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COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO

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Apresentação em tema: "COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO
JOSÉ AURÉLIO PEREIRA

2 CORREÇÃO ESTUDOS DISCIPLINARES
JOSÉ AURÉLIO PEREIRA

3 Merchandising

4 conjunto de processos ou atividades destinados a valorizar os produtos e serviços aos olhos do cliente.

5 forma de aumentar a possibilidade da tomada de decisão para a efetivação da compra.

6 todo o cenário que a loja passa para motivar o cliente a entrar, desejar e comprar os produtos.

7

8 USA técnicas de lay out para FACILITAR a movimentação das pessoas na loja. A iluminação, as cores, o arranjo e a exposição dos produtos. É encantar os clientes em segundos.

9 PROPORCIONA informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços; MOTIVA e INFLUENCIA as decisões de compra dos consumidores.

10 Merchandising é uma ferramenta do MKTG formada pelo conjunto de TÉCNICAS responsáveis pela informação e APRESENTAÇÃO destacada dos produtos no PV de maneira tal que acelere sua rotatividade.

11 PODE usar a PROPAGANDA (quando divulga ofertas na mídia) como a PROMOÇÃO DE VENDAS (quando se utiliza de preços mais baixos ou brindes) para a ampliação de sua estratégia.

12 IMPORTÂNCIA: soma de ações promocionais e materiais de ponto-de-venda que controla o ÚLTIMO estágio da comunicação mercadológica - a hora da compra.

13 TERMO francês merchand, palavra inglesa merchandiser significa "negociante". Por sua vez, a tradução de merchandising seria "mercadização", nome que em português não corresponde exatamente ao significado da atividade como ja é conhecida. Merchandising seria então uma derivação da palavra merchandise, que podemos traduzir como "operação com mercadorias".

14 Existem dois tipos de merchandising: DE SEDUÇÃO: AMBIENTE APELATIVO QUE FAVORECE A COMPRA; DE ORGANIZAÇÃO: CENTRA-SE NA RENTABILIDADE DO ESPAÇO DO LOCAL DE VENDA

15 Etapas no desenvolvimento de uma comunicação eficaz

16 PROPAGANDA TAMBÉM ESTÁ NO MIX

17 Missão OS 5 “M” PROPAGANDA Moeda Mensagem Mídia Mensuração

18 Os 5Ms da Propaganda Mensagem Moeda Missão Mensuração Mídia
Criação da mensagem Avaliação e seleção da mensagem Execução da mensa- gem Análise da responsabi- lidade social Moeda Fatores a serem considerados: Estágio no ciclo de vida do produto Participação de mercado e base de con- sumidores Concorrência e saturação de comunicações Freqüência da propaganda Facilidade de substituição Missão Metas de vendas Objetivos da propa- ganda Mensuração Impacto na comunicação Impacto nas vendas Mídia Alcance, freqüência, impacto Principais tipos de mídia Veículos de comunica- ção específicos Timing da mídia Distribuição geográfica da mídia

19 E O ORÇAMENTO ONDE ESTÁ CONTEMPLADO?

20 Etapas no desenvolvimento de uma comunicação eficaz

21 Fatores do Orçamento de Propaganda
Participação de mercado e base de consumidores Concorrência e saturação da comunicação Estágio no ciclo de vida do produto Freqüência da propaganda Grau de substi- tuição do produto

22 Etapas no desenvolvimento de uma comunicação eficaz

23 E A MENSAGEM?

24 Desenvolvimento de Comunicações Eficazes
Desenvolvimento da Mensagem O que dizer? Como dizer corretamente? Como dizer simbolicamente? Quem deve dizer?

25 Desenvolvimento de Comunicações Eficazes
Desenvolvimento da Mensagem O que dizer? Como dizer corretamente? Como dizer simbolicamente? Quem deve dizer? CONTEÚDO ESTRUTURA FORMATO FONTE

26 MENSAGEM Geração da mensagem
Recompensas racional, sensorial, social e satisfação do ego Há 50 anos servindo sua família Deixa as roupas mais limpas Para a mulher moderna A cerveja mais gostosa do Brasil

27 E A MÍDIA?

28 Etapas no desenvolvimento de uma comunicação eficaz

29 MÍDIA A seleção da mídia envolve a tarefa de encontrar a mídia mais eficaz em termos de custo-benefício para levar o número desejado de exposições à audiência-alvo

30 OBRIGADO!


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