A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Partido de Jovens Inovadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Partido de Jovens Inovadores"— Transcrição da apresentação:

1 Partido de Jovens Inovadores
Trabalho realizado por: Joana Sousa Nº7 Margarida Sousa Nº15 Sofia Almeida Nº22

2 Índice Quem somos? A melhorar na escola
Sugestões de melhoria na escola O que está bem na escola A melhorar em Valongo Sugestões de melhoria para Valongo O que está bem em Valongo Entrevista ao Vice - Presidente da Câmara de Valongo

3 Quem somos? Somos representantes do Partido de Jovens Inovadores.
Constatámos que em Valongo, inclusivé na nossa Escola, ainda há muito a fazer. Se acreditar em nós e votar no nosso partido, prometemos uma Escola e um Concelho melhor.

4 A melhorar na escola: Comida servida na cantina;
Más condições e segurança nos balneários: temperatura da água dos chuveiros, sanitas e torneiras avariadas e falta de papel higiénico; Som da campainha, não audível, nalguns espaços da escola; Bebedouros sujos;

5 Organização dos pavilhões;
Falta de laboratórios; Temperatura das salas de aula; Jardins.

6 Sugestões de melhoria na escola:
Substituição da empresa que fornece a comida; Haver maior controlo da qualidade/quantidade da comida; Limpeza e/ou substituição das sanitas, torneiras e bebedouros; Melhorar a vigilância nos balneários para que haja mais segurança.

7 Equipar uma sala – laboratório (CN e CFQ);
Melhorar a climatização das salas; Proceder à limpeza e plantação dos jardins.

8 O que está bem na escola:
Bom ambiente escolar; Material de ginásio; Biblioteca; Resultados escolares.

9 A melhorar em Valongo: Transportes; Estradas; Limpeza de matas e ruas;
Segurança nas ruas; Margens dos rios.

10 Sugestões de melhoria para Valongo:
Alargar os itinerários dos autocarros; Melhorar o pavimento de algumas estradas; Melhorar o funcionamento das equipas de limpeza das matas e ruas;

11 Reforçar a segurança policial nas ruas;
Controlar a urbanização nas margens dos rios e proceder à limpeza dos mesmos.

12 O que está bem em Valongo:
Rotundas; Pavilhões desportivos; Biblioteca; Comércio;

13 Percurso pedestre (o que passa na aldeia de Couce);
Jardins públicos; Parque paleozoico de Valongo; Parques temáticos.

14 Entrevista ao vice - presidente da Câmara Municipal de Valongo – Dr
Entrevista ao vice - presidente da Câmara Municipal de Valongo – Dr. Hélio Fernando Silva Rebelo Data: 21/02/2013

15 1. Quais são os órgãos políticos numa Câmara Municipal?
R: “O Município de Valongo tem 2 órgãos autárquicos: a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal. Câmara Municipal – órgão onde está presente o Presidente e os Vereadores; Assembleia Municipal – órgão que fiscaliza a atividade da Câmara, onde grandes deliberações são tomadas e é constituída pelos deputados municipais que são regidos por uma mesa onde há um presidente (da assembleia municipal) e dois secretários”.

16 1.1 Quem são os representantes desses órgãos?
R: “Câmara Municipal – Presidente da Câmara e Vereadores (nº dependente da população do concelho). Valongo tem 9 Vereadores. Assembleia Municipal – constituída pelos membros da assembleia, ou seja, os deputados municipais, cujo nº se calcula pela fórmula seguinte: 3 x o nº de Vereadores, logo em Valongo são 3 x 9 = 27, mais os presidentes das Juntas de Freguesia (5 em Valongo). No total são então 32 (27+5) elementos na Assembleia Municipal”.

17 1.2 Como são eleitos esses representantes?
R: “De 4 em 4 anos há eleições autárquicas. Sempre que há eleições os partidos políticos formam listas. Desde há alguns anos para cá também grupos de cidadãos independentes podem formar associações/grupos de cidadãos. Depois, antes do ato eleitoral, submeta-se a candidatura a tribunal, verifica-se se todas as pessoas têm capacidade para serem candidatos e há a eleição. Depois os 9 lugares da vereação e os 32 na assembleia são distribuídos pelo método de Hondt , método matemático que faz a distribuição dos lugares pelos partidos que concorreram”.

18 2. Quantas vezes reúne a Assembleia Municipal?
R: “Ordinariamente 4 vezes por ano. Depois, sempre que solicitado, por exemplo pela Câmara Municipal, por 1/3 dos seus membros, reúne de forma extraordinária. Pode a própria mesa da Assembleia Municipal solicitar uma reunião, caso haja algo importante que o justifique. Neste caso vai ser esse assunto o ponto único da reunião”.

19 3. Como é eleito o Presidente da Câmara?
R: “Quando há eleições autárquicas todas as listas dos partidos tem o nº 1 da lista, ou seja a primeira pessoa da lista. O partido que ganhar as eleições será o seu nº1 o próximo Presidente da Câmara”.

20 4. Como ficam representados os partidos que não ganham as eleições?
R: “Aplica-se então o método matemático de Hondt, que faz a distribuição dos votos dos partidos pelos lugares, até preencher, no caso da Câmara de Valongo, os 9 lugares disponíveis. Ou seja, todos os partidos podem ter representantes, desde que tenham votos suficientes.”

21 5. Quais as principais funções do Presidente da Câmara?
R: “O Presidente da Câmara tem várias funções, mesmo muitas, como é o caso das relacionadas com: A cultura; A educação - escolas primárias (obras e manutenção); A ação social – atribuição de casas a certas famílias; Os serviços autárquicos ; O urbanismo – regras de construção de casas,... O ambiente – nomeação de zonas protegidas,...

22 O Presidente tem todas estas tarefas
O Presidente tem todas estas tarefas. A Câmara funciona como se fosse uma pirâmide, em que o Presidente está no topo e vai dando instruções, de acordo com as orientações e o programa que ele se propôs executar no ato eleitoral. Ele vai dando soluções para que as coisas sejam feitas, ao encontro dos desejos dos munícipes. Quando há reuniões da Câmara o Presidente gere os trabalhos e coordena a reunião. Há ainda o lado institucional que é o Presidente representar o município fora de Valongo, por exemplo numa reunião com ministros.”

23 5.1. E dos representantes dos partidos da oposição?
R: “Os representantes dos partidos da oposição também estão representados na Câmara, como Vereadores da oposição e tem grande responsabilidade fiscalizando o que está a ser feito pelo Presidente da Câmara e Vereadores que lideram a Câmara. Se não houvesse oposição, as coisas eram feitas de uma maneira não tão clara, não tão esclarecedora. Eles estão cá para avisar, fazer críticas(construtivas) e ajudar a Câmara a gerir, dando inclusivé sugestões. O mesmo acontece na Assembleia Municipal.”

24 6- O que são os vereadores duma câmara?
R: “Os vereadores de uma câmara são as pessoas que são responsáveis pelas áreas temáticas. Na câmara tendo no seu topo o presidente, cada vereador fica com uma área de assuntos, por exemplo, um fica com a cultura, outro com o desporto, com a juventude e outro com o urbanismo, com a s obras municipais e com a logística, e outro que fica com a educação e com a ação social. Cada um destes vereadores especializa-se numa única área onde cada qual tem uma função. Quando por exemplo decorre uma reunião na câmara, dependendo do assunto da mesma, é chamado um vereador que tenha a ver com essa área. Neste caso o presidente da câmara sabe de tudo um pouco mas também tem os seus colaboradores ou seja os vereadores.”

25 7- Acha que a cidade esta bem organizada?
R: “Na cidade de Valongo há certas coisas que podiam estar melhor, mas não podemos dizer que Valongo seja uma cidade mal organizada pois ainda é uma cidade relativamente pequena mas com muitas zonas verdes e rede de transportes o que faz com que aqui em Valongo seja muito fácil de entrada. Valongo é uma cidade que ainda pode crescer pois tem bastantes zonas verdes. Há obviamente alguns aspetos que podiam ser melhorados mas em aspeto geral penso que o município de Valongo esta bem organizado.”

26 8-Como pensa que esta a situação de emprego em Valongo?
R: “A situação de emprego em Valongo, vindo ao encontro do que está a acontecer no nosso país, em Valongo ainda temos algum problema de emprego. Pensamos que estão a ser feitas coisas que na nossa espectativa podem criar mais emprego brevemente. Nas zonas industriais podem surgir grandes empresas à medida que estas vão crescendo e é natural que se fixem em Valongo trazendo assim algum emprego para os cidadãos. Uma coisa que Valongo não tem alcançado é a procura uma vez que todo o país também está a passar por esta situação de falta de consumo. Mas acreditamos que o nosso conselho terá mais consumo do que nos concelhos vizinhos.”

27 9 - O que pensa sobre o ensino nas escolas de Valongo?
R: “O ensino nas escolas de Valongo analisando pelas médias a nível nacional, é muito bom. O problema nas escolas é que alguns equipamentos das escolas não têm propriamente as melhores condições. Uma vez que a autarquia só fez mudanças nas escolas primárias cá em Valongo há melhores escolas primárias do que propriamente as preparatórias e as secundárias. Os alunos ficam um pouco desorientados quando passam para as escolas preparatórias pois as condições são muito diferentes, tendo impacto na própria aprendizagem dos alunos.”

28 10 - Quais são as suas sugestões para melhorar Valongo?
R: “Na minha opinião Valongo é uma cidade onde se entra e sai facilmente e onde também existe uma grande rede de exportação tornando assim Valongo uma cidade muito bem situada. Nota-se que as pessoas começam a visitar mais Valongo e a experimentar algumas atividades. Apesar de tudo Valongo é uma boa cidade.”


Carregar ppt "Partido de Jovens Inovadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google