A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERNET SEGURA Vidas virtuais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERNET SEGURA Vidas virtuais"— Transcrição da apresentação:

1 INTERNET SEGURA - 2012 Vidas virtuais
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MAXIMINOS BIBLIOTECA ESCOLAR INTERNET SEGURA Vidas virtuais “É mais do que um jogo, é a tua vida!”

2 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MAXIMINOS BIBLIOTECA ESCOLAR
Para uma utilização crítica, segura e consciente OBJECTIVOS DA SESSÃO: (Re)conhecer situações de risco associadas à utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC); Conhecer formas de evitar/minorar situações de risco; Reflectir sobre os próprios comportamentos online. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MAXIMINOS BIBLIOTECA ESCOLAR

3 Para uma utilização crítica, segura e consciente
Para uma utilização crítica, segura e consciente Oportunidades… Riscos…

4 A WebRede: o mundo em mudança…
Oportunidades… Educação / Ensino Aprendizagem e actividades lúdicas Literacias (envio de documentos de qualquer parte do mundo, no momento, com indicação da recepção…) Participação activa, comunicação, envolvimento cívico Trabalho e Criatividade (recursos variadíssimos) Construção de conexões sociais. … e um recurso privilegiado, na sociedade e na escola.

5 A webRede, rede de preocupações…
Riscos… 12% das crianças e jovens, entre os 9 e os 16 anos, referem que já se sentiram incomodados ou perturbados através da Internet (Risks and safety on the Internet – The perspective of European Children – Eukids, 2010). Os riscos sexuais (ver ou receber imagens sexuais online) são os mais comuns, mas poucas das crianças expostas os acham nocivos (Risks and safety on the Internet – The perspective of European Children – Eukids, 2010). 29% das crianças europeias, dos 9 aos 16 anos, que usam a Internet já comunicaram com gente que não conheciam cara-a-cara, uma actividade que pode ser arriscada (Risks and safety on the Internet – The perspective of European Children – Eukids, 2010).

6 A webRede, rede de preocupações…
Riscos… Os jogadores estão, em média, 8 horas por semana a jogar online (saferinternet.org). Os jovens dormem menos 2 a 3 horas por noite do que há dez anos atrás (saferinternet.org). Em Janeiro de 2010, foram registados 18 milhões de pessoas no jogo online “Second Life”. O Facebook registou mais de 500 milhões de membros activos (saferinternet.org). Os utilizadores estão cerca de 700 biliões de minutos no Facebook todos os meses (saferinternet.org). Há 13 milhões de jogadores do “World of Warcraft (WoW)”, o maior jogo em plataforma virtual do mundo (saferinternet.org). [in comunicado de imprensa da APIS-Associação Plataforma Internet Segura]

7 “Estar online é mais do que um jogo. É a tua vida!”
Depende de ti! Cuida-te… O que farias se…?

8 Situação 1 – Redes Sociais

9 O que são redes sociais? O que é o perfil do utilizador? O que é o “perfil aberto” e o “perfil fechado”? Que dados podem ser publicados no perfil? Qual a diferença entre “amigos reais” e “amigos virtuais”? Quais os riscos associados a encontros com pessoas que se conhecem nas redes sociais? ATENÇÃO: há muita gente que cria falsas identidades! Não se pode acreditar em tudo o que se lê nos perfis do utilizador.

10 Situação 2 – Utilização segura do correio electrónico

11 Como funciona o correio electrónico?
As mensagens não podem ser retidas depois de enviadas. Por isso, devemos pensar bem antes de as enviar. É muito fácil reenviar mensagens a terceiros, identificando a fonte inicial… A protecção da conta de é a “palavra-chave”. Se a cedermos, mesmo que seja a amigos, corremos o risco de alguém usar o nosso … É conveniente saber o funcionamento dos campos “Para”, “Cc” e “Bcc”. Ao utilizarmos o campo “Bcc” evitamos que os endereços de se propaguem de cada vez que alguém reenvia a mensagem. Estamos a combater o SPAM. Cuidado com o phishing : mensagens com ligações para sítios da Internet que podem infectar o nosso computador e roubo de dados pessoais. ATENÇÃO: apagar as mensagens vindas de remetentes desconhecidos.

12 Situação 3 – Cyberbullying

13 O que é o Cyberbullying? O que fazer quando se é vítima de Cyberbullying? Deve guardar-se as mensagens ofensivas. Elas servem de prova e revelam indícios que ajudam as autoridades a identificar os autores. Não retribuir com a mesma moeda, enviando mensagens ofensivas. Ninguém deve agir como os agressores, mesmo que já tenha sido vítima de Cyberbulling. As redes sociais, o , o telemóvel e outros meios tecnológicos podem ser também veículos de Cyberbulling. Atenção: é preciso tomar medidas para evitar/minimizar os efeitos do Cyberbulling. Que medidas?

14 Situação 4 – Regras de conduta na Internet

15 O que é o Bullying e o Cyberbulling?
Que medidas podem ser tomadas para evitar/minimizar os efeitos do Cyberbullying? - Não atender chamadas de números não identificados. - Ter garantida a confidencialidade de “palavras-chave”, que nunca devem ser divulgadas aos amigos; - Ter muito cuidado com a publicação de fotografias pessoais, já que elas podem vir a ser digitalmente manipuladas. - Ter em atenção que os níveis de privacidade das redes sociais são muito discutíveis. Regras de conduta na Internet: O que é uma netiqueta? Enunciar algumas regras de netiqueta. Evitar escrever em letras maiúsculas. Pensar muito bem antes de clicar/enviar. Tratar os outros como gostamos que nos tratem a nós. Evitar reenviar mensagens.

16 Situação 5 – Direitos de autor

17 O que são os direitos de autor?
Existe música disponibilizada gratuitamente na Internet? Algumas bandas tornaram-se famosas graças a partilhas feitas na Internet. Todos temos o direito de ser pagos pelo nosso trabalho; ao comprar um CD, a Ana está a contribuir para que os músicos possam continuar o seu trabalho. As licenças creative commons permitem que se utilize obras de outros autores sem lhes pedir autorização, uma vez que esta já foi previamente concedida. Atenção: Retirar informação da Internet, sem autorização, é crime. É fundamental que se identifiquem as fontes de informação.

18 Situação 6 – Jogos online

19 * O que é um griefer? Como lidar com um griefer? * Alguns cuidados:
* O que são jogos online? Que tipo de jogos jogam os alunos? São online? * O que é um griefer? Como lidar com um griefer? * Alguns cuidados: Evitar informações pessoais (nome, morada, contactos, etc.); Utilizar nomes de ecrã (alcunhas) que não revelem dados pessoais; Evitar que discussões online possam passar para a vida real; Não arriscar encontros com pessoas que apenas se conhecem de ambientes virtuais; Não transportar para a realidade as situações de jogos; Falar com adultos (pais, professores, etc.) sobre situações embaraçosas que possam ou tenham mesmo acontecido.

20 Depende de ti! Cuida-te…
Procedimentos frequentes de “predadores” na Internet Oferecem atenção, carinho, amabilidade e dinheiro; Interessam-se pelos jovens e manifestam simpatia relativamente aos seus problemas; Aproveitam temas de interesse dos jovens, como música, moda, passatempos e actualidades; Nas conversas abordam temas dum modo aberto e descontraído, com o propósito de acabar, aos poucos, com as inibições dos jovens; Divulgam imagens pornográficas; Aliciam as suas vítimas por telefone e procuram combinar encontros. Depende de ti! Cuida-te…

21 FIM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MAXIMINOS BIBLIOTECA ESCOLAR
Vidas Virtuais “É mais do que um jogo, é a tua vida!” ATENÇÃO: Apesar de todos os perigos, o pior é que só vejamos os riscos e não os benefícios da Internet, ou seja: O pior é não a usar! FIM [Apresentação construída com materiais disponíveis na Internet, no âmbito da SEGURA NET 2012]

22 http://w3.dren.min-edu.pt/gift/tvktve/rotas.htm (DREN)
Foto online Sara online


Carregar ppt "INTERNET SEGURA Vidas virtuais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google