A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IX Workshop Trabalho Final

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IX Workshop Trabalho Final"— Transcrição da apresentação:

1 IX Workshop Trabalho Final
Curso de Ciências Contábeis IX Workshop Trabalho Final Técnicas de Apresentação Prof. Alexandre dos Santos Silva Setembro de 2008

2 REFLEXÃO VOCÊ SÓ TEM UMA ÚNICA CHANCE DE CAUSAR
UMA PRIMEIRA BOA IMPRESSÃO NO SEU PÚBLICO

3 b) Preparação de Transparências
OBJETIVOS DO TEMA Apresentar sugestões e dicas básicas sobre como falar em público, destacando: a) Importância das apresentações b) Preparação de Transparências c) Apresentação Oral

4 O que uma apresentação pode fazer por você?
Dá visibilidade: expõe a pessoa perante os seus pares. Dá dinamismo: permitindo interatividade com a platéia. Oportunidade: é o momento de expor as idéias.

5 Fases de uma apresentação
Preparação Exposição Debate Sucesso

6 O que significa sucesso em uma apresentação?
Cumprir o tempo Não descuidar da qualidade Transmitir, de forma clara e objetiva, o conteúdo Despertar no público interesse pelo assunto Proporcionar debate Montar uma rede de relacionamento

7 Preparação

8 Questões a serem respondidas
Qual tema será abordado? Qual assunto será tratado? Quem é o público? Qual é o tempo disponível? Onde será a apresentação? Qual é o horário do evento? Qual é a data da apresentação? Qual é o traje a ser usado? Quais equipamentos estão disponíveis? Haverá tempo para debate?

9 1 - Qual tema será abordado?
Domínio do tema Preparo para desenvolver o tema Metodologia de pesquisa Referências bibliográficas Forma de abordagem do tema Desenvolvimento do tema Conclusão do tema

10 2 - Qual assunto será tratado?
Tema Delimitação do Tema Problema De que maneira a implantação do Custeio Baseado em Atividades poderá contribuir para o aumento da rentabilidade das Empresas de Construção Civil? Aplicado às Empresas de Construção Civil Custeio Baseado em Atividades Custos

11 3 - Quem é o público? Composição Formação Experiência
Organizações a que pertencem Expectativas com a apresentação

12 4 - Qual é o tempo disponível?
Apresentação Divisão do Tempo Debate

13 5 - Onde será a apresentação?
Procurar conhecer o local Quantidade de lugares Acesso ao local

14 6 - Qual é o horário do evento?
É o ideal Concentração Eventos subseqüentes

15 7 - Qual é a data da apresentação?
Disponibilidade de Agenda

16 8 - Qual é o traje a ser usado?
Formal Sport Informal

17 9 - Quais equipamentos estão disponíveis?
Datashow Microfone Computador/Notebook Conexão com a internet Aparelhagem de som Saída USB Leitor de CD

18 10 - Haverá tempo para debate?
Procure imaginar quais perguntas podem ser feitas Comparativos entre correntes Preparar fundamentos para as respostas

19 Exposição

20 Muitas vezes trata-se da chance da nossa vida...
Itens a serem considerados FALA SLIDES AÇÃO Muitas vezes trata-se da chance da nossa vida...

21 1 - Fala Simples Direta Pausada Sem vícios de linguagem: Né Tá
Entendeu Etc.

22 1 - Fala NA APRESENTAÇÃO ORAL
No início o coordenador da sessão apresenta o evento - Não se apavore (respire fundo) - Comece sua apresentação pelo começo (óbvio) - Leia: - o título - o nome do autor (seu nome) - a titulação e o nome do Professor orientador - a finalidade do trabalho (disciplina TF)

23 1 - Fala QUANTO AO TEXTO Prepare o texto da apresentação Evite frases
Truncadas Fora de ordem Excessivamente longas Procure o balanço entre os tópicos Divida o tempo entre os tópicos Evite fazer leitura de textos (dá sono!) Faça uma apresentação dinâmica

24 1 - Fala TEMPO DA APRESENTAÇÃO
- Na maioria dos casos = 15 Minutos (No TF e Congressos) Confirme o tempo de apresentação com o seu orientador ou com o coordenador da sessão ATENÇÃO: O coordenador da sessão pode ser cruel e cortar a apresentação no tempo estipulado. Não dê esta chance!

25 1 - Fala ENSAIOS - Faça ensaios da apresentação
Familiares, amigos, orientador Durante os ensaios, peça para alguém marcar o tempo de apresentação geral e o de cada transparência OBS: 2 ou 3 ensaios melhoram A apresentação O entendimento do problema O sincronismo da fala com a transparência

26 1 - Fala ORATÓRIA, LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO - Fale de forma clara
- Em voz alta e velocidade normal - Seja dinâmico - Use apontadores apropriados (o dedo é o pior deles!) - Evite: gírias, “tá bom”, “né” - Nunca diga: “Ah Meu Deus eu estou um pouco nervoso” “Caraca véi ...”

27 1 - Fala ORATÓRIA, LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO
- Cuidado com os erros gramaticais ao falar Cuidado com a imagem pessoal: você nunca terá uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão - Evite o excesso de auto-confiança - Faça uma apresentação com começo, meio e fim

28 2 - Slides Quantidade Efeitos Combinação de cores Poluição no slide
Versão software Hardware disponível Realização de teste Revisão gramatical Figuras Referências

29 2 - Slides Quantidade Efeitos Combinação de cores Poluição no slide
Versão software Hardware disponível Realização de teste Revisão gramatical Figuras Referências

30 2 - Slides Número de transparências para uma apresentação:
a) Deve ser proporcional ao tempo No caso do Trabalho de Conclusão de Curso (Trabalho Final) b) Tempo médio de exposição de cada transparência: 01 (um) MINUTO c) Número normal: 6 a 10 transparências para uma apresentação

31 2 - Slides ORDEM DAS TRANSPARÊNCIAS
A primeira transparência obrigatoriamente deve conter - Identificação da Instituição - Identificação do Curso - Identificação da Disciplina - Título do trabalho - Nome do autor - Titulação e nome do orientador - Indicação do semestre/ano

32 São os elementos de identificação
2 - Slides ORDEM DAS TRANSPARÊNCIAS A primeira transparência obrigatoriamente deve conter - Identificação da Instituição - Identificação do Curso São os elementos de identificação - Identificação da Disciplina - Título do trabalho - Nome do autor - Titulação e nome do orientador - Indicação do semestre/ano

33 2 - Slides As transparências seguintes devem conter:
Introdução ao trabalho (obrigatório): 2 a 4 transparências - Apresentação do problema: 1 a 2 transparências - Motivação para o trabalho: ½ ou 1 transparência - Objetivos claros do trabalho: 1 transparência

34 2 - Slides Depois da introdução colocar
Conteúdo do trabalho (obrigatório): de 3 a 6 transparências - Fundamentação teórica - Resultados obtidos Lembre-se: Não tente apresentar tudo o que foi feito. Apresente apenas o essencial.

35 2 - Slides A última ou as duas últimas transparências devem conter:
Conclusões (Obrigatório) Apresente claramente os principais resultados obtidos Sugestão para trabalhos futuros (opcional) Comente o que deve ser feito no futuro

36 2 - Slides Para chamar a atenção use letra 28 ou maior
Preparação das transparências Regras básicas: - Tamanho de letras: 24 negrito - Deve ser legível do fundo da sala - Use letras de tamanho 20 se for para salas pequenas, mas Para chamar a atenção use letra 28 ou maior A utilização de editores de transparência é altamente recomendada, projetores multi-mídia, tipo data-show, provavelmente estarão disponíveis para a apresentação. Procure informações com o seu orientador, ou com o coordenador do curso (12) As transparências devem ser preparadas em filmes especiais para este fim. (10) Estas linhas finais são só para mostrar a dificuldade de leitura de letras tão pequenas! Não use letras menores que 20

37 2 - Slides Quantidade Efeitos Combinação de cores Poluição no slide
Versão software Hardware disponível Realização de teste Revisão gramatical Figuras Referências

38 2 - Slides Cuidado com os efeitos Eles podem atrapalhar a sua
Apresentação. O powerpoint é apenas um apoio ! ! ! Não é a apresentação em si ! ! ! Mais vale o conteúdo (essência) que a forma.

39 2 - Slides EVITE ESTA SITUAÇÃO: É IRRITANTE !!! Cuidado com os efeitos
Eles podem atrapalhar a sua Apresentação. O powerpoint é apenas um apoio ! ! ! EVITE ESTA SITUAÇÃO: É IRRITANTE !!! Não é a apresentação em si ! ! ! Mais vale o conteúdo (essência) que a forma.

40 2 - Slides Quantidade Efeitos Combinação de cores Poluição no slide
Versão software Hardware disponível Realização de teste Revisão gramatical Figuras Referências

41 2 - Slides Uso de cores nos slides
Quando usar cores para ressaltar algum ponto, cuidado para não exagerar. Nem tudo precisa ser ressaltado, pois poderá mais confundir do que ajudar a fazer os avaliadores e a platéia entenderem o que você quer dizer Usar as diferentes cores de forma sensata é uma boa medida. É difícil definir o que é sensato! Discuta com seu orientador e com colegas. Teste as cores que você escolheu. Simule.

42 CUIDADO COM AS C O R E S Não use todas ao mesmo tempo

43 2 - Slides Quantidade Efeitos Combinação de cores Poluição no slide
Versão software Hardware disponível Realização de teste Revisão gramatical Figuras Referências

44 DADOS (TABELAS, GRÁFICOS, DIAGRAMAS, ESTATÍSTICAS...)
2 - Slides ELEMENTOS BÁSICOS DA TRANSPARÊNCIA TEXTOS DADOS (TABELAS, GRÁFICOS, DIAGRAMAS, ESTATÍSTICAS...) IMAGENS (DESENHOS, FOTOGRAFIAS, ILUSTRAÇÕES...)

45 2 - Slides QUAL A QUANTIDADE DE TEXTO?

46 2 - Slides NEM MUITO NEM POUCO...

47 Evite o excesso de informações
Introdução: Embora as duas doenças mais prevalentes em Odontologia, cárie e doenças periodontais, sejam preveníveis ou passíveis de controle por meio de medidas relativamente simples, constata-se que em nível populacional os objetivos de uma melhor saúde bucal não são alcançados. Explica-se esse fato, pela prevalência e incidência dessas patologias estarem associadas a fatores como condições sociais, econômicas, políticas e educacionais e não apenas a fatores biológicos que interagem na etiologia dessas doença (MACIEL, 1994).controle da placa bacteriana, que traduz-se como “o controle do acúmulo de microrganismos sobre os dentes, e a higiene oral é um dos mais difundidos métodos preventivos da cárie dentária e da doença periodontal ”, que pode ser efetuado por métodos mecânicos ou químicos (MALTZ, 1986, p. 117). Sendo a placa bacteriana o fator etiológico determinante de cárie e das doenças periodontais, a limpeza adequada e sistemática dos dentes é tida como a medida mais direta e abrangente de controle e tratamento das doenças dentárias (BUISCHI; AXELSSON, 1997)A escovação dentária é o meio mecânico individual mais amplamente utilizado para o controle de placa no mundo. O hábito de escovar os dentes passou a receber destaque especial nos últimos vinte anos por ser um dos método mais eficientes de levar flúor à boca com o uso do creme dental fluoretado, tornando-se uma das formas mais eficazes de prevenir a cárie dentária (AXELSSON, 1999). No espaço interdental, a placa pode ser controlada utilizando-se o fio dental, palito, escova unitufo e escova interdental (EGELBERG, 1999).Uma boa higiene bucal é parte integrante das práticas de saúde geral e é significativa como elo no seu estabelecimento (WOODALL, 1977). Mulheres e pessoas com estilo de vida mais saudável escovam seus dentes mais freqüentemente, sendo que métodos adicionais de higiene bucal estão também relacionados a um padrão de vida mais saudável. Dessa forma, em nível populacional, hábitos de higiene bucal efetivaram-se nos domicílios sorteados, por meio de um questionário semi-estruturado e foi realizada no período de dezembro de 2002 a maio de Os dados foram digitados em um programa especialmente elaborado para este estudo (USCA - Utilização dos Serviços de Saúde de Canoas) sendo utilizada a técnica de dupla digitação, com o objetivo de alcançar uma melhor confiabilidade e para que não fossem aceitos valores que não os definidos, em todos os campos foram preenchidas regras de validação. O controle de qualidade dos dados foi realizado em 11, 6% dos domicílios, que foram sorteados da amostra total estudada especialmente para o controle de qualidade. Essa etapa foi executada de duas formas: por telefone ou por meio de entrevistas. A confiabilidade observada foi de 93% (Kappa = 0,93). RESULTADOS: Da amostra de 261 adolescentes entrevistados, 47,9% (125) pertencem ao sexo masculino e 52,1% (136) ao sexo feminino. Os adolescentes pertenciam a famílias cuja renda média é de R$ 1.634,00. Quanto à escolaridade 62,8% (164) possuem 8 anos de escola formal sendo que 37,2% possuem 9 ou mais anos de escolaridade. A média da escolaridade é de 8,22 anos. Quanto aos hábitos de higiene bucal 100% da amostra relatou limpar os dentes com o auxílio da escova e creme dental, sendo que apenas 34,1% (89) revelou usar fio dental. Quanto ao número de vezes que os adolescentes limpam os dentes, 21,1% dos jovens revelaram escovar os dentes 4 ou mais vezes ao dia, sendo que cerca da metade, 53,6% (140), alegou limpar 3 vezes ao dia. 22,2% (58) limpam 2 vezes, e apenas 3,1% (8), limpam 1 vez ao dia. Um total de 69,7% (182) dos adolescentes limpa os dentes antes do café, e 39,1% limpam depois do café, sendo que a maioria dos jovens da amostra Atlântico Uruguai Argentina estão mais vinculados ao estilo de vida e ao gênero, situando-se o nível socioeconômico numa escala menor, sendo que esse influencia mais nos hábitos de visita ao dentista (FISCHER, 1999) Quanto à busca por serviços odontológicos, a pesquisa sobre Condições de Saúde Bucal da População Brasileira revelou que 96,73% da amostra estudada foi ao dentista pelo menos uma vez na vida, sendo que 3,27% nunca visitaram o dentista. Dos entrevistados, 51,20% consultaram o serviço público (maior percentual entre jovens e menor entre idosos), 33,36% consultaram o setor privado e 10,89% consultaram o setor privado suplementar - planos de saúde (RIO GRANDE DO SUL ..., 2003).O presente estudo visa colaborar com futuras ações de saúde para o município de Canoas, na tentativa de qualificar a saúde coletiva da comunidade canoense. O presente projeto está vinculado ao projeto que intitula-se Prevalência de Surdez e Outros Transtornos da Audição: Um Estudo de Base Populacional da População de Canoas, RS, Brasil. Essa pesquisa integra vários estudos satélites que visam levantar dados sobre outros aspectos da saúde da comunidade em estudo (BÉRIA et al., 2002). Entre as pesquisas satélites encontra-se a de saúde bucal, que visa descrever os hábitos de higiene bucal e o uso dos serviços odontológicos, com a finalidade de investigar a importância dos cuidados de higiene bucal na promoção e proteção da saúde da população de Canoas, assim como avaliar a utilização dos serviços odontológicos (ABEGG, 2002).Objetivo Investigar os hábitos de higiene bucal e a utilização dos serviços odontológicos de adolescentes do município de Canoas - RS.MetodologiaEstudo descritivo do tipo transversal de base populacional. O estudo utilizou dados secundários coletadas na pesquisa de base populacional realizada em 2002 com apoio financeiro da Christoffel Blindermission - (CBM, Bensheim, Alemanha) e com o apoio técnico e logístico da Organização Mundial de Saúde - (OMS, Genebra, Suíça), Universidade Luterana do Brasil - (ULBRA Canoas, RS) Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul - (FAPERGS) e Conselho Nacional de Pesquisa - (CNPQ) e que teve como objetivo principal coletar dados sobre prevalência de surdez e outros transtornos da audição. O estudo seguiu as normas e protocolos das pesquisas realizadas pela Organização Mundial de Saúde - OMS e valeu-se da talento + dedicação = resultado Evite o excesso de informações amostra da pesquisa rincipal a qual constitui-se de 1415 indivíduos. A amostra deste estudo foi composta por 261 adolescentes, com idade entre 14 e 19 anos, residentes nos domicílios dos setores censitários sorteados. A pesquisa contou com dez duplas de entrevistadores, que visitaram 1040 domicílios, distribuídos em quarenta setores censitários. As entrevistas costuma limpar os dentes. Karsltad, Sweden: Quintessence Publishing, p.BÉRIA, Jorge Umberto et al. Prevalência de surdez e outros transtornos da audição: um estudo de base populacional em Canoas, RS, Brasil. Canoas: ULBRA, Projeto de Pesquisa, Faculdade de Medicina, Fonoaudiologia e Pós-graduação em Saúde Coletiva. Universidade Luterana do Brasil, 2002.BUISCHI, Yvonne de Paiva; AXELSSON, Per. Controle.) Atualização em Periodontia e Implantodologia. São Paulo: Artes Médicas, p. MACIEL, S. M. Saúde bucal infantil: a participação da mãe. São Paulo: USP, Tese ( Doutorado em Saúde Pública), Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, 1994.MALTZ, Mariza. Prevalência de cárie e doença periodontal. In: Toledo, Orlando Ayrton. Odontopediatria: fundamentos para a prática clínica. São Paulo: Editora Panamericana, p.  RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Saúde. Divisão de Atenção à Saúde. Secção de Saúde Bucal. Projeto SB_RS Condições de saúde bucal da população do Rio Grande do Sul. Projeto SB Brasil Condições de Saúde Bucal da População Brasileira. Ampliação da Amostra para o Rio Grande do Sul - Relatório Final. Porto Alegre: SES, 2003.WOODALL, Irene R. Prevenção da Doença Periodontal. In: GENCO, Robert J.,COHEN,Walter D., GOLDMAN, Henry M. Periodontia contemporânea. 2.ed. São Paulo. Santos Editora, p. mecânico da placa dental realizado pelo paciente. In: KRIEGER, Léo ( coord.). ABOPREV - Promoção de Saúde Bucal. São Paulo: Artes Médicas, Estela (coord

48 2 - Slides SOMENTE O NECESSÁRIO

49 2 - Slides Quais os erros mais comuns na elaboração de uma transparência? Dificuldade de ler a uma distância de 1,20m ou mais; Excesso de informações; Objetivos e conclusões não destacadas.

50 2 - Slides CUIDADO COM A DIAGRAMAÇÃO

51 2 - Slides A proposta deste estudo, que é uma exigência do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva na área de atenção à saúde do trabalhador, tem como objetivos verificar a aceitação da postura de trabalho de pé na percepção dos trabalhadores nos setores de costura de uma indústria calçadista de grande porte, descrever as possíveis alterações biomecânicas para a coluna vertebral com enfoque nas lombalgias e discutir os aspectos críticos sob o ponto de vista de fadiga. Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. O trabalho busca avançar com o conhecimento científico e o conhecimento proveniente do senso comum, procurando trazer, para um debate mais consistente, a manifestação direta daquele que executa a atividade no setor de costura: o trabalhador. Os setores de produção das indústrias de calçados constituem um segmento industrial de relevante significado econômico e social para o Estado do Rio Grande do Sul. Por conseguinte, a sua competitividade depende, entre outros fatores, da segurança nos postos de serviço, do bem-estar postural e da adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, o que também está ligado à Ergonomia e à qualidade de vida do trabalhador.

52 2 - Slides Distribua o texto em colunas
Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. O trabalho busca avançar com o conhecimento científico e o conhecimento proveniente do senso comum, procurando trazer, para um debate mais consistente, a manifestação direta daquele que executa a atividade no setor de costura: o trabalhador. Os setores de produção das indústrias de calçados constituem um segmento industrial de relevante significado econômico e social para o Estado do Rio Grande do Sul. Por conseguinte, a sua competitividade depende, entre outros fatores, da segurança nos postos de serviço, do bem-estar postural e da adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, o que também está ligado à Ergonomia e à qualidade de vida do trabalhador. A proposta deste estudo, que é uma exigência do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva na área de atenção à saúde do trabalhador, tem como objetivos verificar a aceitação da postura de trabalho de pé na percepção dos trabalhadores nos setores de costura de uma indústria calçadista de grande porte, descrever as possíveis alterações biomecânicas para a coluna vertebral com enfoque nas lombalgias e discutir os aspectos críticos sob o ponto de vista de fadiga.

53 2 - Slides QUANTO ESPAÇO USAR?

54 Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. O trabalho busca avançar com o conhecimento científico e o conhecimento proveniente do senso comum, procurando trazer, para um debate mais consistente, a manifestação direta daquele que executa a atividade no setor de costura: o trabalhador.

55 2 - Slides Deixe espaço em branco para o olho “respirar”
Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. O trabalho busca avançar com o conhecimento científico e o conhecimento proveniente do senso comum, procurando trazer, para um debate mais consistente, a manifestação direta daquele que executa a atividade no setor de costura: o trabalhador.

56 CUIDADO COM AS FONTES Não existe só Times New Roman

57 2 - Slides Nunca use fontes artísticas para o texto, apenas para título e subtítulos

58 2 - Slides JUSTIFICADO OU ALINHADO?

59 Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. O trabalho busca avançar com o conhecimento científico e o conhecimento proveniente do senso comum, procurando trazer, para um debate mais consistente, a manifestação direta daquele que executa a atividade no setor de costura: o trabalhador. Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. O trabalho busca avançar com o conhecimento científico e o conhecimento proveniente do senso comum, procurando trazer, para um debate mais consistente, a manifestação direta daquele que executa a atividade no setor de costura: o trabalhador. Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. O trabalho busca avançar com o conhecimento científico e o conhecimento proveniente do senso comum, procurando trazer, para um debate mais consistente, a manifestação direta daquele que executa a atividade no setor de costura: o trabalhador.

60 2 - Slides CAIXA ALTA ou caixa baixa?

61 Caixa alta somente para título
Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. O trabalho busca avançar com o conhecimento científico e o conhecimento proveniente do senso comum, procurando trazer, para um debate mais consistente, a manifestação direta daquele que executa a atividade no setor de costura: o trabalhador. OS INDICADORES DETECTADOS NA PESQUISA SE DESTINAM A INCENTIVAR NOVOS ESTUDOS, A FIM DE DESCOBRIR FATOS RELATIVOS A UM CAMPO BASTANTE DÚBIO E REFORÇAR OS CONCEITOS NA ANÁLISE DA MELHOR POSTURA DE TRABALHO NO SETOR DE COSTURA DA INDÚSTRIA CALÇADISTA, VISANDO MAIOR CONFORTO E BEM-ESTAR DOS TRABALHADORES. O TRABALHO BUSCA AVANÇAR COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO PROVENIENTE DO SENSO COMUM, PROCURANDO TRAZER, PARA UM DEBATE MAIS CONSISTENTE, A MANIFESTAÇÃO DIRETA DAQUELE QUE EXECUTA A ATIVIDADE NO SETOR DE COSTURA: O TRABALHADOR. Caixa alta somente para título

62 2 - Slides Quantidade Efeitos Combinação de cores Poluição no slide
Versão software Hardware disponível Realização de teste Revisão gramatical Figuras Referências

63 2 - Slides Quantidade Efeitos Combinação de cores Poluição no slide
Versão software Hardware disponível Realização de teste Revisão gramatical Figuras Referências

64 2 - Slides Quantidade Efeitos Combinação de cores Poluição no slide
Versão software Hardware disponível Realização de teste Revisão gramatical Figuras Referências

65 2 - Slides NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA

66 2 - Slides Quantidade Efeitos Combinação de cores Poluição no slide
Versão software Hardware disponível Realização de teste Revisão gramatical Figuras Referências

67 2 - Slides Cuidado com os erro de portuguez, pois a
QUANTO AO TEXTO (E APRESENTAÇÃO ORAL) Cuidado com os erro de portuguez, pois a credibilidade do aprezentador esta diretamente relassionada com todos os elememto da apresentassão. E importante demaiz fazê uma revizão do testo.

68 2 - Slides Quantidade Efeitos Combinação de cores Poluição no slide
Versão software Hardware disponível Realização de teste Revisão gramatical Figuras Referências

69 FIGURAS DE FUNDO? USAR 2 - Slides
Sim, mas com cuidado para não prejudicar a leitura do texto

70 Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. O trabalho busca avançar com o conhecimento científico e o conhecimento proveniente do senso comum, procurando trazer, para um debate mais consistente, a manifestação direta daquele que executa a atividade no setor de costura: o trabalhador.

71 Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. O trabalho busca avançar com o conhecimento científico e o conhecimento proveniente do senso comum, procurando trazer, para um debate mais consistente, a manifestação direta daquele que executa a atividade no setor de costura: o trabalhador.

72 Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. O trabalho busca avançar com o conhecimento científico e o conhecimento proveniente do senso comum, procurando trazer, para um debate mais consistente, a manifestação direta daquele que executa a atividade no setor de costura: o trabalhador.

73 2 - Slides Não exagere nos CLIPARTS!!!

74 2 - Slides CUIDADO COM A RESOLUÇÃO

75 2 - Slides

76

77 2 - Slides USE PRINCÍPIOS DE COMPOSIÇÃO

78 Alinhamento Simetria Ordem Hierarquia Oposição Contraste Simplicidade Equilíbrio…

79 2 - Slides CUIDADO COM O CONSTRASTE

80 Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. O trabalho busca avançar com o conhecimento científico e o conhecimento proveniente do senso comum, procurando trazer, para um debate mais consistente, a manifestação direta daquele que executa a atividade no setor de costura: o trabalhador. ‘ Evite situações como esta

81 2 - Slides O QUE SE VÊ NA TELA NÃO É O QUE SE VÊ IMPRESSO...

82 2 - Slides FAÇA SEMPRE UMA CÓPIA IMPRESSA

83 2 - Slides Quantidade Efeitos Combinação de cores Poluição no slide
Versão software Hardware disponível Realização de teste Revisão gramatical Figuras Referências

84 2 - Slides DEVO CITAR AS REFERÊNCIAS? SIM, COM O DEVIDO DESTAQUE

85 2 - Slides DESTAQUE AS CONCLUSÕES

86 3 - Ação Dinâmica Segura Descontraída Evitar: Estátua Leitura Bengalas

87 Debate

88 Grande questão Você está preparado? Emocionalmente Tecnicamente
Equilíbrio Tecnicamente

89 1 - Emocionalmente Bom humor Oportunidade de crescimento
Aceita críticas Age profissionalmente Não guarda rancor Mantém o equilíbrio

90 2 - Tecnicamente Acredita no que expõe Pode defender as idéias
Conhece corrente antagônica Bons argumentos Raciocínio organizado Clareza nas respostas

91 Princípios de atuação Comunicação eficiente é vital na atualidade: falhar pode significar “morrer na praia”; em outras palavras desperdiçar meses de dedicação a um projeto. Qualquer processo de comunicação eficiente deve necessariamente partir de raciocínio estruturado. A matéria prima básica é sempre conhecimento, que reside em nossas cabeças; dados e informações se limitam a sustentar seletivamente o conhecimento exposto, jamais são linha de frente de um processo de comunicação.

92 Princípios de atuação Atenção é o recurso mais escasso na atualidade. Temos poucos minutos para despertá-la e o recurso chave é demonstrar na abertura o impacto positivo que causamos no ambiente de atuação de quem nos ouve. Concisão : quanto mais concisa uma mensagem, tanto maior é o tempo de preparo. Simplicidade: chegar à simplicidade é complexo Exposição de idéias não deve ser lida: para tanto o conteúdo deve residir na cabeça e não no powerpoint. É a única forma imbatível de vencer a Lei de Murphy.

93 Reflexões finais Não existe fórmula mágica para fazer uma apresentação
A prática leva a excelência Não deve ser vista como uma obrigação, mas uma oportunidade de trocar idéias Esteja preparado para as críticas Chave para o sucesso: criatividade e persistência

94 Reflexões finais ELEMENTOS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO
- Esteja preparado Conhecer o assunto Esteja preparado para as respostas Não é nenhuma vergonha responder “não sei” - Mantenha a calma - Planeje seus gestos e posição das mãos - Atenção aos detalhes

95 Prof. Alexandre: alexandr@ucb.br
Muito Obrigado Prof. Alexandre: Perguntas???


Carregar ppt "IX Workshop Trabalho Final"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google