A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos da Psicopedagogia Fundamentos da Psicopedagogia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos da Psicopedagogia Fundamentos da Psicopedagogia"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Psicopedagogia Fundamentos da Psicopedagogia
Carla Emanuelle Fundamentos da Psicopedagogia Carla Emanuelle

2 “ A Psicopedagogia é uma (nova) área de atuação profissional que tem, ou melhor, que busca uma identidade e que requer uma formação de nível interdisciplinar” (Lino de Macedo, 1992)

3 Psicopedagogia “Área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades e que, numa ação profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sistematizando-os” ( Scoz, 1992)

4 Posiciona-se para compreender os processos do desenvolvimento
e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias áreas e estratégias pedagógicas.

5 O Psicopedagogo É um pesquisador permanente, um sujeito que, a cada movimento, ação e conduta enquanto profissional, busca alternativas para os dilemas, tensões,limites que lhe surgem, vislumbrando sempre novas possibilidades.

6 E AINDA ENQUANTO PESQUISADOR...
Compreender como ocorre os processos de aprendizagem e entender as possíveis dificuldades situadas neste movimento. Para tal, faz uso da integração e síntese de vários campos do conhecimento,tais como a Psicologia, a Psicanálise, a Filosofia, a Sociologia, a Pedagogia, a Neurologia, a Neuropedagogia, entre outros.

7 RESGATE HISTÓRICO O Movimento da prática Psicopedagógica no Brasil sofreu grande influência das idéias desenvolvidas na Argentina; O corpo teórico que constitui a fundamentação da psicopedagogia no Brasil é formado por grandes nomes argentinos: Sara Paín,Jorge Visca, Alícia Fernandez e outros; A Psicopedagogia nasceu na Europa,no século XIX;

8 RESGATE HISTÓRICO A prática psicopedagógica desenvolveu-se na França que, influenciou a prática Argentina, que por sua vez, influenciou a prática Brasileira; George Mauco foi o fundador do primeiro centro médico-psicopedagógico na França; Primeiras articulações entre a medicina, a psicologia, psicanálise e pedagogia para a solução dos problemas de comportamento e de aprendizagem.

9 RESGATE HISTÓRICO O termo Psicopedagogia curativa foi adotado por Janine Mery para caracterizar a ação terapêutica dos aspectos Pedagógicos e Psicológicos no tratamento de crianças com fracasso escolar; O séc. XIX marcou o interesse de vários estudiosos em compreender e atender os portadores de deficiências sensoriais, debilidade mental e outros problemas relacionados à aprendizagem. Os pioneiros no tratamento das dificuldades de aprendizagem.

10 TRÊS CONOTAÇÕES DE ATUAÇÃO
Prática clínica: consultório individual-grupal –familiar,em instituições educativas e sanitárias; Construção teórica: permeada pela prática de forma que, a partir desta, a teoria psicopedagógica possa ser tecida; Tratamento psicopedagógico – didático: se constitui num espaço para a construção do olhar e da escuta clínica – a análise do próprio aprender –que configuram a atitude psicopedagógica.

11 ETIOLOGIA

12 PSICOPEDAGOGO CLÍNICO
Reelabora o processo de aprendizagem Propicia a construção do saber Devolve ao sujeito o prazer de aprender Pp –testemunha- “insigth” Resgate da autonomia Cardápio individual- flexível Há folga para trabalhar o desejo Espaço para rastrear a meta Objetivo – dirigido para a história do sujeito – rede situações familiares Uso da metodologia clínica Está dirigida à história do sujeito porque a demanda é a cura.

13 PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL
Administra ansiedades Cria clima harmonioso nos grupos de trabalho Colabora com a construção do conhecimento Identifica obstáculos no processo de aprendizagem e desenvolvimento Implanta recursos preventivos,conscientizando os conflitos de fragmentação do conteúdo e da não formação de grupos Se dirige ao aluno como aprendente e ao professor como ensinante Clareia papéis e tarefas no grupo

14 “O objeto da psicopedagogia não é então, no meu ponto de vista, o conteúdo ensinado ou o conteúdo apreendido ou não-aprendido. São os posicionamento ensinantes e aprendentes, e a intersecção problemática (nunca harmônica) mas necessária, entre o conhecer e o saber.” (Fernàndez, 2001, p.55)

15 APRENDIZAGEM

16 A APRENDIZAGEM Visca APRENDIZAGEM

17 Aprendizagem é o resultado de uma construção(princípio construtivista) dada em virtude de uma interação(princípio interacionista) que coloco em jogo a pessoa total (princípio estruturalista). (Visca, 1987)

18 A partir do conhecimento do processo de aquisição da aprendizagem, o especialista em psicopedagogia consegue detectar que situações podem estar influenciando negativamente este processo, ou  que mecanismos o aprendiz  está utilizando que podem estar dificultando  sua aprendizagem. É importante observamos e analisarmos o sistema familiar, escolar e social em que está inserida, além do seu próprio processo de aprendizagem, para podermos detectar o que pode estar obstaculizando esta aquisição.

19 Uma dificuldade de aprendizagem não é vista como patogenia e sim como um obstáculo que pode estar dificultando este processo Estes obstáculos são classificados como epistêmico, epistemofílico, epistemológico e funcional.

20 Obstáculo Epistêmico - refere-se a estrutura cognitiva do aprendiz, que deriva do nível de operatividade da estrutura cognitiva alcançada, ou seja ninguém pode aprender além do que sua estrutura cognitiva permite. Obstáculo Epistemofílico - é utilizado para designar o vínculo afetivo que o aprendiz estabelece com os objetos e situações de aprendizagem.

21 Obstáculo Epistemológico - está relacionado ao meio cultural em que o aprendiz está inserido. Quando uma criança de um meio cultural desfavorecido é inserida em outro com melhores condições, poderá apresentar o que denominamos de obstáculo epistemológico. Crianças que acompanham os pais em países diferentes do seu de origem, poderão demonstrar uma dificuldade inicial de adaptação ao idioma e costumes

22 Obstáculo Funcional Corresponde às diferenças de funcionalidade da estrutura do pensamento, como as desigualdades entre os aspectos figurativos e operativos, as formas de oscilações deste pensamento, a impossibilidade de usar certas justificativas, ... enfim, de que maneira o pensamento do aprendiz acontece.

23 ENTÃO A PSICOPEDAGOGIA
Identifica os aspectos que poderão estar obstaculizando a aprendizagem e inicia-se o processo de modificação destes obstáculos, através da atuação do psicopedagogo.

24 Atividade Avaliativa 1- Em sua opinião, o olhar psicopedagógico traz avanços para a atuação de educadores? Por quê? 2- Durante muito tempo adotamos uma postura medicalizante do fracasso escolar quando, na verdade, a aprendizagem não se processa somente no plano biológico, nem se resolve plenamente pela ajuda de profissionais vinculados à área da saúde. Quais são os outros aspectos e como eles interferem no ato de aprender? 3- Quais são as áreas de atuação da Psicopedagogia no Brasil? Quais as características de cada uma delas? 4- Na sua opinião, de que maneira as práticas pedagógicas podem interferir na aprendizagem dos alunos?

25 Atividade Reflexiva Você está vendo neste módulo vários aspectos acerca da abrangência da Psicopedagogia e sobre o seu objeto de estudo. A Psicopedagogia em sua construção histórica, recebeu influências de muitas áreas, porém tem a nomenclatura fazendo referência à Psicologia e Pedagogia. Portanto reflita e comente sobre a seguinte afirmativa: “A Psicopedagogia utiliza-se de diversas lentes e agentes para compreender o processo de aprender do ser humano.”


Carregar ppt "Fundamentos da Psicopedagogia Fundamentos da Psicopedagogia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google