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Tomada de Decisão e Sistemas de Informação

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Apresentação em tema: "Tomada de Decisão e Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Prof. Cláudio

2 Introdução Uma das principais contribuiçoes dos sistemas de informação tem sido melhorar a tomada de decisão, seja no caso de individuos ou de grupos. Hoje, colaboradores de níveis operacionais são responsáveis por algumas dessas decisoes, na medida em que os sistemas de informação tornam as informações disponíveis para níveis mais elementares da empresa, uma vez que , constumava limitar-se à diretoria.

3 Perguntas??? Mas o que queremos dizer com melhor tomada de decisão?
Como a tomada de decisão é feita nas empresas e em outras organizações?

4 Valor empresarial do aperfeiçoamento da tomada de decisão
O que significa para uma empresa estar apta a tomar melhores decisões? Qual é o valor monetário, para a empresa, de uma melhor tomada de decisão? As empresas identificaram uma série de decisões-chaves, especificamente, em que o investimento em novos sistemas poderia melhorar a qualidade da tomada de decisão.

5 Tipos de decisão As decisões podem ser classificadas em: Estruturadas;
Semi-estrturadas; Não estruturadas.

6 Decisões Não-Estruturadas
São aquelas em que o responsável pela tomada de decisão deve usar seu bom senso, sua capacidade de avaliação e sua perspicácia na definição do problema. Nivel Estratégico – Gerentes Seniores Exemplos: Estabelecer meta para os próximos cinco ou dez anos da empresa; decidir em quais novos mercados entrar.

7 Decisões estruturadas
Ao contrário, são repetitivas e rotineiras e envolvem procedimentos predefinidos, de modo que não precisam ser tratadas como se fossem novas. Nível Operacional (Equipes e funcionários)

8 Semi-Estruturadas Decisão que apresenta características dos dois tipos de precedentes, portanto, nesses casos apenas parte do problema tem uma resposta clara e precisa, proveniente por um procedimento aceito. Nível Gerencial (Supervisores, Gerentes etc) Exemplo: Emissão de relatorio de atendimento de pedidos ao longo dos seis últimos meses.

9 O processo de tomada de decisão
Tomar decisões consiste em diferente atividades. Segundo Simon (1960) descreveu quatro diferentes estágios no processo de decisão: Inteligencia Concepção Seleção Implementação

10 Inteligencia: Consiste em descobrir, identificar e entender os problemas que estão ocorrendo na oraganização. Por que existe um problema? Onde ele está e qual seu efeito? Concepção: envolve a identificão e investigação das várias soluções possíveis para o problema. Seleção: Consiste em escolher uma das alternativas de solucão. Implementação: da solução envolve fazer a alternativa escolhida funcionar e continuar a monitorar em que medida ela está funcionando.

11 Qualidade das decisões e da tomada de decisão.
Como podemos dizer se uma decisão ficou “melhor”, ou se o processo de tomada de decisão “melhorou”? A precisão é uma dimensão importante de qualidade: em geral, consideramos, “melhores” as decisões que refletem de maneira mais precisa os dados do mundo real. A velocidade é outra dimensão: tendemos a supor que o processo de tomada de decisão deve ser eficiente, mas também rápido.

12 Sistemas e tecnologias de apoio à decisão
Existem quatro tipos de sistema que apóiam os diferentes níveis e tipos de decisão. Tais sistemas são: Sistemas de Informação Gerencial (SIG); Sistemas de Apoio à Decisão (SAD); Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE) e os Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo (SADG).

13 Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
Apóiam os gerentes no monitoramento e controle do negócio fornecendo informações sobre o seu desempenho. Esses Sistemas produzem relatórios fixos, programados para periodicidades definidas, com base em dados extraídos e resumidos dos sistemas subjacentes de processamento de transações (SPT). O SIG tradicional produzia primordialmente relatórios em papel. Hoje, está esta disponível em Intranet’s em um numero maior.

14 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
Dá apoio à análise de problemas semi estruturados e não estruturados. Alguns SAD contemporâneos são orientados por dados, usando processamento analítico on-line (OLAP) e mineração de dados (data mining) para analisar enormes quantidades de dados em grandes sistemas corporativos.

15 Componentes do SAD Estes compreendem:
Banco de dados – é um coletanea de dados correntes ou históricos provenientes de uma série de aplicações ou grupos. Sistema de Software SAD – contém ferramentas de software empregadas para análise de dados, ferrementas analíticas, e uma interface com usuário.

16 Sistemas de Apoio ao executivo (SAE)
Sistemas de computação, comunicações e recursos gráficos que, conseguem focalizar rapidamente detalhes de problemas e, depois, voltar para um visão geral da empresa. Isto é, há umafunção denominada drill down, que permite passar do nível de dados resumidos para níveis cada vez mais detalhados.

17 SAE – O painel digital Exibição em uma única tela todas as medidas essenciais para “comandar” uma empresa, similar a um cockpit de uma aeronave ou painel de um automóvel. O painel apresenta indicadores-chave de desempenho na forma de gráficos e tabelas, fornecendo um panorama, em uma única página, com todas as medidas essenciais para tomar decisões executivas importantes.

18 Sistema de Apoio a Decisão em Grupo (SADG)
Um sistema interativo, baseado em computador, para facilitar a resolução de problemas não estruturados, por um conjunto de profissionais que tomam decisões trabalhando juntos como um grupo, no mesmo lugar ou não. Os SADGs fornecem ferramentas e tecnologias moldadas especificamente para tomada de decisão em grupo.

19 Perguntas???


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