A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia e Poder O que significa a posse de tecnologia ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia e Poder O que significa a posse de tecnologia ?"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia e Poder O que significa a posse de tecnologia ?

2 A posse de tecnologia sempre significou a expansão de interesses econômicos, militares e ideológicos sobre outros territórios. Egito antigo pelos Romanos.Grandes Navegações: Portugal e Espanha expandindo para América como nova forma de dominação e controle o mercantilismo. Revolução Industrial: desenvolvimento das redes de comunicação. Acentuando as diferenças entre áreas ricas e pobres, rivalidades entre as potencias pelos recursos naturais e mercado consumidor. Durante a Segunda Guerra e Guerra Fria Expansão e desenvolvimento de novas tecnologias como o micro- ondas, velcro e tecido sintético. A tecnologia veio para ficar e se aperfeiçoar?

3 Tecnologias desenvolvidas:– 1939/1945
X A quem serve a nova Tecnologia ?

4 Melhoria na qualidade de vida
Erradicação da pólio conquista para a humanidade e um incentivo para novas pesquisas. O Brasil em 1996 adotou uma política publica de cuidados com pessoas portadoras da AIDS. Contribuindo gratuitamente com coquetel antiaids 16 medicamentos. Metade produzido no Brasil e oito são importados de laboratórios estrangeiros. Embates comerciais envolvendo Brasil e EUA firmado em lei a patente de um medicamento pode ser quebrada em dois casos. 1- Quando o medicamento não é fornecido pelo laboratório. 2- Quando o preço cobrado é alto demais para a distribuição gratuita. Patente: direito conferido pelo Estado que dá exclusividade da exploração de uma tecnologia.

5 A quebra do direito temporário aos laboratórios nacionais de fabricar o medicamento apresentou como razões: Manutenção da vida dos pacientes com AIDS, deve ser considerado antes dos interesses comerciais dos laboratórios. EUA defendem os direitos dos seus laboratórios alegando gastos elevados no desenvolvimento do produto.

6                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         As figuras 1 e 2 permite perceber a nítida expansão da doença do litoral sudeste para as regiões Nordeste, Centro-oeste e Norte. Atualmente, 59% dos municípios brasileiros já registraram pelo menos 1 caso de AIDS. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Brasília, 2000. A análise das figuras 1 e 2 permite perceber a nítida expansão da doença do litoral sudeste para as regiões Nordeste, Centro-oeste e Norte. Atualmente, 59% dos municípios brasileiros já registraram pelo menos 1 caso de aids.

7 Globalização Distâncias reduzidas pelos avanços tecnológicos tudo ocorre com rapidez e com baixos custos Para o alcance dessas tecnologias os equipamentos devem ser disponíveis para todos?

8 Será possível num futuro não muito distante, diminuir as distâncias tecnológicas entre pobres e ricos? Os países pobres recebem o chamado e _ lixo, geralmente de países ricos.

9 Recursos X Tecnologia Os países considerados como potência econômica são os que possuem produção industrial e ou detêm grande parte de recursos naturais do planeta?

10 Não,as potências controlam boa parte da tecnologia utilizada no planeta ou ainda, quando mantém diversos países sob sua dependência financeira. O fato de ter um grande parque industrial não a torna uma potência, pois a maior parte de suas indústrias são originárias de países ricos. O recurso natural é um privilégio e pode não beneficiar a população do país de onde se situa. O Oriente Médio apresenta as maiores reservas de petróleo do planeta 64% do total mundial. Arábia Saudita maior reserva e o maior exportador.

11 Os dólares advindos das exportações de petróleo os chamados “petrodólares” não foram aplicados em tecnologia ou desenvolvimento social, foram investidos em bancos internacionais. Dessa maneira o dinheiro circula e volta para os países desenvolvidos, cabendo a este a responsabilidade dos investimentos. Os benefícios do petróleo não foram usufruídos pela população o que a condenou a marginalidade social.

12 As sete empresas estatais que controlam cerca de um terço do mercado mundial de petróleo e gás natural são: 1- Aramco Arábia Saudita 2-Gaz prom Rússia 3-CNPC China 4-Nioc Irã 5-PDVSA Venezuela 6-Petrobrás Brasil 7- Petronas Malásia Geografia 3ª série E. Médio/Pitágoras2010 Membros da OPEP: Angola, Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Irã, Indonésia, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Qatar e Venezuela.

13 O Japão carente em recursos naturais é considerado potência econômica devido aos investimentos em tecnologia de bens de consumo. A maior parte das comodities provém de países subdesenvolvidos.

14 Tecnologia Bélica Os países que mais produzem armas tem a intenção do negócio e da intimidação para manter ou criar um poder sobre os demais. A Guerra Fria foi marcada sobretudo pela disputa militar entre as superpotência da época e alianças de ajuda mútua em caso de ataque com a OTAN criada em 1959 e o Pacto de Varsóvia criado em 1955. A corrida espacial contribuiu para melhorar as comunicações do planeta e suas pesquisas transformaram em produtos de consumo de massa. O uso de pequena parte desse arsenal resultou na morte de milhares de civis e militares nos conflitos indiretos da Guerra Fria como: Coréia, Vietnã, Afeganistão....

15 Tecnologia Bélica na Atualidade
Com o fim da Guerra Fria o mundo passou a operar dentro do pensamento único ditado pela globalização e pelo interesse comercial. Um conflito gera negócio, seja pela aquisição de novas armas, seja na reconstrução da região atacada e destruída. Temos também o negócio gerado pelo medo da guerra ou ataque adquirindo equipamentos de proteção. Tabela pag 17

16 Operação Militar no Afeganistão
O governo dos EUA acreditava que Osama Bin Laden e os membros da Al Qaeda estivessem no Afeganistão, sob a proteção do governo Taleban. A URSS invadiu militarmente o Afeganistão em 1979, as milícias contrárias ao socialismo, o Taleban recebeu ajuda dos EUA. Osama Bin Laden foi treinado nos EUA para repassar para as milícias antisoviéticos. A URSS deixou o Afeganistão em 1989,cedendo espaço para as milícias se confrontarem na disputa pelo poder. Assumindo o poder o Taleban. Em 2001 os Eua amparados na força da Otan invadiu o Afeganistão retirando-os do poder.Nem mesmo a alta tecnologia da Otan foi capaz de encontrar Osama Bin Laden. Al Qaeda: organização fundamentalista islâmica internacional que visa reduzir a influencia não islâmica sobre assuntos islâmicos. Taleban: movimento islamita extremista nacionalista de etnia afegã que governou o Afeganistão entre 1996/2000.

17 Eixo do Mal e a Doutrina Bush
A expressão "Eixo do Mal" foi utilizada pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em seu discurso anual no Congresso norte-americano em 2002, para se referir a três países (“Estados vilões”) que constituíam uma grave ameaça ao mundo e à segurança dos Estados Unidos: Coréia do Norte, Irã e Iraque. Estes países, segundo Bush, desenvolviam armas de destruição em massa ou patrocinavam o terrorismo regional e mundial, ou faziam as duas coisas ao mesmo tempo. Mais tarde os Estados Unidos incluíram também Cuba, Líbia e Síria a este seleto grupo de países. A expressão eixo do mal é uma dupla referência histórica: eixo lembra o eixo Berlim-Roma na Segunda Guerra Mundial (nazifascismo) e mal retoma o termo império do mal, forma como o governo Reagan se referia à União Soviética durante a Guerra Fria. Um eixo do mal mantém latente a ameaça exterior e justifica a necessidade de manutenção de um expressivo orçamento, do governo Bush, na defesa.

18 Um ataque militar contra o Irã pode fazer com que o país acelere seu programa de armas nucleares, segundo um relatório da Oxford Resarch Group, entidade de análises independente, baseada na Grã-Bretanha. Irã insiste que seu programa nuclear é pacífico Eixo do Mal e a Doutrina Bush O Irã produz armas e exporta terror. O Iraque produz e exporta terror, antraz gás de nervos e bomba nuclear. Os argumentos da Doutrina Bush não foram aceitos pelo conselho de segurança da ONU. Apenas o Reino Unido apoiou a invasão no Iraque. Bagdá foi tomada com argumentos que o Iraque mantinha armas de destruição em massa, nada foi encontrado e o efetivo militar estrangeiro se manteve no país. Sadan Hussein foi preso condenado à morte e executado em 30/12/06

19 O que representa a invasão ao Iraque?

20 A invasão americano no Iraque apresentou algumas vantagens Econômicas:
Petróleo, Estimulo as industrias bélicas, Reconstrução tão lucrativa como a construção e as Empresas privadas de segurança BLACKWATER fundada em 1996 e que passou a atuar no Afeganistão em 2001, invadem as moradias procurando por qualquer indicio de resistência, atirando em qualquer pessoa tida como suspeita inclusive mulheres e crianças. BLACKWATER no Iraque BLACKWATER no Afeganistão

21 Coréia do Norte O governo de Pyongyang retirou em 2003 o tratado de não proliferação nuclear em represália e deu mostras de que continuará com o seu projeto nuclear. Gerando um boicote econômico ao país. A Coréia do Norte aceitou desmantelar suas instalações nucleares em troca de reabertura comercial em 2008 o acordo perseguiu com um representante estadunidense em Pyonyang. O acordo só não é definitivo porque os EUA na gestão de Bush, se recusou a retirar a Coréia do Norte da lista de “países perigosos” ou Eixo do Mal.

22 Coreia do Norte

23 Irã Em 1979 passou por uma revolução que tirou o governo do Xá Reza Pahlev que era pró-ocidental, para o governo teocrático ultraconservador do Aitolá Khomeiné. “ O ocidente representava a podridão do mundo, enquanto, os EUA simbolizavam o mal do planeta.” A Revolução Islâmica, o Irã foi atacado pelo Iraque( 1980 a 1988). A guerra era vista com muita atenção pelo ocidente, qualquer vencedor significa um problema: um ditador controlando o petróleo ou um governo teocrático fundamentalista. As relações diplomáticas entre Irã e EUA foram cortadas em 1979 e assim permanecem. Ao colocar o Irã no “Eixo do mal” os EUA queriam mostrar que o país representa um perigo pelas pesquisas que desenvolvem na área nuclear, por ameaçar Israel com mísseis balísticos e também por apoiar grupos terroristas a exemplo do Hezbolah.

24 Irã

25 Israel País militarizado seus habitantes são conscritos em um serviço militar de longa duração. Explicando a crescente importância das forças armadas no país e o desenvolvimento tecnológico da industria bélica globalmente famosa pela produção de munição, armas, tanques e sofisticados sistemas eletrônicos, radares, veículos... O país não assinou o tratado Internacional de não proliferação de armas atômicas.

26 O que significa a posse de tecnologia ?


Carregar ppt "Tecnologia e Poder O que significa a posse de tecnologia ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google