A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010"— Transcrição da apresentação:

1 CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010

2 O que essa palavra diz para você?
Você já ouviu falar sobre economia? O que essa palavra diz para você?

3 A palavra ECONOMIA foi utilizada pela primeira vez na Grécia ( Europa), anos antes do nascimento de Cristo Ela vem de duas palavras gregas: oikos (casa) e nomo (leis, normas). Economia quer dizer administração da casa.

4 A economia acontece em casa: será que tem comida, água, luz, roupas, espaço para todos.
E a saúde e a educação, será que tem dinheiro para tudo isso? De onde vem o dinheiro?

5 Precisa-se de dinheiro para comprar alimentos, roupa, para cuidar da saúde, para pagar o colégio, para adquirir a moradia e pagar o lazer...

6 Sem dinheiro é difícil de viver em nossa sociedade.
Para ter dinheiro, precisa de trabalho, emprego.

7 Dinheiro é necessário para viver
Dinheiro é necessário para viver. Mas a vida é muito mais do que ter sempre mais dinheiro, mais coisas materiais... Para viver feliz precisa ter amor, bons amigos, bom relacionamento com os colegas, com a natureza, trabalho ou ocupação que a gente gosta.

8 Para ser feliz é importante pegar tempo para fazer boas leituras, fazer exercícios físicos, caminhadas ou outro esporte, ouvir música... O lado espiritual é muito importante também: participar de atividades na sua comunidade, na catequese, num grupo de jovens, se relacionar com Deus, no silêncio, na oração, na leitura da Bíblia, na participação as celebrações e encontros...

9 Cuidado: você pode se tornar escravo dos bens materiais como se deles dependesse a sua vida a sua felicidade. Você também acaba esquecendo que há crianças abandonadas, pobres morando nas ruas, pessoas famintas e doentes, e fica cuidando do seu dinheiro como se fosse Deus, fechando os olhos sobre as necessidades do próximo.

10 Nós habitamos também numa casa maior do que aquela de nossa família
Nós habitamos também numa casa maior do que aquela de nossa família. Nossa casa maior é nossa cidade, nosso país, nosso Planeta Terra. Como anda a vida nessa Casa-Planeta ? Será que a casa é bem cuidada? E aqueles que moram nessa casa, como estão sendo tratados?

11 TEM COMIDA, ROUPAS,ESPAÇO PARA TODOS ?

12

13 Paradoxo brasileiro: de um lado, a abundância de um país cujo povo é campeão de desperdício . Do outro lado, a angústia dos 50 milhões de famintos estimados pelo IBGE

14 Você já reparou que nossa Casa-Planeta está doente, está com sérios problemas?
Explica . De onde vem essas problemas?

15 POLUIÇÃO POR TODOS OS LADOS E DESTRUIÇÃO SEM LIMITES DOS RECURSOS NATURAIS

16 O lixo produzido é cada vez maior. 

17 É preciso quanto mais rápido, melhor aprendermos a reduzir, reutilizar e reciclar.

18 Quantas vezes não vimos ou ouvimos através da mídia( rádio, TV, revistas e etc.) que a felicidade de uma família está em ir ao shopping fazerem compras e mais compras, irem ao cinema e ...?

19 O QUE ESSA IMAGEM SUGERE PARA VOCÊ?
FAÇA UM COMENTÁRIO.

20 DEUS CRIOU UM MUNDO MARAVILHOSO PARA DELE NÓS CUIDARMOS COM MUITO CARINHO.
E DEUS VIU QUE TUDO ERA MUITO BOM... (Gn 1)

21 O CUIDADO COM A VIDA, EM NOSSAS MÃOS...
A NOSSA FELICIDADE TAMBÉM...

22 Não são os bens materiais, nem as máquinas que nos dão a felicidade, mas fazer o bem, servir a Deus e a nossos irmãos . Isso é felicidade.

23 O que devemos realmente fazer é o que diz Jesus: “Não junteis tesouros na terra, onde a Traça e a ferrugem tudo consomem e onde os ladrões minam e roubam: mas ajunteis tesouros no céu onde nem a Traça nem a ferrugem consomem e onde ladrões não minam e roubam” (Mateus. 6:19-20).

24 O QUE POSSO FAZER?

25 Reduzir o lixo , consumir menos, comprar só o necessário
Reduzir o lixo , consumir menos, comprar só o necessário. (conversa sobre essas imagens)

26 Reutilizar, reaproveitar embalagens para guardar outros materiais, usar folhas de papel dos dois lados...

27 PARTICIPE COM A SUA FAMÍLIA E SUA RUA DA COLETA SELETIVA
PARTICIPE COM A SUA FAMÍLIA E SUA RUA DA COLETA SELETIVA. SEPARE O LIXO DA CASA, EM SACOS DIFERENTES : O LIXO ÚMIDO E O LIXO SECO. Lixo úmido = resíduos orgânicos: sobras de alimentos, papéis e absorventes higiênicos, fraldas descartáveis... Lixo seco = materiais recicláveis: papeis, vidros, plásticos, metais...

28 VISITE COM A SUA FAMÍLIA OU COM A SUA TURMA, O LOCAL ONDE TRABALHAM OS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. CONVERSE COM ELES E PROCURE SABER MAIS SOBRE O TRABALHO DELES. PROCURE SABER O DIA DA COLETA SELETIVA PELOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE SUA CIDADE OU DE SEU BAIRRO.

29 Na sala de aula é bom construir objetos com materiais recicláveis, mostrando à comunidade escolar que é possível reaproveitar tudo aquilo que muitas vezes achamos ser lixo e simplesmente descartamos, com isso contribuímos para um planeta mais saudável.

30 Quando você for ao supermercado leve uma sacola de pano ou uma outra também resistente.
Será que esses bilhões de sacos e sacolas que carregamos todos os anos são realmente necessários?

31 Se deixá-la aberta, consumirá 20 l. de água a mais.
REDUZE O SEU CONSUMO DE ÁGUA (cada um de nós gasta em médio 200 l. de água por dia) Feche a torneira quando for escovar os dentes. Se deixá-la aberta, consumirá 20 l. de água a mais.

32 Você sabia que onde se consome mais água, no Brasil, é no chuveiro
Você sabia que onde se consome mais água, no Brasil, é no chuveiro? Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água. Se a pessoa toma banho todos os dias, vai consumir, em um mês, litros! Tome banho de 5 minutos e, se possível, feche a torneira enquanto se ensaboa.

33 Jamais use água para varrer a calçada!
Saber utilizá-la com moderação é uma questão de educação.

34 Use balde ao invés de mangueira para lavar o carro.

35 Plantar árvores

36 é cuidar da vida.

37

38 "Pequenas mudanças nos hábitos do dia-a-dia são tão importantes quanto conscientizar aqueles que exploram o planeta de modo insustentável". (Autor desconhecido)

39

40 SERVIR A DEUS É: - PÔR SUA CONFIANÇA NELE PENSAR E AGIR COMO FILHOS E FILHAS DE NOSSO DEUS CRIADOR CUIDAR DA VIDA

41 SERVIR A DEUS É : . - fugir da ganância e do egoísmo, - cultivar sentimentos de fraternidade, contribuir com o nosso trabalho e os nossos bens, para a construção de um mundo mais justo e solidário.

42 Realização : Irmã Nicole HENNER
Fotos: do net e fotos próprias.


Carregar ppt "CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google