A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade – Filhos - Netos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade – Filhos - Netos"— Transcrição da apresentação:

1 Atividade – Filhos - Netos
Aposentadoria: Atividade – Filhos - Netos Alberto Silva

2 Como sair do passivo para o ativo ? A passividade do gado pastando !!
Todos nós : Como sair do passivo para o ativo ? A passividade do gado pastando !!

3 Como sair do passivo para o ativo ?
Todos nós : Como sair do passivo para o ativo ?

4 Como sair do passivo para o ativo ?
APOSENTADO: Como sair do passivo para o ativo ?

5 Aposentadoria: Nova Fase Aqui você também pode surpreender !!
Alberto Silva

6 Como ser um aposentado feliz

7 TRABALHO – CARREIRA – CORPO E ALMA
40 a 45 anos ESTÁVEL - REPETITIVO - POUCO MOTIVADO - AVESSO A MUDANÇAS - CURTINDO O QUE FEZ NO PASSADO PLENITUDE - MONOTONIA INICIAL - TRABALHO REPETITIVO - MAIS LIGADO A FAMÍLIA - MAIS LIGADO A VALORES RELIGIOSOS - INTEGRADOR - OUVINDO MAIS - COMPREENDENDO MAIS SENTADO NOS LOUROS DA VITÓRIA - FORMULAR REGRAS-LIMITES - LIMITAR TRABALHO - CONFLITO: SUAS NECESSIDADES E AS DA FIRMA - UM POUCO DE STRESS TAMBÉM -PLENITUDE DA CARREIRA - EQUILÍBRIO DAS REGRAS - TRABALHA MENOS E PRODUZ MAIS - ENRIQUECIMENTO DA VIDA PESSOAL REGRAS - MONOTONIA - DEPRESSÃO DESMOTIVAÇÃO anos O CUMPRIDOR DE ORDENS 30 a 35 anos - GOSTA DO QUE FAZ - EMPOLGADO EM FAZER COISAS NOVAS - TRABALHA 12 A 14 HORAS/DIA - OS MAIORES AVANÇOS NA CARREIRA (SALÁRIO - PROMOÇÕES - STATUS) - PODE FICAR ARROGANTE - RECUSA-SE A OUVIR OU SENTIR - EMPOLGADO COM O SUCESSO (ARROGÂNCIA) - ÀS VEZES ATÉ CRUEL - STRESS, INFARTE, CRISE FAMILIAR - DEPRESSÃO TOCA-TOCA APOSENTADORIA 55 a 60 anos - QUESTIONAR SONHO/REALIDADE - DÚVIDAS - DESILUSÕES EQUILÍBRIO - DESILUSÃO - A EXCITAÇÃO MORRE ATRAÇÃO - EXCITADO - SONHADOR - APRENDIZADO DO OFÍCIO 18 a 20 anos DR. ALBERTO SILVA

8 Pré Aposentado Ativo

9 Pré Aposentado Ativo

10 Pré Aposentado Ativo

11 Pré Aposentado Ativo

12 Pré Aposentado Ativo

13 Pré Aposentado Ativo

14 Aposentadoria: Premio ou castigo ?
Para a consultora Cecília Shibuya, a coisa mais importante é ter percepção de si mesmo. Diretora da Shibuya Prática Consultoria Empresarial, empresa que trabalha com preparação para a aposentadoria e pós-carreira, entre outros focos, ela considera que a fase deve ser, sim, muito bem trabalhada. “Se você não se preparou, deve procurar uma ajuda profissional para auxiliar. Tenha a sabedoria de buscar uma consultoria, por exemplo, que vai redirecionar os seus caminhos.” Ela sugere que ter uma rotina, uma agenda – ainda que flexível – é uma ideia interessante. “Não são férias eternas. As pessoas precisam entender que é uma nova fase, não pode se iludir. No pós-carreira, tudo tem de valer a pena. Você tem de aliar o que você gosta com as pessoas que você gosta, tendo realização pessoal e social. Esse é o caminho”, conta a especialista, que enumera algumas atitudes fundamentais para que todos tenham uma aposentadoria feliz: 1º – Entender que ficar sem fazer nada o tempo todo não vai trazer felicidade; 2º – Resgatar laços afetivos; 3º – Saber o quanto você tem de potencial e não ficar na postura de vítima; 4º – Ter alimentação saudável e fazer exercícios físicos; 5º – Procurar fazer parte de alguma associação; 6º – Fazer uma programação das atividades (alguns horários e certas rotinas são importantes). E ela conclui: “Aposentadoria é um prêmio ou um castigo, dependendo daquilo que eu faço.”

15 A aposentaria mudou para melhor ou pior a vida de alguns casais ?
Brigas e desentendimentos “É esperado que no início dessa nova fase existam conflitos e desentendimentos entre o marido e a mulher. É preciso um ajuste diário e muita paciência nesse período de transição”, Dez comportamentos que geram conflitos 1. Ficar de pijama o dia inteiro 2. Ficar sentado no sofá assistindo televisão por horas 3. Mulher reclamar da falta de iniciativa do homem para ajudar a arrumar a casa 4. Homens ou mulheres que invadem o campo do outro em suas principais atividades, deixando o cônjuge confuso em seu senso de valor e competência 5. Superproteção dos netos ou a falta de limites 6. Bebidas alcoólicas em excesso 7. Deixar a casa bagunçada, como uma toalha molhada na cama ou chinelo fora do lugar 8. Impor regras de afazeres 9. Proibir saídas ou dificultar que o cônjuge tenha atividade externa 10. Falta de atenção em conversas

16 Cinco maneiras de ser feliz e ter um bom
relacionamento após a aposentadoria: 1ª DICA: Ocupar o tempo de forma leve e prazerosa Hoje em dia, os aposentados têm um leque muito grande de atividades que ajudam a diversificar a rotina : Fazer cursos de informática ou pintura, Praticar exercícios físicos leves ao ar livre, Aprender dança de salão e participar de um coral, São boas sugestões para ocupar o tempo com atividades divertidas e prazerosas. Mas o casal não deve se esquecer de que cada um deve ter a sua atividade. “Ocupações individuais são um bom antídoto para o marasmo e para o sentimento de inutilidade”.

17 Cinco maneiras de ser feliz e ter um bom
relacionamento após a aposentadoria: 2ª DICA: Enfrentar a nova fase com planejamento Estipule um novo projeto de vida, baseado em atividades que tragam prazer e sentido aos dois, de forma a realizar sonhos e desafios mais simples. Crie amizades e ocupações que levem a uma convivência social com pessoas que estejam na mesma fase de vida que vocês.

18 Cinco maneiras de ser feliz e ter um bom
relacionamento após a aposentadoria: 3ª DICA: Faça economia É importante se preparar economicamente antes de se aposentar. Fazer planos de aposentadoria privada ajuda a guardar dinheiro para aproveitar depois. Com as economias, o casal pode viajar ou realizar outras atividades sem se preocupar com os gastos.

19 Cinco maneiras de ser feliz e ter um bom
relacionamento após a aposentadoria: 4ª DICA: Os filhos não devem invadir a privacidade do casal Os filhos não devem dar palpites, tomar decisões pelos pais, fazer com que eles mudem de casa ou obrigar que todos morem juntos. O casal deve ter sua casa, suas próprias atividades e decisões rotineiras. Os filhos devem cooperar e estimular a independência e a autonomia dos pais. A longevidade é um fato mundial e o envelhecimento deve ser encarado como uma fase da vida com sua peculiaridades.

20 Cinco maneiras de ser feliz e ter um bom
relacionamento após a aposentadoria: 5ª DICA: Procurar ajuda profissional se houver sérios conflitos Com a aposentadoria, é necessário atualizar o relacionamento e reformular a relação. Quando o casal não consegue fazer isso sozinho, é recomendado procurar ajuda profissional.

21 Aposentadoria deve ser vista como oportunidade para
novos objetivos e projetos. Depois de tanta experiência, é chegada a hora que para muitos é um alívio, mas para outros representa uma angústia DICAS PARA TER UMA APOSENTADORIA TRANQUILA » Fazer parte de grupos de convivência e ter hábitos de relacionamento » Fazer novas amizades » Estar aberto para novos aprendizados » Criar projetos de vida » Ter boa alimentação » Praticar exercícios físicos » Ter espiritualidade é bem importante, pois a pessoa passa a ter mais consciência da vida » Ter bom relacionamento com a família » Planejar-se financeiramente

22 AVÓS NO MUNDO DE HOJE

23 Características das avós hoje:
1 – Mais ativas e dispostas que no passado. 2 – São mais próximas de suas filhas ou filhos. 3 – São muito mais afetivas não só com os filhos como com os netos. 4 – Mesmo tendo uma atividade profissional, se desdobram para dedicar parte do tempo aos netos.

24 Situações atuais da mulher:
1 – Prolongamento do período de adolescência dos filhos (Dependência econômica junto aos pais). 2 – Aumento da idade média do casamento e da maternidade. 3 – Liberalização dos costumes com atividade sexual precoce podendo levar a gravidez precoce. No Brasil 20% das gestantes são adolescentes.

25 Consequências desta situação:
1 – Mães profissionais de alto nível ou em busca dele. - Trabalham quase sempre em tempo integral. - Precisam deixar seus filhos em berçário , creches , escolinhas ou babás.(Custo alto). 2 – Mães jovens, cursando escola ou faculdade, dependentes economicamente da família. A quem recorrer ? Aos avós.

26 Conflitos mais comuns nesta relação
1 – Quando os avós viram cúmplices dos netos. 2 – Quando os avós interferem nas decisões dos filhos. 3 – Quando o pai é colocado de escanteio. 4 – Quando a avó paterna se sente excluída. 5 – Quando as avós viram empregadas dos filhos.

27 Dicas para um bom convívio
1 – Dê o exemplo. 2 – Ajude nos estudos. 3 – Participe da vida escolar. 4 – Vá à reuniões de pais quando necessário. 5 – Leve a eventos culturais. 6 – Ensine algo que você domine. 7 – Leia para seus netos. 8 – Proponha jogos educativos. 9 – Seja presente. 10 – Passe sua experiência de vida.

28 avós têm para oferecer:
Tudo de bom que os avós têm para oferecer: amor, carinho e tempo.

29 Sugestões de leitura.

30 Síndrome de Peter Pan

31 Adolescência Prolongada
Tipo assim : Adulto, adolescente ou Peter Pan ? Tânia Zagury : Sobre como amadurecer um filho-canguru, para que assuma a vida adulta (“Encurtando a Adolescência”) : 1. Fazendo com que tenham direitos e deveres; 2. Mostrando que são capazes de assumir responsabilidades; 3. Estabelecendo regras democráticas de convivência; 4. Fixando limites sempre que necessário; 5. Deixando que assumam, à medida que crescem, cada vez mais tarefas que lhe são próprias; 6. Tornando-os coparticipantes das decisões e medidas do dia-a-dia da família; 7. Ouvindo sua opinião e consultando-o sobre problemas que estejam afetando a família; 8. Estimulando-o a colaborar toda vez que a família se envolver em causas sociais, como doações e contribuições com alimentos e roupas para orfanatos e campanhas assistenciais; 9. Estimulando-o a ser financeiramente independente, estabelecendo primeiro uma mesada que deverá ser gerida por ele; 10. Incentivando-o a executar atividades e trabalhos, mesmo que temporários, que lhe rendam algum dinheiro;

32 “A dificuldade não está em aceitar novas ideias mas
sim em abandonar as antigas”

33 construir crianças fortes Que reparar homens quebrados”
“É muito mais fácil construir crianças fortes Que reparar homens quebrados” Frederick Douglass Frederick Douglass, pseudônimo de Frederick Augustus Washington Bailey foi um abolicionista, estadista e escritor estadunidense

34 Obrigado


Carregar ppt "Atividade – Filhos - Netos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google