A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química 2012/2013 Escola Secundária Caldas das Taipas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química 2012/2013 Escola Secundária Caldas das Taipas"— Transcrição da apresentação:

1 Química 2012/2013 Escola Secundária Caldas das Taipas
Alimentação e saúde

2 Metais no corpo humano Metais essenciais : Sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, zinco, cobalto, níquel, crómio, molibdénio e o selénio. Metais tóxicos: Arsénico, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho e tungsténio. Nota: Um metal essencial á vida humana é um metal em que a sua ausência na alimentação causa danos no organismo, por outro lado os metais tóxicos não são necessários no organismo humano podendo causar danos em vários órgãos.

3 Função de alguns metais no organismo humano
Ferro: Actua na síntese das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigénio a todas as células do corpo. Cálcio: Componente vital para a constituição óssea e dentária. É também importante para a transmissão nervosa e batimento cardíaco. Potássio: É importante para o funcionamento dos nervos e músculos.

4 Formação da Carie Dentária – O processo
Desmineralização e mineralização Devido ao controle do placa bacteriana,à presença de saliva, entre outros factores, os dentes sofrem contínuos processos de desmineralização seguida por mineralização . Quando a hidroxiapatite ( esmalte que cobre os dentes) se dissolve, num processo chamado desmineralização, os iões dispersam-se na saliva: Ca5(PO4)3OH(s) ⇄ 5Ca2+(aq) + 3PO43-(aq) + OH-(aq)

5 Sendo os fosfatos de metais alcalino-terrosos pouco solúveis, esta reacção não se dá com grande extensão no sentido directo. A mineralização é a reação inversa que funciona como uma defesa natural do organismo contra a cárie.

6 Ácido acético e o ácido láctico
Após uma refeição, as bactérias existentes na boca decompõem parte dos alimentos, produzindo Ácido acético e o ácido láctico sendo A sua produção máxima após ingestão de alimentos doces e A diminuição do pH leva à diminuição da [OH-] O que leva Ao início da cárie dentária

7 A desmineralização, em última análise, resultado do amolecimento da estrutura do dente, permite, em seguida, mais colonização do sítio doente por algumas espécies de bactérias. A diminuição do pH leva à diminuição da concentração de OH-, segundo o princípio de Le Châtelier a diminuição da concentração de OH- provoca um deslocamento da reação no sentido direto , ou seja , ocorre a desmineralização.

8 Ca5(PO4)3OH (s) ⇄ 5Ca2+ (aq) + 3PO43- (aq) + OH- (aq)
No processo da prevenção da cárie o ião fluoreto interfere no equilíbrio mineralização/desmineralização que envolve o esmalte dos dentes. Reação desmineralização/mineralização: Ca5(PO4)3OH (s) ⇄ 5Ca2+ (aq) + 3PO43- (aq) + OH- (aq) Na presença de fluor: 5Ca2+ (aq) + 3PO43- (aq) + F- (aq) ⇄ Ca5(PO4)3F (s)

9 Outras atitudes para prevenir a cárie
As frutas frescas e verduras cruas são chamadas de alimentos detergentes; Diminuir o consumo de açúcar;

10 Prevenção de cárie Já no Antigo Egipto se preocupavam com a saúde oral, tendo sido os egípcios a produzir a primeira pasta de dentes- à cerca de 4 mil anos- que era um material à base de pedra-pomes pulverizada e vinagre. No séc. XIX alguns médicos observaram que o fluor tinha efeitos sobre os dentes , daquela época até aos dias de hoje muito se avançou na compreensão do efeito dos compostos com fluor sobre os dentes.

11 Amalgamas As amalgamas de chumbo não possuem chumbo , são uma liga de mercúrio; o mercúrio é um metal tóxico que se evapora à temperatura de 25ºC, e a nossa boca tem uma temperatura de 36˚ ambiente, por isso mercúrio das amálgamas evapora-se continuamente impregnando todos os tecidos.

12 Importância do leite como fonte de cálcio e proteínas
Uma elevada ingestão de leite e produtos lácteos na infância e adolescência está relacionado com elevada densidade de massa óssea na vida adulta e na menopausa. Um litro de leite disponibiliza cerca de 35g de proteínas; As proteínas do leite são de fácil digestão; Manutenção da massa muscular.

13 Quais as diferenças leite e os outros alimentos na disponibilização de cálcio?
Existe uma distinção importante: o leite e os seus derivados cedem cálcio de fácil absorção pelo organismo, enquanto que os outros alimentos contêm substâncias que impedem que o cálcio que possuem seja facilmente cedido ao organismo e absorvido.

14 “Alimentos muito ricos”
O morango é uma fruta que contém uma grande quantidade de vitamina C , que preserva os ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos, aumenta a absorção de ferro, ajuda o sistema imunológico e aumenta a cicatrização. Possui vitamina B5 e Ferro(Fe) mas em menor quantidade.

15 Vitamina C

16 Vitamina B5 Fórmula Química:C9H17NO5
Nomenclatura: N-(2,4-di-hidróxido-3,3-dimetill-1-oxobutil)-3-aminopropanóico A vitamina B5, também conhecida como ácido pantoténico ou pantotenato (a união correspondente ao ácido pantoténico) é uma vitamina que ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress e no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares.

17 “Alimentos muito ricos”
A cenoura é muito rica em vitamina A , ideal no combate aos problemas da visão. Apresenta também uma grande abundância em sais minerais: ferro (combate a anemia), cálcio (ossos e dentes), potássio (K), fósforo(P), níquel(Ni), cobre(Cu), iodo e manganês (Mn).

18 Vitamina A Formula química: C20H30O Nomenclatura:3,7-dimetil-9-(2,6,6-trimetil-1-ciclohexeno-1-il)-2,4,6,8-nonatetraen-1-ol Vitamina A é talvez a vitamina mais importante, é também chamada de retinol. A sua principal função está relacionada com a visão, mas possui outras funções como por exemplo: o desenvolvimento dos ossos ;a ação protetora da pele e a participação no fortalecimento do sistema imunitário.

19 “Alimentos muito ricos”
A acerola rica em vitamina C( possui 40 vezes mais vitamina C do que a laranja), que exerce um efeito preventivo e curativo em caso de doenças infeciosas.

20 “Alimentos muito ricos”
A banana é rica em: Hidrocarbonetos, que fornecem energia ao organismo; Potássio (K), que contribui para o bom funcionamento dos músculos; Vitamina B6, que é essencial para a formação de células do sangue e de substâncias para o cérebro;

21 Hidrocarbonatos Um hidrocarboneto é um composto químico constituído essencialmente por átomos de carbono e de hidrogénio, mas podem juntar-se a estes átomos de oxigénio (O), azoto ou nitrogénio (N) e enxofre (S) dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais. São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos.

22 Vitamina B6 Fórmula química: C8H11NO3
Nomenclatura: 4,5-Bis (hidroximetil) - 2-metilpiridin-3-ol A piridoxina ou vitamina B6 auxilia na respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas; na falta desta vitamina( o que é raro) pode ocorrer: dermatite, anemia, gengivite, feridas na boca e na língua, náusea e nervosismo.

23 Pão é fabricado a partir de:
farinha de diferentes cereais, amassada, depois ocorre fermentação(pelas leveduras) e seguidamente é cozida no forno. Fibras Ferro Vitaminas Hidratos de carbono Cálcio Amido É a fonte de nutrientes para as leveduras e fornece energia ao organismo promovendo o seu funcionamento.

24 Fermento Biológico Fermentação é vida sem oxigénio (Louis Pasteur)
C6H12O6 (s) 2CO2 (g) + 2C2H5OH (l) kJ 2.O dióxido de carbono libertado a fermentação faz o pão aumentar de volume e provoca as “bolhinhas” que vemos no pão. 1. Saccharomyces cerevisiae (levedura)

25 Azia/Pirose A azia (também conhecida como refluxo ácido) ocorre quando o ácido, que normalmente se encontra sobre o revestimento de proteção do estômago, reflui para o esófago . Como no esófago não existe uma barreira protetora , o ácido irrita e danifica o revestimento do mesmo. Isto provoca sintomas dolorosos, como por exemplo, ardor, dor (por trás do esterno) e uma sensação de enjoo (normalmente descrita como "mau sabor na boca").

26 Causas A azia tende a ocorrer após uma refeição.
Forma como comemos: grandes refeições, rapidamente, antes de deitar, de forma irregular. Tipos de alimentos que ingerimos: alimentos gordurosos, alimentos relaxantes( chocolate e hortelã), alimentos picantes , excessivo consumo de frutas cítricas. Tipos de bebidas que ingerimos: com cafeína e álcool, bebidas muito quentes e sumos de citrinos Outros fatores: alguns medicamentos, consumo de tabaco, ter excesso de peso e usar roupa apertada.

27 Como evitar a azia Controlar o seu peso , e fazer várias refeições (pequenas) ao longo do dia; Não comer tarde ou em andamento.; Dormir com o tronco ligeiramente elevado usando almofadas como suporte. Evitar comida picante, ácida ou gordurosa. Cortar no álcool, cafeína bebidas muito quentes. Não fumar. Relaxar – o stress pode provocar um abrandamento do sistema digestivo.

28 Tratamento da Azia Antiácido
Os antiácidos aliviam a dor utilizando bases, assim neutralizam o ácido do estômago. Exemplos: Alka-Seltzer, Gaviscon. Plantas Medicinais Algumas plantas medicinais auxiliam no alívio dos sintomas da azia. Dentre elas a camomila , o alcaçuz destacam-se. Outros exemplos são a batata, cenoura, alga coralina e hortelã.

29 Inibidores de bombas de protões
São medicamentos que reduzem a produção de ácido gástrico. Eles inibem a bomba de protões que produz ácido no lúmen estomacal. Exemplos desses medicamentos são: omeprazol, esomeprazol e lansoprazol.

30 2º Período

31 Açúcar Açúcar é um grupo de hidrocarbonetos que são solúveis em água, tais como: a sacarose, a maltose, a lactose, a frutose, a glicose, etc. O amido e a celulose são hidrocarbonetos, mas não são solúveis em água, sendo assim, não são açúcares. Exemplo de açúcares

32 Sacarose Fórmula químico:(C12H22O11)
Nomenclatura: 2-[3,4-dihidroxi-2,5-bis(hidroximetil)tetrahidrofuran-2-il]oxi-6-(hidroximetil)oxano-3,4,5-triol

33 Frutose Fórmula química:C6H12O6
Nomenclatura: (2R,3S,4R,5R)-2,5-Bis(hidroximetil)oxolane-2,3,4-triol

34 Glicose Símbolo químico:C6H12O6
Nomenclatura: 6-(hidroximetil)oxano-2,3,4,5-tetrol

35 Cristal Açúcar Refinado Mascavado Cana de açúcar Açúcar branco
Açúcar escuro, branco, húmido O enxofre forma o produto branco Não passa pelo refinamento Extrai as vitaminas e os sais minerais Conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais

36 ÓMEGA3 O que é ? Onde se encontra?
Quais os benefícios da sua ingestão? Curiosidades ÓMEGA3

37 O que é? O ómega-3 é um tipo de gordura, conhecido como ácido gordo essencial pois é muito importante para a saúde. O corpo humano não é capaz de produzir ómega -3, tendo que obtê-lo da alimentação. O “bom” ómega 3 é o de cadeia longa (ácidos gordos de cadeia longa), e aqueles com poucos benefícios para a saúde, são os ácidos gordos de cadeia curta. Fórmula química: CH3CH2CH=CH(CH2)n COOH (em que n quase sempre, é um número ímpar, de forma que o ácido tenha um número par de carbonos na cadeia).

38 Onde se encontra? As melhores fontes de omega-3 são:
os peixes (bacalhau, salmão,atum e sardinha); semente de linhaça; castanhas e nozes; vegetais (azeite, óleo de soja); vegetais de folhas verdes escuro.

39 benefícios da sua ingestão
Atividade anti-inflamatória; Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e; Redução da pressão arterial. Ajuda a evitar algumas doenças como: Diabetes; Asma; AVC; Alguns tipos de cancro

40 curiosidades Alguns estudos também indicam que o Ómega 3 traz benefícios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunológico. Recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 porções de peixe, que contenham ómega-3 por semana, mas se for possível incluir outras fontes de ómega-3 maiores serão os benefícios.

41 A água é fundamental para a vida
oferece o meio no qual ocorrem processos metabólicos celulares. processos de : Digestão; Absorção; Circulação; Excreção. constitui o meio de transporte de nutrientes para as células. substrato de várias reações orgânicas.

42 A água no organismo No nosso organismo a água distribui-se em duas divisões: Compondo os líquidos intracelular (água contida nas células) e extracelular (água contida no plasma, linfa e secreções e ainda a água intercelular, que está ao redor das células). A água que compõe os líquidos extracelulares une as células entre si, com seus sistemas orgânicos e com seu ambiente exterior, enchendo-as de substâncias nutritivas, energéticas, plásticas, vitais, e recolhendo os seus resíduos finais metabólicos, conduzindo-os para o exterior A água que compõe os líquidos intracelulares são responsáveis pelas reações bioquímicas que ocorrem nas células.

43 Qual a percentagem de água presente no corpo?
O conteúdo total de água no corpo de um adulto corresponde a % do seu peso corporal. Quanta água o nosso corpo perde por dia? Em condições normais o nosso corpo perde diariamente mL. Quanto água devemos ingerir por dia? A quantidade água que devemos ingerir por dia depende da nossa idade, peso e exercício físico, mas em média devemos ingerir 1,5 L.


Carregar ppt "Química 2012/2013 Escola Secundária Caldas das Taipas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google