ?
Problema começa no empresário : nenhum valor do produto para o cliente Pensa em custo industrial, não em oportunidade comercial Estrutura de custo padronizada, gerando preços semelhantes: não reflete os potenciais da empresa específica

16 3ª Tendência : E o vendedor ?
Perfil profissional : egresso da produção, atendimento, outro setor industrial 90% passeiam pasta: acadêmica, técnicas de vendas, técnicas gráficas Resultado : só vende menor preço

17 Preparo para mudança ? “ Se você quer que as coisas permaneçam como estão, elas precisam mudar “ Giuseppe di Lampedusa Nos EUA : 10,4% mudam de emprego 16,5 % mudam de casa

18 E o dinheiro ? Forbes : 25% de mudança na lista
1/3 de Fortune 500 em 70 desapareceu em 83 McKinsey : 208 empresas Só 3 após 18 anos; 50% morreram em 2 anos

19 4ª Tendência : controle seus números
Experiência de UTI : índices que salvam ou matam o paciente Escolha seus números : faturamento diário, despesa diária, fluxo de caixa diário, balancete mensal, e seus números particulares : toneladas de papel, número de chapas, horas de máquina vendidas, nº de funcionários, perdas de matéria-prima

20 Números devem ser : 1) Representativos da sua realidade
2) Fáceis de capturar 3) Fáceis de entender pelos “controlados” 4) Consistentes 5) Constantes 6) São arma para fixar objetivos : vendas, produção, produtividade, prazos

21 4ª Tendência : números mostrarão:
A) máquinas ociosas B) excesso de funcionários C) linhas de produto deficitárias D) clientes deficitários E) perdas extraordinárias F) despesas “escondidas” G) “furtos” disfarçados : juros H) um retrato da sua (in)competência

22 Tecnologia é solução ? Investimento por “copioterapia”
“ Os homens se fascinam pela nova tecnologia, mesmo se não sabem para que a querem “ Oliver Strimpel Investimento por “copioterapia” “ A cópia só é válida quando é melhor do que o original “ Ocimar Versolato

23 5ª Tendência : funcionário ruim é reflexo do dono ruim
“ O grande patrimônio da IBM deixa o prédio todos os dias às 6 horas” Thomas Watson Sr, “pai” da moderna IBM O contrário também é verdadeiro Brasil tem muita tolerância com a incompetência

24 O que faz a diferença ? A espinha de peixe de Ishikawa
Máquinas são cada vez mais iguais Métodos são sinônimo de previsibilidade Matérias-primas são consistentes Meio-ambiente é controlado : ar-condicionado, temperatura, poeira Medições são para igualar tudo A diferença é o sexto M : mão-de-obra

25 6ª Tendência : Fuja dos bancos no dia-a-dia
“ Para saber o valor do dinheiro, é só pedí-lo emprestado” Benjamin Franklin Seu negócio tem retorno de 20%? Máquinas + caras = Investimentos > = Dívidas de banco

26 O que é R.O.I. ? Poucos calculam retorno sobre investimento
R$ 1 milhão numa impressora: quanto de resultado ?

27 A gráfica tem futuro ? Fatores negativos :
1) concorrência de outras mídias 2) baixo PIB 3) baixa escolaridade

28 Qual o futuro ? 4) Realocação de verbas da mídia impressa para outras em campanhas de marketing 5) Globalização 6) Necessidade de informação em tempo real 7) Existência de mídias mais versáteis e mais baratas

29 Verbas de mídia no mundo Pira International Ltd
2000 2005 market 0,2% 3,2% internet 1,3% 5% radio 2,7% 2,1% Tv cabo 20,3% 15,4% outdoor 3,3% 2,3% catálogos 6,5% 5,9% Mala direta 12,4% 17,5% Revistas B2B 7,1% 5,8% Revistas B2C 3,6% 3,1%

30 Pesquisa Comprint 2002 : Trendscout for the future of print
Que tipo de mídia você primeiro dispensaria no futuro ? Videotexto : 81% Tv paga : 71,4% Newsletter por 28,6% Revistas : 14,3% Jornais : 14,3% DVD : 9,5% Manuais : 9,5% TV : 9,5%

31 Pesquisa Comprint 2002: 750 pesquisas em 38 países
Que tipo de mídia você prefere para obter informação personalizada no futuro ? Internet : 78,3% Impressos convencionais : 65,2% Newsletter por 65,2% Portáteis ( palmtop ) : 39,1% Celulares : 39,1% ePaper : 34,8% eBook : 34,8%

32 Gráfica tem futuro ? Baixo Pib No Brasil, 1% do PIB
Nos EUA, 1,7% do PIB Na Escandinávia, 4% do PIB

33 Gráfica tem futuro ? Baixa escolaridade
2 livros per capita no Brasil; 6 na França 2 revistas per capita no Brasil; 9 na Finlândia

34 35 quilos per capita ano no Brasil 300 nos EUA !
Oportunidades 35 quilos per capita ano no Brasil 300 nos EUA !

35 Oportunidades Cresce a economia, cresce o consumo de papel impresso

36 Índices de alfabetização crescentes
Oportunidades Índices de alfabetização crescentes

37 Tendência é futuro e... “Quando se trata do futuro, há três tipos de pessoas : as que deixam acontecer, as que fazem acontecer, e as que se espantam com o que aconteceu” John Richardson


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